As 5 características do melhor sistema de gestão de frotas

Você sabe quais são os aspectos fundamentais do melhor sistema de gestão veicular? Fatores como a usabilidade do painel e a exatidão dos dados devem ser devidamente qualificados. Separamos 5 caraterísticas importantes, confira!

Home / As 5 características do melhor sistema de gestão de frotas

Você sabe o que torna um software, o melhor sistema de gestão de frotas do mercado?

De fato, a gestão do negócio é algo essencial, e está se tornando um processo cada vez mais minucioso.

As empresas que dependem de frota veicular, no entanto, além de realizarem a gestão convencional da corporação, também precisam se atentar à gestão veicular, isto é, o gerenciamento da frota e das operações de campo.

Para isso, o investimento em uma ferramenta especializada é crucial para que a gestão seja detalhada e bem executada.

É apenas por meio do sistema certo que os resultados são verdadeiramente significativos. 

Nesse artigo, vamos te mostrar as especificidades do RotaExata, que o tornam o melhor sistema de gestão de frotas que você vai encontrar.

O MELHOR SISTEMA DE GESTÃO DE FROTAS: O QUE É NECESSÁRIO?

Para ser classificado como o melhor sistema, são necessários alguns diferenciais e requisitos, já que existem muitos sistemas que proporcionam uma experiência ruim para a empresa, por não serem práticos e eficientes.

O ideal é que o sistema de gestão de frotas simplifique os processos, automatize funções e seja um verdadeiro auxílio para a sua empresa, dependente de frota veicular.

Sendo assim, todo o desenvolvimento do RotaExata foi pensado para que haja essa simplificação, e para que a usabilidade seja de fato um diferencial quando você for gerir. 

Por isso, o melhor sistema de gestão de frotas é baseado nos dados de localização em tempo real, proporcionados pelo rastreamento veicular, que funciona como base.

Assim, além de o software oferecer um painel de gestão composto por todas as informações que você precisa, nós garantimos que elas sejam exatas.

Separamos para você as 5 principais características do módulo de gestão de veículos, para que você possa aplicar em seu cotidiano de operações:

#1 USABILIDADE DO PAINEL DE GESTÃO

Todo o nosso sistema foi desenvolvido internamente, por nossa equipe de desenvolvimento. Por isso, ao criarmos ele, a usabilidade do painel foi um dos objetivos estabelecidos.

Como o painel de gestão reúne todas as informações em um mesmo lugar - como ilustra a imagem abaixo - a sua experiência com o sistema se torna muito mais prática, já que você pode ter acesso a qualquer informação que desejar, sem ter dificuldades. 

Sendo assim, manutenções, controle de custos, multas, sinistros, rotinas e documentos estão no mesmo painel, para que você tenha um fácil acesso,

Assim, fica muito mais fácil gerir, não é?

melhor sistema de gestão de frotas

Inclusive, todas as categorias acima são flexíveis segundo o seu segmento. 

Portanto, é você quem cadastra o modo que deseja proceder com as manutenções, que registra os documentos que desejar e captura as fotos dos veículos. 

Além disso, sem sair da tela você pode realizar uma gestão de custos, de documentos e de motoristas, conforme a sua política de frota.

Após ter cadastrado todas as informações que você achou necessárias, o sistema automatiza o restante do processo. 

Portanto, nesse mesmo painel você pode ter acesso ao plano de manutenção, à média de consumo dos veículos e ao controle de multas, por exemplo. 

Em suma, a usabilidade do painel de gestão é um diferencial que inclusive os nossos clientes recomendam. 

Segundo Maurício de Carvalho, gestor da empresa Centrium, de Jaraguá do Sul: “O RotaExata é fácil de usar e com ferramentas que simplificam a gestão dos meus veículos.” 

E essa é realmente a nossa missão: tornar o melhor sistema de gestão de frotas fácil de usar!

#2 CONTROLE FINANCEIRO DA FROTA

O controle financeiro da frota é certamente o maior benefício da gestão, pois o sistema tem como prioridades a redução de custos e o corte de gastos desnecessários.

Os principais são os seguintes:

Combustível

 

O sistema de gestão do Rota possui diversas ferramentas que solucionam efetivamente a preocupação com os gastos elevados em combustível, a começar pela extinção de uma das maiores causas desse problema, que é o uso indevido do veículo, solucionado pelo rastreamento veicular

A má condução é um dos principais motivos para o gasto exacerbado com combustível, visto que o desvio das rotas e desrespeito às regras de trânsito resultam nesses gastos.

Ao saberem que o veículo está sendo rastreado, os motoristas mudam o seu comportamento e passam a obedecer às normas, o que reflete grandemente na economia de combustível. 

Aliado a isso, o sistema de gestão possui a ferramenta de lançamento de custos e vários relatórios para controle, como a média de consumo de combustível por exemplo. 

É uma gestão completa, que aliada ao rastreamento, “corta o mal pela raiz”.

melhor sistema de gestão de frotas

Multas

 

As multas, por sua vez, também são causadoras de gastos verdadeiramente desnecessários, ainda mais quando elas não são registradas e monitoradas, ou quando ocorrem sem a identificação do motorista

Nesse cenário, o valor das multas pode dobrar, e assim causar prejuízos grandes para a empresa.

No sistema de gestão do Rota, a identificação dos motoristas, o cadastro e o acompanhamento das multas são funcionalidades que solucionam esse conflito. 

Ao atribuir o nome do motorista por meio da leitura do QR Code, possibilitada por meio do app EuRota para motoristas, você não terá problemas com multas em dobro.

Ademais, por meio desse controle você consegue identificar quem são os melhores e os piores motoristas da frota, aqueles que respeitam as normas da lei e da política da empresa, e os condutores que geram mais gastos com infrações.

Isso pode ser ainda melhor visualizado no ranking de motoristas, uma ferramenta do módulo de automação.

melhor sistema de gestão de frotas

Manutenção

 

Por fim, quanto à economia, o melhor sistema de gestão de frotas também oferece as opções mais eficientes referentes à manutenção.

De acordo com a Associação Nacional dos Detrans (AND), uma das grandes preocupações dos diretores desses órgãos é criar nos motoristas a cultura da manutenção preventiva

Diferentemente da manutenção corretiva - aquela que é realizada apenas quando o veículo sofre um dano - a preventiva aumenta o tempo de vida útil dos veículos, assegura a proteção em qualquer trajeto, sem se preocupar com a distância. 

Ela com certeza, auxilia na redução de custos!

O plano de manutenção do RotaExata tem justamente esse intuito, por isso queremos aplicar em todas as nossas empresas clientes, a cultura da manutenção preventiva. 

Por meio do plano, o sistema seleciona as peças cadastradas por você e te notifica na data em que você precisa levar o veículo à oficina. Assim, o controle é realizado e a segurança garantida.

melhor sistema de gestão de frotas

#3 EMISSÃO DE REQUISIÇÕES E GESTÃO DE DOCUMENTOS

A característica número #3 diz respeito a uma parte essencial para qualquer empresa, mas que muitos não gerem de forma adequada: o âmbito burocrático. 

O RotaExata possibilita que você realize a gestão de documentos referentes à frota, pois entendemos que o registro disso é fundamental.

Dentre as possibilidades, você pode cadastrar a CNH de cada um dos seus motoristas, bem como o documento dos veículos. 

Ao registrar dentro do sistema, ele automatiza o processo e te notifica quando a Habilitação de algum dos motoristas está chegando na data de vencimento; assim você mantém o controle e garante que os funcionários operem dentro da lei.

Quanto às requisições, também é muito importante que você arquive as notas e comprovantes de abastecimento.

As requisições trabalham justamente nisso: por meio da integração entre o software e os postos de combustível, o acesso a esses documentos se torna muito mais simples.

Isso porque por meio de uma foto - solicitada por um formulário automatizado - o sistema armazena as informações com segurança, facilitando assim o seu trabalho na hora de calcular os custos.

melhor sistema de gestão de frotas

#4 GESTÃO ESPECÍFICA PARA EMPRESAS

O melhor sistema de gestão de frotas precisa ser especialista em seu segmento, concorda? Sabemos que sim, e por isso, o sistema RotaExata foi desenvolvido especialmente para empresas.

Por sermos um software específico para esse segmento, estudamos profundamente as dores e problemas enfrentados nas empresas.

Assim aprimoramos o sistema conforme a demanda e as necessidades dos diferentes modelos de negócio que dependem de frota veicular.

#5 GERAÇÃO DE ANÁLISES E RELATÓRIOS

Para finalizar, o melhor sistema de gestão de frotas precisa gerar relatórios de qualidade. Simples de usar, mas ricos em informações!

De fato, um software completo e eficiente, além de te oferecer as ferramentas para a solução dos problemas, deve te mostrar o desempenho desse processo, e assim te deixa a par das melhorias. 

É por isso que investimos fortemente em nossas análises e geração de relatórios!

Para finalizar, queremos deixar a citação de um dos nossos clientes, referente aos relatórios.

Segundo o gestor de frotas da empresa Gino Concretos: “Gerar os relatórios é bem sossegado, o jeito que a equipe me ensinou a fazer é bem rapidinho, inclusive montar essa análise e colocar o que eu preciso e o que não preciso.” 

E é justamente assim: essa ferramenta é totalmente flexível para você, e mostra as informações que você considera relevantes para a gestão do negócio. 

Os relatórios aparecem em forma de tabela, de gráfico e de diversas maneiras para que você analise do jeito que achar melhor e mais fácil.

Disponibilizamos essa ferramenta pois sabemos que é fundamental que você acompanhe o progresso dessa gestão, para que a organização seja mantida. 

Lembre-se: o melhor sistema de gestão de frotas é aquele que te dá o poder de gerir os veículos de uma maneira mais simples, mas completa!

Você ficou com alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários! Estamos à disposição para te auxiliar no que for preciso.

Confira agora mesmo como funciona o melhor sistema de gestão de frotas, na prática!

Fale com um dos nossos especialistas!

Tag: , , , ,



2 Comentários




O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *








RotaExata rastreamento e gestão de frota

RotaExata é uma plataforma de gestão veicular que ajuda empresas a alavancar suas entregas e serviços.


Redução de custo com rastreamento Redução de Custos Aumento de produtividade com rastreamento Aumento de Produtividade Segurança da frota com rastreamento Segurança e
Organização
Conteúdo exclusivo RotaExata Conteúdos
Exclusivos
Como RotaExata resolve seus problemas Como RotaExata
Ajuda sua empresa
Clientes e resultados Clientes e Resultados

Fique atualizado

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!