Rastreamento veicular: fundamental na redução de gastos com a frota

O rastreamento veicular é a ferramenta mais completa para quem deseja reduzir os custos com a frota. Saiba como isso acontece!

Home / Rastreamento veicular: fundamental na redução de gastos com a frota

O rastreamento veicular é algo indispensável para as empresas dependentes de frota. De fato, uma tecnologia que proporciona o monitoramento dos veículos faz toda a diferença no âmbito econômico de uma corporação, tendo em vista que há diversos custos relacionados à frota.

Atualmente, é importantíssimo que a sua empresa zele por uma economia saudável, e principalmente, que saiba identificar quais são os custos existentes, de onde eles vêm e se estão sendo controlados devidamente.

Tenha em mente que se a sua frota está gerando mais prejuízo do que produtividade, está mais do que na hora de aplicar soluções eficazes, tanto para a redução desses gastos exagerados, quanto para a otimização das suas operações.

Neste artigo, vamos te explicar por que o rastreamento veicular é fundamental e como ele pode te ajudar a identificar os problemas com a frota, bem como solucioná-los. Além disso, apresentaremos os impactos positivos que o rastreamento trazem para a saúde financeira da sua empresa. Vem com a gente!

Rastreamento veicular: como a redução de custos acontece?

Em suma, o monitoramento integral das suas operações é algo indispensável para proporcionar uma economia saudável ao seu negócio. Dessa forma, para realizar esse monitoramento, é o rastreamento veicular o sistema mais recomendado, já que ele fornece dados reais e informações exatas sobre as operações de campo, além de disponibilizar ferramentas e funcionalidades focadas na prevenção e na resolução de cada um dos problemas relacionados à frota.

Discorreremos detalhadamente sobre cada um dos problemas nos próximos tópicos!

A primeira verdade que você precisa fixar em sua mente é a seguinte: se você não sabe exatamente o que está acontecendo com os veículos em campo, certamente há gastos sendo acumulados, que você poderia estar evitando!

Por meio do sistema de rastreamento veicular, você não só descobre o que está acontecendo durante os trajetos em tempo real, como também identifica diversas falhas que você certamente não saberia sem um rastreador e um software especializado.

Existem diversos modelos de sistema de rastreamento veicular no mercado, e alguns deles possuem ferramentas com o objetivo de otimizar as operações de frota; por meio delas, você trabalha com cada um dos aspectos geradores de custos: combustível, multas e manutenção, resolvendo cada um deles.

Para que você tenha uma visão mais ampla desse processo, detalhamos como - basicamente - ocorre o funcionamento dos sistemas de rastreamento:

Etapas

  • Por meio de um aparelho rastreador, as informações como: dados de localização e eventos de telemetria são captadas via satélite.
  • Após a absorvidas, essas informações são enviadas ao software de rastreamento, que as interpretam e as disponibilizam de uma forma clara.
  • Com acesso a essas informações, você finalmente identifica o que está acumulando gastos desnecessários.

Mesmo que todos os softwares de rastreamento realizem o processo acima, alguns sistemas são especializados e por isso, possuem funcionalidades ainda mais específicas, para a resolução das dores de cada empresa.

No caso do RotaExata, focado em atender apenas empresas, o desenvolvimento do software tem como base o conhecimento aprofundado da realidade das frotas corporativas, e assim, a solução para cada dor ocorre de forma eficiente.

Exemplo Real

Para exemplificar, iremos te contar a situação real de uma empresa cliente nossa, que contratou o sistema por conta de alguns problemas com a frota.

A empresa Netwan, prestadora de serviços de TI e localizada em São Paulo, nos contou que antes de contratar o serviço de rastreamento veicular, recebia reclamações dos clientes relatando que os prestadores de serviço estavam atrasados, porém, o gestor nem ao menos sabia a razão pela qual esses atrasos aconteciam.

Ao ter acesso ao status do veículo por meio do sistema, o gestor da Netwan relatou que passou a perceber que alguns dos seus motoristas passavam horas ociosos, e por causa disso havia atrasos. Ademais, por conta da funcionalidade excelente de telemetria do sistema RotaExata, o gestor também identificou características de uma direção inadequada, como a aceleração brusca, descuidado em lombadas e outras características que resultavam em gastos exacerbados com manutenções e multas.

Assim, além de identificar cada um desses problemas, a Netwan ainda pode prevenir que muitos outros relacionados ao uso indevido do veículo acontecessem! Você pode saber mais sobre os benefícios e os resultados alcançados por essa empresa no case que criamos sobre ela.

Com base nas experiências que tivemos com as empresas clientes, descobrimos alguns pontos fundamentais que devem ser solucionados para que a frota tenha êxito, e para que os custos sejam reduzidos. Saiba como o rastreamento veicular resolve cada um dos problemas! Acompanhe conosco!

Como o rastreamento veicular auxilia na redução de multas?

Para iniciarmos, queremos destacar um dos principais gastos relacionado à frota, que também é totalmente desnecessário e pode ser evitado: as multas!

De fato, as multas são gastos muito comuns na realidade das empresas portadoras de veículos. Todavia, a boa notícia é que o rastreamento veicular presta um grande auxílio para essa dor - bastante comum.

De acordo com o CONTRAN, a multa adquirida em um veículo corporativo, se não identificado o motorista, acaba gerando uma multa dobrada, e a imagem da empresa é danificada.

Por causa disso, é fundamental que haja um meio eficiente de reduzir as multas.

Em nosso sistema de rastreamento veicular, o Rota, algumas ferramentas são responsáveis por reduzir as multas, como as seguintes:

Regras de rastreamento

Como o nosso sistema de rastreamento veicular foi desenvolvido a fim de se adequar à realidade de cada empresa, você mesmo pode criar as regras, segundo a política de frota da sua empresa e de acordo com as necessidades do seu negócio.

No caso das multas, as regras podem ser correspondentes ao limite de velocidade, por exemplo. Ao ultrapassar a velocidade permitida, o rastreador emite uma notificação ao sistema, e você é avisado naquele mesmo momento. Além disso, se você optar por instalar o buzzer junto ao rastreador, o próprio motorista é avisado nessas situações, por meio de um aviso sonoro.

Por meio desses registros de conduta, torna-se possível advertir os motoristas e discipliná-los, a fim de que haja uma redução das infrações e inclusive o fim da quebra de regras.

Identificação do motorista

Como já comentamos, caso o motorista não seja identificado, a situação da multa será ainda pior para a sua empresa.

Por causa disso, o sistema possui a funcionalidade de identificar o motorista de diversas formas. A mais moderna delas - e também mais fácil - é via QR Code, fornecido em um aplicativo desenvolvido para os motoristas.

No aplicativo, a câmera é acionada para a leitura do QR Code, disponibilizado em um chaveiro - uma criação exclusiva do RotaExata. Caso o motorista esqueça de fazer, um apito é disparado no veículo, para que o condutor realize essa identificação.

Inclusive, preparamos um vídeo explicativo, que detalhará o uso e o funcionamento dessa forma de identificação.

Gestão de multas

Por fim, como um “plus” para o seu controle de multas, saiba que o sistema Rota funciona em um método “3 em 1”. Além do rastreamento - que rege os outros módulos - há também o módulo de gestão de frotas e a roteirização.

Dentro do Gestão, há uma ferramenta chamada “gestão de multas”, em que todas as infrações e multas ficam armazenadas, para que você não perca o controle de nenhuma.

Tendo-as em registro, você pode analisar qual a infração mais recorrente, e dessa forma direcionar o treinamento da sua equipe para a solução desse problema. É uma forma ainda melhor de manter sua frota organizada e livre de multas!

O rastreamento veicular na diminuição dos gastos com combustível

Além das multas, um gasto muito recorrente vem do combustível. Aqui no Rota, temos em mente que a partir de um veículo corporativo, já existe uma frota. Assim, conforme aumenta o número de veículos, os custos de combustível pesam proporcionalmente, sendo considerados pelos consultores especializados, o gasto mais frequente.

No entanto, apesar de ser um custo “inevitável”, o que você precisa saber é que esse valor poderia ser reduzido, se os fatores que impulsionam os gastos excessivos fossem identificados e extintos.

Por meio do sistema de rastreamento, inadequações como o desvio de rotas e o uso do veículo para motivos pessoais são descobertos.

Como um exemplo real, temos um cliente que passou por exatamente isso. A responsável pela frota da empresa Super Safra, um negócio de produtos agrícolas, nos contou que os motoristas costumavam desviar o trajeto e ir a lugares que não deveriam durante aquele itinerário.

Já que os gestores não sabiam desse uso indevido, a única consequência visível era o aumento exagerado nos custos com combustível. Ao contratar o sistema de rastreamento veicular, houve a identificação desses desvios de rota, e até mesmo de períodos de tempo em que os condutores ficavam ociosos.

A gestora da frota ainda comentou: “O que nós percebemos é que os motoristas matavam bastante tempo quando estavam na rua. O sistema nos ajudou a identificar esse problema e corrigir o comportamento deles!”

No caso da Super Safra, que precisa transitar por locais rurais, houve um benefício considerável, conforme contou a cliente: “O sistema de rastreamento funciona muito bem para a nossa frota, pois temos acesso à localização dos veículos mesmo quando eles estão em áreas rurais, onde eles costumam trabalhar sempre!”.

Cercas virtuais

Dentro do sistema RotaExata, uma ferramenta bem interessante são as cercas virtuais. Elas nada mais são do que espaços que você mesmo delimita no mapa, restringindo a ida dos seus motoristas a apenas essas regiões.

Essa é uma forma eficaz de ser notificado, caso o motorista ultrapasse os limites estabelecidos por você. Sabendo aonde eles vão, você controla os gastos com combustível.

Gastos com manutenção corretiva

Um gasto bastante recorrente - e que ouvimos muitos clientes terem problemas com isso - é advindo das manutenções corretivas.

As manutenções corretivas são aquelas causadas por danos, acidentes e má conservação dos veículos. Os custos relacionados a esse tipo de manutenção são gigantescos, levando em conta que são vários veículos na frota.

Na maioria das vezes, esses gastos estão relacionados a uma forma inadequada de conduzir e também de conservar os veículos.

Como já mencionamos acima, a má condução dos veículos acaba gerando danos às peças, e é por meio da correção do comportamento dos motoristas que isso passa por uma redução. Dentro do sistema, o rastreamento veicular proporciona que você realize esse trabalho de monitoramento da conduta, e assim o prejuízo com manutenções passa a ser evitado.

Além disso, voltando a falar do módulo de gestão, com o intuito de proporcionar uma transição das manutenções corretivas para as preventivas (aquelas que acontecem periodicamente, sem precisar de um dano aparente ou uma peça estragada), dentro desse módulo há o chamado “Plano de Manutenção”, que te explicaremos detalhadamente abaixo:

Plano de Manutenção

O plano de manutenção trata-se de uma forma de organizar as suas manutenções e otimizá-las, a fim de manter os veículos sempre bem conservados, e priorizando a economia da empresa, já que as manutenções corretivas são caríssimas.

Por meio dessa ferramenta, você cria uma checklist baseada em todas as peças e partes dos veículos que você deseja checar periodicamente, e assim, você vai acompanhando todo esse processo, na frequência que preferir (mensalmente, quinzenalmente ou semanalmente).

O plano também gera notificações, via e-mail e via aplicativo, para que você não esqueça dos dias destinados às manutenções.

Inclusive, o depoimento que mais ouvimos dos nossos clientes em relação ao plano de manutenção é esse, o fato de poder lançar os custos e gerar relatórios relacionados a eles, que são tão importantes.

Nossas empresas clientes que viajam por diversos lugares, como a Transportadora Serafim, por exemplo, comentou que zelar pelas manutenções é indispensável para negócios deste ramo, cujos veículos estão submetidos a imprevistos no meio da estrada. Eles comentaram que uma vantagem é poder centralizar essas informações em um único sistema, o qual automatiza os processos e torna a gestão mais simples e eficiente.

De fato, zelar por uma prevenção de qualidade, é algo fundamental!

A improdutividade e o acúmulo de gastos: rastreamento veicular alinhado à gestão e à roteirização

Para finalizar, iremos te falar sobre a relação entre a improdutividade e o acúmulo de gastos da frota.

De fato, o número reduzido de operações realizadas em um dia, o uso de muitos veículos para poucas operações e a ociosidade praticada pelos motoristas são aspectos que caracterizam a improdutividade da frota, e até mesmo a perda operacional.

Essa improdutividade não é apenas a causa dos custos elevados, mas também uma consequência desses gastos, visto que quando as operações se tornam improdutivas, por conseguinte a economia da empresa é prejudicada. O número de colaboradores tende a diminuir, bem como os investimentos relacionados à frota.

Rastreamento veicular alinhado à gestão e à roteirização

Por fim, como comentamos, lembre-se que o sistema RotaExata trabalha com três pilares, todos regidos pelo rastreamento veicular.

O rastreamento veicular norteia os outros dois módulos auxiliares, a gestão e a roteirização. De fato, o essencial é utilizar os três módulos em conjunto, para que o monitoramento dos veículos e das operações aconteça integralmente.

Como a gestão tem como base os dados de localização e rastreio, as informações são centralizadas em um só sistema, o que gera a autenticidade dos dados, comprovados pelo rastreio.

Já no caso da roteirização, essa eficiência também acontece. Como os roteiros são montados a partir do rastreamento veicular, todos os itinerários são planejados estrategicamente, com o objetivo de gerar o mínimo de gastos, e alcançar o máximo de produtividade.

Você pode entender um pouco mais sobre essa relação por meio do artigo específico sobre roteirização + rastreamento!

E, se deseja saber mais sobre o mencionado ganho operacional, confira em nosso outro conteúdo aqui no blog.

Assim, nos despedimos por aqui! Se você ficou com alguma dúvida, deixe em nossos comentários. Iremos te responder prontamente!

Confira os resultados do rastreamento veicular em sua frota na prática, agora mesmo!


Ver demonstração do sistema!

Tag: , , ,






O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *








RotaExata rastreamento e gestão de frota

RotaExata é uma plataforma de gestão veicular que ajuda empresas a alavancar suas entregas e serviços.


Redução de custo com rastreamento Redução de Custos Aumento de produtividade com rastreamento Aumento de Produtividade Segurança da frota com rastreamento Segurança e
Organização
Conteúdo exclusivo RotaExata Conteúdos
Exclusivos
Como RotaExata resolve seus problemas Como RotaExata
Ajuda sua empresa
Clientes e resultados Clientes e Resultados

Fique atualizado

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!