Termo de responsabilidade para utilização de veículos - Políticas da Frota

Os veículos são a extensão da empresa, e é por isso que a utilização deles deve se dar da forma certa. O termo de responsabilidade é a forma de prevenir o uso indevido do veículo, e alinhar a política de frotas da empresa; preparamos um modelo pronto para você aplicar no seu negócio!

Home / Termo de responsabilidade para utilização de veículos – Políticas da Frota

De acordo com o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), cerca de 90% dos acidentes no trânsito ocorrem devido às falhas humanas, como a imprudência dos motoristas, ou até mesmo o desrespeito às leis - excesso de velocidade, ausência de manutenção, e comportamento inadequado do condutor, são os principais exemplos. Em síntese, para a correção desses erros e alinhamento da frota, aplicar um termo de responsabilidade é fundamental; já que esse documento proporciona regras e uma certa padronização na condução dos motoristas.

Nesse cenário, desenvolvemos um artigo para que você possa tomar consciência dos erros mais cometidos no trânsito, e algumas maneiras de solucioná-los; bem como especificações acerca do termo de responsabilidade para utilização de veículos. Confira!

Quais os principais erros dos motoristas que você precisa saber?

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que os veículos são extensões da empresa; por isso, a má condução pode prejudicar a imagem do seu negócio.

Em suma, os principais erros cometidos são causados por desatenção; os quais comprometem a segurança tanto do veículo, quanto do motorista. As infrações no limite de velocidade, por exemplo, são as consideradas mais recorrentes no Brasil, e estão em primeiro lugar como responsáveis por ocorrências de multas desde 2010, segundo o DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito).

Ademais outra infração que deve ser ressaltada é referente aos estacionamentos; o ato de estacionar em locais proibidos é uma infração grave, porém muito frequente entre os condutores de companhias, causada por negligência. Esse erro resulta em 5 pontos na CNH, além de gerar um alto valor como multa.

A negligência também é responsável pelos “furos” dos sinais, praticados com muita imprudência por motoristas apressados. Essa infração, por sua vez, trata-se de uma infração considerada gravíssima, e acarreta 7 pontos na carteira.

Por fim, os desvios de rota também são a causa de vários prejuízos. Ao escolher trajetos perigosos, ou expor o veículo a situações de riscos - como em casos que o motorista passa a noite em paradas inconvenientes - esse está ignorando as normas recomendáveis de trânsito, além de estar comprometendo gravemente a segurança. Conforme o Código de Trânsito Brasileiro, os desvios de rota sem quaisquer motivos justificados são considerados infrações, e podem resultar na perda do veículo e da mercadoria.

Uso do automóvel para fins particulares:

É fundamental destacar essa situação em particular, já que segundo os dados da Consultoria Jurídica Brasileira, essa atitude pode gerar condenação. Outrossim, caso hajam acidentes e/ou danos no veículo enquanto esse estiver sendo utilizado para fins particulares, a infração pode ser ainda maior.

Segundo o TST (Órgão da Justiça do Trabalho), utilizar o veículo da companhia fora do horário de expediente é considerado justa causa; e por isso, essa situação merece muita atenção por parte dos diretores, donos de empresa ou gestores de frota.

Sendo assim, a má conduta dos motoristas da sua empresa - pode gerar grandes danos na maneira como a sua empresa é vista, já que pode descredibilizar a sua prestação de serviços, e causar desconfiança nas entregas, por exemplo.

Por isso, são necessários métodos de evitar essas infrações, para que os veículos - bem como seus condutores - sejam vistos como “destaques” em seu negócio.

Como reduzir o uso indevido dos veículos?

Se você chegou aqui, é porque provavelmente já passou por uma situação ruim referente à conduta dos seus motoristas, não é? Infelizmente isso acontece em várias ocasiões, porém, é claro que existem maneiras de solucionar essas inconveniências. Selecionamos 4 dicas a fim de te auxiliar nesse processo, bem como evitar que você tenha prejuízos. Confira:

1. Treine a direção defensiva

Primeiramente, uma sugestão é realizar treinamentos para os motoristas, já que muitos cometem infrações por terem estudado há muito tempo, e por isso, já perderam a prática dos bons comportamentos no trânsito. Sendo assim, uma dica é tornar as reciclagens periódicas obrigatórias, e estar sempre lembrando os seus colaboradores acerca da legislação de trânsito, bem como advertindo-os em situações de conduta inadequada.

Uma sugestão é criar uma rotina semanal de “lembretes” a fim de reforçar a direção defensiva. Nesse quesito, você pode criar planilhas e elencar os principais erros observados na sua frota, para assim corrigir prioritariamente os mais recorrentes, em momentos de reunião, por exemplo.

2. Monitore o desempenho dos motoristas

Não caia no erro de apenas lançar as informações aos seus motoristas e não acompanhar o progresso. É essencial que você monitore periodicamente o desempenho e as melhorias; assim, você terá noção do que precisa melhorar, além de saber se a sua estratégia está realmente funcionando.

Com essa intenção, você pode investir nos sistemas de rastreamento, já que a ferramenta do relatório de dirigibilidade pode ser uma solução bastante eficiente. Esse relatório proporciona dados como: a conduta do motorista durante determinado trajeto, possíveis infrações, desvios de rota, estacionamentos em lugares proibidos e até mesmo o custo durante aquele deslocamento.

3. Limite regiões

Como forma de garantir que não haja gastos desnecessários com combustível, há a opção das cercas virtuais - espaços territoriais delimitados no sistema de rastreamento - cuja finalidade é o controle. Ao realizarem a entrada/saída da cerca demarcada, o sistema é notificado no mesmo momento; assim, você pode acompanhar o comportamento e os deslocamentos do seu motorista, e conferir se ele está ou não realizando desvios de rota (que podem causar gastos desnecessários).

4. Crie regras de aviso

Por fim, também dentro do sistema, tem-se as chamadas regras de aviso - funções extremamente importantes no monitoramento das infrações. As regras de aviso notificam o sistema cada vez que há a ultrapassagem do limite de velocidade, bem como qual é o veículo e o motorista e até mesmo ocorrências de furos de sinal. Assim, você pode gerar advertências e tomar providências para que o comportamento do condutor melhore.

Qual a importância do termo de responsabilidade para utilização de veículos?

Em síntese, o documento do termo de responsabilidade trata-se de um elemento obrigatório para empresas que dependem dos seus veículos para prestação de serviços. No geral, é uma documentação cuja finalidade é deixar o colaborador ciente de seus direitos e deveres, em relação à utilização do veículo da companhia; e, geralmente, está atrelado à política de frotas.

Esse documento torna-se essencial pois além de ser uma forma de padronizar o comportamento, corrigir condutas e conscientizar os motoristas, também é uma comprovação de que os seus colaboradores estão cientes sobre os seus deveres, a fim de que haja a prática desses durante o cotidiano.

Se você já utiliza o termo de responsabilidade na sua empresa, mas ainda não consegue fazer com que os deveres sejam seguidos, o sistema de monitoramento pode te auxiliar nisso! Como já mencionado no segundo tópico, e já exposto como possíveis soluções, há diversas a ferramentas no sistema que podem facilitar o cumprimento dos requisitos do termo.

Porém, caso você ainda não utilize esse documento, temos um modelo prontinho para que você comece a aplicar agora mesmo! Dessa maneira, seu funcionário ficará ciente de todas as sua responsabilidades em relação a utilização dos veículos da empresa.

Crie a sua própria política, utilize nosso modelo para profissionalizar seu negócio e evite problemas futuros! A RotaExata sabe como te ajudar nisso.

Clique no botão para fazer o download do nosso modelo de termo de responsabilidade para utilização de veículos.
Baixar termo de responsabilidade

Tag: , , ,



6 Comentários




O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *








RotaExata rastreamento e gestão de frota

RotaExata é uma plataforma de gestão veicular que ajuda empresas a alavancar suas entregas e serviços.


Redução de custo com rastreamento Redução de Custos Aumento de produtividade com rastreamento Aumento de Produtividade Segurança da frota com rastreamento Segurança e
Organização
Conteúdo exclusivo RotaExata Conteúdos
Exclusivos
Como RotaExata resolve seus problemas Como RotaExata
Ajuda sua empresa
Clientes e resultados Clientes e Resultados

Fique atualizado

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!