Roteirizador: uma ferramenta eficiente no ganho operacional

O ganho operacional aponta o quanto a sua frota tem sido produtiva, além de mostrar se as suas operações de campo são eficazes ou eficientes. Você sabe a diferença entre esses dois termos?

Home / Roteirizador: uma ferramenta eficiente no ganho operacional

Segundo um grande nome da gestão, Frederick W.Taylor, por exemplo, a produtividade é a principal finalidade de uma corporação. Nesse sentido, o autor citou: “Os interesses dos funcionários e da empresa devem estar alinhados, pois isso garante um aumento da produtividade uma vez que todos trabalharão contentes.” Portanto, para alinhar a visão em uma empresa, é necessário que todo o processo seja devidamente organizado. Neste artigo, vamos te mostrar qual o papel do roteirizador no ganho operacional e no crescimento da produtividade em empresas que dependem de frota veicular.

O chamado ganho operacional é caracterizado pela forma como se dá o desempenho de uma empresa. Isso é, se ele foi verdadeiramente positivo, ou apenas cumpriu o que “se esperava” que cumprisse. De fato, grandes empresas são aquelas que ultrapassam do básico, e atingem resultados ainda maiores! A frota veicular merece atenção nesse cenário, já que é por meio dela que ocorrem as operações de campo e consequentemente, os possíveis atrasos, desvios de rota, contratempos nos atendimentos e gastos excessivos; fatores que comprometem a imagem da sua empresa.

Por isso, o roteirizador é a ferramenta ideal para organizar as operações da frota. Com essa organização, evitar os danos anteriormente mencionados e os gastos excessivos com os veículos, muitas vezes causados pela má conduta dos motoristas. Combustível, manutenções e até mesmo multas, são os principais gastos relacionados à frota, esses, por sua vez, podem ser evitados com a organização dos itinerários e a correção do comportamento dos condutores; é isso que configura o ganho operacional!

Tenha como objetivo transformar as suas operações em verdadeiramente eficientes!

Eficácia X Eficiência: Como o roteirizador pode impulsionar a sua empresa perante à concorrência?

Apesar de parecerem ter o mesmo significado, esses dois conceitos remetem a ideias diferentes. Iremos te explicar detalhadamente no quadro abaixo:

diferença entre eficácia e eficiência

Em síntese, tanto um trabalho eficaz quanto um serviço eficiente cumprem os objetivos propostos. A diferença está na forma em que isso é realizado, e quais as consequências que o processo deixa.

Aplicando esses conceitos à lógica das operações de campo, tem-se o quadro abaixo:

o roteirizador eficiente e o ganho operacional

Agora que você sabe qual a diferença entre esses conceitos, e quais as vantagens da eficiência em suas operações, é você quem decide em qual coluna irá se enquadrar. O roteirizador foi desenvolvido com o objetivo de tornar a sua prestação de serviços verdadeiramente eficiente, e por isso, é composto por muitas ferramentas úteis.

Como o roteirizador influencia no ganho operacional da empresa?

Como mencionamos acima, o roteirizador garante a eficiência da sua frota veicular. Porém, de que maneira isso acontece? Nesse tópico, iremos explanar sobre cada um dos detalhes do módulo de roteirização, bem como as vantagens que ele traz:

1. Redução de custos na operação

Como já te explicamos, a redução de custos é um dos aspectos da eficiência. Ainda mais quando se trata das operações de campo, em que os gastos envolvem várias áreas, é fundamental que esse processo seja eficiente.

Em suma, os custos são reduzidos pois o software de roteirização aponta os trajetos mais rápidos. Com base nos dados de localização advindos do rastreamento veicular, o sistema encontra os veículos mais próximos dos pontos cadastrados no mapa (clientes e destinos), facilitando assim o deslocamento. Nesse quesito, a redução não se dá apenas em relação ao combustível, mas diz respeito ao tempo utilizado para chegar em um lugar também.

Ademais, essa redução é um reflexo do ganho operacional, uma vez que quanto maior a produtividade de um serviço, mais eficiente ele é; e como você já aprendeu, uma das características da eficiência é justamente a diminuição dos custos nesse processo.

2. Diminuição do número de veículos utilizados em cada operação

Outra característica do ganho operacional é a otimização das operações. Isso é, o fato de o trajeto ser realizado com eficiência, trata-se de um resultado da organização.

O roteirizador propõe os trajetos com o objetivo de torná-los mais práticos para a empresa. Portanto, conseguir organizá-los designando-os para um número menor de motoristas é uma vantagem. Quanto menor o número de condutores realizando o mesmo número de entregas (sem reduzir a demanda), mais benéfico para você será, já que alguns veículos não serão utilizados, e assim não haverá gastos desnecessários.

3. Melhor experiência do cliente

Por fim, devemos ressaltar que não é só você quem se beneficia por meio de uma operação eficiente, os seus clientes também!

Como você já observou no quadro, por meio do roteirizador os serviços podem ser concluídos até mesmo antes do prazo, o que caracteriza uma vantagem gigantesca para o cliente. Em uma pesquisa realizada pelo grupo PwC, foi constatado que cerca de 40% dos consumidores estão dispostos a pagar um valor a mais, objetivando receber a sua entrega e/ou prestação de serviços em um menor período de tempo.

De fato, a geração de hoje é marcada pela pressa e pelo “just in time”. Por isso, quanto mais rápido você agir, melhor será a experiência do cliente. Você pode contar com o roteirizador nesse processo!

A roteirização dos trajetos multiplica a velocidade das operações. Ela reduz os deslocamentos e otimiza o trabalho dos motoristas (que por meio do módulo matriz - o rastreamento - estão sendo monitorados, e não podem ficar “jogando tempo fora”).

Portanto, o ganho operacional é uma realidade comprovada e assegurada pelo roteirizador. A meta é proporcionar operações verdadeiramente eficientes, para que a sua empresa cresça bastante!

Como está funcionando na sua empresa? Suas operações de campo são eficazes ou eficientes? Conta para a gente! Você pode saber mais sobre os diferenciais do nosso roteirizador por meio deste artigo: - que te explicará o porquê de o Rota ser o desenvolvedor do melhor sistema de roteirização do mercado!

Conheça na prática o sistema de roteirização aliado ao rastreamento, e confira os diferenciais que só ele tem!


Veja uma demonstração agora!

Tag: , , , ,






O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *








RotaExata rastreamento e gestão de frota

RotaExata é uma plataforma de gestão veicular que ajuda empresas a alavancar suas entregas e serviços.


Redução de custo com rastreamento Redução de Custos Aumento de produtividade com rastreamento Aumento de Produtividade Segurança da frota com rastreamento Segurança e
Organização
Conteúdo exclusivo RotaExata Conteúdos
Exclusivos
Como RotaExata resolve seus problemas Como RotaExata
Ajuda sua empresa
Clientes e resultados Clientes e Resultados

Fique atualizado

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!