Operação logística: rastreamento veicular com foco na gestão

Administrar seus veículos de forma eficaz garante que a produtividade da frota e a produtividade da operação extraia o máximo de benefícios de cada recurso.

Home / Operação logística: rastreamento veicular com foco na gestão

De modo geral, a logística é um conjunto de estratégias focado especificamente na sua empresa em questão, levando em conta o segmento em que ela está inserida, a política interna que ela segue, os valores e também os objetivos. No caso das empresas que realizam operações de campo por meio de veículos corporativos, precisa-se ter uma operação logística, alinhada com a empresa.

De acordo com Novaes, autor de um dos principais livros sobre o tema: “Logística é o processo de planejar, implementar e controlar de maneira eficiente o fluxo e a armazenagem de produtos, bem como os serviços e informações associados, cobrindo desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o objetivo de atender aos requisitos do consumidor”.

Sendo assim, toda e qualquer empresa possui a sua estratégia logística, de acordo com o que chamamos de “core”. O core, por sua vez, corresponde ao que mais gera valor para aquele negócio. Portanto, como as empresas dependentes de frota precisam dos veículos para gerar esse valor, consequentemente as suas operações precisam estar alinhadas à logística.

O rastreamento veicular tem como intuito facilitar as operações de campo e as otimizar de acordo com as necessidades da sua empresa, e é por esse motivo que há uma ligação entre o rastreio e a gestão de frota.

Saiba de que maneira o rastreamento com foco na gestão podem auxiliar o seu negócio nesse quesito!

Como funciona uma operação logística?

As operações logísticas da frota são direcionadas segundo as metas, os objetivos a longo prazo da empresa e também a sua política de frotas.

Dessa forma, a sua empresa deve alinhar a conduta dos motoristas e o formato das operações de campo segundo às estratégias que possui, baseada em sua missão e valores.

Por exemplo, se a sua logística visa a produtividade e o máximo de serviços/entregas em determinado dia, um empecilho para isso é a ociosidade. Para combater isso, você deve ter uma estratégia direcionada na resolução desse problema.

Ou, se por acaso a sua logística tem como foco a redução de custos, os gastos elevados em combustível, manutenção e multas precisam ser extintos. Sendo assim, é preciso questionar: qual será a sua estratégia logística para esse caso?

E claro, a satisfação completa dos seus clientes precisa ser o principal objetivo da sua logística, por esse motivo, seus serviços devem ser desempenhados da forma mais eficiente possível, evitando atrasos e prezando pela conservação dos veículos. Como garantir essa qualidade?

Nesse sentido, tem-se o que comentamos acima: é o rastreamento veicular com foco na gestão que permitirá uma melhor operação dos seus serviços em campo, de forma a possibilitar a conquista dos seus objetivos planejados. Todavia, antes de te mostramos como isso funciona, é importante que você se atente às peculiaridades da sua empresa, visto que em cada caso, há alternativas diferentes.

Operação logística de acordo com cada segmento

Um ponto bastante interessante e que deve ser levado em consideração é que a logística muda de um segmento para outro, de um tipo de serviço para outro e de métodos de operação para outros.

Separamos algumas segmentações para exemplificar isso:

Serviço X Produto

Como os serviços demandam tempo e mão de obra, a operação logística é bastante diferente daquela em que há a realização de entregas.

Além da diferença do tempo de parada no cliente, ainda há o carregamento de equipamentos no veículo, ou a entrega em si, no caso de empresas desse ramo. Outro fator que muda entre esses dois casos é a preparação do colaborador, que em ambos os cenários precisam estar preparados para a realização das tarefas, distintas entre esses segmentos.

Pronto atendimento X Agendamento de visitas

Outra segmentação está relacionada ao modo que a sua operação é realizada, podendo ser por pronto atendimento ou por agendamento de visita.

Para cada cenário, a logística irá ser diferenciada, tendo em vista que todo o processo também será diferente.

No caso do pronto atendimento, a empresa precisa ter em mãos uma ferramenta que facilite e agilize o envio dos veículos para o destino que solicitou o serviço.

Em contrapartida, no caso das empresas que agendam previamente as visitas, é essencial o uso de uma ferramenta que organize e planeje de forma estratégica os itinerários, para que os custos sejam reduzidos, tanto em combustível quanto em relação à economia de tempo.

Tamanho da frota

O tamanho da frota é outro fator que influencia na logística da operação, já que existem estratégias tanto para as frotas maiores, quanto para as menores.

A organização das operações depende de quantos veículos estão disponíveis para saírem em campo e se eles podem ser distribuídos em regiões diferentes ao mesmo tempo. No caso das frotas menores, isso não pode acontecer de forma tão rápida; por isso, a logística para esses casos acaba sendo diferenciada, para que as frotas pequenas também sejam produtivas.

Entender o impacto da segmentação, isto é, os aspectos do ramo em que você está inserido, é de extrema importância para a criação e a efetivação da logística nas operações, e é por isso que antes de qualquer coisa, você precisa identificar em que cenário sua empresa está inserida.

Essa identificação pode se dar por meio de uma análise da sua empresa perante à concorrência. Reúna sua equipe e se atentem às questões como: “onde estamos no mercado?”, “quais os nossos principais desafios?”, e inclusive montem uma matriz SWOT (a qual relaciona as forças, as fraquezas, as ameaças e as oportunidades do seu negócio no momento atual).

Dessa forma, você entenderá de forma aprofundada qual o modelo de negócio da sua empresa, e será mais fácil identificar qual a logística que dará certo.

Ferramentas que otimizam a operação logística

Após identificado qual é o seu caso, o cenário em que seu negócio está inserido e quais os aspectos que não podem faltar para a realização da sua operação, vamos te mostrar algumas ferramentas, que podem solucionar suas necessidades. Confira!

Rastreamento com foco na gestão

É fato que os dados de localização e o monitoramento em tempo real são as informações essenciais para todo e qualquer tipo de frota.

Para o fornecimento dessas informações, existem diversos sistemas de rastreamento e monitoramento veicular, os quais fornecem um acompanhamento em tempo real bastante eficiente, acesso ao status dos veículos e controle sobre a conduta dos veículos. Dentre esses sistemas, tem-se o RotaExata, desenvolvido exclusivamente para empresas.

O sistema RotaExata é diferenciado por integrar seus módulos entre si, potencializando assim os resultados. Por causa disso, antes de especificar as ferramentas existentes, você precisa entender o sistema em si.

O rastreamento veicular aliado à gestão tem como objetivo identificar e posteriormente resolver o problema da sua frota, tendo como base o seu segmento.

Esses dados de localização são fornecidos de uma forma bastante simples e de fácil acessibilidade, além de serem completamente exatos, por conta da qualidade do rastreador e do desenvolvimento do software em si. Quanto à gestão, o nosso diferencial está em nossa especificação, anteriormente mencionada: trabalhamos apenas com empresas! Por isso, sabemos quais os aspectos que precisam ser gerenciados, e quais os meios para fazer isso.

As ferramentas complementares, por sua vez, podem ser utilizadas de acordo com a sua necessidade particular. Conheça algumas delas:

Tempo de permanência no cliente e tempo de janela de carregamento

Desenvolvidas com a ciência de que o tempo varia para a prestação de um serviço ou a realização de uma entrega, essas ferramentas permitem que você determine o período de tempo desejado para a conclusão de cada operação.

Sabe-se que no caso dos prestadores de serviço, esse tempo é maior. É por isso que essa ferramenta é flexível segundo a estratégia da sua operação logística.

Agendamento por região

O agendamento por região é desenvolvido exclusivamente para as empresas que realizam suas operações por meio de um agendamento prévio de visita, como já mencionamos.

Esse processo acontece “por região” - que você mesmo delimita no mapa de operação - com o objetivo de gerar uma maior produtividade, visto que ao separar as operações por regiões estratégicas, tanto o tempo quanto os custos serão reduzidos.

otimização da operação logística

Check In e Check Out

Apesar de ser uma ferramenta adaptável para diversos segmentos, o check in e o check out são eficientes para empresas que realizam operações de pronto atendimento.

Como os serviços são solicitados no mesmo momento, o controle e as atualizações constantes são de extrema importância, pois te informam onde estão os motoristas, se já chegaram no destino, se já saíram de lá e se já partiram para o próximo cliente que demandou o serviço. Em resumo, você terá o controle sobre a frota e o registro das operações de forma prática e exata, assim garantindo a eficiência logística e uma produtividade maior!

Checklist de Manutenção

O plano de manutenção é uma das ferramentas do módulo de gestão, que ao ser relacionada ao rastreamento, pode gerar resultados ainda maiores.

Essa checklist é recomendada para empresas de qualquer segmento, tendo em vista que todo veículo de frota precisa estar bem conservado e preservado. Essa ferramenta proporciona exatamente isso: uma manutenção focada na prevenção de possíveis danos, o que resulta em uma boa imagem da sua frota, e também uma redução considerável dos custos.

Lançamento de custos

Sendo uma ferramenta do módulo de gestão também, o lançamento de custos e posterior média e análise deles é fundamental para qualquer operação logística.

Tenha em mente que a logística visa justamente o crescimento e a otimização dos processos realizados pela sua empresa, e a área financeira tem um grande peso nisso!

operação logística

Essas são apenas algumas funcionalidades presentes no RotaExata, que citamos como solução para os problemas apresentados no início deste artigo.

Todavia, o sistema possui muitas outras ferramentas, focadas para diversos segmentos.

Aqui no Rota, nosso time de CS (Customer Success) trabalha exclusivamente nisso: te ensinar a utilizar a ferramenta certa para a resolução do seu problema, tendo como base a sua operação logística.

Para saber mais, veja agora mesmo uma demonstração do nosso sistema!

Saiba como funciona o RotaExata na prática!
Veja uma demonstração agora!

Tag: , , , ,






O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *








RotaExata rastreamento e gestão de frota

RotaExata é uma plataforma de gestão veicular que ajuda empresas a alavancar suas entregas e serviços.


Redução de custo com rastreamento Redução de Custos Aumento de produtividade com rastreamento Aumento de Produtividade Segurança da frota com rastreamento Segurança e
Organização
Conteúdo exclusivo RotaExata Conteúdos
Exclusivos
Como RotaExata resolve seus problemas Como RotaExata
Ajuda sua empresa
Clientes e resultados Clientes e Resultados

Fique atualizado

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!