Logística Otimizada com uso de roteirizador

Empresa que possui uma frota de 28 veículos, obtém economia na ordem de R$650mil/ano, ao realizar mudanças na sua gestão logística.

Home / Logística Otimizada com uso de roteirizador

Muito se ouve falar em logística otimizada para ganhar agilidade e eficiência, mas na teoria tudo parece muito bonito e fácil, não é mesmo? É por isso que hoje, trazemos um caso real para vermos como isso pode ser alcançado na prática!

Todos os dados e valores aqui apresentados são reais e originais. A identidade da empresa foi preservada a pedido do proprietário, por questões de segurança. Possuímos diversos outros casos semelhantes que podem ser apresentados com identificação caso solicitado.

caminhão na estrada com sinal de rastreamento e tela de roteirizador
rastreamento e roteirizador aliados da otimização logística

Realidade comum das Frotas

Uma determinada empresa industrial, possui uma frota de 28 veículos que opera no transporte de matéria prima para sua unidade fabril e nas entregas de produtos acabados a diversos estados do nordeste e sudeste, rodando aproximadamente 100 mil km/mês. 

Em um primeiro momento, os controles da área logística eram realizados em planilhas, consumindo muito tempo do gestor impedindo-o de identificar gargalos e pontos de melhoria nos processos.

Além do tempo perdido, o controle por planilhas não garante a fidelidade dos dados e pode acabar gerando distorções no fim das contas. 

Hoje em dia, existem diversos softwares que prometem controlar os veículos da frota e trazer facilidade para o gestor. No entanto, é preciso estar atento à qualidade da captação dos dados que esses sistemas se propõem a fazer, a frequência, onde é armazenado, como é feita sua exportação e se possui facilidades com integração a outros sistemas, pois todos esses fatores influenciam na agilidade da sua gestão.

 A empresa em questão possuía um sistema de rastreamento, porém limitado, logo sua gestão de frota não havia indicadores demonstrando oportunidades de otimização, nem controles de alguns riscos organizacionais. 

Mudando o cenário em busca de resultados.

Diante desse cenário, a empresa entendeu que a sua gestão de frota precisava passar por algumas mudanças para reduzir os gastos e potencializar sua logística. Foi então que a empresa buscou por especialistas na área da gestão de frota, para trazer soluções inteligentes e novas estratégias. 

A adequação do processo e gestão de logística implementada pela SRD Gestão Organizacional aliada a implantação do SAAS RotaExata, propiciou redução de custos e melhor controle à organização logo no primeiro mês. 

Foram definidas e alinhadas políticas de frota, a fim de melhorar a conduta dos colaboradores, reforçada com o uso da ferramenta de identificação de motorista. 

Analisando a operação da empresa, viu-se também a necessidade de implementar os três módulos do RotaExata: rastreamento, gestão e operação, incorporados assim novos indicadores de gestão logística aos processos. 

Resultados, na prática!

Após estruturadas as novas metodologias para a gestão de frotas e implantadas as novas ferramentas, foi possível analisar e registrar as mudanças e melhorias com base em dados. Afinal, a melhor maneira de gerir e garantir a eficiência da sua gestão é trabalhando com informações precisas, indicadores e dados em tempo real

Sendo assim, notou-se que a assertividade das entregas, controle dos pontos de parada e parada no endereço correto na primeira vez, aumentou de 32% para 82%. No período houve o crescimento de 35% no número de viagens, e apesar disso, o tempo de viagens permaneceu inalterado. 

Anteriormente a área de logística não conseguia definir a distância percorrida planejada/ideal, e isso gerava gargalos de tempo e custos. Nos últimos meses as programações de entregas já tem sido 91% roteirizadas e a perda - relação entre distância planejada e ideal, reduziu 81% em um ano, representando uma economia na ordem de R$650 mil/ano com gastos de combustível, contando com a redução de gastos em outros fatores, a margem de economia total ultrapassa esse valor.

Promoveu-se também melhorias de controle dos motoristas da logística como: identificação imediata do motorista e suas informações; controle de multas através da identificação do motorista; dentre outros. 

Propiciou-se ainda na área logística a redução do risco organizacional através de implementação de "Política de condução", do controle da velocidade máxima dos motoristas - a qual infração reduziu significativos 96%, e do controle de direção fora do horário permitido. 

Para consagrar o sucesso do projeto, mesmo com incremento de 8% das entregas no período do estudo, o custo com logística foi quase 20% menor sobre o faturamento em relação ao mesmo período anterior mesmo sem abater a inflação, superior a 6% no período.

O segredo da otimização logística!

A proposta de otimização da gestão de frotas, muitas vezes pode soar como algo idealista demais, ou até superficial pois muito se fala por aí a respeito, mas pouco se apresenta métodos aplicados a casos reais e embasado com dados.

A combinação de uma ferramenta que está sempre em desenvolvimento para promover o controle total e efetivo da frota com tecnologias e métodos inovadores, aliado à conhecimento e estratégias é fórmula garantida para o sucesso da sua área logística! Esse caso real, foi relatado por Vladimir Ornelas em parceria com a RotaExata.

Para saber mais entre em contato com a SRD Gestão Organizacional. Vladimir Ornelas é administrador com especialização em gestão empresarial e em qualidade e produtividade. Consultor associado e responsável por tecnologias competitivas na SRD Gestão. In/vladimirornelas. 

Um time de especialistas à disposição para entender melhor o seu negócio e apresentar
o RotaExata na hora, sem compromisso!
Marcar bate-papo

Tag: , , , , ,






O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *








RotaExata rastreamento e gestão de frota

RotaExata é uma plataforma de gestão veicular que ajuda empresas a alavancar suas entregas e serviços.


Redução de custo com rastreamento Redução de Custos Aumento de produtividade com rastreamento Aumento de Produtividade Segurança da frota com rastreamento Segurança e
Organização
Conteúdo exclusivo RotaExata Conteúdos
Exclusivos
Como RotaExata resolve seus problemas Como RotaExata
Ajuda sua empresa
Clientes e resultados Clientes e Resultados

Fique atualizado

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!