Uso indevido dos veículos: os custos decorrentes da falta de ética

O uso indevido dos veículos é um fator que influencia no acúmulo de gastos excessivos. Saiba como a falta de ética por parte dos motoristas pode ser resolvida!

Home / Uso indevido dos veículos: os custos decorrentes da falta de ética

Você está notando muitos custos decorrentes da falta de ética por parte dos motoristas? Há uso indevido dos veículos em sua frota?

De acordo com a pesquisa do Centro de Estudos e Capacitação para Profissionais de Frotas no Brasil, o fator que gera mais custos é o aluguel, para o caso de empresas que contratam frota terceirizada. Todavia, se a sua frota é própria, seu principal custo é advindo do combustível.

Além disso, gastos em pneus e manutenção também marcam grandemente a realidade das empresas dependentes de frotas. Na maioria das vezes, esses são acentuados devido à má conduta dos motoristas, que não são devidamente monitorados.

Como portador de uma frota, você já deve saber que ela é uma propriedade. Por conseguinte, gera todos esses gastos que mencionamos. Todavia, quando esses passam a ser exagerados e incontroláveis, você precisa rever sua gestão. Além disso, você deve identificar o que está causando isso.

Neste artigo, vamos te explicar como gerir os custos da maneira correta. Também te mostraremos como o uso indevido dos veículos é um empecilho para a produtividade da sua frota. Confira!

uso indevido dos veículos gera gastos

Saiba como funciona o gerenciamento da frota veicular

Para controlar todos os custos, e assim realizar um bom gerenciamento, não deixe de analisar os seguintes aspectos, sendo alguns custos diretos e outros indiretos:

  • Aquisição dos veículos;
  • Manutenção, reparos e consertos da frota;
  • Remuneração dos motoristas;
  • Troca de pneus;
  • Combustível;
  • Softwares de gestão de frota;
  • Impostos;
  • Seguro.

Um alto número de gastos, não é mesmo? Portanto, se não houver uma gestão apropriada da frota, esses custos se transformarão em gastos exacerbados, que podem comprometer a imagem do seu negócio.

É de extrema importância que você conte com uma ferramenta para te auxiliar no registro e nos relatórios desses custos, já que uma boa organização evita que haja surpresas no final do mês. Nesse contexto, a melhor opção é o que chamamos de software de gestão de frotas. Iremos te explicar sobre ele daqui a pouquinho!

Para concluir, como mencionamos no início desse texto, grande parte dos prejuízos em empresas dependentes de frotas, são resultados do uso inadequado dos veículos.

Entretanto, como identificar e descobrir se há essa irregularidade em sua frota? Acompanhe o tópico abaixo e aprenda como fazer isso!

Como descobrir se há uso indevido dos veículos?

Em síntese, há alguns fatores que caracterizam o uso indevido dos veículos, especialmente atitudes do cotidiano, que refletem na hora de realizar as contas.

Confira alguns exemplos:

Manutenções corretivas em excesso

Os seus veículos precisam ir para a oficina mais vezes do que você gostaria? Com mais frequência do que o normal?

Uma maneira de descobrir se a sua frota está sendo mal conduzida, é notando como está a preservação das peças dos veículos, em especial os pneus.

Para acabar com esse problema, o ideal é substituir as manutenções corretivas pelas manutenções preventivas, uma vez que mantendo checapes regulares, você evitará que alguns danos te peguem de surpresa.

Porém, não se engane. Mesmo que você invista em uma manutenção preventiva, se a conduta dos motoristas não for adequada e de acordo com a lei, os danos nos veículos continuarão ocorrendo.

Consumo exacerbado de combustível

Outro sinal é o gasto em excesso de combustível. Isso pode significar que os seus motoristas estão realizando desvios propositais da rota, ou parando em lugares que não deveriam durante o seu itinerário, como em suas próprias casas ou outros destinos, cometendo assim ociosidade.

Além disso, alguns dos motoristas podem desrespeitar às suas regras de política de frota, infringindo o limite de velocidade permitido pela sua empresa, ou mesmo pelas regras de trânsito.

A alta velocidade também pode resultar em um alto nível de gastos em combustível, como confirma Boris Feldman, especialista no ramo. Sendo assim, esse fator também compõe o que chamamos de uso indevido do veículo.

Insatisfação dos clientes

Uma boa maneira de verificar se os seus condutores estão fazendo um mau uso do veículo é através do feedback dos seus clientes.

Ao realizarem uma prestação de serviços ou uma entrega, seus motoristas devem fazê-los com produtividade. Porém, se sua clientela já reclamou de atrasos, isso deve ser um sinal de falta de ética por parte dos motoristas. Eles podem estar aproveitando o tempo de expediente para irem até outros lugares, e assim acumulando gastos.

Tempo de entrega/serviço por colaborador

Para medir o nível de produtividade de cada colaborador, uma boa ideia é avaliar - por meio de uma planilha, ou um relatório - a quantidade de entregas e serviços prestados, em um determinado período de tempo, por cada motorista em campo.

Assim, você descobrirá quem mais está produzindo, e consequentemente aqueles que estão defasados também, talvez por causa do uso indevido dos veículos. Identificando isso, você poderá realizar medidas para a resolução das falhas que estão causando a improdutividade.

Como corrigir a falta de ética dos condutores?

Para finalizar, existem algumas formas de corrigir a falta de ética dos condutores. Assim, acabar com a má condução, e por fim, reduzir os gastos da frota.

Preparamos duas dicas para você, confira!

Dica #1: Proporcione bons treinamentos

O primeiro passo para resolver a questão da ética dos motoristas, é os reunindo frequentemente, para reuniões e treinamentos de direção defensiva.

Nesses encontros, reforce a política de frota da empresa e mostre quais são as regras que eles precisam seguir. Além disso, não deixe de ouvir o que eles têm a dizer, para que haja um relacionamento entre vocês.

Se você deseja garantir a boa conduta e formalizar isso de maneira adequada, uma sugestão é aplicar o termo de responsabilidade para a utilização de veículos, um documento flexível, o qual você pode desenvolver de acordo com o seu segmento e as necessidades da sua empresa.

Assim, o respeito fluirá, e sua produtividade também!

Dica #2: Monitore por meio de um sistema

Você lembra que, no meio desse texto, mencionamos o software de gestão de frotas e comentamos que retomaríamos esse assunto depois? Essa hora chegou!

O sistema de rastreamento veicular e gestão de frotas é a ideia mais recomendada para quem deseja controlar a conduta dos motoristas, acabar com o uso indevido dos veículos e consequentemente reduzir os gastos.

Por meio dele, você acompanha em tempo real a atividade e o itinerário do condutor. Além disso, pode observar a velocidade em que ele está, a localização, todos os eventos de telemetria (aceleração, frenagem) e o status do veículo. Ademais, caso ele vá a lugares proibidos no meio do expediente, o próprio sistema te avisa, e assim você fica por dentro de tudo o que está acontecendo em campo.

Com a união dessas duas dicas, os custos reduzirão consideravelmente. Sua frota será mais produtiva do que você imagina!

Você ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários, que iremos te responder com muito prazer!

O uso indevido dos veículos não precisa mais ser um problema em seu negócio. Com a eficácia do monitoramento, dados precisos e ferramentas de rastreamento do sistema RotaExata, os custos decorrentes da falta de ética não existirão mais!


Fale com um dos nossos especialistas!

Tag: , ,






O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *








RotaExata rastreamento e gestão de frota

RotaExata é uma plataforma de gestão veicular que ajuda empresas a alavancar suas entregas e serviços.


Redução de custo com rastreamento Redução de Custos Aumento de produtividade com rastreamento Aumento de Produtividade Segurança da frota com rastreamento Segurança e
Organização
Conteúdo exclusivo RotaExata Conteúdos
Exclusivos
Como RotaExata resolve seus problemas Como RotaExata
Ajuda sua empresa
Clientes e resultados Clientes e Resultados

Fique atualizado

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!