Como ser o melhor motorista de delivery?

Se você é um motorista de delivery, certamente sabe dos desafios que essa função proporciona. Confira algumas dicas que vão te ajudar a enfrenta-los!

Home / Como ser o melhor motorista de delivery?

Em meio a tantos motoristas de motocicletas que realizam prestação de serviços: existe uma maneira de se tornar o melhor motorista de delivery?

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Delivery Much, foi revelado que o número de usuários em aplicativos de delivery aumentou em 120%, principalmente por causa da pandemia, que gerou o isolamento social e as medidas restritivas - essas que envolvem a preferência por ficar em casa e realizar as refeições em ambientes privados.

Por conta disso, o número de pedidos cresceu de forma gigantesca, bem como a demanda por motoristas de delivery.

Dessa forma, muitas pessoas entraram para esse ramo e foram contratadas por empresas do segmento alimentício. Dentre elas, os motoristas de motocicletas, responsáveis por efetuar a entrega do alimento para os consumidores.

Se você é um deles, deve saber dos desafios e dificuldades que essa profissão apresenta. 

Para te auxiliar a solucioná-los e, mais do que isso, otimizar as suas operações de entrega, preparamos algumas dicas que te tornarão o melhor motorista de delivery!

Acompanhe conosco!

Índice:

  1. Como devem funcionar as operações de delivery?
  2. Dica #1: Não se esqueça dos acessórios de proteção!
  3. Dica #2: Não exagere nas aceleradas e freadas!
  4. Dica #3: Em caso de clima ruim, saiba entregar o alimento corretamente!
  5. Dica #4: Siga as normas da sua empresa, vá pelos trajetos planejados!
  6. Dica #5: Conserve os alimentos com responsabilidade e zelo!
  7. Dica #6: Seja reconhecido como o melhor motorista!
melhor motorista de delivery

Como devem funcionar as operações de delivery?

De maneira geral, as operações de delivery de alimentos exigem agilidade, velocidade, capricho, pontualidade, zelo pela qualidade e exatidão.

Essas características são fundamentais para que o consumidor fique satisfeito com a sua empresa e se tornem realmente leais a sua marca, caso contrário, se a entrega for desfavorável, sua empresa corre grandes riscos.

Inclusive, várias empresas do ramo da alimentação já perderam clientes por conta da experiência ruim que esses tiveram com a modalidade delivery.

Sendo assim, sua função como motorista é realizar corretamente o que o cliente espera da empresa de quem demandou o alimento, isto é: a entrega adequada e bem sucedida.

Além disso, vale lembrar que é seu dever como motorista não só agradar a clientela, mas também os seus gestores, os quais buscam economia e produtividade da sua parte.

Saiba como alcançar esses objetivos:

Dica #1: Não se esqueça dos acessórios de proteção!

Como motociclista, você deve saber que alguns acessórios de proteção são obrigatórios, sendo a ausência deles considerada uma infração grave contra a lei, inclusive.

Nesse contexto, lembre-se sempre de conservar seus equipamentos de motociclista, para assim cuidar da sua própria segurança e poupar a economia da sua empresa, que não precisará arcar com multas.

O equipamento obrigatório - cuja ausência gera multa - é o capacete; todavia, outra norma do Código de Trânsito Brasileiro é a proibição do uso de chinelos durante a condução.

Ainda assim, mesmo que não sejam obrigatórios, existem alguns acessórios que proporcionam te uma maior segurança e para algumas ocasiões específicas. São eles:

  • Sapatos fechados e resistentes;
  • Vestimenta para dias de chuva;
  • Polainas impermeáveis.

Dica #2: Não exagere nas aceleradas e freadas!

Segundo os dados do portal Autopapo, a velocidade elevada gera gastos maiores de combustível. 

Infelizmente, é comum que motoristas de motos abusem da velocidade, em alguns casos ultrapassando o limite permitido pela fiscalização daquela via.

Isso geralmente acontece em aceleradas e freadas bruscas, resultando assim em uma variação abrupta de velocidade, que consequentemente gera custos elevados com combustível.

Nesse sentido, em prol da economia e da sua própria segurança, evite esses eventos muito bruscos; pelo contrário: priorize uma direção defensiva e tranquila. 

Lembre-se que a agilidade da entrega não significa a quebra das regras de trânsito e nem o descuido!

Dica #3: Em caso de clima ruim, saiba entregar o alimento corretamente!

O lado negativo do delivery  - realizado por motocicletas - aparece em ocasiões em que o tempo está fechado, principalmente em casos em que há chuvas e tempestades.

Neste clima em específico, o motorista geralmente utiliza uma capa de proteção, a vestimenta apropriada para proteger-se da chuva. No entanto, apesar de o alimento ser transportado no baú da moto, é frequente que no momento da entrega, a embalagem seja molhada e prejudicada.

Nos piores casos, a mercadoria pode chegar ao destino já danificada, por conta do manuseio inadequado - ao carregar o baú da moto - ou o descuido enquanto era realizada uma outra entrega.

Esses detalhes atrapalham muito na experiência do cliente, que pode achar que a entrega não foi realizada higienicamente ou de forma apropriada.

Sendo assim, em casos de clima desfavorável: redobre o cuidado! Esforce-se para não molhar a entrega, a fim de finalizá-la da melhor forma possível.

Dica #4: Siga as normas da sua empresa, vá pelos trajetos planejados!

Como já comentamos, um ponto importante para o segmento de delivery de alimentos é a agilidade da entrega.

Sendo assim, a escolha dos trajetos possui um grande peso nesse processo. Como funciona a escolha de rotas na sua empresa? Você mesmo determina isso, ou seu gestor planeja estrategicamente?

O ideal para empresas que dependem de frota veicular é o planejamento dos trajetos, com base tanto na economia quanto na segurança do veículo.

Inclusive, o roteirizador é uma ótima ferramenta para cumprir essa função. Por meio dela, os itinerários mais rápidos são mostrados a você, a fim de você chegue aos destinos desejados da forma mais ágil e eficiente possível.

Portanto, se a sua empresa já pratica o planejamento de rotas, é fundamental que você o siga, assim, certamente será o melhor motorista de delivery!

Dica #5: Conserve os alimentos com responsabilidade e zelo!

Como motociclista, é sua responsabilidade zelar pela qualidade do alimento, que por ser perecível pode estragar ou ser danificado facilmente.

Sendo assim, é primordial que você tenha uma bolsa térmica adequada, específica para o transporte de alimentos e que o mantenha seguro e aquecido, no caso dos pratos quentes.

Como você percorre grandes distâncias para fazer as entregas, o alimento fica sujeito a muitos riscos; por isso, cuide com esse detalhe e tenha em mente que o alimento que você está carregando é responsabilidade sua!

Dica #6:  Seja reconhecido como o melhor motorista!

Para ser o melhor motorista de delivery, seguir as dicas anteriores é indispensável!

Ainda assim, para superar os outros condutores do seu segmento e alcançar lugares ainda melhores, você precisa se diferenciar.

A diferenciação, no entanto, vem apenas quando você deseja isso. Portanto, manter-se motivado é um dos grandes segredos para ser o melhor motorista de delivery.

Em todas as operações, seja pontual, zeloso, ágil e com o foco em melhorar sempre!

Seguindo essas dicas, temos certeza que você será muito bem sucedido!

Você ficou com alguma dúvida? Se sim, deixe-a aqui nos comentários! Te responderemos assim que possível.

Conheça o sistema RotaExata!

Falar com um especialista!

Tag: , , ,






O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *








RotaExata rastreamento e gestão de frota

RotaExata é uma plataforma de gestão veicular que ajuda empresas a alavancar suas entregas e serviços.


Redução de custo com rastreamento Redução de Custos Aumento de produtividade com rastreamento Aumento de Produtividade Segurança da frota com rastreamento Segurança e
Organização
Conteúdo exclusivo RotaExata Conteúdos
Exclusivos
Como RotaExata resolve seus problemas Como RotaExata
Ajuda sua empresa
Clientes e resultados Clientes e Resultados

Fique atualizado

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!