Como o rastreamento pode otimizar o serviço de delivery?

Para otimizar as operações de delivery, é necessário que você se atente a alguns pontos que apenas o monitoramento integral pode resolver.

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Em meio ao período em que as entregas em casa são mais do que necessárias, como otimizar o serviço de delivery?

De acordo com os dados da plataforma de estatísticas e dados, Statista, o Brasil foi um dos países que mais se destacou no delivery em 2020, ano em que a pandemia surgiu.

Tendo como cenário a América Latina, o país foi responsável por 48,7% do rendimento advindo dessa modalidade de serviço, ou seja, teve uma performance de quase a metade entre todos os outros países.

Sendo assim, pode-se notar que o delivery se tornou uma tendência para 2021 também, visto que as pessoas priorizam um meio de consumirem com segurança, higiene e cuidados, devido ao perigo da contaminação pelo vírus.

Nessa nova realidade, as empresas que realizam delivery devem se atentar cada vez mais às necessidades dos clientes.

Além disso, você, como gestor, deve organizar, planejar e monitorar esse tipo de operação cada vez mais, por conta de sua alta demanda.

Nesse artigo, vamos te mostrar como o rastreamento veicular pode ajudar o seu negócio a otimizar o serviço de delivery, para que você tenha destaque e alcance vantagem competitiva.

Confira!

Índice:

  1. O que é necessário para otimizar o serviço de delivery?
  2. Desafio 1: Agilidade aliada ao cuidado nas entregas
  3. Desafio 2: Otimização e organização do trabalho dos motoboys
  4. Desafio 3: Convergência de informações sobre a operação

O que é necessário para otimizar o serviço de delivery?

Se você costuma pedir comida em casa, certamente sabe da impaciência que surge quando ocorrem atrasos.

Além disso, o desconforto inevitável de quando o alimento chega sem cuidado, de forma desorganizada e sem conservação.

Como gestor de uma frota veicular que realiza serviço de delivery, é sua função planejar apropriadamente todas as operações, para que os clientes não tenham essas sensações e impressões a respeito da sua marca.

Sendo assim, pode-se dizer que as maiores necessidades das entregas, nos dias de hoje, é a agilidade, a organização e monitoramento sobre os motoristas e uma boa experiência para a clientela.

Todavia, existem alguns desafios nesse segmento, os quais podem impedir que essas necessidades sejam realmente supridas.

Separamos 3 deles, para que você entenda de que maneira pode solucioná-los.

São eles:

otimizar as operações de delivery

Desafio 1: Agilidade aliada ao cuidado nas entregas

A velocidade do serviço de delivery diz muito sobre a sua empresa.

Quanto mais ágeis e eficientes forem seus motoristas, mais satisfeitos ficarão os seus clientes, ainda mais se o produto solicitado for de consumo imediato.

Entretanto, devemos ressaltar que a agilidade não é sinônimo de alta velocidade, mas sim a organização correta dos trajetos e a escolha assertiva das rotas mais rápidas.

Além dessa eficiência e rapidez na entrega, você deve aliar também o cuidado; ou seja, garantir a segurança à carga que está sendo transportada.

Repasse isso aos seus motoristas: de nada adianta um serviço de delivery veloz, se a encomenda perder a qualidade e chegar ao cliente mal conservada.

Por isso, o ideal é unir essas duas características às operações de campo.

Nesse sentido, o rastreamento veicular pode te ajudar de inúmeras maneiras. Separamos algumas das ferramentas que mais vão te ajudar:

Monitoramento em tempo real

Para iniciar, devemos ressaltar que a principal finalidade do rastreamento é um monitoramento integral do que acontece em campo, ou seja, qual é a conduta dos motoristas durante os itinerários, a velocidade e os eventos de telemetria.

Por exemplo, o software disponibiliza a você todas as paradas realizadas durante o trajeto. Com isso, você identifica quais motoristas estão parando indevidamente - em alguns casos, para ficarem ociosos.

Ademais, uma outra possibilidade oferecida pelo monitoramento é a descoberta de eventos de telemetria muito bruscos, isso é, acelerações e freadas. Atitudes que caracterizam uma má dirigibilidade.

De fato, esses atos são responsáveis pela ausência de segurança no serviço de delivery, resultando assim em danos à entrega, como mencionamos.

Regras de rastreamento

As regras de rastreamento configuram outra ferramenta oferecida pelo sistema.

Em síntese, elas podem estar relacionadas ao limite de velocidade, às cercas virtuais - regiões proibidas e permitidas - e ao turno de motoristas, por exemplo.

Com o intuito de manter a conservação das entregas e ainda evitar os riscos de acidentes de trânsito, a regra do limite de velocidade é a melhor opção.

No sistema, você mesmo pode selecionar a velocidade máxima que o motorista pode chegar, diminuindo perigos.

Lembre-se novamente: a agilidade das entregas não se limita apenas ao velocímetro da motocicleta!

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Desafio 2: Otimização e organização do trabalho dos motoboys

Por falar de agilidade, vamos te mostrar de que forma o trabalho dos motoboys pode ser organizado, para se tornar mais eficiente.

Roteirização

Ligado ao rastreamento, tem-se o chamado roteirizador, uma ferramenta que aponta os trajetos mais rápidos até o destino.

Além disso, aliando o mapa dinâmico do rastreamento à ferramenta de roteirização, você pode planejar a ordem dos clientes a serem visitados de forma estratégica, a fim de terminar a operação o mais rápido possível.

No mapa, você pode ter uma visão personalizada dos veículos da sua frota e onde eles estão localizados, juntamente à localização dos seus clientes.

Visualizando dessa forma, o envio dos motoboys aos destinos é mais simples e ágil.

Treinamentos com os motoristas

Outra forma de otimizar o trabalho dos motoboys é investindo em treinamentos periódicos para eles.

É importante que você tenha o hábito de reunir os seus colaboradores sempre que possível, a fim de alinhar a visão de todos eles e melhorar ainda mais a sua condução, bem como a forma como eles tratam os clientes.

Desafio 3: Convergência de informações sobre a operação

Por último, um desafio que pode ser solucionado a fim de otimizar o serviço de delivery é a divergência de informações.

Como a sua empresa trabalha com delivery, certamente você detém um aplicativo, não é mesmo?

Por meio do sistema de rastreamento, você pode integrar o seu software também, aliando as informações e facilitando seu acesso a elas.

A isso, dá-se o nome de integração por API. Contando com essa funcionalidade, sua gestão se tornará mais prática, já que as informações dos motoristas e dos seus pedidos estão sincronizadas no mesmo lugar.

Você vai perceber uma melhora significativa em seu serviço de delivery!

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