Gastos elevados em combustível: quais medidas aplicar para resolver?

Saiba como identificar as causas dos gastos elevados em combustível e comece a reduzi-los a partir de agora mesmo!

Home / Gastos elevados em combustível: quais medidas aplicar para resolver?

Como diretor de uma empresa, é sua responsabilidade ter controle sobre os custos que envolvem a companhia, não é mesmo? Tenha em mente que os custos da frota também precisam ser controlados, uma vez que interferem - e muito - na saúde financeira do seu negócio! Neste sentido, os gastos elevados em combustível são responsáveis pela maioria dos casos de prejuízo e, por isso, devem ser reduzidos.

Em um estudo realizado pela ANP (Agência Nacional do Petróleo), foi revelado que a compra de combustível para o abastecimento aumentou em aproximadamente 3% nos últimos anos, o que mostra o quanto as pessoas estão gastando neste aspecto.

No caso das empresas que dependem dos veículos para realizarem itinerários todos os dias, esse gasto é ainda mais elevado, levando em consideração que há frotas formadas por vários veículos, que saem em campo diariamente.

Por isso, é fundamental que você identifique quais as causas dos gastos elevados em combustível, como também comece a aplicar medidas para reduzir esses custos. Neste conteúdo, vamos te mostrar como fazer essas duas etapas! Confira!

Como identificar as causas dos gastos elevados em combustível?

Para identificar o que está causando os gastos altos com combustível, você precisa analisar e revisar a situação da sua empresa e dos veículos. Isso envolve observar diversos setores: o gerenciamento, as operações de campo e até mesmo o comportamento dos colaboradores.

Possíveis causas para os gastos elevados

Em alguns casos, o que pode estar causando esses gastos é resultado de gargalos na execução da gestão. Ou seja, alguns aspectos estão sendo gerenciados da melhor forma , tais como:

  • Os custos não são devidamente registrados (e nem ao menos armazenados para uma posterior análise);
  • Não há o estabelecimento de prioridades no âmbito financeiro;
  • A economia da empresa está passando por um momento instável e não há contenção de gastos;
  • Não há a utilização de uma ferramenta inteligente de gerenciamento da frota.

Todas os fatores citados acima geram efeitos negativos na performance da sua frota e consequentemente para a sua corporação. Assim, os gastos elevados com combustível trazem enormes prejuízos.

Além disso, uma frequente causa é o uso indevido dos veículos por parte dos motoristas, que não seguem as normas estabelecidas pela empresa em relação à frota.

Dentre as atitudes que correspondem a um comportamento inadequado, estão:

Uso do veículo para fins pessoais

Se a sua empresa não permite essa prática, ou permite - mas sem a regulamentação apropriada e a imposição de regras - esta pode ser uma causa para os gastos elevados em combustível.

Em alguns casos, os motoristas realizam trajetos particulares muito longos, e você nem ao menos sabe disso; dessa forma, os custos com combustível se tornam ainda mais altos, encarecendo assim suas operações.

Como exemplo real, tem-se o caso de uma empresa cliente, Roll.it. O gestor da empresa - a qual depende da frota para a comercialização de produtos com base no aço inoxidável - contratou o RotaExata para a otimização de suas operações, mas logo percebeu por meio do rastreamento veicular alguns problemas relacionados à conduta dos motoristas.

Segundo o gestor, os motoristas costumavam utilizar os veículos da empresa para fins particulares, sendo essa uma atitude não autorizada pela Roll.it.

Por causa disso, os gastos com combustível eram bastante elevados, e a razão disso nem ao menos era as operações em si, mas sim a conduta inadequada dos colaboradores.

Rotas individuais

Outro caso é quando os motoristas escolhem a sua própria rota, o que pode desencadear trajetos muito longos e até mesmo o não cumprimento total da operação (seja ela entrega ou prestação de serviço) por falta de tempo, uma vez que não houve o planejamento das rotas.

Essa falta de planejamento das operações de campo geralmente prejudica a situação econômica da frota, uma vez que as rotas não são pensadas estrategicamente. Por não planejar, você pode estar enviando os veículos para os destinos de uma forma não vantajosa, fazendo-os realizar itinerários muito longos e desfavoráveis, ou até mesmo atrasando entregas e serviços que poderiam ser concluídos em um menor período de tempo.

Nesse cenário, o prejuízo é ainda maior: os gastos com combustível aumentam e a operação não é completa e nem eficiente, afetando negativamente a experiência do cliente com a sua empresa.

Desrespeito às regras de trânsito

Os gastos elevados em combustível estão diretamente relacionados às infrações das regras de trânsito.

Atitudes como a dirigir em alta velocidade - não permitida - ou até mesmo arrancar o veículo bruscamente, causam um alto consumo de combustível. Sendo assim, a direção do motorista tem grande influência nos gastos do veículo.

Além disso, vale lembrar que as infrações ocasionam custos que vão além do combustível, visto que geram consequências na manutenção do veículo e até mesmo em multas.

Como identificar esses fatores em minha frota?

Como no caso da Roll.it, você também pode identificar os problemas e as causas dos custos altíssimos em combustível.

O sistema de rastreamento RotaExata tem como um dos pilares esse: a identificação dos fatores que estão prejudicando o rendimento da sua operação e interferindo na estabilidade financeira e no crescimento da sua empresa.

Sendo assim, a tecnologia de rastreamento veicular é pautada na excelência em captação e na exatidão das informações apresentadas a você no sistema. A equipe de desenvolvimento trabalha por uma usabilidade do software bastante simples e prática, para que em um clique você já consiga identificar o problema em questão.

Por meio do monitoramento em tempo real da sua frota em campo, você pode acompanhar os dados de localização exatos dos motoristas, e assim descobrir se eles desviaram da rota proposta até o seu cliente.

Ademais, o sistema gera relatórios de dirigibilidade, isto é, o limite de velocidade, as arrancadas bruscas, bem como acelerações e freadas. Assim, se o condutor estiver desrespeitando as regras de trânsito, você saberá disso.

É apenas depois de identificar as causas para os gastos elevados em combustível, que você pode solucionar o problema.

Para essa resolução, trouxemos 5 dicas práticas e bastante eficientes. Confira!

5 Dicas para reduzir os gastos elevados em combustível

De fato, existem inúmeras formas de reduzir os custos com combustível. Porém, o resultado só será efetivo se os problemas forem verdadeiramente identificados anteriormente, como mencionamos acima.

Quando eles não são identificados, você pode até reduzir parcialmente os gastos, mas isso não será permanente. Para uma solução completa, você precisa conhecer todas as variáveis relacionadas à frota que podem estar causando o prejuízo.

Concluída a etapa de identificação, você pode começar a colocar em prática algumas atitudes. Elas são bastante simples, mas que fazem toda a diferença no fim do mês, quando você analisa as contas!

#1 Analise quais são seus compromissos financeiros realmente necessários!

Gastos desnecessários com combustível geram prejuízos que poderiam ser evitados. Por isso, antes de tudo, faça uma análise de todos os custos e observe se há entre eles aqueles que não são fundamentais, como os gastos para trajetos particulares do motorista, por exemplo.

Além disso, se a sua empresa estiver em uma situação delicada no cenário econômico, o corte de gastos é ainda mais recomendado!

Essa dica diz respeito a colocar prioridade nos custos que realmente são fundamentais para as suas operações; por isso, se você está gastando combustível por conta da preferência dos motoristas por trajetos longos, ou para o uso particular deles, é fundamental reestruturar essa dinâmica a fim de conter os gastos.

#2 Faça um levantamento dos fatores que mais estão causando gastos em combustível

O lançamento de custos é uma boa ideia na hora de fazer um levantamento das causas dos gastos elevados. Dentro do módulo de gestão do RotaExata, você pode ter acesso a essa ferramenta, a qual permite que os custos sejam lançados, registrados e organizados por categorias, conforme você desejar.

Na plataforma de gestão, você pode cadastrar subtipos de custos, a descrição deles e até mesmo a modalidade (se é fixo ou variável). Dentre os subtipos, você pode lançar os gastos com combustível, controlando e estabilizando essa variável tão importante.

Ao lançar os custos no módulo de gestão, verifique quais são os fatores que mais tem causado isso: de que veículo eles vêm? Qual o motorista em questão? Quais os trajetos que ele está percorrendo?

Posteriormente, organize essas informações e as analise cuidadosamente. Aliando esse hábito com os dados advindos do rastreamento veicular, a identificação e redução dos gastos elevados em combustível será visível rapidamente!

Cartão abastecimento: Essa funcionalidade do nosso sistema facilita o processo de abastecimento de combustível para os veículos da sua frota. Por meio da integração do Rota com o Ticket Log - companhia responsável pela elaboração do cartão - você estipula um valor destinado ao combustível no cartão de abastecimento de cada motorista. Ao abastecerem o veículo, o valor é automaticamente lançado no sistema RotaExata, gerando um registro.

gastos elevados em combustível

#3 Identifique a má conduta dos motoristas e treine o que estiver inadequado!

Como já comentamos, a má conduta dos motoristas - uso indevido do veículo - é uma das possíveis causas para os gastos exacerbados em gasolina e diesel, dependendo do tipo da sua frota.

Por isso, após identificar os problemas de condução, proporcione treinamentos nos pontos que ainda estiverem ruins na direção dos motoristas.

O recomendado é repassar as regras de trânsito e proporcionar um embasamento teórico. Depois, alie essa técnica com o treinamento prático e invista mais nos motoristas que estão causando um maior número de problemas. Dê uma atenção personalizada!

Para te ajudar nisso, temos um guia de boa conduta do motorista, com diversas dicas e lembretes para o cotidiano dos condutores. Aproveite e baixe agora mesmo!

#4 Estabeleça normas aliadas ao objetivo da redução de custos - Crie uma política de frotas!

A política de frotas é um documento oficial a ser aplicado na frota. Ao criá-la e apresentá-las aos motoristas, esclareça que as normas devem ser seguidas obrigatoriamente, visto que são regras da empresa.

O ideal é que você desenvolva essas normas com base nos seus objetivos. No caso que estamos abordando, estabeleça regras para extinguir o uso inadequado do veículo, as atitudes que mais causam gastos em excesso com combustível.

Na política, você pode criar regras como:

  • Proibição do uso particular do veículo; (OBS: caso você permita essa prática, estabeleça um acordo com o motorista, no qual há condições para essa utilização).
  • Prevenção e cuidados com as regras de trânsito;
  • Obrigatoriedade dos trajetos estabelecidos na empresa: assim você evita que o motorista escolha a própria rota, que pode ser longa.

#5 Utilize as ferramentas do sistema ao seu favor!

Por último, saiba que o sistema RotaExata oferece diversas ferramentas para a redução dos gastos elevados em combustível.

Além do módulo de gestão e o rastreamento veicular já abordados, você pode utilizar a roteirização. Ela é a solução para empresas que sofrem com gastos elevados por conta dos trajetos individuais.

Por meio do roteirizador, você pode selecionar os pontos de atendimento dentro do sistema e pronto! A própria ferramenta roteiriza os melhores trajetos, com ênfase na redução de custos.

Ademais, a ferramenta de cercas virtuais também pode auxiliar no caso dos motoristas que praticam o desvio de rota. As cercas são regiões que você delimita no mapa dinâmico do sistema, determinando em até quais áreas os motoristas podem ir. Caso eles saiam, o sistema notifica você!

Contando com essas ferramentas inteligentes, a redução de custos vai ser uma realidade desde já!

gastos elevados em combustível

A influência da saúde financeira da sua empresa no sucesso das operações

Para finalizar este conteúdo, vamos te mostrar duas vantagens da redução dos gastos elevados com combustível!

De fato, a saúde financeira da empresa (e da frota) é assegurada quando os custos são reduzidos. A economia saudável, por sua vez, possui grande impacto em como os clientes enxergam o seu negócio.

É com base nisso que se tem dois benefícios da saúde financeira:

#1 Capital para investir na conservação da frota

Ao reduzir os custos e conquistar a saúde financeira do seu negócio, automaticamente você tem um maior capital para investimento.

Assim, você pode investir na conservação dos veículos, pintura da lataria, revisão das peças e até mesmo na compra de novos! Dessa forma - mantendo a boa imagem dos veículos - você mantém a boa imagem da empresa!

#2 Experiência dos clientes

Por fim, uma vantagem é a melhoria da experiência dos clientes.

Como já explicamos, a má conduta dos motoristas é uma das principais causas para os gastos elevados em combustível. Para manter a saúde financeira da sua empresa, você certamente terá que extinguir o uso indevido do veículo, não é mesmo?

Acabando com o comportamento inadequado dos condutores, você usufrui de mais uma vantagem: a experiência dos clientes será melhor automaticamente! A visão que os clientes têm da frota veicular e da agilidade de atendimento é decisiva na avaliação deles em relação a sua empresa. Sendo assim, reduzir os gastos indiretamente contribui para isso também!

São vantagens que geram outras vantagens!

Nas palavras do gestor da Roll.it, empresa que enfrentava esse problema com gastos: “É um sistema que vale muito a pena, funciona!". A sua empresa também pode reduzir os gastos elevados em combustível a partir de hoje!

Não espere para colocar em prática todas as dicas que apresentamos hoje! No mais, nos despedimos por aqui. Se você ficou com alguma dúvida, deixe aqui nos comentários. Será um prazer te responder!

Conheça todas as ferramentas do sistema RotaExata!

Veja uma demonstração agora!

Tag: , , ,






O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *








RotaExata rastreamento e gestão de frota

RotaExata é uma plataforma de gestão veicular que ajuda empresas a alavancar suas entregas e serviços.


Redução de custo com rastreamento Redução de Custos Aumento de produtividade com rastreamento Aumento de Produtividade Segurança da frota com rastreamento Segurança e
Organização
Conteúdo exclusivo RotaExata Conteúdos
Exclusivos
Como RotaExata resolve seus problemas Como RotaExata
Ajuda sua empresa
Clientes e resultados Clientes e Resultados

Fique atualizado

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!