Benefícios do rastreamento veicular para empresas

Dentre os diversos benefícios do rastreamento veicular, há o fornecimento e o gerenciamento sistemático da posição e do estado dos veículos. Isso com variados níveis de exatidão e intervalos de tempo!

Home / Benefícios do rastreamento veicular para empresas

Para saber quais são os benefícios do rastreamento veicular, é necessário entender o grau de importância desse serviço para empresas que dependem de frota.

De maneira geral, o monitoramento das operações de campo é uma forma de garantir que haja controle sobre as ações dos motoristas, as quais devem ser regidas pela política de frotas da sua corporação.

Atentando-se aos erros que podem atrasar as operações, você pode identificar alguns fatores que devem ser eliminados da realidade da sua empresa. 

Eles podem ser: o uso indevido do veículo, os gastos excessivos com combustível ou manutenções corretivas e o acúmulo de multas, por exemplo.

Dependendo do segmento em que sua empresa se encontra, as problemáticas podem ser diferenciadas e específicas, sendo necessária uma gestão de frotas focada em tais dificuldades.

Você vai compreender todas as questões conhecendo os principais benefícios do rastreamento. Confira:

benefícios do rastreamento

Entendendo os benefícios do rastreamento: qual a sua importância?

Em síntese, o rastreamento é empregado para aumentar a eficiência das entregas e serviços de campo. Além disso, também otimiza o uso dos veículos, reduz os custos operacionais e atende as exigências de seguradoras. 

Isso ocorre pois o sistema dá a você, gestor, um controle efetivo sobre as operações externas. Assim, a segurança - tanto do veículo quanto do motorista e da carga - é aumentada.

Os sistemas de rastreamento e monitoramento (SRM) funcionam como processadores de dados espaciais e temporais, além de outros dados acerca do status do veículo (Ignição, velocidade, bloqueio, RPM entre outros.).

Contudo, em um cenário de contínuo desenvolvimento tecnológico, o custo da implementação de um SRM torna-se cada dia mais baixo. 

Por isso, simultaneamente, ampliam-se as funcionalidades e opções de monitoramento e controle das entregas e serviços de campo.

Assim, as informações sobre a posição do veículo e outros dados que podem ser coletados, permitem a realização de operações associadas de acordo com a demanda de cada usuário.

Ademais, essas informações variam de acordo com o seu tipo de operação (controle logístico, controle de risco, gerenciamento de frotas, gestão de transporte público e outros).

Por meio de todas essas funcionalidades, surgem alguns benefícios do rastreamento que devem ser destacados:

Os 6 principais benefícios do rastreamento 

Apesar de os benefícios do rastreamento serem diversos e muito numerosos, existem alguns que devem ser destacados, tendo em vista seu grande impacto.

Conheça agora os 6 principais benefícios que o sistema de rastreamento veicular pode te proporcionar:

1 - Melhora no gerenciamento de rotas e na pontualidade das operações

Como já mencionamos, o sistema de rastreamento e monitoramento fornece ao usuário dados exatos sobre tempo e espaço - localização do veículo - a fim de dar a você um controle efetivo sobre a operação.

A esse controle, dá-se o nome de “gerenciamento de rotas”, o qual pode ser otimizado por - além do rastreamento - uma ferramenta de roteirização.

Por meio do roteirizador, você tem acesso aos melhores trajetos até o destino, levando em conta a menor distância a ser percorrida (por tempo ou quilometragem, você decide!).

O objetivo do gerenciamento de rotas por meio do rastreamento e da roteirização - que é regida pelos dados de rastreio - é proporcionar à sua frota uma maior praticidade para a realização dos serviços e entregas.

Nesse sentido, os itinerários podem se tornar mais pontuais e eficientes, gerando - por consequência - uma melhor experiência para o cliente.

2 - Eliminação do uso indevido do veículo por parte dos motoristas

Outro benefício que queremos destacar diz respeito ao uso indevido do veículo por parte dos motoristas, ou seja, uma conduta inadequada.

Essa conduta pode ser marcada pelo desrespeito às leis de trânsito ou pela desobediência à política de frotas da empresa.

Como os colaboradores passam a ser monitorados em tempo real, seu comportamento durante as operações passa a ser melhor.

Além disso, o sistema de rastreamento fornece a você informações detalhadas sobre todos os trajetos: 

Qual foi a velocidade máxima alcançada pelo motorista? Qual foi sua quilometragem? Por quanto tempo o condutor deixou o veículo ligado (e parado)? Onde foram as suas paradas?

Tendo esses dados, você pode aplicar uma advertência nos colaboradores que não estão respeitando as normas. Nesse caso, é interessante criar um ranking de motoristas.

3 - Redução de custos com combustível, manutenção e multas

O terceiro dos benefícios do rastreamento que separamos é a redução considerável de custos, em vários âmbitos.

Considerando que o rastreamento veicular evita trajetos muito longos, extingue a possibilidade de multas - tendo em vista que corrige o uso indevido do veículo - e ainda gerencia sua frota em todos os âmbitos, os custos relacionados diminuem.

Sendo assim, os gastos em excesso com manutenção corretiva, com combustível e os relacionados ao pagamento de multas são solucionados.

4 - Controle de horas extras e processos trabalhistas

A redução de custos não se limita apenas a aqueles que estão diretamente relacionados com os veículos, mas envolve a questão dos processos trabalhistas.

De forma geral, pode-se dizer que os processos trabalhistas possuem como causa algumas questões da frota e dos colaboradores.

Alguns fatores que causam os processos são:

  • Horas extras mal registradas;
  • Jornada de trabalho em excesso ou em falta;
  • Contratos mal elaborados;
  • Multas e acidentes.

Por meio do módulo de gestão de frotas, toda a parte de documentação é devidamente regulamentada e armazenada no sistema inteligente, tornando os documentos seguros.

Assim, dentre os benefícios do rastreamento, pode-se dizer que está a redução de processos trabalhistas.

5 - Criação de regras de rastreamento segundo a sua preferência

Dentro do sistema, você - como gestor - pode criar as regras de rastreamento que desejar, levando em conta as variáveis que mais impactam a sua empresa.

No processo de escolha, leve em consideração os desafios do segmento que você está inserido.

Sua empresa presta serviços com muito intervalo entre eles? Crie uma regra que proíba os motoristas de transitar em determinados horários, evitando assim o desvio de rota.

Seu negócio realiza entregas? Crie regras do tempo adequado para o carregamento do veículo e a finalização da entrega em si.

São diversas opções e é você quem escolhe!

6 - Registro de todos os deslocamentos

Para finalizar, deve-se ressaltar que o sistema de rastreamento não só mostra as informações em tempo real, como também as armazena para uma posterior análise.

Dessa forma, você pode acessar os chamados “relatórios”, análises completas e em vários formatos - gráficos, tabelas, documentos - e pode armazená-los para quando precisar.

Se for necessário um relatório de desempenho, você o tem. Se precisar de comprovantes para situações jurídicas, eles estão disponíveis!

Como tudo isso é possível?

De modo geral, o rastreamento de veículos se une irreversivelmente ao conceito de Sistemas Inteligentes de Transportes (SIT) ou Intelligent Transportation System (ITS).

Um SIT (Sistema Inteligente de Transporte) compreende aplicações e equipamentos com tecnologia de ponta para veículos e infraestruturas de transporte. O objetivo é criar aplicações que gerem menores tempos de viagem, menores custos de operação, maior segurança e conforto.

Quer saber mais sobre os benefícios do rastreamento veicular?

Preparamos um super material sobre tudo que você precisa saber sobre rastreamento de veículos, confira no link abaixo:

Rastreamento de Veículos - Muito além do simples posicionamento

Tag: , , ,






O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *








RotaExata rastreamento e gestão de frota

RotaExata é uma plataforma de gestão veicular que ajuda empresas a alavancar suas entregas e serviços.


Redução de custo com rastreamento Redução de Custos Aumento de produtividade com rastreamento Aumento de Produtividade Segurança da frota com rastreamento Segurança e
Organização
Conteúdo exclusivo RotaExata Conteúdos
Exclusivos
Como RotaExata resolve seus problemas Como RotaExata
Ajuda sua empresa
Clientes e resultados Clientes e Resultados

Fique atualizado

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!