Rotinas dos motoristas: administre os intervalos durante o expediente com exatidão

Saiba como gerenciar as rotinas de uma forma automática e impulsione seu desempenho!

Home / Rotinas dos motoristas: administre os intervalos durante o expediente com exatidão

As rotinas dos motoristas são componentes de todo o processo em campo dos colaboradores, responsáveis por conduzir o veículo corporativo.

No geral, pode-se dizer que envolvem tanto os serviços, entregas ou coletas - todas as atividades realizadas pela frota - como também os intervalos de descanso durante o expediente.

Nesse sentido, muitos gestores encontram dificuldade para administrar e gerir corretamente essas rotinas, visto que não exercem um monitoramento sobre as operações de campo.

Além disso, você - como um gestor de frota - pode não perceber certas inadequações na rotina dos motoristas, correndo o risco de sofrer com prejuízos financeiros e até mesmo complicações jurídicas.

No entanto, para garantir o rendimento e a produtividade das operações, é necessário que a falta de administração seja resolvida o quanto antes, de uma maneira rápida e exata.

Vamos compartilhar com você uma solução completa e única no mercado, a qual além de monitorar as operações de campo em tempo real, também realiza um gerenciamento automático da rotina do motorista, mantendo você no controle de tudo.

Saiba agora mesmo como evitar os processos trabalhistas e a perda de dinheiro. Acompanhe conosco!

Índice:

  1. Saiba o que a jurisdição diz sobre as rotinas dos motoristas
  2. As #3 consequências que a sua empresa pode sofrer por não administrar os intervalos durante o expediente
  3. Garanta o controle completo das rotinas de forma automática!
  4. O rastreamento como base

Saiba o que a jurisdição diz sobre as rotinas dos motoristas

Zelar por todos os requisitos que devem ser cumpridos em relação às rotinas tira a sua empresa de riscos irreparáveis e muito prejudiciais, em especial na economia, isso porque o desrespeito aos regulamentos gera processos que causam multas.

De acordo com a legislação prevista na Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) - em específico, a Lei 12.619, de 2012,  os horários de descanso são obrigatórios para os colaboradores que trabalham em campo, como os motoristas.

Essa legislação determina que:

  • Os motoristas de veículos corporativos têm direito de pelo menos 30 minutos de descanso a cada 6 horas de condução;
  • O condutor deve ter pelo menos 1 hora de almoço.

Devemos ressaltar que se essas cláusulas não forem cumpridas, o prejuízo vai para o âmbito financeiro e também para a imagem da corporação, que fica manchada - na visão dos clientes - e também passa por perda na vantagem competitiva, visto que não respeita o direito do trabalhador.

rotinas dos motoristas

As #3 consequências que a sua empresa pode sofrer por não administrar os intervalos durante o expediente

Você já sabe que a falta de controle das rotinas causa danos à empresa. As três consequências abaixo vão te alertar sobre a importância e a urgência de corrigir esse aspecto o quanto antes possível!

A solução que iremos te apresentar resolve cada uma delas, de forma completa.

Confira:

#1 Complicações jurídicas

 

Como já explicamos, o âmbito jurídico regulamenta a necessidade do ajuste da rotina, em especial os períodos de descanso.

Sendo assim, quando as rotinas não são controladas apropriadamente e você nem ao menos sabe se os motoristas estão cumprindo com esses períodos, os riscos de processos trabalhistas estão acometendo a sua empresa.

Em relação aos resultados dos processos causados por esse motivo, pode-se dizer que são os seguintes:

  • Multa em dinheiro;
  • Risco de ela ser dobrada se houver uma oposição ou desacato;
  • Avarias na imagem da sua empresa, que fica com essa complicação jurídica em seu histórico.

Todos os pontos citados acima são desfavoráveis à sua corporação, além de serem considerados graves. 

Lembre-se de manter o nome da sua empresa sempre limpo!

#2 Desorganização das operações e improdutividade

 

Outra consequência da falta de organização nas rotinas dos motoristas é a desorganização dos itinerários e a queda de produtividade das entregas, serviços e até mesmo do desempenho dos colaboradores.

Nesse ponto você deve prestar bastante atenção: a desorganização das rotinas dos motoristas pode estar sendo acompanhada pela ociosidade por parte dos motoristas.

Por conseguinte, seus clientes podem estar sendo submetidos a atrasos nos atendimentos e experiências ruins com o seu negócio.

#3 Gastos elevados

 

Por fim, devemos ressaltar uma consequência de todos os outros fatores citados, que é o dano na área financeira.

Por conta da falta de planejamento dos itinerários e da organização das rotinas, os seus motoristas passam a transitar mais do que deveriam, o que gera como resultado os gastos elevados com combustível.

Ademais, os gastos são decorrentes do pagamento das multas dos processos e até mesmo das manutenções corretivas que se tornam necessárias, por conta da rápida depreciação do veículo.

Garanta o controle completo das rotinas de forma automática!

Tendo como base tudo o que te mostramos sobre a falta de controle das rotinas dos motoristas, certamente você compreendeu a importância e a urgência de administrar esse quesito melhor.

Temos a ferramenta ideal para isso!

Juntamente com o sistema de rastreamento RotaExata, o chamado “módulo de automação” é a maior inovação do ramo, a qual soluciona a desorganização e simplifica o seu trabalho de maneira inteligente.

Essa funcionalidade trata-se de uma ferramenta prática de ser utilizada, que simplifica o seu cotidiano como gestor e facilita a coleta de informações.

Ela funciona com a colaboração do condutor, já que envolve formulários que você mesmo desenvolve para os colaboradores responderem, acerca das operações. Ou seja, é uma ferramenta flexível que resolve os seus problemas específicos!

Formulários para controle de rotinas: a solução definitiva que a sua gestão precisa!

 

Dentre diversas finalidades que você pode dar para os formulários, uma delas é a possibilidade de registrar os horários de paradas para descansos e posteriores retornos. Ou seja, para manter a organização e a regulamentação das rotinas dos motoristas.

Em geral, você cria o formulário, colocando nele botões simples que indicam o início e o fim de alguma ação. Por exemplo:

  • Iniciar almoço;
  • Finalizar almoço;
  • Começar o itinerário;
  • Finalizar o itinerário;
  • Ir para o horário de descanso;
  • Retornar ao trabalho.

E qualquer outra ação que você considerar importante para a sua organização! Os formulários funcionam a partir de regras que é você mesmo quem cria também, dentro do sistema.

Exemplos

 

Por exemplo, uma regra que você pode criar é o período de tempo em que o veículo pode ficar parado. A partir de determinado tempo dessa parada, o próprio sistema envia o formulário automaticamente para o motorista.

Assim, o condutor pode responder todas as questões que você tiver criado, acerca dessa parada em questão. Ele responde pelo seu smartphone - no aplicativo do sistema RotaExata-  apertando os botões. É rápido e prático de fazer!

Esse aplicativo possui uma usabilidade bastante acessível, visto que o sistema foi desenvolvido para poupar trabalho e reduzir o controle ativo; o objetivo é tornar as suas operações automatizadas!

Depois de respondidos os formulários pelos motoristas, você recebe essas informações e fica por dentro de tudo o que está acontecendo em campo, sem exceção.

Por exemplo, se os colaboradores ficam fora da sua empresa durante todo o período de expediente, é necessário que você monitore toda a sua jornada, desde o início dos serviços ou entregas, até o momento de retorno do veículo para a empresa.

A ferramenta de automação permite que todas essas etapas sejam monitoradas, sem que você precise estar controlando isso ativamente. O processo é automático.

Assim, você passa a saber sobre cada período de descanso e se certifica que eles estão de fato ocorrendo, além de ter o controle sobre sua jornada de trabalho. Essas informações ficam armazenadas, o que facilita o pagamento do motorista, em casos de horas extras.

rotinas dos motoristas

O rastreamento veicular como base

Gostou da ferramenta que apresentamos? 

Para fugir do prejuízo através do módulo de automação, você deve ter o sistema que embasa essa ferramenta, o qual é responsável pelo monitoramento integral das operações de campo.

Trata-se do rastreamento veicular, que no sistema RotaExata é uma das tecnologias mais completas de supervisão de frota.

O sistema traz informações exatas sobre a localização de cada veículo, a identificação do motorista que está conduzindo, as paradas realizadas no trajeto, deslocamentos feitos e tudo o que você precisa saber acerca das condições em campo.

São esses dados que norteiam o funcionamento da gestão automatizada e todos os formulários. No RotaExata, as informações fornecidas têm uma precisão incrível. Ou seja, os dados são exatos e te entregam uma visibilidade integral.

É o controle que você precisava e que a sua gestão demanda para ser de fato efetiva.

Aliando o rastreamento à automação, as suas operações serão mais organizadas do que nunca foram e certamente produtivas! E os prejuízos? Você nunca mais saberá deles!

Você ficou com alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários que a nossa equipe falará contigo!

Quer saber mais sobre o módulo de automação e o sistema de rastreamento veicular?

Conheça o RotaExata na prática!

Tag: , ,






O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *








RotaExata rastreamento e gestão de frota

RotaExata é uma plataforma de gestão veicular que ajuda empresas a alavancar suas entregas e serviços.


Redução de custo com rastreamento Redução de Custos Aumento de produtividade com rastreamento Aumento de Produtividade Segurança da frota com rastreamento Segurança e
Organização
Conteúdo exclusivo RotaExata Conteúdos
Exclusivos
Como RotaExata resolve seus problemas Como RotaExata
Ajuda sua empresa
Clientes e resultados Clientes e Resultados

Fique atualizado

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!