Produtividade das operações de campo: Saiba como a Trinitá a aumentou em 20%!

Você deseja aumentar a produtividade das operações de campo? Saiba como o Grupo Trinitá, que depende da frota para a prestação de serviços, aumentou em 20%!

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Para aumentar a produtividade das operações de campo são necessárias algumas atitudes, as quais mudam a realidade da frota e otimizam o serviço de empresas dependentes de veículos corporativos.

O Grupo Trinitá é um cliente da RotaExata que serve como prova disso, tendo em vista os resultados que alcançou ao utilizar o sistema de rastreamento veicular e o módulo de roteirização.

Localizada em Balneário Camboriú, a Trinitá é uma empresa prestadora de serviços, do ramo de saneamento. Tendo como pilar a qualidade em cada atendimento e a resolução rápida dos problemas dos clientes, a companhia é uma das grandes marcas do segmento, em Santa Catarina.

Dentre as atividades prestadas, estão: desentupimento, esgotamento, hidrojateamento e coleta de resíduos. Serviços que dependem de profissionais muito bem capacitados e treinados, os quais formam a equipe de campo da Trinitá.

Para realizar cada uma dessas funções, a empresa depende de uma frota veicular, composta atualmente por 8 caminhões, zelados e conservados com o intuito de gerar a melhor experiência para os clientes.

Neste contexto, ao contratar o sistema RotaExata, a Trinitá percebeu que havia alguns pontos que podiam ser melhorados, para que a produtividade das operações de campo aumentasse e os serviços fossem ainda mais excelentes.

No presente artigo, vamos te contar como a empresa prestadora de serviços aumentou seu rendimento em 20%, bem como te daremos informações completas sobre as ferramentas ideais para a sua frota. Confira!

Itinerários organizados e ajustados: como isso afeta na produtividade das operações de campo?

De acordo com o gestor da Trinitá, Lucas Clivati, os serviços prestados pela empresa são demandados de forma bastante imprevista, o que caracteriza um modelo de trabalho de pronto atendimento.

Ou seja, como a empresa oferece serviços do segmento de saneamento, é comum que haja a solicitação de retornos ou de atendimentos de última hora, em casos de emergência.

Tendo isso em vista, uma necessidade da companhia - para um melhor gerenciamento interno e das atividades em campo - era a organização dos trajetos, que visava que todos os pontos de atendimento pudessem ser visitados pelos caminhões, da forma mais ágil possível.

Foi com essa instância que a Trinitá começou a busca por um sistema que melhorasse esse processo, de forma a potencializar o rendimento dos motoristas e organizar as rotas para a realização dos serviços.

Parceria: RotaExata e Trinitá

A contratação do RotaExata ocorreu logo depois. Lucas comentou que o fato de o Rota ser um sistema integrado e completo (3 em 1: rastreamento + gestão + roteirização), foi o que mais chamou a atenção dele, por conta de todos os benefícios que o software pode proporcionar, já que fornece um alto volume de informações relacionadas à frota, bem como possibilita que os dados sejam cruzados, resultando assim em relatórios eficientes.

Assim, os trajetos passaram a ser baseados nos dados de localização do rastreamento veicular e planejados pelo roteirizador, que determina as melhores rotas de acordo com as necessidades da frota.

Como o modelo de prestação de serviços da empresa envolve o pronto atendimento, o roteirizador se fez necessário para a indicação dos trajetos mais viáveis para o destino, que tinha que ser visitado naquele mesmo momento.

Dessa forma, atrasos foram evitados e a produtividade das operações de campo foi garantida.

Por que organizar os trajetos?

A Trinitá é um exemplo real, que demonstra a necessidade das empresas - portadoras de frotas - por uma organização efetiva dos trajetos.

Quando as rotas não são apropriadamente organizadas, alguns malefícios podem atingir a empresa em questão, cujo desempenho depende diretamente dos serviços realizados pelos veículos.

Dentre esses malefícios, destacam-se os três seguintes:

#1 Atrasos na prestação de serviços

Os atrasos caracterizam experiências desfavoráveis para os clientes, que passam a questionar a qualidade do serviço e até mesmo a credibilidade da sua marca.

Além disso, os atrasos demonstram uma improdutividade por parte da sua empresa, que não está performando em todo o seu potencial.

Lembre-se que a forma como os clientes vêem o seu negócio é fundamental para o seu sucesso. Por isso, para atingir a produtividade das operações de campo, atrasos não podem ocorrer de maneira alguma!

#2 Economia prejudicada

A falta de organização dos trajetos também pode desencadear uma economia interna prejudicada, já que a sua empresa não está conseguindo prestar um número adequado de serviços, no determinado período de tempo.

Ademais, se as rotas não são planejadas anteriormente, sua empresa corre o risco de estar gastando com combustível de forma extremamente exagerada, por estar traçando caminhos que não fazem muito sentido.

É ideal que em conjunto à organização dos trajetos, você faça um gerenciamento financeiro de todos os custos relacionados aos veículos, para que a sua economia permaneça saudável.

#3 Oportunidade para a má conduta dos motoristas

Por último, se as suas operações de campo não são organizadas, certamente a conduta dos seus motoristas também não será.

Caso a sua empresa não tenha uma política de frota efetiva, ou até mesmo um planejamento para cada dia, é comum que o mau comportamento por parte dos condutores comece a aparecer.

Dessa forma, esse malefício gerará outros malefícios ainda maiores posteriormente, como o uso indevido do veículo, por exemplo. Alguns componentes dessa inadequação são: desrespeito às regras de trânsito, desvio de rota e uso do veículo para fins particulares, o que ocasiona prejuízos imensuráveis.

Ou seja, a organização dos trajetos é indispensável na realidade de empresas portadoras de frotas, em especial se a sua companhia deseja aumentar a produtividade das operações de campo e evitar gastos exacerbados, como a Trinitá fez.

Saiba o que proporcionou um aumento de 20% na produtividade das operações e ainda gerou economia de diesel

Segundo o gestor da frota da Trinitá, Lucas, um dos resultados alcançados pela empresa após a contratação do RotaExata - já de imediato - foi o aumento da produtividade nas operações de campo, que pode ser observada no primeiro mês de parceria.

Em um levantamento realizado pela empresa, Lucas descobriu que a produtividade da frota veicular e da prestação dos serviços passou por um aumento de 20% nos primeiros trinta dias, o que demonstra que os resultados foram rápidos e efetivos.

Nas palavras do gestor: “Com o RotaExata a gente consegue tornar o cotidiano dos veículos muito mais previsível, pois podemos fazer reajustes e cancelamentos de forma muito rápida.”

É por conta dessa previsibilidade e facilidade que o sistema proporciona, que a produtividade pode ser observada em tão pouco tempo.

O grupo Trinitá conseguiu reduzir os custos com combustível de forma simples!

O desempenho produtivo da Trinitá também pode ser visto na economia, que melhorou consideravelmente.

No depoimento do gestor, ele nos contou que os custos com diesel dos caminhões foram reduzidos, resultando assim em uma economia mais saudável.

Por conta da organização dos trajetos e a determinação desses por meio do roteirizador, a frota de 8 caminhões passou a se deslocar por itinerários estratégicos, os quais têm como finalidade o ganho operacional.

A redução de gastos elevados com combustível é uma das consequências da implementação do rastreamento veicular, já que as ferramentas do software convergem para a formação de uma frota mais ágil e objetiva, sem má conduta ou ociosidade.

Pontualidade e produtividade dos serviços: confira os benefícios da integração entre os sistemas da Rota e da Trinitá

Para finalizar, deve-se ressaltar que a integração entre os sistemas foi um dos pontos-chave para esse grande aumento da produtividade nas operações de campo.

No RotaExata, existe a alternativa de integrar outro software, combinando assim as informações de ambos os sistemas, a fim de cumprir um objetivo ou facilitar o gerenciamento dos dados, simplesmente.

Foi exatamente isso que a Trinitá fez, visando organizar a rotina dos motoristas e torná-la mais eficiente e alinhada.

Por meio da integração entre as duas plataformas, os condutores passaram a acessar os destinos e o planejamento das operações daquele dia em seus celulares - os trajetos são determinados pelo roteirizador - enquanto o gestor e a equipe do escritório realizam o monitoramento do desempenho em tempo real.

Esse processo facilitou o dia a dia de prestação de serviços da empresa, bem como garantiu pontualidade nas operações.

“Com a implementação do sistema nós pudemos otimizar as nossas rotas, influenciando no consumo de diesel e também na pontualidade da prestação de serviços”. - Gestor da Trinitá.

Ou seja, o conjunto entre o monitoramento veicular e o planejamento estratégico foram primordiais para o sucesso da Trinitá, a resolução de problemas com custos e a otimização dos serviços.

nós podemos definir muito bem o antes e depois de começarmos a utilizar a operação do RotaExata!”

Você pode conferir na íntegra esse case:


No mais, se ficou alguma dúvida, deixe aqui nos comentários. Responderemos com prazer e o quanto antes!

Aumente a produtividade das operações de campo da sua frota por meio do rastreamento e da roteirização!

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