Como funciona o Rastreamento Veicular - Vantagens, Tecnologias e Futuro

Existem atualmente inúmeras possibilidades para o rastreamento de veículos, este documento destaca situações, vantagens e benefícios para seu negócio.

Home / Como funciona o Rastreamento Veicular – Vantagens, Tecnologias e Futuro
Você sabe como funciona o rastreamento veicular? De fato, o rastreamento de veículos vai muito além de apenas obter uma posição de localização, visto que pode significar o sucesso ou o fracasso do seu negócio. Sendo assim, preparamos este documento para apresentar o potencial, geralmente não explorado do rastreamento veicular. E como podem auxiliar no aumento de produtividade e redução de custos na sua empresa. Ao ler este material, esperamos que você adquira um bom conhecimento em:
  1. Fundamentos do rastreamento de veículos
  2. As tecnologias no mercado de rastreamento
  3. Rastreamento veicular como solução logística
  4. Porque sua empresa deve ter um sistema de rastreamento veicular
  5. O futuro do rastreamento veicular

Como funciona o rastreamento veicular?

Em síntese, o rastreamento veicular é o serviço oferecido por softwares que captam, coletam, armazenam e transmitem dados de localização, eventos de telemetria e outras especificações relacionadas à frota veicular. É por meio desse método que você pode identificar o que está acontecendo nas operações de campo, monitorar os itinerários e encontrar formas de corrigir os motoristas, ou adverti-los.

Fundamentos do Rastreamento de Veículos (RV)

fundamentos rastreamento veicular

Atualmente, existem inúmeras possibilidades para o rastreamento e monitoramento de veículos, este documento destaca situações, vantagens e benefícios especificamente para empresas que possuem um ou mais veículos.

Surgimento

Para que você entenda como funciona o rastreamento veicular, é essencial que saiba como essa funcionalidade surgiu. Em suma, o início da operação dos sistemas de rastreamento veicular ocorreu em Chicago, no final da década de 1960. No início eram chamados de Automatic Vehicle Location (AVL), que foi criado inicialmente como uma ferramenta de apoio a gestão de tráfego. Atualmente os sistemas de rastreamento veicular são utilizados principalmente como ferramenta de gerenciamento logístico e de risco. No Brasil, o emprego deste tipo de sistema iniciou-se por motivos de segurança, visando à prevenção de roubos e/ou recuperação de bens. Pode-se dizer que o rastreamento veicular é um sistema de monitoramento que gerencia a localização e o estado de um veículo a cada momento, enquanto ele se desloca sobre a superfície terrestre. O rastreamento e o monitoramento visam o fornecimento e o gerenciamento sistemático da posição e do estado dos veículos, com variados níveis de exatidão e intervalos de tempo. É empregado para aumentar a eficiência das entregas e serviços de campo, otimizar o uso dos veículos, reduzir o custo operacional e atender as exigências de seguradoras, uma vez que aumenta a segurança do veículo, motorista e carga.

Funcionamento

No geral, a forma como funciona o rastreamento veicular é essa: os sistemas processam dados espaciais e temporais, além de outros dados sobre o veículo como ignição, velocidade, quilometragem percorrida, RPM, estado das portas, aceleração, frenagem, dentre vários outros itens e sensores. Além disso, para saber mais sobre como funciona o rastreamento de veículos, você deve entender que essa ferramenta desembarcou no Brasil na década de 90, tendo como alvo empresas de transporte. O investimento nesse tipo de serviço soava proibitivo aos ouvidos do público em geral devido ao alto custo. Justificava-se então o valor do serviço relacionado ao alto custo dos equipamentos e da transmissão de dados, ambos dependentes de tecnologia importada, com locação de comunicação de satélites, coisas que para o mercado nacional era absurdamente caro. Na década de 1990 quem tinha um telefone celular também era considerado pelo menos, uma pessoa "muito bem de vida" correto?

Então, o que mudou de lá para cá?

As mudanças acerca de como funciona o rastreamento veicular se deram em praticamente tudo: desde o tamanho, origem e tecnologia dos equipamentos – o que por sua vez reduziu drasticamente o valor deste item, até mesmo o cenário da comunicação nacional. Hoje em dia todo mundo que opta por um telefone celular acaba escolhendo um smartphone com acesso a internet, a mesma que hoje é utilizada para a comunicação de dados dos rastreadores veiculares, ou seja, tornou-se algo acessível, de baixo custo e com benefícios importantes - Principalmente para empresas. Para quem busca contratar esse serviço (Rastreamento/Monitoramento), eu coloco na minha opinião em ordem de importância alguns itens fundamentais para serem avaliados:
  1. Custos de implantação
  2. Benefícios do sistema
  3. Formas de contratação
  4. Tecnologias Envolvidas

Os componentes do rastreamento veicular

como funciona o rastreamento veicular

A utilização de sistemas de posicionamento estão em franca expansão no Brasil, há uma tendência cada vez maior para tecnologias que tenham um apelo logístico e de gestão. Existem grandes diferenças entre os inúmeros equipamentos e sistemas disponíveis no mercado que hoje servem para muitos outros propósitos além da segurança. Muitas vezes percebemos que o consumidor é tentado a adquirir equipamentos de uma outra marca só porque é mais famosa, ou porque seu concorrente a utiliza, ou um amigo recomendou, ou porque o vendedor atendeu muito bem, porém, se esquece da parte que realmente interessa: que o modelo de equipamento e o sistema atendam plenamente às suas necessidades e de seus clientes. Basicamente todo sistema de rastreamento veicular é dividido em 3 componentes:

1º – Sistema de posicionamento

Ou seja, a forma como localizar um dispositivo móvel em um determinado local.

2º – Meio de comunicação

É a forma como são transmitidos os dados de localização e telemetria de um dispositivo móvel para uma estação ou central de rastreamento.

3º – Sistema de Rastreamento/Monitoramento e Gestão de Veículos

Sistemas informatizados com mapas digitais, que vão desde simples visualizadores até sistemas integrados com gestão e otimização de frotas. Todo sistema de alta precisão utiliza um receptor GPS, e portanto pode-se dizer que o rastreamento é "via satélite", mesmo que a comunicação entre a central e o equipamento não seja através de satélites, mas sim pela rede GPRS de operadoras de telefonia celular. Com relação ao meio de comunicação entre o veículo (equipamento embarcado) e a central de monitoramento ela pode ser:

Os três tipos de rastreamento

Rastreamento Via Rádio

  1. Mais barata
  2. Cobertura limitada a regiões específicas
  3. Posicionamento limitado (Conforme disponibilidade de antenas)

Rastreamento Via Satélite

  1. Dois tipos distintos: estacionário e orbital
  2. Mais caro
  3. Cobertura em qualquer ponto (teoricamente)
  4. Posicionamento limitado (A cada 2 minutos)

Rastreamento Via rede de Telefonia Celular

  1. Cobertura abrangente em regiões urbanas e principais rodovias
  2. Melhor relação custo-benefício
  3. Posicionamento constante (Ideal para operações logísticas)
Dessa forma, tanto o posicionamento quanto a comunicação tendem a ser muito parecidos em todos os sistemas de rastreamento. O verdadeiro diferencial entre as soluções de rastreamento é o software, é ele quem trata as informações e faz todo o controle dos veículos e suas operações. Investir em um sistema de rastreamento veicular é a melhor solução para garantir segurança, confiabilidade e planejamento das operações, seja para um único veículo ou para uma frota maior. É extremamente importante que o consumidor faça uma comparação entre as soluções de vários fornecedores antes de fechar negócio.

Rastreamento veicular como solução logística

Rastreamento como solução logistica

O rastreamento veícular (RV) tem como objetivo principal nos dias de hoje, ajudar empresas na luta para diminuir seus custos operacionais e de veículos, tornando-se uma ferramenta essencial no dia a dia das empresas que de alguma forma utilizam veículos para atividade externas (Coletas, entregas, serviços e visitas). Todo veículo de empresa realiza algum tipo de atividade externa, seja uma coleta, entrega, serviço ou visita. Cada veículo pode ter um tipo de operação específica que atenda a uma determinada demanda. A logística de entrega e serviços é uma área de grandes desafios para as empresas brasileiras, especialmente porque a maior parte é feita utilizando o modal rodoviário. Atualmente, muitas empresas não gerenciam corretamente suas operações logísticas e, por isso, é comum que muitos gestores só tomem conhecimento de problemas existentes quando o cliente, insatisfeito, entra em contato para reclamar sobre um problema. Para mudar essa lógica passiva de atendimento e atuar de maneira mais proativa diante dos problemas de entregas e serviços executados por um veículo, é necessário controlar e fiscalizar as suas operações de campo, e um sistema de RV eficiente pode ser a chave do sucesso neste processo.

Logística em produtos

A maneira como funciona o rastreamento veicular faz com que ele se torne eficiente para empresas realizadoras de entregas, uma vez que monitora todo o processo de entrega, e assim, mantém o gestor atualizado sobre o status daquela operação. Ademais, se o seu objetivo é aumentar o número de entregas no dia, o sistema ainda oferece ferramentas nas quais você pode criar regras, como o tempo de permanência em um cliente, por exemplo. Dessa maneira, você evita que os motoristas fiquem ociosos, e ainda aumenta a produtividade da sua equipe.

Logística em serviços

No caso das empresas prestadoras de serviço, o rastreamento também oferece suas vantagens. Como os serviços demandam um maior tempo, o gestor pode igualmente utilizar a regra do tempo de permanência, e caso o motorista ultrapasse esse período, o buzzer é ativado, e o gestor é notificado. O rastreamento é eficaz para quem deseja potencializar o desempenho da prestação de serviços.

5 motivos pelos quais a sua empresa deve ter um sistema de rastreamento de veículos

Painel de veículos

Saber como funciona o rastreamento veicular é o começo para que você entenda a necessidade dessa ferramenta para a sua empresa. Rastrear um veículo é, sem dúvida, uma tecnologia poderosa.  Com apenas um dispositivo - duas vezes menor que um smartphone - você sabe em tempo real onde um determinado veículo está na estrada. Além disso, tem acesso às informações: média de velocidade, quilometragem, tempo desligado,  tempo ligado e outras informações. Um sistema de RV é a maneira mais eficiente para assumir o controle de sua frota. Por meio dele, você se mantém informado sobre todas as decisões e operações de campo que envolvem motorista, veículo, entregas ou serviços. Veja abaixo alguns bons motivos para sua empresa adotar um sistema RV:

1. Controle absoluto e em tempo real da frota

Especialmente quando o número de carros da frota é reduzido, limitando-se a um ou dois veículos, por exemplo,  pensa-se que não vale tanto a pena investir em um software para gerir os deslocamentos e o tempo gasto no cumprimento das rotas. No entanto, quando há um monitoramento constante da frota, tanto os empreendedores que estão à frente de organizações com frotas enormes quanto aqueles que possuem frotas enxutas, terão acesso a dados importantes sobre como os veículos. Isso inclui como eles estão sendo utilizados pelos motoristas e onde eles eles estão a cada etapa do processo logístico. Dessa forma, passa a ser viável acompanhar, por meio do sistema de rastreamento, qual é a localização de cada veículo naquele instante, o itinerário que foi percorrido, a velocidade média de deslocamento e qual o nome do motorista responsável pelo veículo dentre outros inúmeros fatores que podem ser do interesse da empresa.

2. Precisão nas informações e tomada de decisões

Ao entender como funciona o rastreamento veicular de alta tecnologia, você passa a ter acesso não só às rotas, mas à toda a movimentação da frota e às demais informações sobre o veículo em tempo real. Por conta disso, a taxa de geração e recebimento de informações incorretas cai a praticamente zero, de maneira que as operações logísticas que envolvem as cargas, descargas e entregas nos destinos adequados atinjam um nível de confiabilidade e exatidão sem igual se comparadas a uma organização que não adota um software do mesmo nível. Rapidamente se saberá sobre algum desvio, acidente ou eventual sinistro — como um roubo de carga, por exemplo. Isso vai permitir que o dono do empreendimento ou seu gestor encarregado tome as devidas providências da forma mais ágil possível. Ele pode agir municiando os apropriados reparos e acionando o seguro, caso necessário, tudo com muito mais segurança de que se está tomando a decisão mais correta. Os softwares mais modernos disparam mensagens automáticas na ocorrência de eventos fortuitos e diversos do planejado. Uma ferramenta como essa se mostra, dessa maneira, como uma impressionante vantagem competitiva. Como as irregularidades com a carga tenderão a se dissipar,  a perda patrimonial da empresa será aliviada nos serviços logísticos, que antes poderiam ser pouco visualizados ou não feitos adequadamente.

3. Planejamento de rotas e economia de combustível

Contando com um monitoramento preciso em tempo real, não somente a certeza de que as mercadorias serão entregues no endereço certo, mas ainda se poderá prever as melhores rotas para os veículos. Nesse contexto, pode-se planejar os melhores trajetos para que os veículos cheguem ao destino e cumpram sem maiores obstáculos a entrega do produto ou realização do serviço, prevendo e eliminando com a devida antecedência atrasos de tráfego. Essa medida vai possibilitar não só o cálculo de deslocamentos mais ágeis, mas também a economia de combustível no cumprimento dos trajetos programados.

4. Aumento da operacionalidade da equipe

Quando o gestor anuncia aos funcionários da logística, motoristas e demais colaboradores do setor de distribuição que a frota passará a ser monitorada por um sistema de rastreamento, os integrantes da equipe normalmente passam a ter uma postura mais ativa e diligente, de modo que o tempo ocioso diminui e os desvios de percurso são praticamente suprimidos. E isso automaticamente proporciona uma melhora considerável na produtividade do grupo, o que faz com que os serviços logísticos ganhem muito em tempo e reduzam custos em diversos aspectos. Faça o teste e se surpreenda com o novo comportamento dos funcionários, que passarão a estar sempre muito mais vigilantes, inclusive diminuindo os acidentes nas rodovias, já que saberão que o patrão — ou os gestores do setor logístico — poderão vigiar, em tempo real, os movimentos e as transições de roteiros feitos pelos veículos.

5. Conservação adequada e preventiva da frota

Um ponto importante — e que muitas vezes é pouco lembrado pelos gestores e empreendedores como sendo um benefício de grande conveniência para a empresa — é que o monitoramento vai permitir a redução dos custos administrativos e o melhor planejamento da manutenção dos veículos que compõem a frota. Como as rotas, a quilometragem efetivamente rodada e os caminhos pelos quais cada veículo passou poderão ser calculados e monitorados, será possível fazer um programa de manutenção periódica da frota, de modo que os reparos, substituição de peças, troca de óleo e de filtros, além dos serviços gerais de conservação possam ser cumpridos sem surpresas e dentro das expectativas de despesas da empresa. Além de obter mais segurança, controle, precisão, economia e acréscimo da operacionalidade de seu time de funcionários, ao adotar uma boa solução de rastreamento veícular, você também terá muito mais facilidade para fazer a gestão de sua logística. Se os serviços que você oferece lidam, de algum modo, com a gestão de frotas e operações logísticas (Entregas e Serviços), o monitoramento de veículos vai garantir que suas operações tenham a mais alta qualidade, diferenciando sua empresa no mercado e elevando sua reputação entre os clientes.

O futuro do RV: como funciona o rastreamento veicular agora e como será daqui em diante?

o futuro do rastreamento veicular

Nos sistemas de RV previstos, o computador (nas suas mais diversas formas) estará embarcado nos veículos e nas vias de uma maneira mais ampla, de forma invisível para o usuário. Eles agirão de modo inteligente, com a capacidade de obter informação sobre o ambiente com o intuito de monitorar, controlar, configurar e ajustar a aplicação para melhor atender às demandas dos usuários. Você já ouviu falar no ITS? ITS (Intelligent Transport System) ou Sistema Inteligente de Transporte (SIT) é um conjunto de soluções tecnológicas que tem como objetivo levar comodidade e conforto aos usuários de transporte público além de facilitar o gerenciamento operacional de empresas que trabalham com entregas e serviços externos. Existem diversos tipos de dispositivos que compõem esse sistema. O GPS, posicionamento geográfico, os softwares de bilhetagem eletrônica e de gestão de frota, sistemas de informação ao passageiro, sensores de telemetria e a comunicação entre os veículos e a central. Sistemas de rastreamento veícular (RV) fazem parte de um ITS/SIT e são peças fundamentais para o controle e gerenciamento de operações logísticas. O primeiro sistema usado para resolver problemas de trânsito foi à criação dos semáforos. Hoje em dia essas tecnologias evoluíram e contribuíram para ter uma segurança maior nas estradas, principalmente durante as viagens. As possibilidades para empregar um sistema inteligente de transporte – SIT para melhorar o cotidiano das empresas e tornar as cidades mais inteligentes são muitas. Sistemas de RV do presente e futuro deverão atender os quatro principais paradigmas de um SIT/ITS:

Os 4 paradigmas

1º - Integração

Sistemas com diferentes capacidades de processamento e memória que realizam tarefas de maneira autônoma e colaborativa, comunicando-se por meio de uma rede com topologia dinâmica. A ideia é alcançar os usuários em qualquer lugar e em qualquer instante (sistemas omnipresentes).

2º - Diversidade

Recursos diferenciados e exclusivos para cada operação, passando de dispositivos de propósito geral para dispositivos específicos, com capacidade e recursos destinados a atender uma dada aplicação.

3º - Conectividade

Sistemas de diferentes portes e recursos devem ser facilmente conectados em redes de diversos tipos de tecnologias, para compor uma aplicação.

4 º - Simplicidade

A última coisa que você precisa saber sobre como funciona o rastreamento veicular é a seguinte: a interface com o usuário deve ser intuitiva, eficiente e adequada a sua necessidade. O futuro do rastreamento de veículos é algo sofisticado, que compreende tecnologias de aquisição de dados, de atuação, de processamento local e comunicação, e suas aplicações. Nesse futuro não muito distante, o que definirá o sucesso são as aplicações, que serão mais sofisticadas. Elas estarão muito à frente do que se vê hoje em nosso país, em que a demanda por aplicações na área de gestão de frotas e rastreamento ainda é tímida e se concentra na simples aquisição de dados da posição, agora passando pelo encantamento da telemetria - pura ainda, mas em alguns casos sem muita análise e síntese. Esperamos que este e-book possa esclarecer como funciona o rastreamento veicular, tanto para empresas de pequeno quando de grande porte. Se você tiver dúvidas ou sugestões, fique a vontade para compartilhar.

Desenvolvemos um novo conceito para gerenciar sua frota de forma mais eficiente e automatizada, integrando rastreamento, gestão de veículos e controle de entregas e serviços de campo.

Conheça o RotaExata Tag: , , , ,






O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *








RotaExata rastreamento e gestão de frota

RotaExata é uma plataforma de gestão veicular que ajuda empresas a alavancar suas entregas e serviços.


Redução de custo com rastreamento Redução de Custos Aumento de produtividade com rastreamento Aumento de Produtividade Segurança da frota com rastreamento Segurança e
Organização
Conteúdo exclusivo RotaExata Conteúdos
Exclusivos
Como RotaExata resolve seus problemas Como RotaExata
Ajuda sua empresa
Clientes e resultados Clientes e Resultados

Fique atualizado

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!