Gastos com combustível: quais medidas aplicar para resolver?

Saiba como identificar gastos com combustível e reduzi-los por meio de um sistema de rastreamento veicular

Home / Gastos com combustível: quais medidas aplicar para resolver?
Como gestor de uma frota veicular, é de sua responsabilidade manter controle sobre todos os custos relacionados ao seu negócio, incluindo os gastos com combustível, não é mesmo?  Considere que os custos relacionados às operações precisam ser reduzidos, pois interferem diretamente na saúde financeira da empresa. Existem muitas despesas que poderiam ser evitadas a partir de um controle maior da sua frota. Em um estudo realizado pela ANP (Agência Nacional do Petróleo), foi constatado que a compra de combustível para o abastecimento aumentou em aproximadamente 3% nos últimos anos, o que mostra o quanto as pessoas estão gastando neste aspecto. No caso de empresas que dependem de veículos para realizarem suas rotas todos os dias, os gastos com combustível são ainda maiores, já que eles muitas vezes rodam o dia inteiro para realizar atendimentos e entregas. Neste artigo, descubra como identificar o que gera tantos gastos com combustível e aprenda a aplicar medidas para reduzir esses custos. Boa leitura!

Como identificar elevados gastos com combustível?

Para identificar o que está causando os altos gastos com combustível, você precisa analisar e revisar a sua gestão de frotas como um todo. Isso envolve observar diversos setores: o gerenciamento, as operações de campo e até mesmo o comportamento dos colaboradores.

Possíveis causas para os elevados gastos com combustível

Muitas vezes o que gera elevados gastos com combustível são os gargalos na execução da gestão de frotas. Confira alguns exemplos a seguir:

Todos os fatores citados acima geram efeitos negativos na performance da sua frota e, consequentemente, para a sua corporação. A partir disso, os gastos com combustível só tendem a aumentar. 

Uma alternativa de solução para esse problema é ter uma Planilha de Controle de Combustível. Baixe agora mesmo, é gratuito!

Qual a relação dos gastos com combustível e o uso indevido dos veículos?

Algo que gera altos gastos com combustível é o uso indevido dos veículos por parte dos motoristas, que não tem Guia de boa Conduta seguem normas e regras sobre como se portar durante as rotas. Conheça algumas dessas atitudes a seguir:

Uso do veículo para fins pessoais

Se a sua empresa não deixar bem claro o que os motoristas podem ou não fazer durante as rotas, isso pode estar causando gastos excessivos com combustível.  É importante que a empresa estabeleça regras específicas sobre o que é permitido. Uma maneira eficaz de fazer isso é criar uma política de frotas, que seria compartilhada sempre que um novo motorista for contratado.  Essa política serve como um guia simples sobre o que é aceitável fazer durante as viagens, ajudando a garantir que os recursos, incluindo o combustível, sejam usados da maneira mais eficiente possível. Em alguns casos, os motoristas realizam trajetos particulares muito longos, e você nem ao menos sabe disso. A única coisa que você percebe são os custos com combustível aumentando, encarecendo cada vez mais suas operações em campo. Para entender melhor esse problema, considere o exemplo da empresa Roll.it, que utiliza uma frota como parte fundamental de sua operação para comercializar produtos com base no aço inoxidável. Eles contrataram a RotaExata para otimizar suas operações, mas a partir do rastreamento veicular conseguiram descobrir outros problemas relacionados à conduta indevida de seus motoristas. Segundo o gestor, os funcionários tinham o costume de usar os veículos da empresa para fins particulares, sendo essa uma atitude não autorizada pela Roll.it. Por causa disso, os gastos com combustível eram bastante elevados, e a razão disso não eram as operações em si, mas sim a conduta inadequada dos colaboradores.

Rotas individuais

Outra conduta indevida que gera altos gastos com combustível é quando os motoristas escolhem a sua própria rota. Esse fator pode levar até mesmo ao não cumprimento das entregas ou atendimentos estipulados no dia por falta de tempo, uma vez que não houve um devido planejamento de rota. A falta de organização das operações prejudica a economia da empresa. Ao não planejar, você pode estar enviando os veículos para os destinos de uma forma não otimizada, fazendo rotas longas e ineficientes. Nesse cenário, o prejuízo é ainda maior: os gastos com combustível aumentam e as operações nunca são concluídas, afetando negativamente tanto a experiência do cliente como a sua marca.

Desrespeito às regras de trânsito

Gastos com combustível podem estar relacionados às infrações das regras de trânsito. Comportamentos como dirigir em alta velocidade ou fazer arrancadas bruscas podem resultar em gastos elevados com combustível. Portanto, a maneira como seus motoristas conduzem os veículos desempenha um papel crucial nas despesas associadas à sua frota.

É crucial destacar que infrações no trânsito não apenas implicam em custos associados ao combustível, mas também podem acarretar em impactos na manutenção do veículo, gerando despesas adicionais devido a multas.

Como identificar os fatores que geram altos gastos com combustível?

Da mesma forma que a Roll.it identificou gastos excessivos com combustível, você também pode identificar o que está gerando altos gastos com combustível na sua empresa! O sistema de rastreamento veicular RotaExata tem como um dos pilares a identificação dos fatores que prejudicam o rendimento das suas operações em campo, interferem na estabilidade financeira e crescimento da sua empresa. Sendo assim, a tecnologia de rastreamento é pautada na exatidão das informações captadas e apresentadas a você. Nosso sistema permite que você identifique e resolva seus problemas. Simples e prático! Por meio do monitoramento em tempo real da sua frota, você pode acompanhar a localização exata dos motoristas e descobrir se eles estão, por exemplo, desviando da rota que leva até o cliente.

O sistema também gera relatórios de dirigibilidade, com informações de limite de velocidade, acelerações e freadas bruscas. Seu motorista está desrespeitando as regras de trânsito? Fique tranquilo, você saberá disso.

5 dicas para reduzir os gastos com combustível da empresa

De fato, existem inúmeras formas de reduzir seus gastos com combustível. Porém, como mencionado anteriormente, o resultado só será efetivo se os fatores que geram esse alto custo forem identificados. Quando eles não são identificados, você até pode reduzir parcialmente seus gastos, mas isso não será permanente. Para uma solução completa, você precisa conhecer todas as variáveis que podem estar gerando esses problemas. Elas são bastante simples e fazem toda a diferença quando as contas são analisadas no fim do mês.

1. Analise quais são seus compromissos financeiros realmente necessários

Gastos com combustível por mau uso dos veículos geram prejuízos que poderiam ser evitados. Por isso, faça uma análise de todos os seus custos e observe se há entre eles aqueles que são evitáveis, como os gastos relacionados a trajetos particulares do motorista. Se a sua empresa estiver em uma situação delicada no cenário econômico, é ainda mais importante a utilização de ferramentas que vão identificar onde você pode economizar sem prejudicar a performance do seu negócio! Essa dica diz respeito a colocar prioridade nos custos que realmente são fundamentais para as suas operações.  Se você tem elevados gastos com combustível por conta da preferência de motoristas por trajetos longos ou para o uso particular, é fundamental que você reveja sua gestão a fim de acabar com essas más condutas.

2. Faça um levantamento dos fatores que mais causam gastos com combustível

O lançamento de custos é uma boa ideia na hora de fazer um levantamento do que gera altos gastos com combustível. Dentro do módulo de gestão da RotaExata, é possível lançar, registar e organizar custos da maneira que você quiser.

lançamento de custos no gestão de frotas rotaexata Você também pode cadastrar subtipos de custos, a descrição deles e até mesmo a modalidade (se é fixo ou variável). Dentro desses subtipos, é possível registrar os gastos com combustível, controlando e estabilizando essa variável tão importante. A partir disso, você pode visualizar melhor seus gastos com combustível: de que veículo eles vêm? Qual o motorista em questão? Quais os trajetos que ele está percorrendo?  Organize essas informações cuidadosamente. Aliando esse hábito com os dados gerados pelo rastreamento veicular, será muito mais fácil identificar e reduzir seus gastos com combustível. Cartão abastecimento: essa funcionalidade do nosso sistema facilita o processo de abastecimento de combustível para os veículos da sua frota.  Por meio da integração do Rota com o Ticket Log - companhia responsável pela elaboração do cartão - você estipula um valor destinado ao combustível no cartão de abastecimento de cada motorista. Ao abastecer o veículo, o valor é automaticamente lançado no sistema RotaExata, gerando um registro.

3. Treine os seus motoristas e acabe com más condutas

Como você pode ver, a má conduta dos motoristas é uma das principais causas para os gastos elevados de combustível. Por isso, é importante realizar treinamentos para aqueles motoristas que ainda praticam más condutas com veículos da empresa. Ao corrigir a má conduta dos motoristas, não só você reduz os custos, mas também aprimora a experiência do cliente. A percepção que os clientes têm da sua empresa está vinculada a fatores como a eficiência no atendimento. A redução de gastos, indiretamente, contribui para a melhoria dessa experiência. Logo, para manter a saúde financeira da sua empresa, você terá que acabar com o uso indevido dos veículos. Reforce as regras de trânsito com explicações práticas e direcionadas. Invista mais em treinamento para os motoristas que precisam melhorar, focando em reduzir os problemas que impactam nos gastos com combustível. Para te ajudar nisso, temos um guia de boa conduta do motorista, com diversas dicas e lembretes para o cotidiano dos condutores. Aproveite e baixe agora mesmo!

4. Estabeleça uma política de frotas aliadas ao objetivo da redução de gastos com combustível

A política de frotas é um documento oficial a ser aplicado na frota. Ao criá-la e apresentá-las aos motoristas, você deixa claro que as normas devem ser seguidas obrigatoriamente, visto que são regras da empresa. O ideal é que você desenvolva essas normas com base nos seus objetivos. No caso que estamos abordando, estabeleça regras para extinguir o uso inadequado do veículo e, consequentemente, altos gastos com combustível. Nesse caso, você pode utilizar a roteirização, que é a solução ideal para empresas que desejam otimizar suas rotas. Por meio desse módulo, você pode selecionar os pontos de atendimento dentro do sistema para ele gerir os melhores trajetos, com ênfase na redução de custos. O sistema RotaExata também permite que você crie cercas virtuais, ou seja, você pode virtualmente delimitar as áreas que o motorista pode atuar. Caso eles saiam, o sistema notifica você na hora. Contando com as soluções tecnológicas da RotaExata, a redução de custos – inclusive aqueles relacionados a gastos com combustível – se torna uma realidade na sua empresa! Ao reduzir os custos e conquistar a saúde financeira do seu negócio, automaticamente você tem um maior capital para investimento. Dessa forma, é possível direcionar recursos para a conservação dos veículos, como pintura da lataria e revisão das peças, e até mesmo considerar a compra de novos veículos. Isso contribui para manter uma boa imagem da empresa! Não espere para colocar em prática todas as dicas que apresentamos hoje!

Ficou interessado? Fale com um de nossos especialistas e saiba como a RotaExata pode ajudar na diminuição de gastos com combustível na realidade da sua frota. Tenho interesse

Tag: , , , , , , , , , ,






O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *








RotaExata rastreamento e gestão de frota

RotaExata é uma plataforma de gestão veicular que ajuda empresas a alavancar suas entregas e serviços.


Redução de custo com rastreamento Redução de Custos Aumento de produtividade com rastreamento Aumento de Produtividade Segurança da frota com rastreamento Segurança e
Organização
Conteúdo exclusivo RotaExata Conteúdos
Exclusivos
Como RotaExata resolve seus problemas Como RotaExata
Ajuda sua empresa
Clientes e resultados Clientes e Resultados

Fique atualizado

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!