Como a integração de software modernizou os processos da frota?

A integração é uma forma de simplificar seus processos do cotidiano. Conheça detalhes!

Home / Como a integração de software modernizou os processos da frota?

A integração de software é uma das funcionalidades com maior destaque nos dias atuais, tendo em vista que é uma tendência no meio corporativo.

Isso porque no cotidiano das empresas que dependem de frota veicular, o uso de softwares de gestão e rastreamento são muito comuns, ainda mais para empresas que visam economia e rendimento das suas operações.

Em adição, as corporações utilizam também sistemas internos. Esses servem para armazenar informações próprias ou sobre os clientes. 

Nesse cenário, surgiram algumas formas de integrar a tecnologia, a fim de compartilhar informações entre os softwares, gerar uma maior automatização na administração dos sistemas e poupar tempo.

A isso, dá-se o nome de integração de software. Ela nada mais é do que a possibilidade de acessar informações de um sistema em sua outra plataforma, simplificando assim o gerenciamento e a acessibilidade.

Essa tendência é uma das novidades dos últimos anos que só irá evoluir, tendo em vista a migração das empresas para os meios digitais, cada vez mais frequente.

É por isso que, no presente artigo, você vai aprender sobre a integração e de que forma ela pode beneficiar o seu dia a dia. Além disso, vamos te mostrar como essa ferramenta beneficia sua gestão de frotas!

Acompanhe com a gente!

Índice:

  1. O que é a integração de software?
  2. E para os gestores de frota?
  3. As vantagens da integração de software por API
  4. O que é a integração por API?
  5. Vale a pena ter um sistema que faça integração de software?

O que é a integração de software?

Em suma, a integração de software é uma solução de TI que viabiliza a diminuição do esforço humano, já que esse tem seu trabalho poupado.

Sendo uma forma de reunir informações em uma mesma plataforma digital, a integração acaba servindo como uma ferramenta de simplificação e até mesmo economia.

Trata-se, no geral, de um funcionalidade que permite a mediação entre dois softwares. Existe entre eles uma troca de dados.

Além disso, devemos dizer que as possibilidades para a realização dessa troca e compartilhamento de informações são várias. Pode-se: enviar dados, buscá-los, eliminá-los ou realizar alterações.

Nesse sentido, as variações e consequências dependem muito do tipo de integração que você está realizando.

Em um mundo em que a tecnologia avança e é refinada todos os dias, as maneiras de integrar e de compartilhar informações também continuam se multiplicando. Isso para tornar o gerenciamento e o trabalho mais simples e prático!

E para os gestores de frota?

De fato, a maioria das empresas que dependem de frota para o cumprimento de suas funções, estão presentes em segmentos como os citados abaixo:

  • Prestação de serviços;
  • Entregas/distribuição de produtos;
  • Coletas;
  • Atendimentos e visitas aos clientes;
  • Transporte de pessoas.

E não para por aí! Hoje em dia - com o aumento da preocupação com a saúde e a flexibilização dos processos perante o distanciamento social - aumentou-se a demanda por empresas que se deslocam até determinados locais.

Ou seja, cada vez mais as empresas estão precisando portar uma frota veicular para realizar o seu trabalho.

Sendo assim, os gestores de frota estão vivendo um momento em que o seu trabalho é indispensável e está se tornando ainda mais requisitado.

É justamente para gerar uma maior organização nas operações de campo, que a integração de software existe.

Como muitas empresas dos segmentos que mencionamos possuem sistemas internos para gestão própria - esses que são muitas vezes para gerenciamento do estoque, planejamento de visitas e agendamentos - adotar outro software (exclusivo para a gestão da frota) pode dar bastante trabalho.

Todavia, como você deve saber, gerenciar a frota e os itinerários é fundamental e não deve ser dispensado.

É nesse quesito que a integração gera praticidade, visto que a administração do sistema interno pode ser aliada ao uso do sistema de gestão dos veículos.

A integração de software para empresas que dependem de frota veicular atua exatamente para isso.

integração de software

As vantagens da integração de software por API

Como mencionamos, a integração de sistemas é uma forma de simplificar a gestão de toda a operação. Tendo em vista que possibilita o compartilhamento de informações entre o sistema interno da empresa e o software de gestão da frota.

Ademais, também te explicamos que existem diversos tipos de integração, não é mesmo?

Dentre elas, a integração por API é uma das mais eficientes. Seu modo de funcionamento permite que você gerencie as informações da maneira que preferir.

Antes de abordar acerca de suas vantagens, vamos te explicar o que é isso exatamente.

O que é integração por API?

Em síntese, a integração por API (Interface de Programação de Aplicação) trata-se de um conjunto de programações e padrões que permitem que um software se ligue ao outro de forma simples.

Sendo assim, são disponibilizados códigos. Esses, ao serem empregados em um software, possibilitam a comunicação com outro sistema.

Assim, você passa a visualizar as informações do seu sistema de rastreamento veicular, por exemplo, dentro do seu sistema interno.

O gerenciamento se torna muito mais acessível!

Quanto às vantagens desse tipo de integração de software, pode-se dizer que a praticidade e a simplicidade - tanto no uso desse tipo de programação, como também em relação aos resultados para o seu cotidiano - são os maiores destaques.

Utilizando a integração de software por API, você pode unir qualquer funcionalidade do sistema de gestão de frota e rastreamento à sua organização de operações.

Por exemplo, para programar uma visita, você pode unir as suas informações internas (como os pedidos de atendimento, os dados do cliente e seu endereço) aos dados de rastreamento, de planejamento de rota e monitoramento veicular.

Assim, toda a operação de campo é alinhada e organizada, de forma a ser finalizada dentro do prazo e com você no controle o tempo todo. E mais: acompanhando em tempo real!

Vale a pena ter um sistema que faça integração de software?

Se você ainda tem dúvida, podemos ressaltar: SIM! Contratar um sistema de rastreamento e gestão veicular que ofereça a possibilidade de integração vale a pena.

Além de tornar as suas operações muito mais organizadas e planejadas, você ainda estará poupando tempo e esforço.

O fato de a integração de software ser uma tendência reflete justamente isso: a tecnologia é uma forma de tornar o seu trabalho mais prático e simples.

O objetivo de tudo isso é inovar o seu modo de gerenciar, te dando possibilidades mais modernas e de acordo com as demandas do atual mercado de trabalho.

integração de software

Entra para a tendência!

O que você achou? Conta para a gente o que você sabia sobre a integração de software!

No mais, nos despedimos por aqui. Se você ficou com alguma dúvida, basta falar com a gente, estamos à disposição!

Quer saber mais sobre a integração de software que o RotaExata proporciona?

Ver o funcionamento do RotaExata na prática!

Tag: ,






O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *








RotaExata rastreamento e gestão de frota

RotaExata é uma plataforma de gestão veicular que ajuda empresas a alavancar suas entregas e serviços.


Redução de custo com rastreamento Redução de Custos Aumento de produtividade com rastreamento Aumento de Produtividade Segurança da frota com rastreamento Segurança e
Organização
Conteúdo exclusivo RotaExata Conteúdos
Exclusivos
Como RotaExata resolve seus problemas Como RotaExata
Ajuda sua empresa
Clientes e resultados Clientes e Resultados

Fique atualizado

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!