Honda CG 160 Cargo e a Yamaha Factor 125i: Qual a melhor moto para trabalhar

Você sabe qual é a melhor moto para delivery? Confira nosso comparativo entre a Honda e a Yamaha!

Home / Honda CG 160 Cargo e a Yamaha Factor 125i: Qual a melhor moto para trabalhar

A profissão de motoboy tem crescido cada vez mais. Ganhou mais notoriedade principalmente no período da pandemia, em que as medidas restritivas impossibilitavam as pessoas de frequentarem lugares públicos. 

Com isso, grande parte dos estabelecimentos recorreram ao delivery para manter seus negócios, fazendo com que os motoboys se tornassem os grandes responsáveis por manter a economia crescendo mesmo com isolamento. 

De acordo, com os dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, pedir alimentos por delivery se tornou hábito de 60% dos brasileiros. Segundo especialistas do ramo de restaurantes, a demanda por esses trabalhadores é a principal tendência para este ano.

Caso esteja planejando trabalhar com delivery, este é um grande momento. Separamos duas das melhores motocicletas para este tipo de atividade. Mas antes disso, é fundamental considerar alguns fatores antes de escolher a moto ideal. 

Gastos com combustível

Antes de mais nada, se a intenção é uma renda extra, você precisa fazer a escolha por uma moto econômica. Principalmente pelo aumento excessivo dos combustíveis.  

As motos mais econômicas que temos no mercado brasileiro hoje são as de baixa cilindrada, por exemplo, as com motores de 125cc a 200cc.

Além disso, os modelos de motor flex, ajudam a baixar os custos com combustível, já que possibilita a escolha pelo mais barato na hora de abastecer.

Peças e manutenção

Assim como a escolha do melhor motor ajuda na redução de gastos, a manutenção também é um fator importante.

Buscar orientação com profissionais da área, é de extrema importância. Saber os custos das peças que exigem uma manutenção com mais frequência, como o kit de relação e pneus, pode reduzir bastante esses gastos, sendo assim, quanto menor a cilindrada e mais popular a moto, tende a ter um custo de peças e manutenção mais amigável para o bolso.

Custos extras

Bem como, os custos citados com combustível e manutenção, outros gastos devem ser considerados. São eles: IPVA do veículo, o licenciamento (CRLV) e DPVAT. Esses impostos geram uma despesa anual e precisam ser analisados na hora da compra.

Obter um seguro de uma moto é fundamental no Brasil, infelizmente muitos motociclistas ignoram essa instrução. Só nos dois primeiros meses deste ano, houve um aumento de 34% de furto e roubo de motos na capital paulista.

Portanto, considere adquirir um seguro veicular, para proteção de gastos desnecessários caso haja algum sinistro com sua moto ou acidente.  

Agora que já sabe o que precisa ser analisado antes de decidir pela moto ideal, selecionamos duas opções de motos para você.

Confira as especificações da Honda CG 160 Cargo e da Yamaha Factor 125i

Qual a melhor moto para delivery?

De modo geral, existem algumas marcas e modelos de motos mais recomendadas para este tipo de operação, sendo consideradas mais ágeis e de fácil dirigibilidade, características que tornam o trabalho do motoboy mais prático.

Segundo os especialistas, um fator que faz toda a diferença no desempenho de uma moto é sua manutenção, que deve ser de custo acessível, além de não ser tão frágil, para que o motociclista possa utilizar o veículo o máximo possível, antes de levá-lo para revisão.

Neste contexto, tanto o modelo escolhido da Honda quanto o da Yamaha são ótimas opções para esse tipo de operação. Ainda assim, existem algumas diferenças entre elas, que podem influenciar na sua escolha. 

Honda CG 160 Cargo

A Honda CG 160 Cargo é um modelo fabricado especialmente para serviços de delivery. Com um bagageiro com capacidade de até 20 quilos, tornando a instalação de baús e fixação de caixas de forma muito mais fácil. Além de contar com reforço nas suspensões feitas especialmente para sustentar o peso das entregas.  

A CG 160 Cargo, tem como diferencial o cavalete central, que ao ser estacionada a moto tem uma maior estabilidade para que as cargas sejam devidamente amarradas, sem qualquer perigo de queda.

O modelo é um dos mais econômicos em relação ao combustível. Seu motor é bi-combustível composto por um único cilindro, gerando aproximadamente 15 cavalos de potência. O consumo com gasolina segundo o INMETRO, pode chegar próximo dos 40 quilômetros por litro. Ou seja, com o tanque cheio é possível rodar cerca de 600 quilômetros, sem a necessidade de reabastecer.

Sem contar, a eficiência das rodas de liga leve de 18 polegadas que não utiliza câmara de ar, e conta com freio de disco na dianteira e freio tambor na traseira, que contribuem para uma parada eficaz dos 119 quilos da moto com total segurança. A tabela de preço da CG 160 Cargo 2023 está em média R$14.760.

Yamaha Factor 125i

A Yamaha Factor 125i, é uma das motos mais vendidas para os profissionais da categoria de delivery. Pode-se dizer que ela está entre as primeiras na hora da escolha. A moto é ideal para o dia a dia e conta com motor de alta durabilidade, além de baixo consumo, porém a capacidade de carga no bagageiro dela é de apenas 10 quilos. 

O maior diferencial da Factor 125i para a CG 160, sem dúvidas é a tecnologia que ela traz. A Yamaha possui painel de LED e computador de bordo completo que auxilia o motociclista na condução mais segura e precisa.

O motor traz a tecnologia Blueflex, em outras palavras, motor flex que utiliza gasolina ou etanol. Combinado com um cilindro e 11,1 cavalos de potência. Segundo a montadora, seu consumo é de no máximo 46 quilômetro por litro. 

Além disso, a suspensão dianteira é do tipo telescópica, por outro lado, a traseira traz o arranjo do braço oscilante, essa combinação permite uma maior absorção de impactos. A Factor conta com sistema de freio UBS combinado, que permite frear simultaneamente com precisão em curto espaço de tempo.  

Uma característica específica desta moto, é o conforto que ela proporciona ao piloto. Pois, possui o eixo balanceado, que neutraliza a vibração da moto, além do assento amplo e macio. A tabela de preço da Factor 125i 2023 está em média R$13.390.

Potência das motos

De fato, a potência da motocicleta faz toda a diferença no desempenho das entregas.

O delivery em especial, exige uma locomoção mais veloz, principalmente quando se trata de entregas de objetos perecíveis, comidas de consumo imediato, entre outros.

Sendo assim, é fundamental que você considere a potência da moto, antes de escolher qual irá compor a sua frota veicular.

Confira os dados técnicos da Honda e da Yamaha:

Potência da Honda

Em relação à quantidade de potência do modelo da Honda, a CG 160 Cargo pode desenvolver até 15,1 cv a 8.000 rpm, com um torque de 1,40 kgf.m um pouco mais cedo, na faixa dos 7.000 rpm

  • Potência (gasolina): 14,9 cv (8.000 rpm)
  • Potência (etanol): 15,1 cv (8.000 rpm)
  • Torque (gasolina): 1,40 kgf.m (7.000 rpm)
  • Torque (etanol): 1,54 kgf.m (7.000 rpm)
  • Cilindros: 1
  • Cilindrada: 162,7 cc
  • Diâmetro x curso: 57,3 mm x 63,0 mm
  • Taxa de compressão: 9,5:1
  • Alimentação: Injeção eletrônica PGM-FI
  • Tipo de combustível: Gasolina/Etano

Potência da Yamaha

Na Yamaha, a quantidade de potência pode chegar a 11,1 cv a 7.500 rpm, enquanto o seu torque é de 1,2 kgf.m a 6.000 rpm.

  • Potência (gasolina): 11,0 cv (7.500 rpm)
  • Potência (etanol): 11,1 cv (7.500 rpm)
  • Torque (gasolina): 1,2 kgf.m (6.000 rpm)
  • Torque (etanol): 1,2 kgf.m (6.000 rpm)
  • Cilindros: 1
  • Cilindrada: 125 cc
  • Diâmetro x curso: 52,4 mm x 57,9 mm
  • Taxa de compressão: 10,0 : 1
  • Alimentação: Injeção eletrônica
  • Tipo de combustível: Gasolina/Etanol

Consumo de combustível

Por realizarem trajetos tanto de idas aos destinos, quanto de retorno ao ponto de origem - o qual pode ser um restaurante, uma lanchonete, confeitaria ou qualquer outro estabelecimento deste segmento - os itinerários acabam sendo duradouros, todos os dias.

Por realizarem trajetos longos, o consumo de combustível costuma ser alto para empresas que realizam esse tipo de operação, como já citamos.

Os dados de consumo das motocicletas estão abaixo:

Consumo de combustível da Honda

Em média, o consumo da Honda com gasolina é de 41 km/l, já com etanol (álcool), ela chega a 35 km/l, tanto na estrada quanto em âmbito urbano.

Consumo de combustível da Yamaha

A Yamaha, por sua vez, possui um consumo médio de gasolina de 46 km/l, e com etanol (álcool), pode chegar a 40 km/l não tendo muita variação em âmbito rodoviário e na cidade.

Portanto, percebe-se que a Yamaha é mais econômica do que a Honda, sendo uma diferença considerável.

Honda CG 160 Cargo X Yamaha factor 125i: vantagens e desvantagens 

Para finalizar as especificações das motos, separamos algumas vantagens e desvantagens de cada uma delas.

Vantagens da HondaDesvantagens da Honda
Potência elevada, o que reflete em seu rendimento;Consumo maior de combustível;
Bom custo-benefício.Banco pode ser desconfortável para alguns condutores
Vantagens da YamahaDesvantagens da Yamaha
Consumo menor de combustível;Valor de aquisição elevado;
Tamanho ideal - compacto - para conduzir.Baixa potência, se em comparação às motos de outras marcas.

Como melhorar as operações de delivery

As operações deste segmento precisam desempenhar da melhor maneira possível, visando eficiência e produtividade, características que podem ser asseguradas por meio da escolha certa da melhor moto.

Entretanto, há algumas variáveis importantes para manter um desempenho estável das operações - além da escolha da melhor moto para delivery - assim como o rendimento da sua empresa, na totalidade.

Confira as dicas, que te ajudará nesse objetivo:

Dica 1: Monitore a conduta dos seus motoristas

O uso indevido da motocicleta - por parte dos motoristas - pode ser um dos motivos para a sua empresa não desempenhar da maneira que você gostaria.

Dentre as atitudes correspondentes à má conduta, podem estar:

  • Uso do veículo para fins particulares;
  • Desrespeito às regras de trânsito;
  • Desvio proposital do trajeto;
  • Ociosidade em meio ao expediente;
  • Desobediência à política de frotas da empresa.

Nesse sentido, o primeiro passo que você precisa dar é a identificação de cada um desses problemas. Isso pode ser feito por meio de um sistema de rastreamento veicular, que fornece informações completas sobre os motoristas e as operações de campo, no geral.

Dica 2: Roteirize os trajetos, visando velocidade

Como já mencionamos, o delivery de alimentos é um tipo de operação que exige velocidade, agilidade e produtividade.

Por conta disso, os trajetos devem ser escolhidos de forma estratégica, visando essas características. 

Nossa outra dica é em relação a isso: o roteirizador é uma boa ferramenta para te ajudar nisso. Por meio dele, os itinerários são automatizados e você pode seguir os melhores caminhos para o cumprimento eficiente das suas operações.

Se você ficou com alguma dúvida, deixe aqui nos comentários. Nossa equipe esclarecerá tudo o que você precisar!

Conte conosco para otimizar suas operações e te ajudar a conectar os seus veículos ao seu negócio!

Saiba como melhorar ainda mais as suas operações de delivery de alimentos!

Conheça o sistema RotaExata!

Tag: , , , ,






O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *








RotaExata rastreamento e gestão de frota

RotaExata é uma plataforma de gestão veicular que ajuda empresas a alavancar suas entregas e serviços.


Redução de custo com rastreamento Redução de Custos Aumento de produtividade com rastreamento Aumento de Produtividade Segurança da frota com rastreamento Segurança e
Organização
Conteúdo exclusivo RotaExata Conteúdos
Exclusivos
Como RotaExata resolve seus problemas Como RotaExata
Ajuda sua empresa
Clientes e resultados Clientes e Resultados

Fique atualizado

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!