Como calcular os custos da frota e realizar uma boa gestão?

Calcular os custos da frota e realizar uma boa gestão são passos indispensáveis em direção ao crescimento da sua empresa. Confira como realizar essa boa gestão!

Home / Como calcular os custos da frota e realizar uma boa gestão?

Você sabe como calcular os custos da frota? Já possui um método para fazê-lo?

Empresas prestadoras de serviço e realizadoras de entregas, ou seja, dependentes de veículos corporativos, acumulam muitos custos, em especial com a frota.

Sendo assim, é essencial que você tenha um método de calcular os custos da frota. Desse modo, você estará realizando uma boa gestão no seu negócio. Lembre-se sempre que os veículos são parte de sua empresa, e o modo que eles são geridos reflete diretamente em sua corporação.

Entrando no universo da gestão de frotas, tem-se o chamado TCO (total cost of ownership), que em português significa “custo total de propriedade”. Essa variável é extremamente importante para saber quais são os custos da frota, de maneira integral.

Neste conteúdo, vamos falar sobre o TCO, isto é, a maneira de calcular os custos da frota, as principais características de uma gestão ideal, e algumas dicas para você aplicar em seu negócio. Confira!

calcular os custos da frota

Como calcular os custos da frota: TCO

Para iniciar, vamos te explicar o que é o TCO. O chamado Custo Total por Propriedade, se refere ao total de custos - diretos e indiretos - de uma propriedade ou um sistema.

Assim, como o responsável pela frota, sua análise TCO dos custos deve abranger diversos fatores, já que todos eles envolvem os veículos e as operações realizados por eles.

Por isso, em sua gestão, você deve levar em consideração os seguintes custos:

  • Custos iniciais - planejamento e estratégias;
  • Custos de aquisição - em relação aos veículos em si, as peças, e todo o equipamento necessário para a frota/
  • Custos de manutenção - envolve todo o processo de revisão, supervisão e manutenção das peças, que deve acontecer periodicamente.
  • Custos de otimização - diz respeito aos serviços e/ou produtos adquiridos para potencializar o desempenho da frota, como um software de rastreamento veicular, por exemplo.

Em síntese, o Custo Total por Propriedade é a maneira de calcular os custos da frota. Ele compreende todo e qualquer tipo de gastos.

Neste contexto, existem alguns fatores que influenciam nesse processo, e por isso, devem ser considerados durante o cálculo do TCO.

Ciclo de vida dos veículos

Em primeiro lugar, um aspecto de extrema influência é o ciclo de vida dos veículos. Sua importância está no fato de eles estarem diretamente relacionados: é analisando o ciclo de vida do veículo, que se determina o seu custo.

Gastos nas operações dependentes dos veículos

Como o TCO envolve os custos de forma integral, os gastos durante as operações - muitas vezes despropositais - devem ser levados em conta.

Para que os seus custos com a frota passem por uma redução, a sugestão é que você identifique o que está acumulando gastos excessivos. Depois, resolva-os, corrigindo a conduta dos motoristas.

Atualizações e melhorias

Esses dois termos se referem ao que já mencionamos, que são os custos de manutenção e otimização.

Como vivemos em um mundo globalizado, em especial nos segmentos de prestação de serviços e entregas, e empresas em geral que utilizam frota, frequentemente há atualizações e possibilidades de melhorias no modo como o trabalho é realizado.

Um exemplo disso é a tecnologia, presente em todos os segmentos do mercado de trabalho hoje em dia. Portanto, você precisa saber que custos novos aparecerão, principalmente em etapas de transição para o digital (pode-se exemplificar com a assinatura digital, para empresas que realizam entregas).

Portanto, o TCO envolve variáveis diversas, o que apenas reforça a ideia de que: você precisa de um bom método para gerir sua frota!

3 características da gestão de frota ideal

Agora que você já sabe o que é o TCO, iremos te apresentar as 3 principais características - indispensáveis e que devem ser colocadas em prática em seu negócio - de uma gestão de frotas ideal. Acompanhe:

1. Organização dos custos e controle de gastos

Antes de tudo, você deve proporcionar organização em seu negócio. Ou seja, se não há uma pessoa - ou uma equipe, em casos de frota maiores - específica para o monitoramento da frota, para a gestão das operações de campo, e para realizar a análise e o cálculo dos custos da frota, você precisa iniciar escolhendo tais colaboradores e definindo essas funções para cada um deles.

A organização é, de fato, um dos aspectos principais de uma boa gestão.

Por isso, é essencial que você tenha uma maneira de registrar os gastos que envolvem os veículos. A nossa sugestão é a utilização de um sistema de gestão de frotas, visto que esse conhece o que a sua empresa precisa e oferece ferramentas específicas para você gerir adequadamente.

O módulo de gestão de frotas do RotaExata, inclusive, possui um painel completo e de fácil usabilidade. Além disso, é composto por uma boa plataforma para o lançamento dos custos, e até mesmo a ferramenta para você calcular a média dos custos em determinado período de tempo.

2. Ferramentas que promovem economia

A gestão ideal conta com ferramentas especializadas na promoção da economia. É simples e prático: quanto mais produtividade e menos gastos, maior a eficiência do seu serviço!

Também no sistema de gestão de frotas, existem ferramentas como: plano de manutenção, checklist de manutenção e requisições de combustível, cujo objetivo é reduzir os gastos da frota.

Além disso, mesmo o módulo de rastreamento é eficaz nesse processo. Ele promove monitoramento e correção do mau uso do veículo, tornando as suas operações muito mais econômicas.

3. Análise de desempenho e relatórios

Por fim, uma boa gestão é caracterizada por análises inteligentes de desempenho.

Para saber como está o andamento da sua forma de gerir, o desempenho da economia e dos custos em geral, é essencial que você tenha relatórios que te mostrem isso.

O sistema Rota oferece relatórios completos, para que você realize esse estudo do período de tempo que desejar.

Dessa forma, calcular os custos da frota - reduzi-los e analisá-los se torna uma tarefa simples!

Tudo o que você precisa é organização, determinação e um bom sistema de gestão de frotas para te auxiliar!

Nosso sistema é desenvolvido exclusivamente para empresas, e tem como foco a redução de custos e a otimização da sua frota! Conheça o nosso sistema agora mesmo!


Fale com um dos nossos especialistas!

Tag: , , , ,






O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *








RotaExata rastreamento e gestão de frota

RotaExata é uma plataforma de gestão veicular que ajuda empresas a alavancar suas entregas e serviços.


Redução de custo com rastreamento Redução de Custos Aumento de produtividade com rastreamento Aumento de Produtividade Segurança da frota com rastreamento Segurança e
Organização
Conteúdo exclusivo RotaExata Conteúdos
Exclusivos
Como RotaExata resolve seus problemas Como RotaExata
Ajuda sua empresa
Clientes e resultados Clientes e Resultados

Fique atualizado

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!