Por que contratar serviços de manutenção evita problemas graves?

Você sabia que a manutenção pode evitar que muitos prejuízos atinjam a sua empresa? Conheça esses impactos!

Home / Por que contratar serviços de manutenção evita problemas graves?

Muitas empresas - dependentes de frota - não sabem o momento certo de contratar serviços de manutenção para os veículos, e nem mesmo conhecem a importância que isso tem para o desempenho dos veículos.

Todavia, é necessário afirmar que os reflexos da manutenção possuem um grande impacto em sua corporação.

Isso se dá tanto no rendimento das operações como um todo, quanto na saúde financeira do seu negócio.

Portanto, saber as necessidades da sua empresa para contratar serviços de manutenção é indispensável, visto que esse processo deve estar alinhado aos objetivos da corporação e à política de frotas.

Nesse artigo, vamos explanar sobre os principais problemas com os quais você pode sofrer, se não aplicar um plano de manutenção eficaz em sua frota veicular.

Além disso, daremos algumas recomendações relacionadas à temática, para que você saiba como gerenciar esse processo corretamente.

Acompanhe conosco!

Quais os problemas da falta de manutenção?

Em suma, deve-se ressaltar que por se tratar de uma empresa que depende de veículos, a manutenção é um dos fatores essenciais para a garantia de operações de campo bem sucedidas.

Caso elas não sejam realizadas, sua frota pode passar por inúmeros problemas, tanto no âmbito da produtividade, quanto também no financeiro.

Separamos os problemas mais graves:

Redução da segurança das operações

A segurança dos veículos deve ser primordial quando se trata de uma frota.

Por envolver o transporte de cargas, em alguns casos, essa proteção é ainda mais primordial, tendo em vista que os produtos devem ser entregues de forma apropriada.

Além disso, caso o veículo sofra um dano em meio a um trajeto, os riscos de acidentes de trânsito são grandes.

Por isso, contratar serviços de manutenção frequentemente é uma das formas de prevenir que esses sinistros ocorram.

Atrasos nos atendimentos

Outra consequência da falta de manutenção é o atraso nos atendimentos, visitas, serviços ou entregas, a atividade desempenhada pela sua frota.

Se as peças dos seus veículos estiverem defeituosas, há a possibilidade de o veículo quebrar em meio ao trajeto ou passar a ter um desempenho lento, atrasando assim a operação de campo.

Por conseguinte, a experiência dos clientes é prejudicada, o que pode ocasionar a perda da clientela ou até mesmo problemas à sua imagem.

contratar serviçosde manutenção

Gastos elevados com manutenção corretiva

O prejuízo financeiro é a consequência mais comum.

Quando não é realizado um controle e um planejamento efetivo das manutenções da frota, os veículos ficam sempre suscetíveis a danos, por estarem sensíveis.

Por conta disso, a frequência das manutenções corretivas aumenta. Isso ocasiona custos que a sua empresa poderia ter evitado, por meio de medidas preventivas.

Ademais, ainda há a possibilidade de serem acumuladas infrações de trânsito, relacionadas à conservação do veículo.

Nesse contexto, a Confederação Nacional do Transporte declara que a falta de manutenção no veículo é considerada uma multa grave, tendo como consequência 5 pontos na carteira e prejuízo financeiro.

Essa multa tem um valor de 195,23, por veículo. Analise bem: qual o tamanho da sua frota? Quantos dos veículos estão com a manutenção atrasada? 

Improdutividade das operações

Por fim, um problema grave causado quando você decide não contratar serviços de manutenção preventiva é a queda de produtividade das operações de campo.

A falta de conservação da frota faz com que os motoristas desanimem em suas rotinas e não cumpram o seu trabalho da maneira que deveriam.

Nesse sentido, é comum aparecerem hábitos de ociosidade em meio ao expediente e desleixo na equipe de campo.

É por essas consequências que você deve se atentar à manutenção da frota, para que haja uma prevenção e uma conservação adequada.

O que verificar na manutenção?

Agora que você já sabe quais são as consequências de não contratar serviços de manutenção, vamos te dar algumas sugestões para realizar esse processo da maneira correta.

Em primeiro lugar, deve-se ressaltar que os veículos são completos e formados por diversas peças. Cada uma delas é passível de apresentar defeitos e danos com o tempo.

Todavia, levando em consideração o tipo e modelo do seu veículo, existem algumas partes que devem ter uma atenção especial.

Confira nosso resumo:

Manutenção para automóveis

Atente-se às seguintes peças:

  • Pneus;
  • Óleo e água;
  • Filtro de combustível;
  • Sistema elétrico.
contratar serviços de manutenção

Manutenção para caminhões

Os problemas costumam aparecer principalmente nas partes:

Manutenção para motocicletas

Por fim, a conservação das motos se dá pela verificação e revisão constante das peças:

  • Corrente;
  • Rodas.

Se for trocar alguma peça - que não pode ser consertada - lembre-se sempre de levar o veículo da frota até oficinas especializadas e de confiança.

É de extrema importância que você escolha bem o local e o profissional na hora de contratar serviços de manutenção, pois a mão de obra faz toda a diferença nessa questão.

Como criar um planejamento de manutenção preventiva?

Para finalizar esse conteúdo, devemos ressaltar que a manutenção preventiva - ou seja, a prática de revisões periódicas, sem que haja um dano aparente - é a melhor opção na realidade das frotas.

Por meio dela, os custos são reduzidos. A produtividade também aumenta e seus motoristas não estarão em risco de sofrerem acidentes no trânsito.

Como fazer isso?

Existem diversas formas de criar um plano de manutenção, mas nem todas elas são eficazes e exatas.

Pode-se criar planilhas contendo todas as peças e as datas específicas para a realização da revisão. No entanto, não há uma maneira de garantir lembretes e nem fixar essas informações permanentemente.

Por isso, a recomendação ideal é o uso de um sistema de gestão de frotas, o qual disponibilize um plano de manutenção.

Nesse plano, você pode personalizar da forma que desejar. Adicione todas as peças a serem verificadas e a cada quanto tempo o software deve te notificar.

Assim, você não precisa se preocupar. Quando chegar a data, o sistema te avisa!

É uma maneira prática, eficaz e verdadeiramente exata de gerir manutenção e evitar problemas graves para a sua companhia.

Saiba mais sobre o plano de manutenção preventiva!

Conheça o sistema de gestão de frotas RotaExata!

Tag: , , ,






O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *








RotaExata rastreamento e gestão de frota

RotaExata é uma plataforma de gestão veicular que ajuda empresas a alavancar suas entregas e serviços.


Redução de custo com rastreamento Redução de Custos Aumento de produtividade com rastreamento Aumento de Produtividade Segurança da frota com rastreamento Segurança e
Organização
Conteúdo exclusivo RotaExata Conteúdos
Exclusivos
Como RotaExata resolve seus problemas Como RotaExata
Ajuda sua empresa
Clientes e resultados Clientes e Resultados

Fique atualizado

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!