Saiba como o monitoramento veicular pode beneficiar as suas prestações de serviço

O monitoramento veicular promove muitas melhorias para a sua prestação de serviços. Além de identificar o que está gerando improdutividade, o monitoramento também te ajuda a corrigir essas falhas!

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Como você já sabe, o monitoramento veicular é de extrema importância para as empresas que dependem de veículos para a prestação de serviços. Afinal, é monitorando que você garante o controle sobre as operações, evita a conduta inadequada e proporciona o aumento da produtividade.

Todavia, na hora de escolher o sistema de rastreamento veicular que te proporcionará o monitoramento, é fundamental que você verifique tanto a qualidade quanto a quantidade das informações fornecidas pelo sistema, visto que existem diversos softwares no mercado, e você pode cair no erro de contratar algo que não valerá a pena, por não te fornecer dados suficientes para um monitoramento verdadeiramente eficiente.

O número e a excelência das informações proporcionadas pelo sistema têm grande influência no modo que você realiza o monitoramento veicular. Nas operações de campo realizadas pelos prestadores de serviço, por sua vez, isso é ainda mais importante: quanto maior o seu poder de identificação dos problemas da frota, mais produtiva será sua prestação de serviços.

Com isso em mente, o ideal é que você escolha um sistema de rastreamento que ofereça o que chamamos de “indicadores”. Alguns indicadores - direcionados especialmente para as empresas que prestam serviços - são: tempo de permanência no cliente, tempo para janela de carregamento e número de clientes atendidos no dia, por exemplo. Vamos te explicar cada um deles detalhadamente, no decorrer desse conteúdo.

Para que você entenda a importância do monitoramento veicular para as suas prestações de serviço, confira o artigo que desenvolvemos com o intuito de te auxiliar nisso!

Ociosidade X Produtividade: como o monitoramento veicular influencia nisso?

Ao observarmos essas duas palavras - tão opostas - uma ao lado da outra, tendemos a refletir para qual dela nossa empresa está pendendo, não é mesmo? O objetivo desse artigo é te auxiliar a tornar os seus serviços cada vez mais produtivos e menos ociosos.

Para iniciar esse processo, você sabia que essas duas condições são extremamente afetadas pelo monitoramento veicular? Dependendo do sistema de rastreamento que você contratar, a produtividade pode fazer parte da sua rotina! Basta saber escolher o sistema certo para a sua empresa.

A ociosidade, por sua vez, é caracterizada pela ausência - ou pelo baixo - rendimento da sua equipe de campo. Por causa dela, a empresa corre o risco de ter sua imagem prejudicada e até mesmo a perda de alguns clientes, visto que o tempo ocioso tende a gerar uma redução na velocidade dos serviços e atrasar o cronograma do dia, por exemplo.

Nesse sentido, o monitoramento veicular possibilitado por um sistema de rastreamento te entrega uma visão abrangente do que está acontecendo nas operações, e você passa a identificar os problemas e as inadequações da frota. Após identificá-los, o sistema também possui ferramentas que irão solucionar esses problemas, e dessa forma buscar o fim da queda da produtividade.

Fatores da queda de produtividade

Um dos principais fatores para a queda da produtividade é a má conduta do motorista, que com atitudes como paradas em lugares que não deveria parar e até mesmo o ato de “matar tempo”, acaba prejudicando a prestação de serviços.

De fato, é importante que a condução do motorista esteja de acordo com a política de frotas da empresa, essa que é caracterizada com base no serviço prestado. Nesse cenário, existem alguns fatores que configuram a ociosidade dos serviços, sendo eles:

  • Período de tempo muito longo em um cliente: se o seu serviço demanda um maior tempo para a realização, é importante que você perceba a média de tempo que ele leva para ser concluído, e com base nisso estabeleça o tempo de atendimento para os seus prestadores de serviço seguirem como regra. Por isso, na identificação de qual motorista está prestando o serviço demoradamente, o ideal é proporcionar treinamentos para a resolução desse problema.
  • Clientes que geram atrasos: o grande problema reside em não saber qual cliente está gerando atrasos. Se você ainda não identificou quais dos seus clientes estão envolvidos à essa falha, esse é o primeiro passo para acabar com a ociosidade.
  • Falta de planejamento da operação: muitas vezes, não é o motorista que está gerando improdutividade, e sim a falta de planejamento das operações de campo. Sem planejar, você pode estar escolhendo as rotas mais longas e que demandam um tempo maior para a realização dos serviços, ou até mesmo seguindo uma ordem de itinerário que não favorece a eficiência da operação (como por exemplo, idas e retornos à mesma região, que poderia ser atendida de uma vez só). Ademais, isso resulta no que chamamos de perda operacional.

Ganho operacional

A perda operacional é quando as operações não são eficientes como você gostaria que fosse, e acabam não rendendo. Pelo contrário, geram gastos ainda maiores. O oposto desse conceito é o que chamamos de ganho operacional, e é isso que você deve ter como objetivo.

O ganho operacional tem como aspecto principal o uso de um número reduzido de veículos, mas o rendimento da operação ainda maior. Esse ganho reflete na produtividade e também nos gastos durante o itinerário, que são consideravelmente reduzidos.

É apenas por meio da identificação dos problemas - como o uso indevido do veículo, a análise de quais clientes geram mais atrasos e a falta de planejamento - que a sua operação deixará de ser ociosa. Essa identificação, por sua vez, só acontece por meio de um monitoramento veicular qualificado, como veremos abaixo.

Indicadores para prestadores de serviço

Como mencionamos, é por meio do monitoramento veicular que você passa a observar as falhas e os fatores da queda de produtividade dos seus serviços.

O sistema RotaExata disponibiliza alguns indicadores que têm como intuito a identificação e posterior resolução desses problemas, todos eles focados em empresas prestadoras de serviços. São eles:

Tempo de permanência no cliente

Esse tempo diz respeito ao período que o prestador ficará parado no cliente, realizando o serviço requisitado. Se esse período de permanência/parada no cliente não é controlado e devidamente estabelecido, certamente a ociosidade começará a aparecer.

Por esse motivo, o RotaExata possui um indicador que te possibilita delimitar um tempo certo para a permanência dos prestadores no destino em questão. Dessa forma, os condutores seguem a política de frota e você acompanha esse tempo via sistema também: quando esse tempo é excedido, o sistema cria um aviso para você, te notificando no mesmo momento.

monitoramento veicular e regras de rastreamento

Tempo para janela de carregamento

Esse indicador está relacionado ao tempo que os prestadores gastam carregando os equipamentos necessários para o serviço, do veículo para o cliente e do cliente para o veículo novamente.

Esse indicador é de extrema importância, visto que é aí que a conduta inadequada por parte dos motoristas tende a aparecer. Dentro do sistema Rota, você mesmo pode determinar o tempo que o motorista tem para realizar essas atividades, e assim você evita que haja ócio ou atrasos propositais.

Além do mais, tendo essa informação como base, você pode planejar melhor a preparação do equipamento necessário para a realização do serviço, proporcionando uma maior organização.

Planejamento completo das operações

Outro indicador, que não é desenvolvido exclusivamente para prestadores de serviços, mas é sem dúvida uma ferramenta fundamental para empresas desse segmento, é o planejamento das operações, por meio do roteirizador.

No RotaExata, o roteirizador possibilita que você agende, planeje e com base no rastreamento (que rege a roteirização) também acompanhe as operações em tempo real. Por meio dessa ferramenta, não haverá riscos do seu serviço cair na perda operacional, já que por meio da inteligência artificial do sistema, há a roteirização do trajeto levando em conta a rota mais precisa e o menor itinerário.

monitoramento veicular e planejamento

Isso configura o que já te explicamos, que é o ganho operacional! Nos próximos tópicos te explicaremos mais sobre esse e os outros módulos do sistema RotaExata.

Satisfação dos clientes

O último ponto relacionado à produtividade X ociosidade que iremos abordar, é a satisfação dos clientes.

A satisfação dos clientes depende muito da produtividade da sua frota e também é afetada pela improdutividade. Quando os serviços são realizados rapidamente e com qualidade, sendo iniciado com pontualidade e da forma antes agendada - ou, em casos de pronto atendimento, no momento em que o cliente solicitou o serviço - certamente há a satisfação do cliente.

Tenha em mente que é isso que você deve objetivar: seus clientes satisfeitos com o seu trabalho.

Os indicadores advindos do monitoramento veicular proporcionado pelo RotaExata são justamente para isso: tornar a experiência da sua clientela com o seu serviço, verdadeiramente favorável.

Como identificar os problemas da sua prestação de serviços por meio do monitoramento?

Você já sabe que as falhas nos serviços - como o uso indevido do veículo e os atrasos para a realização do trabalho - são identificadas por meio do monitoramento veicular. Mas como isso acontece?

O monitoramento veicular que o RotaExata te proporciona, é por meio do sistema de rastreamento. De fato, é graças aos dados de localização fornecidos de forma precisa, que você identifica os problemas relacionados à frota que presta os serviços.

O rastreamento do Rota é baseado nos dados captados via satélite, e o aparelho que recebe essas informações é regido por variáveis como tempo e angulação, o que resulta na exatidão das informações e dos desenhos dos trajetos no mapa.

Dessa forma, você mesmo visualiza as paradas proibidas que os condutores fazem, o tempo exacerbado em algum cliente, o desrespeito às regras, como a ultrapassagem do limite de velocidade, e até mesmo a identificação do motorista que está naquele veículo, fazendo tudo isso.

Assim, os problemas que podem comprometer a integridade e a eficiência dos seus serviços, são identificados e solucionados.

A redução de custos como resultado

Se você pensou que o monitoramento veicular na prestação de serviços gera apenas o benefício da produtividade, da identificação dos problemas e da resolução desses, você está enganado. O monitoramento veicular proporciona uma vantagem ainda maior, sendo essa a redução de custos!

Para começarmos esse tópico, pedimos que você relembre o que já explicamos sobre o ganho operacional. Esse aspecto é caracterizado pela produtividade das operações, o rendimento do serviço e a eficiência por parte da frota, com certeza! Mas também é marcado pela redução dos custos e por proporcionar uma economia saudável!

Quanto maior o ganho operacional, menos veículos você terá que utilizar para cumprir os serviços demandados, e quanto menos veículos, maior a economia!

Além disso, ao monitorar seus veículos e utilizar os indicadores na prestação dos seus serviços, você está poupando muitos gastos relacionados à combustível (que seria desperdiçado em desvios propositais da rota e pela direção ofensiva) e muitos outros custos com manutenção corretiva, além de estar remunerando motoristas ociosos demais.

Quando você identifica esses problemas e os resolve, a redução de custos é um resultado muito mais do que visível.

Como funciona a ferramenta RotaExata para o seu monitoramento veicular?

Para finalizar, iremos te explicar detalhadamente como o monitoramento veicular é possível por meio do sistema RotaExata, composto por três pilares.

De modo geral, o sistema Rota é regido pelo rastreamento veicular, que promove os dados de localização de forma exata. Como ferramentas auxiliares, tem-se o módulo de gestão e o módulo de roteirização.

É no painel de gestão que você tem acesso ao controle de custos, e inclusive pode acompanhar a redução de custos (que você verá rapidinho, quando começar a aplicar o monitoramento veicular em seus serviços). No gestão você também tem acesso ao controle das manutenções e também de multas, causas dos principais gastos de uma frota.

Já no roteirização, ocorre o planejamento das operações. Com o roteirizador, você não só estabelece rotas mais rápidas e exatas, mas também coloca em prática estratégias eficientes para a realização do seu serviço.

Resultados reais

É por ter esses 3 módulos, que consideramos o RotaExata um sistema “3 em 1”, ideal para empresas prestadoras de serviço, como a sua.

Foi essa completude do sistema, inclusive, que gerou diversos resultados para a empresa RGK4IT, uma cliente nossa. O gestor comentou que em cerca de uma semana já houve melhorias no desempenho da frota: “Conseguimos ter uma previsibilidade de horário de retorno dos veículos, média de velocidade controlada, processos que anteriormente fazíamos registros em pranchetas, passaram a ser feitos no sistema, de uma forma instantânea!”.

Todos os resultados relatados pelo gestor da RGK4IT são possíveis por conta dessa funcionalidade 3 em 1, pois a previsibilidade acontece por conta do rastreamento e os registros automatizados por conta do módulo de gestão, por exemplo. O Rota é um sistema completo que proporciona resultados completos!

O nosso foco é de dar o poder de monitorar os seus veículos, a fim de que os seus serviços sejam produtivos e cada vez menos ociosos!

Dito isso, nos despedimos por aqui. Se você ficou com alguma dúvida, deixe aqui nos comentários que iremos te responder em breve!

O sistema RotaExata é a ferramenta ideal e mais completa para te proporcionar o controle de monitorar a sua frota. Saiba como isso acontece!


Ver demonstração do sistema!

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