Sua frota começa com o primeiro veículo!

É fundamental que você tenha controle sobre seus veículos, principalmente quando só conta com um ou dois carros na frota.

Home / Sua frota começa com o primeiro veículo!
Muitos empreendedores nutrem a vontade de montar uma frota para iniciar um negócio de transportes de carga e logística ou sonham em aperfeiçoá-la para distribuir os produtos fabricados ou comercializados por sua empresa, de modo a ter maior domínio sobre os traslados de mercadorias e as boas operações de seus serviços.

Mas existem certos cuidados que o dono ou o gestor do negócio precisa tomar, mesmo que ele comece devagar, com a aquisição de apenas um veículo.

Que tal entender um pouco mais sobre esse assunto, para tomar as decisões mais acertadas?

Escolha o veículo adequado

Quando se vai comprar o primeiro veículo ou a remessa de caminhões com a qual vai montar uma frota, é preciso que o gestor pense muito bem sobre as estratégias que pretende para o futuro da empresa.

Não se deve levar em conta apenas os recursos financeiros do investimento, mas também a demanda de transporte, a durabilidade e a relação custo-benefício do modelo, os tipos de clientes e a localização do depósito, por exemplo, entre outras diversas variáveis.

Muitas vezes, comprar um veículo grande demais pode gerar custos extras desnecessários, enquanto adquirir uma frota que não dê conta de suas demandas de traslado pode atrapalhar mais do que ajudar no bom andamento dos negócios.

Pesquise a burocracia

Além de precisar providenciar a infraestrutura para fazer a parte logística, você deve estar bem preparado também nas questões burocráticas.

Um veículo vai exigir manutenção e o pagamento de IPVA, seguro DPVAT, seguro do veículo, dentre outras taxas e custos.

Além disso, se a ideia for montar uma transportadora, por exemplo, o empreendedor deverá fazer um requerimento junto ao Registro Nacional de Transportes Rodoviários, só podendo atuar nessa atividade após o recebimento do devido registro.

Monitore seus veículos

Contar com um software de rastreamento e acompanhamento dos veículos ao montar uma frota, não consiste somente em uma forma de avaliar a logística e o bom cumprimento da operação de entrega de mercadorias ao destino, mas, sim, em se ter amplo acesso a informações que poderão indicar eventuais problemas em tempo real.

Isso significa dizer que o gestor vai poder resolver eventuais contratempos muito mais rapidamente, de modo a garantir que os prazos sejam devidamente cumpridos com a segurança necessária.

Um sistema de rastreamento de alto nível permite a identificação do motorista, o controle das saídas e faz por conta própria análises diversas, como o cálculo dos gastos que a frota apresenta, por exemplo.

Portanto, ao escolher esse sistema, você precisa se atentar a alguns aspectos fundamentais, de grande influência para a sua frota.

Como o título desse artigo bem diz, sua frota começa com o primeiro veículo! Por isso, é importante que desde o início - ao montar uma frota - você tenha em mente alguns fatos importantíssimos. São eles:

Sua frota irá crescer, por isso, busque um sistema que corresponda ao seu potencial!

Com a otimização das suas operações - proporcionada pelas nossas dicas anteriores - sua empresa irá passar por um crescimento bastante elevado, e você precisa estar preparado para isso.

Por isso, ao montar uma frota, escolha um sistema completo, que te ofereça possibilidades. Frotas maiores precisam de um planejamento mais elaborado e de uma gestão qualificada. Assim, é necessário que você invista em uma plataforma em que haja gestão veicular e roteirização também.

Fazendo isso, você verá alguns benefícios que fazem toda a diferença, tais como:

1. Economia com instalações/desinstalações

Se você investir em um sistema eficiente e bem elaborado desde agora, sua frota poderá usufruir ainda mais futuramente, e você não terá que gastar em instalação do novo equipamento.

2. Economia de tempo

A economia também está presente em relação ao tempo! Ao contratar o melhor sistema de rastreamento desde já, você poupa o tempo que gastaria pesquisando e procurando por outro sistema, bem como paralisando o trabalho dos veículos para instalar novos equipamentos, no momento que a sua frota crescer.

3. Possibilidade de agregar acessórios

Um sistema de monitoramento veicular completo nunca para de evoluir, e é por isso que você deve investir nisso!

Ao precisar de acessórios complementares, específicos para o seu serviço - como bloqueio contra furtos, fácil acessibilidade para a identificação de motoristas, por exemplo - o sistema te dá a possibilidade de agregá-los!

O controle da frota deve ser exercido desde já!

Mesmo que a sua frota esteja pequena atualmente, o controle deve estar presente. Controlar a frota significa ter em suas mãos o monitoramento integral dela, as informações e dados de localização em tempo real.

Por isso, tenha em mente que ao exercer domínio de monitoramento sobre os seus veículos desde o início, te favorecerá a criar uma política de frotas efetiva. Se os seus motoristas - e a sua empresa, no geral - se habituarem às regras da frota anteriormente, ficará muito mais fácil gerenciar uma frota maior depois.

Ter ferramentas que te auxiliam a controlar totalmente a sua frota desde o início de sua criação, é fundamental para já começar a estabelecer sua política de frotas e assim instalar uma cultura entre seus colaboradores. Dessa forma, conforme sua empresa e frota forem crescendo, as regras e boas condutas já estarão internalizadas, poupando desgastes para corrigir o comportamento dos motoristas e evitando a perda operacional.

Diagnostico da frota

Já tem um ou dois veículos? Então é fundamental que você faça um diagnóstico de frota!

Afinal de contas, se um desses poucos veículos quebrar ou ficar temporariamente parado, seus serviços poderão também ficar inativos por um tempo indeterminado, podendo fazer com que perca clientes e mercado.

Sabe aquela famosa frase: É melhor prevenir do que remediar? Então, se estamos falando de um ponto fundamental no seu negócio, que é a frota, não deixe de realizar um diagnóstico.

Faça agora em poucos minutos seu diagnóstico de frota gratuito e online

Então o que está esperando?


Se você começa a se adaptar a rotinas de cuidados, gerenciamento e monitoramento do seu primeiro veículo, será muito mais simples implementar ou estender essas ações aos novos veículos de sua frota.

Afinal, sua frota não só começa com o primeiro veículo adquirido, mas também com as ferramentas certeiras que você adota para levar adiante seu negócio.


Desenvolvemos um novo conceito para gerenciar sua frota de forma mais eficiente e automatizada, integrando rastreamento, gestão de veículos e controle de entregas e serviços de campo.

Conheça o RotaExata







O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *








RotaExata rastreamento e gestão de frota

RotaExata é uma plataforma de gestão veicular que ajuda empresas a alavancar suas entregas e serviços.


Redução de custo com rastreamento Redução de Custos Aumento de produtividade com rastreamento Aumento de Produtividade Segurança da frota com rastreamento Segurança e
Organização
Conteúdo exclusivo RotaExata Conteúdos
Exclusivos
Como RotaExata resolve seus problemas Como RotaExata
Ajuda sua empresa
Clientes e resultados Clientes e Resultados

Fique atualizado

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!