O cliente tem sempre razão ou é sempre a razão?

Certamente você irá concordar comigo de que vivemos uma espécie de “Crise de Mau Atendimento” nos estabelecimentos em geral...

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Certamente você irá concordar comigo de que vivemos uma espécie de “Crise de Mau Atendimento” nos estabelecimentos em geral, crise essa que é observada tanto no comércio, no setor de serviços e até mesmo na indústria. O que importa, no fim, é a questão do cliente. Afinal, ele tem sempre razão?

É impressionante observar o quanto se carece de atitude, comportamento e visão focados na satisfação do cliente, por parte da maioria dos profissionais.

São comuns os casos em que o cliente chega a sentir-se um incomodo e um verdadeiro estorvo para o atendente ou fornecedor, tamanho o despreparo destes profissionais.

Atitudes que beiram ao desrespeito e arrogância são “marcas registradas” em muitos estabelecimentos.

Além do mau atendimento, há outra falha gravíssima, e bastante comum, que é o não cumprimento com o combinado ou prometido.

Bem, cumprir com o combinado é no mínimo a obrigação de quem se dispõem a oferecer algum serviço ou produto para o mercado. E mesmo sendo o óbvio, há quem peque com frequência nesse quesito.

O cenário é caótico! De um lado temos carência de profissionais qualificados e com foco no cliente. E de outro, temos um forte aumento do nível de exigência e o surgimento de clientes exageradamente críticos.

O cliente nem sempre tem razão, é fato.

Mas também se deve considerar de que o cliente, acima de tudo, é a razão de a empresa existir.

Sem cliente não há demanda, não há negócio. Como bem disse Sam Walton, o guru revolucionário do mercado varejista: “Só existe um chefe: o cliente.

E ele pode demitir todas as pessoas da empresa, do presidente do conselho até o faxineiro, simplesmente levando o dinheiro para gastar em outro lugar.” Simples assim, portanto, as empresas e pessoas, que optarem em se diferenciar por meio do Bom Atendimento, certamente obterão ótimos resultados e perpetuarão seus negócios, ao estabelecerem relacionamentos fortes e duradouros com seus clientes.

“Tão ou mais importante do que conquistar novos clientes é fidelizar os atuais.”

É necessário para isso, desenvolver a equipe para que aprenda a atender bem, satisfazer e cativar os seus clientes.

“A propaganda mais poderosa e eficaz é aquela feita pelo próprio cliente. E mais, é grátis.”

Encantar, ou seja, não só atender as expectativas, mas superá-las é a chave para transformar os clientes em verdadeiros agentes de marketing!

Agora, reflita e responda:

Sua equipe está totalmente qualificada e apta para cuidar do seu maior patrimônio: o cliente?







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