Como escolher um sistema de rastreamento veicular? Saiba fazer a escolha ideal!

Você que esta buscando um sistema de rastreamento veicular eficiente para sua empresa, leia com atenção estas dicas e fuja de contratos maliciosos.

Home / Como escolher um sistema de rastreamento veicular? Saiba fazer a escolha ideal!

Se você está buscando a funcionalidade de rastreamento veicular para a sua empresa, mas não sabe como escolher um sistema de rastreamento ideal, leia com atenção as dicas que daremos neste artigo, e fuja de contratos que te trarão insatisfação!

Diversas empresas que oferecem esse serviço, disponibilizam seus sistemas com diversas falhas. Isso dificulta a utilização e não resolve os problemas da sua frota de maneira efetiva.

Nesse cenário, desenvolvemos 10 tópicos que abordam alguns cuidados que você deve ter. Desse modo, nossas dicas te auxiliarão a escolher o sistema de rastreamento veicular ideal para a sua empresa e para a sua frota!

escolher um sistema de rastreamento

1. Evite sistemas que oferecem equipamento de baixa qualidade!

Muitas empresas de rastreamento optam por utilizar equipamentos de baixo custo, visando baixos investimentos e não se importando muito com a experiência do consumidor. Esse fator significa muitas vezes, uma baixa qualidade dos rastreadores, e deve ser analisado antes de você escolher um sistema de rastreamento.

Geralmente, os valores baixos possibilitam um volume maior de venda e por consequência tornam-se mais atrativos num primeiro momento. Entretanto, existe um grande problema nessa escolha, visto que a utilização de equipamentos de baixa qualidade acarreta alguns danos à frota e às operações; tais como:

  • Perda frequente do sinal, que impossibilita a visualização dos dados de localização do veículo, via sistema;
  • Problemas técnicos com o veículo onde o rastreador está instalado, geralmente a bateria;
  • O equipamento pode parar de funcionar a qualquer momento, por falta de durabilidade em seu material;

É importante ressaltar que os equipamentos ideais para você utilizar em sua frota, são aqueles regulamentados por órgãos competentes como a Anatel e INMETRO, que certificam a qualidade do produto adquirido.

E é claro, dê preferência para equipamentos fabricados no Brasil! Essa atitude garante que, em casos que houver necessidade de assistência, será fácil localizar.

Para finalizar, preste atenção na maneira que a instalação é realizada! O rastreador da RotaExata é instalado em lugares estratégicos, para que os motoristas estejam sempre bem protegidos. Ademais, o transporte do equipamento se dá da melhor forma possível, para que a qualidade do posicionamento seja assegurada.

2. Tenha cuidado com os contratos maliciosos!

No momento da adesão, fique ligado!

É importante que a empresa escolhida deixe claro todos os termos do contrato comercial, não deixando de fora nenhuma requisição ou regra. Por isso, antes de escolher um sistema de rastreamento, esclareça todos os pontos que você considera importantes para sua empresa: funcionalidades do sistema, valores de mensalidade, formas de pagamento, processo de instalação, multas por cancelamento, suporte técnico, manutenção e até mesmo os treinamentos para a utilização do software.

Neste mercado, é muito comum que as empresas "amarrem" os clientes em contratos longos. Assim, esses ficam sujeitos às multas rescisórias altíssimas, além de diversas taxas de finalização de contrato. Por isso, o cuidado e a informação são essenciais no momento de verificar o contrato.

Lembre-se: o fundamental é levar em conta a qualidade do produto que você está adquirindo. Não priorize a quantidade de descontos que você está recebendo, isso pode sair mais caro do que você imagina!

3. Verifique se no sistema costuma ocorrer falta de acesso!

Quando você fecha um contrato comercial com uma empresa de rastreamento, a premissa básica é que o sistema esteja sempre acessível, possibilitando a visualização dos dados de localização da frota em qualquer horário e em qualquer lugar.

Porém, a falta de infraestrutura de algumas empresas acaba afetando gravemente seus clientes com falta de informação e sistemas inacessíveis.

Na hora de escolher um sistema de rastreamento, confirme se a empresa contratada possui uma estrutura de links redundantes e servidores confiáveis para que suas informações estejam seguras e sempre disponíveis, no momento que você precisar.

4. Não contrate sistemas complicados!

Antes de adquirir um serviço de rastreamento de veículos, analise o sistema que você está comprando.

Sistemas de rastreamento são cheios de informações que você com certeza usará no dia a dia. Entretanto, opte por um sistema descomplicado, com boa usabilidade e que facilite a sua vida; e não um sistema que seja mais um passo complicado do seu dia.

Busque um sistema moderno, funcional e fácil de utilizar. Dessa maneira, sua empresa logo verá o retorno do investimento, com vantagens e benefícios.

5. Observe se o posicionamento dos dados de localização é claro!

Em um cenário em que os softwares de rastreamento são bastante comuns, observa-se que muitos deles fornecem dados de localização sem precisão, e até mostram “rabiscos” no mapa, fora dos trajetos.

Esses erros podem interferir em um nível muito maior do que apenas o lado estético. Quando a marcação (desenhos no mapa) é inexata, as informações como quilometragem, registro dos eventos de telemetria e desvios do motorista correm o risco de não serem mostrados corretamente no mapa principal.

Invista em um sistema cujo posicionamento é diferenciado, e a captação dos dados se dê da forma mais exata possível. No nosso caso, essas informações dependem dos fatores: tempo, distância e angulação, o que é bastante raro nesse mercado de sistemas.

escolher um sistema de rastreamento veicular com boa usabilidade

6. Não se contente com o básico, quando você pode ter mais.

Na hora de escolher um sistema de rastreamento, geralmente não há a investigação se existe a possibilidade de ter módulos auxiliares. Assim, as empresas acabam se contentando com o simples rastreamento, e ainda com uma péssima qualidade.

As pesquisas são eficazes, pois você verá que no mercado existem sistemas muito completos, cujos módulos se integram e te oferecem o melhor serviço de gestão de frotas. No caso do Rota, essa gestão se dá por meio de 3 pilares: rastreamento veicular, gestão e roteirização, pois eles se complementam e tornam as operações de campo, ainda mais otimizadas.

O rastreamento funciona como base, a gestão cuida da área financeira e burocrática - e ainda garante a redução de custos - e a roteirização faz o papel de melhorar as suas entregas e serviços. Anote a dica: procure sistemas completos!

7. Perceba se o suporte técnico é qualificado!

Procurar um software verdadeiramente eficiente é fundamental, mas não se esqueça de verificar se o processo pós-contratação será favorável.

Diversas empresas de rastreamento investem em um ótimo atendimento comercial e um bom marketing, mas depois que você contrata o sistema, até parece que a empresa “some”, não é? A equipe de suporte técnico e CS (Customer Sucess) deve ser igualmente qualificada, para que ofereça a você treinamentos eficazes, e tire qualquer dúvida que você tenha em relação ao uso do sistema.

Veja o que os nossos clientes dizem acerca da equipe de Suporte: “O que eu gostei é que o chat foi respondido muito rápido. O atendimento de vocês é muito bom, o suporte é muito bom! Também achei muito legal essa parte de vocês de ligarem para o cliente para saber o que está achando do sistema, geralmente ninguém liga.” Essa foi a fala do pessoal da Gino Concretos. Nós acreditamos que você merece ser atendido do jeito certo!

8. Confira se o sistema oferece a possibilidade de integração!

Principalmente se a sua empresa tiver um software próprio, é importante verificar se o sistema de rastreamento oferece a integração. Essa ferramenta possibilita a transmissão de dados entre os dois softwares; são as chamadas “API’s”.

Sistemas que oferecem essa funcionalidade (como no caso do Rota) facilitam o seu trabalho, principalmente em relação à importação de informações, já que você não precisa ficar cadastrando os dados nos dois sistemas - como os clientes e destinos, agendamento de atendimentos entre outros - já que essa integração permite que esses sejam transmitidos.

9. Saiba qual é a qualidade dos dados em áreas de sombra!

As áreas de sombra são aquelas em que a conexão 2G passa por uma interrupção, impedindo que o rastreador emita os dados de localização para o sistema.

Quando for escolher um sistema de rastreamento, não aceite sistemas que deixem essas informações se perderem. Na hora de escolher, decida por um software que assegure a exatidão de todos os dados, captados quando a conexão voltar.

Nosso sistema funciona assim: quando a conexão 2G retorna, todos os dados - que ficaram armazenados no aparelho - são emitidos para o sistema, garantindo assim que nenhuma informação se perca.

10. O software foi desenvolvido internamente? Melhor ainda!

Para finalizar, você deve saber que nem todos os sistemas de rastreamento são de desenvolvimento próprio.

Quando é o time de Desenvolvimento da empresa que cria o software, a sua confiança pode ser bem maior. Isso porque foi o próprio negócio que observou as dores a serem resolvidas e desenvolveu a solução, além do fato de que todo o time conhece profundamente o funcionamento do sistema.

Mesmo há 9 anos no mercado, nossa equipe de desenvolvimento continua trabalhando em atualizações e melhorias. Nosso objetivo é te proporcionar o melhor serviço possível!

Quer saber mais? Acesse outro artigo que te ajudará a escolher um sistema de rastreamento eficaz:

Acesse: 6 vantagens do rastreamento veicular para a sua frota!

Desenvolvemos um novo conceito para gerenciar sua frota de forma mais eficiente e automatizada, integrando rastreamento, gestão de veículos e controle de entregas e serviços de campo.

Conheça o RotaExata

Tag: , , ,






O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *








RotaExata rastreamento e gestão de frota

RotaExata é uma plataforma de gestão veicular que ajuda empresas a alavancar suas entregas e serviços.


Redução de custo com rastreamento Redução de Custos Aumento de produtividade com rastreamento Aumento de Produtividade Segurança da frota com rastreamento Segurança e
Organização
Conteúdo exclusivo RotaExata Conteúdos
Exclusivos
Como RotaExata resolve seus problemas Como RotaExata
Ajuda sua empresa
Clientes e resultados Clientes e Resultados

Fique atualizado

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!