Saiba como a roteirização de entregas pode potencializar o desempenho da sua frota!

Para garantir o sucesso das suas operações de campo, a roteirização de entregas oferece as melhores ferramentas, aliadas ao rastreamento veicular, para que você acompanhe os trajetos em tempo real. Saiba como esse módulo funciona!

Home / Saiba como a roteirização de entregas pode potencializar o desempenho da sua frota!

Segundo a Aslog (Associação Brasileira de Logística) o transporte rodoviário para prestação de serviços e entregas compõe cerca de 58% da totalidade das operações logísticas em território brasileiro. Ou seja, os veículos são de extrema importância na realização de atividades econômicas no Brasil, bem como as operações de campo são colaboradoras para a potencialização de uma empresa. Nesse sentido, a roteirização de entregas é uma ferramenta necessária para a organização dessa atividade, já que, quanto melhor o desempenho da frota em campo, maior o crescimento do seu negócio.

Em síntese, problemas como atraso de entregas, gasto excessivo com combustível e demora na prestação de serviços são resultados de operações que não estão alinhadas e geridas o bastante. Isso é, quando não há uma gestão apropriada desse processo, a experiência do cliente não é favorável, visto que o trajeto para a realização dos serviços interfere bastante no resultado final e na visão que o consumidor terá da empresa. Com a roteirização de entregas, os itinerários são criados estrategicamente, sempre visando o melhor desempenho e satisfação por parte do cliente, além de ter como objetivo a redução de tempo e custos.

Neste artigo, você vai conhecer tudo sobre o módulo de roteirização do RotaExata; o seu funcionamento e diferenciais. Confira!

Como funciona a ferramenta de roteirização de entregas?

Para iniciar, é essencial ressaltar que a roteirização de entregas do RotaExata é uma ferramenta auxiliadora do sistema de rastreamento. Diferentemente de outros sistemas, o Rota oferece um roteirizador que é regido pelos dados de localização, e por isso, o acompanhamento das operações em tempo real é um dos principais diferenciais; já que as rotas são montadas de acordo com o rastreamento, e por isso, o objetivo é proporcionar que você confira as operações e se certifique de que elas estão mesmo acontecendo.

A criação dos itinerários se dá a partir dos pontos fixados no mapa, que são os clientes e destinos cadastrados por você. Após registrados no sistema, você pode planejar as operações atribuindo os motoristas a cada destino, e os veículos que serão utilizados. A roteirização é o próprio sistema que faz, com base no rastreamento, como já mencionado; o software direciona os trajetos levando em consideração o caminho mais rápido, que poupe o máximo de tempo e reduza os custos. Assim, é só selecionar os clientes a serem visitados e adicionar as informações que comentamos acima - destinos e motoristas atribuídos a cada um deles - o sistema Rota realiza todo o restante, de forma inteligente!

Durante a execução das entregas e serviços, você pode acompanhá-la pelo sistema, incluindo o status da operação (check-in e check-out) e o tempo que o motorista permaneceu em cada parada.

roteirização de entregas

Planejamento de operação X Pronto atendimento

O sistema faz a roteirização para ambas as situações, tanto para planejamento (agendamento) quanto para pronto atendimento.

O planejamento de operação é realizado antes do dia das visitas, e assim, você agenda o itinerário e deixa tudo preestabelecido: como os motoristas e os veículos responsáveis por realizar os trajetos naquela data. Essa é uma opção favorável para as distribuidoras e transportadoras, que precisam programar anteriormente as entregas a serem realizadas. Assim, o sistema roteiriza o melhor trajeto e mantém armazenadas todas as informações sobre aquela operação, inclusive com a geração de relatórios.

Já no caso do pronto-atendimento, em que a operação é requisitada naquele momento mesmo. Basta registrar os veículos no sistema e vincular os motoristas, bem como colocar o endereço do cliente a ser atendido. Assim, você pode imediatamente acompanhar enquanto o trajeto é executado, de maneira integral. Para o serviço de ambulâncias, alguns casos de delivery e provedores de internet, por exemplo, o pronto-atendimento é uma das formas pelas quais esses segmentos mais operam no cotidiano; por isso, essa opção garante o sucesso do atendimento, sem atrasos ou imprevistos.

Apesar de serem situações diferentes, a roteirização das entregas é qualificada do mesmo modo, e oferece a você a melhor organização e fiscalização das operações de campo.

Criação de itinerários com ênfase na redução de custos

O módulo de roteirização do RotaExata oferece o chamado agendamento de visitas por região, que é a funcionalidade que permite que você desenhe áreas para delimitar certas regiões no mapa. Depois de selecioná-las, o próprio sistema monta o itinerário automaticamente com base na região, de forma a reduzir a distância percorrida e o tempo.

A redução de custos é um dos - senão o maior - benefício da roteirização de entregas. Isso porque quando a gestão desse processo é feita por um software inteligente - como é o caso do Rota - o ganho operacional é garantido; isso é, as operações são realizadas em um menor período de tempo, além de serem estratégicas. Nesse cenário, há a possibilidade de utilizar menos veículos em campo, realizar mais entregas por dia e assim poupar custos de operação, tornando-a muito mais eficiente.

Além da praticidade garantida pelas informações fornecidas pelo módulo principal - o rastreamento - a redução de custos com combustível e manutenções também é uma grande vantagem, oferecida pelo conjunto roteirização de entregas + rastreamento veicular. Com esse último, o cumprimento das rotas da maneira que realmente deve ser é assegurado, visto que a conduta dos motoristas melhora por saberem que estão sendo monitorados. Assim, você pode realizar as correções que forem necessárias, e otimizar ainda mais o processo.

Facilidades

Como se não bastasse, a redução é um benefício que se relaciona à mão de obra, já que o sistema oferece inúmeras facilidades. Uma delas é a importação de documentos, podendo ser no formato de planilhas e até notas XML. Essa opção poupa o trabalho de registrar no mapa todos os pontos de destino, já que inserindo um documento com o nome do cliente e os endereços, os pontos são automaticamente fixados no mapa.

Para finalizar, caso ocorram imprevistos no trajeto, como a ausência do cliente no local, atrasos devido ao tráfego e outros casos, uma facilidade oferecida pelo sistema é o registro das ocorrências. Ao criar uma nota informando sobre a situação, o motorista estará te atualizando em relação ao andamento da operação, para que o processo continue organizado; ademais, esses registros continuam no sistema, para que você possa analisá-los posteriormente.

A redução de custos, de tempo e de mão de obra é o que proporciona um cotidiano de operações, mais simples!

Política de frota: as regras de operação

A configuração do módulo de roteirização de entregas é flexível, e tem como intuito se encaixar à sua política de frota e ao seu segmento. Por isso, existem duas principais regras de operações no sistema: tempo de permanência e janela de carregamento, as quais você pode selecionar de acordo com as normas da sua empresa, e assim organizar o serviço dos motoristas da forma que você achar melhor.

O tempo de permanência diz respeito ao período destinado à realização do serviço do motorista em um cliente. Você pode selecionar 15, 20 minutos, meia hora ou de acordo com o número de visitas naquele dia e o número de clientes que você tem, além do tipo de serviço que você realiza, é claro. Caso o colaborador ultrapasse esse tempo, o sistema gera uma notificação e te avisa por e-mail, para que você entre em contato ou tome as devidas providências.

Já a janela de carregamento é a regra referente ao tempo que o motorista tem para realizar o carregamento da carga, antes de sair para o itinerário. Esse requisito é importante para o controle de ociosidade dos condutores, pois evita que eles tirem proveito da ausência de monitoramento e dessa forma fiquem “matando tempo” no período entre as operações, praticando assim o ócio. O rastreamento aliado à roteirização de entregas permite que as operações estejam alinhadas segundo a política de frota estabelecida por você, e elimina esse tipo de problema.

A logística do seu negócio é extremamente fundamental para a potencialização do seu desempenho. Por meio da roteirização de entregas, você pode ir muito além do atendimento “básico” oferecido por uma empresa; você pode ser referência!

A sua empresa já passou por uma dessas situações por causa da falta de organização nas operações? Você já tinha ouvido falar de alguma dessas soluções que apresentamos hoje? Conta pra gente! E caso queira saber mais sobre o módulo, aproveite e fale agora mesmo com um especialista!


Conheça o RotaExata

Tag: , , , , , ,



2 Comentários




O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *








RotaExata rastreamento e gestão de frota

RotaExata é uma plataforma de gestão veicular que ajuda empresas a alavancar suas entregas e serviços.


Redução de custo com rastreamento Redução de Custos Aumento de produtividade com rastreamento Aumento de Produtividade Segurança da frota com rastreamento Segurança e
Organização
Conteúdo exclusivo RotaExata Conteúdos
Exclusivos
Como RotaExata resolve seus problemas Como RotaExata
Ajuda sua empresa
Clientes e resultados Clientes e Resultados

Fique atualizado

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!