6 vantagens do rastreamento veicular para a sua frota

Descubra o verdadeiro potencial de sua frota, o rastreamento de veículos pode te ajudar a aumentar a produtividade e disponibilidade dos seus carros.

Home / 6 vantagens do rastreamento veicular para a sua frota

Você sabe quais são as principais vantagens do rastreamento veicular?

De modo geral, há um pensamento equivocado sobre o sistema de rastreamento.

Quando os empreendedores que operam no ramo logístico pensam em investir em monitoramento, logo imaginam fatores como a segurança e a gestão dos veículos como principais vantagens do rastreamento veicular.

Todavia, existem alguns outros excelentes motivos para se adotar um sistema de rastreamento veicular de alto nível para sua organização, mesmo que ela seja menor.

Sendo assim, se você é gestor ou dono de uma pequena/média empresa, ou possui uma firma que utiliza na logística um de seus serviços operacionais básicos, confira nosso artigo!

Você vai entender as vantagens do rastreamento veicular que a sua organização irá usufruir.

VANTAGENS DO RASTREAMENTO VEICULAR

vantagens do rastreamento veicular

1. CONTROLE ABSOLUTO E EM TEMPO REAL DA FROTA

Especialmente quando o número de carros da frota é reduzido, limitando-se a um ou dois veículos, por exemplo, normalmente se pensa que não vale a pena investir em um software de rastreamento.

O pensamento mais frequente é que não é necessário gerir os deslocamentos e o tempo gasto no cumprimento das rotas.

No entanto, quando há um monitoramento constante da frota - tanto os empreendedores que estão à frente de grandes frotas quanto aqueles que possuem frotas pequenas - terão acesso a dados importantes sobre seus veículos.

Isso envolve a obtenção de dados como a maneira que os veículos estão sendo utilizados pelos motoristas e onde eles estão a cada etapa do processo logístico.

Dessa forma, passa a ser viável acompanhar, por meio do rastreador veicular, qual é a localização de cada veículo naquele instante. Além disso, outros dados importantes, como: o itinerário que foi percorrido, a velocidade média de deslocamento e qual o nome do motorista responsável pelo veículo.

2. PRECISÃO NAS INFORMAÇÕES E TOMADA DE DECISÕES

Com um sistema de rastreamento veicular de alta tecnologia, pode-se ter acesso não só a rotas, mas toda a movimentação da frota e demais informações sobre o veículo em tempo real.

Por conta disso, a taxa de geração e recebimento de informações incorretas cai a praticamente zero.

As operações logísticas que envolvem as cargas, descargas e entregas nos destinos adequados atingem um nível de confiabilidade e exatidão sem igual, se comparadas a uma organização que não adota um software do mesmo nível.

Essa é, sem dúvidas, uma das maiores vantagens do rastreamento veicular.

Por isso, é importante ressaltar que você precisa escolher com prudência o sistema. Caso a tecnologia não seja avançada, o software pode te causar mais problemas do que benefícios.

Na hora de escolher qual contratar, leve em consideração todos os aspectos que envolvem as necessidades da sua empresa. Além disso, verifique todos os fatores relacionados à empresa em questão.

3. IDENTIFICAÇÃO DE FALHAS

Outra das principais vantagens do rastreamento veicular é o conhecimento se houve um acidente de trânsito ou infração às normas.

Além disso, se ocorrer um eventual sinistro — como um roubo de carga, por exemplo - você pode identificar, por meio das informações, como o status do veículo e sua localização.

Dessa forma, você pode tomar as devidas providências da forma mais ágil possível. Pode municiar os apropriados reparos e acionar o seguro, caso necessário, tudo com muito mais segurança de que se está tomando a decisão correta.

Inclusive, os softwares mais modernos disparam mensagens automáticas na ocorrência de eventos fortuitos e diversos do planejado, é o caso do RotaExata.

Uma ferramenta como essa se mostra, dessa maneira, como uma impressionante vantagem competitiva, já que as irregularidades com a carga tenderão a se dissipar.

Como finalidade, a perda patrimonial da empresa nos serviços logísticos é aliviada.

4. PLANEJAMENTO DE ROTAS E ECONOMIA DE COMBUSTÍVEL

Contando com um monitoramento preciso em tempo real, você não tem somente a certeza de que as mercadorias serão entregues no endereço certo, mas passa a prever as melhores rotas para os veículos.

Nesse contexto, pode-se planejar os melhores trajetos para que os veículos cheguem ao destino e cumpram a entrega do produto ou realização do serviço.

Essa medida vai possibilitar não só o cálculo de deslocamentos mais ágeis, mas também a economia de combustível no cumprimento dos trajetos programados.

5. AUMENTO DA OPERACIONALIDADE DA EQUIPE

De fato, quando o gestor anuncia aos colaboradores acerca do monitoramento que a frota passará a ter por um sistema de rastreamento, os integrantes da equipe normalmente passam a ter uma postura mais ativa e diligente.

Por conseguinte, o tempo ocioso diminui e os desvios de percurso são praticamente extintos.

Isso automaticamente proporciona uma melhora considerável na produtividade do grupo, o que faz com que os serviços logísticos ganhem muito em tempo e reduzam custos em diversos aspectos.

Faça o teste e se surpreenda com o novo comportamento dos funcionários! 

Eles passarão a estar sempre muito mais vigilantes, inclusive diminuindo os acidentes nas rodovias e o número de infrações de trânsito. Por estarem sendo monitorados durante seu trabalho, os condutores podem inclusive aumentar a produtividade.

Dessa forma, sua frota atinge ganho operacional e a economia da sua empresa é impulsionada.

6. CONSERVAÇÃO ADEQUADA E PREVENTIVA DA FROTA

Para finalizar, a sexta das vantagens do rastreamento veicular - e que muitas vezes é pouco lembrado pelos gestores e empreendedores - é que o monitoramento permite o melhor planejamento da manutenção dos veículos que compõem a frota.

Um exemplo disso é o plano de manutenção, uma ferramenta que permite que você controle a revisão das peças dos veículos.

Isso ocorre pois o software adequado e de alta qualidade possibilita o uso de recursos mais eficientes e funções integradas em um só local. 

Assim, o gestor é capaz de controlar praticamente tudo a partir de uma tela, com apenas alguns poucos comandos. 

Não tem como ter dúvidas que um investimento desse calibre vai impulsionar de vez sua organização!

Se os serviços que você oferece lidam, de algum modo, com a gestão de frotas e operações logísticas (entregas e serviços), as vantagens do rastreamento veicular e o monitoramento vão garantir que as suas operações tenham a mais alta qualidade.

O software pode te ajudar a diferenciar a sua empresa no mercado e elevar a sua reputação entre os clientes. E essas são apenas 6 das inúmeras vantagens do rastreamento veicular para a sua empresa!

Chegando ao fim, conte para a gente! Você já conhecia o sistema de rastreamento veicular? Quais são as principais problemáticas da sua frota?

Para você entender melhor acerca desse universo, confira nosso super e-book sobre rastreamento de veículos.

Fique ATENTO, antes de contratar um sistema de rastreamento leia o post abaixo:

Dicas para levar em consideração antes de contratar um Sistema de Rastreamento

Desenvolvemos um novo conceito para gerenciar sua frota de forma mais eficiente e automatizada, integrando rastreamento, gestão de veículos e controle de entregas e serviços de campo. Conheça o RotaExata

Tag: , , ,






O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *








RotaExata rastreamento e gestão de frota

RotaExata é uma plataforma de gestão veicular que ajuda empresas a alavancar suas entregas e serviços.


Redução de custo com rastreamento Redução de Custos Aumento de produtividade com rastreamento Aumento de Produtividade Segurança da frota com rastreamento Segurança e
Organização
Conteúdo exclusivo RotaExata Conteúdos
Exclusivos
Como RotaExata resolve seus problemas Como RotaExata
Ajuda sua empresa
Clientes e resultados Clientes e Resultados

Fique atualizado

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!