O controle de combustível é uma das formas mais eficazes para uma empresa alcançar uma economia estável, afinal, é o consumo de combustível um dos principais gastos da frota. Encontrar uma maneira eficiente de controlar essas despesas é fundamental para manter a economia saudável e uma frota econômica!
Neste post vamos ver dicas interessantes mostrando que é possível realizar um controle de combustível eficaz, mesmo com o preço nas "alturas".
Em suma, o controle de combustível é a gestão apropriada desse fator - fundamental para a frota - e indispensável na realidade das empresas portadoras de veículos.
Quando há a organização e o monitoramento do combustível, fica muito mais fácil ter uma visão econômica abrangente do seu negócio, e assim, traçar metas de melhorias e objetivos cada vez maiores para vencer a concorrência.
Para colocar em prática esse controle de combustível, preparamos 5 dicas para você seguir, e dessa forma, reduzir os custos. Confira:
Os veículos da sua empresa são compatíveis com os serviços que desempenham?
A escolha do veículo para sua real atividade é muito importante, isto porque cada veículo tem uma performance melhor em alguns trabalhos específicos.
Quando suas atividades são visitas comerciais opte por utilitários mais econômicos ou motocicletas.
Serviços de entregas e coletas rápidas podem ser atendidos com pequenos furgões. Essa dica vale para transporte de cargas também: esteja atento ao volume de seus fretes e respeite isto, veículos com excesso de carga gastam muito mais!
Como os preços dos combustíveis continuam a subir, é essencial que você faça o controle de abastecimentos.
Você pode realizar este controle com algum software ou até mesmo planilha de excel, desta forma poderá investigar a quantidade que é consumida por cada viagem, bem como de toda a frota.
O dado mais relevante que a gestão de combustível proporciona é a média dos gastos e quanto cada veículo gasta por mês.
Veículos com uma média de consumo alta podem significar algum problema de manutenção no veículo, operação ou até mesmo desvio de combustível.
Um ponto importante no controle de custos é criar regras de utilização dos veículos.
Defina regras de horário de utilização para cada veículo, fiscalize suas rotas e registre todas as saídas, tenha um controle rigoroso sobre velocidades em perímetros urbanos e rodoviários.
Ter uma política para utilização dos veículos de forma clara e com regras consistentes ajuda a evitar diversos problemas, invista um tempo para definir suas regras.
Mantenha seus veículos com as revisões em dia, veículo com desgaste ou revisões atrasadas tendem a consumir mais combustível.
Por este motivo mantenha a agenda de manutenções de seus veículos sempre em dia. Dê uma atenção especial a calibração dos pneus!
Pneus maus calibrados consomem muito mais combustível.
A gestão de atividades de campo (o que o veículo faz fora da empresa) como entregas e serviços é essencial para que você possa economizar. Visto que, além de as operações serem as realizadoras do serviço que sua empresa oferece, elas também são a imagem que você carrega da sua corporação, quando está em campo.
O gerenciamento, dessa forma, torna-se fundamental para a potencialização dos seus serviços, pois é gerindo a frota que você gera uma maior produtividade.
Ter o registro de todos os serviços que um veículo executa é essencial para entender melhor sua operação. Além disso, nestes registros você precisa zelar por informações como os destinos, identificação do motorista, previsão de saída e retorno, status da operação entre outros. Ter esses dados de forma objetiva e acessível - dentro do sistema - faz toda a diferença na organização da sua frota.
Ademais, é no sistema de rastreamento que essas informações serão verdadeiramente exatas, além de serem fornecidas em tempo real, e por isso, atualizadas ao máximo. Ter uma visão atualizada do status do veículo em determinado momento, qual motorista está conduzindo e quando será o próximo serviço a ser prestado é gerenciar adequadamente, visando a produtividade e a economia.
Com estas informações é possível criar roteiros mais enxutos ou perímetros de trabalho específicos para cada tipo de veículo.
Para finalizar, uma boa maneira de otimizar as atividades de campo, é por meio do roteirizador. Com a roteirização dos trajetos e o planejamento de serviços e entregas, a redução dos gastos com combustível é consequência do ganho operacional.
Como você não precisará utilizar todos os veículos (visto que o planejamento eficiente visa a redução dos custos e da mão de obra), por conseguinte há uma economia do combustível.
A ferramenta de lançamento de custos proporciona justamente esse controle: lançando e registrando todos os investimentos financeiros, bem como os gastos exagerados, e os especificando apropriadamente no sistema, você gera uma organização e o gerenciamento necessário para a sua frota.
Assim, você mesmo pode analisar os custos do mês e determinar novas metas, visando sempre uma economia saudável.
Praticando essas 5 sugestões, você não só potencializa a produtividade das operações, como também garante uma economia saudável para a sua empresa, que tenderá a alcançar o sucesso ainda mais rápido.
Lembre-se que o controle de combustível depende de você, dos motoristas e de toda a sua equipe, que engajada deve buscar melhorias. Com o auxílio do sistema de rastreamento veicular, isso se torna ainda mais prático!
Saiba como realizar um controle de combustível prático e eficiente, por meio do sistema de rastreamento e gestão veicular!
Conheça o RotaExata
RotaExata é uma plataforma de gestão veicular que ajuda empresas a alavancar suas entregas e serviços.
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!