5 sinais que há desperdício de combustível na sua empresa

Confira alguns sinais que apontam gastos elevados com combustível e consequente prejuízo financeiro para a sua empresa!

Home / 5 sinais que há desperdício de combustível na sua empresa

O desperdício de combustível por meio dos veículos da frota veicular é muito comum, apesar de resultar em prejuízo financeiro para a corporação, portadora da frota. 

Essa problemática pode afetar gravemente o estado econômico da companhia, que deve arcar com os custos, os quais poderiam ter sido evitados. 

De modo geral, esse desperdício pode ocorrer por conta do comportamento dos motoristas, os quais podem estar praticando uso indevido do veículo, desvios de rota e eventos de telemetria (acelerações e desacelerações) não condizentes à política de frotas da sua empresa.

Ademais, essa problemática pode estar ocorrendo por conta da falta de gerenciamento das operações, pela escolha inadequada do combustível ou pela ausência de gestão desse.

Em todo caso, o desperdício de combustível é algo que deve ser extinto, tendo em vista suas consequências desfavoráveis, que muitas vezes podem levar muito tempo para solucionar.

Nesse conteúdo, explanaremos alguns sinais que indicam que a sua empresa está sofrendo com desperdício de combustível. Assim, você pode identificar esses problemas e cortá-los pela raiz, evitando o prejuízo financeiro.

Confira!

Índice:

  1. O que é considerado desperdício de combustível?
  2. 1° sinal: Você não controla os dias e os locais para abastecimento;
  3. 2° sinal: Não há um planejamento exato de trajetos até os destinos;
  4. 3° sinal: Seus motoristas não são monitorados;
  5. 4° sinal: No final do mês, você percebe gastos que não sabe exatamente a origem;
  6. 5° sinal: A improdutividade está começando a aparecer!

O que é considerado desperdício de combustível?

Os gastos excessivos com combustível - quando não proporcionais ao que realmente é necessário para a frota (e suas operações) - podem resultar em um enorme desperdício.

Além disso, se não há um gerenciamento adequado do uso do combustível, o que inclui a definição da quantidade, qualidade e local de abastecimento, certamente esse aspecto tenderá a resultados negativos.

No entanto, se você não sabe exatamente como identificar o desperdício de combustível (e saber se ele realmente existe), estes 5 sinais vão te auxiliar nesse processo.

Acompanhe com a gente!

1° sinal: Você não controla os dias e os locais para abastecimento

Como já comentamos, se não há um controle efetivo e organizado em relação aos custos com combustível, sua empresa pode estar correndo o risco do desperdício.

De fato, sem um monitoramento e gerenciamento do abastecimento, os motoristas estão “livres” para conduzir e abastecer da maneira que desejarem, sem ter ênfase na economia. Isso pode incluir o uso indevido do veículo, marcado por uma direção ofensiva, desvios de trajeto e paradas inadequadas.

A questão das paradas

Resumidamente, nessas paradas pode ocorrer uma atitude que causa ainda mais desperdício: o ato de deixar o veículo ligado, enquanto está parado.

De acordo com o portal Notícias Automotivas, mesmo que o veículo esteja parado, sem qualquer movimentação, o consumo de combustível continua ocorrendo, pois o motor exige gasolina - ou álcool - para se manter ligado.

Inclusive, esse consumo pode chegar a até o dobro (do que se gastaria normalmente), o que caracteriza um grande desperdício.

Portanto, se não há um controle das datas e horários específicos para abastecer - sendo os próprios motoristas os responsáveis por essa decisão - em adição à falta de controle da conduta desses, o uso indevido pode gerar gastos elevados em combustível.

Neste contexto, o ideal a se fazer é investir em uma forma de administrar e gerir a questão do abastecimento, bem como o comportamento dos seus colaboradores perante esse insumo.

desperdício de combustível

2° sinal: Não há um planejamento exato de trajetos até os destinos

O segundo sinal de que a sua empresa pode estar passando por desperdício de combustível é a falta de planejamento dos itinerários.

Certamente, quando não há o planejamento das rotas até os destinos (os clientes a serem visitados), os trajetos até lá são realizados de qualquer maneira.

Nesse sentido, não existe uma forma de avaliar quais caminhos serão mais rápidos - e consequentemente mais econômicos.

Por conta disso, você pode estar gastando desnecessariamente com combustível sem que saiba disso, pelo simples fato de seus colaboradores estarem transitando por trajetos longos, que poderiam ser evitados.

Neste contexto, o roteirizador é uma tecnologia que se baseia justamente nessa realidade: a análise dos melhores trajetos até certo destino. 

Por meio de um sistema de roteirização, a escolha das rotas é automatizada, determinada por fatos concretos e dados de localização exatos, fornecidos por um rastreador.

desperdício de combustível

3° sinal: Seus motoristas não são monitorados

Como já comentamos acima, a falta de monitoramento dos motoristas é um dos grandes sinais para qualquer tipo de problema relacionado à frota.

Por se tratarem de operações importantes - as quais exigem atenção, cuidado e disciplina - é crucial que os motoristas sigam as normas da sua empresa, as quais determinam os trajetos, o modo de conduta e outras especificações.

Se você tiver uma política de frotas, mas não possuir uma maneira de comprovar que ela está sendo seguida, a realidade das suas operações pode não passar por mudanças.

Portanto, para identificar problemas relacionados aos veículos, sejam eles: custos com manutenção, multas, acidentes e inclusive gastos com combustível, monitorar os motoristas em campo é primordial.

4° sinal: No final do mês, você percebe gastos que não sabe exatamente a origem

A ausência do gerenciamento gera essa falta de informação bastante grave: você corre o risco de perder o controle sobre a própria empresa.

Nesse caso, os custos podem aparecer para que você os pague, e você nem ao menos sabe a origem de alguns.

De modo geral, isso pode indicar que os gastos não estão programados e ultrapassam o essencial: é, simplesmente, desperdício.

É ideal que você se atente nesses casos, pois esse desperdício pode ser em relação ao combustível.

O recomendado a se fazer é realizar uma gestão efetiva todos os meses, lembrando-se de registrar todos os custos relacionados à frota e a origem de cada um deles, a fim de evitar que você perca o controle sobre as próprias operações.

5° sinal: A improdutividade está começando a aparecer

Para finalizar, um sinal de desperdício de combustível é a improdutividade das operações de campo.

Se a sua frota realizava uma certa quantidade de entregas em um dia, e a partir de um certo ponto passou a entregar menos, atente-se! Isso pode estar ocorrendo pois os seus motoristas estão desviando os trajetos e atrasando as visitas.

Nesse caso, uma consequência direta é o desperdício de combustível!

É importantíssimo que você preste atenção a todos esses sinais que apresentamos, pois eles podem fazer toda a diferença no desempenho do seu negócio.

Conta para a gente, você já observou algum desses sinais em sua frota?

Quer saber mais sobre monitoramento veicular e roteirização?

Conheça o RotaExata!

Tag: , , ,






O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *








RotaExata rastreamento e gestão de frota

RotaExata é uma plataforma de gestão veicular que ajuda empresas a alavancar suas entregas e serviços.


Redução de custo com rastreamento Redução de Custos Aumento de produtividade com rastreamento Aumento de Produtividade Segurança da frota com rastreamento Segurança e
Organização
Conteúdo exclusivo RotaExata Conteúdos
Exclusivos
Como RotaExata resolve seus problemas Como RotaExata
Ajuda sua empresa
Clientes e resultados Clientes e Resultados

Fique atualizado

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!