5 sinais que indicam altos gastos de combustível na sua empresa

Confira alguns sinais que apontam gastos elevados com combustível e consequente prejuízo financeiro para a sua empresa!

Home / 5 sinais que indicam altos gastos de combustível na sua empresa

Frotas veiculares com altos gastos de combustível ainda é algo muito presente na realidade de empresas do Brasil todo. Infelizmente, os prejuízos financeiros decorrentes dessa falta de controle são muitos.

Essa problemática afeta toda a economia da companhia. Ao invés de usar esse dinheiro para investir em, por exemplo, manutenções preventivas ou novas tecnologias, você tem que arcar com custos que poderiam ser evitados.

De modo geral, esses gastos de combustível ocorrem por conta do comportamento dos motoristas, que podem estar fazendo um uso indevido dos veículos; desvios de rota, acelerações e desacelerações bruscas são exemplos de más condutas.

Ademais, essa problemática pode estar ocorrendo por conta da falta de gerenciamento das operações, pela escolha inadequada do combustível ou até mesmo pela ausência de um controle de combustível.

Em todo caso, os altos gastos de combustível devem ser combatidos e extintos. Nesse artigo, conheça alguns sinais que apontam para altos gastos de combustível dentro da sua gestão de frotas. 

Dessa forma, você pode identificar esses problemas e cortá-los pela raiz, evitando mais prejuízos financeiros. Boa leitura!

O que podem ser considerados altos gastos de combustível?

Os gastos de combustível em excesso são aqueles gastos não proporcionais ao que realmente é necessário para que sua frota faça as operações em campo, ou seja, são resultado de algum tipo de desperdício de combustível.

Caso não haja um controle de combustível adequado, que inclua a definição de quantidade, qualidade e local de abastecimento, certamente esse aspecto tenderá a resultados negativos.

Se você não sabe ao certo como identificar altos gastos de combustível na realidade da sua frota, conheça 5 sinais que apontam para desperdícios de dinheiro na sua empresa. Confira a seguir:

1° Sinal: você não controla os dias e locais para abastecimento

Quando não existe uma organização e controle relacionado aos gastos de combustível, as chances de você estar gastando mais dinheiro com o abastecimento dos veículos do que seria necessário é grande.

A falta de normas claras que digam onde e quando o veículo deve ser abastecido, o controle de abastecimento de frota da sua empresa é definido de acordo com a vontade do condutor.

Os motoristas irão conduzir e abastecer da maneira que desejarem, sem ter ênfase na economia. Isso pode incluir o uso indevido do veículo, marcado por uma direção ofensiva, desvios de trajeto e paradas inadequadas.

A questão das paradas...

Existe um tipo de parada que gera ainda mais gastos de combustível: quando o motorista deixa o veículo ligado, enquanto está parado.

De acordo com o portal Notícias Automotivas, mesmo que o veículo esteja parado e sem fazer qualquer movimentação, o consumo de combustível continua ocorrendo, pois o motor precisa de combustível para se manter ligado.

Inclusive, esse consumo pode chegar até o dobro do que gastaria normalmente, gerando exacerbados gastos de combustível.

Portanto, se não há um controle tanto da conduta dos motoristas quanto das datas e horários que os abastecimentos devem acontecer, altos gastos de combustível serão gerados.

Neste contexto, o ideal a se fazer é investir em uma forma de administrar e gerir a questão do abastecimento, bem como o comportamento dos seus colaboradores perante esse insumo.

Uma alternativa para solucionar essa questão é ter uma Planilha de Controle de Combustível. A partir desse documento, você pode controlar esse tipo de custo de maneira simples. Baixe agora mesmo, é gratuito!

2° Sinal: Não é feito um devido planejamento de rotas 

O segundo sinal de que a sua empresa está tendo altos gastos de combustível é a falta de planejamento das rotas. 

Quando isso acontece, as rotas são realizadas de acordo com o julgamento do motorista que pode realizar trajetos longos. Consequentemente, serão mais altos os gastos de combustível.

O roteirizador é uma solução que se baseia justamente nessa realidade: a análise das melhores rotas até o destino final. A escolha das rotas é automatizada, determinada por dados concretos de localização fornecidos por um rastreador.

3° Sinal: seus motoristas não são monitorados

Como já comentado, a falta de monitoramento dos motoristas é um dos grandes sinais para qualquer tipo de problema relacionado à frota, inclusive altos gastos de combustível.

As operações em campo exigem atenção, cuidado e disciplina, por isso, é crucial que os motoristas sigam as normas da sua empresa, as quais determinam fatores como as rotas, o modo de condução, entre outras especificações.

É importante que você tenha uma política de frotas aliada de um rastreamento veicular. Assim, você pode comprovar que as normas estabelecidas pela sua gestão estejam sendo cumpridas.

Portanto, para que você possa identificar problemas como custos com manutenção, multas em excesso, atrasos de funcionários, acidentes e altos gastos de combustível, é essencial que você tenha um sistema de rastreamento veicular.

4° Sinal: você percebe gastos, mas não sabe a origem deles 

A ausência desse gerenciamento é grave, pois gera gaps entre os gastos que sua frota gera e a origem deles. Quando sua frota gera gastos não identificáveis, você corre o risco de perder o controle sobre a própria empresa.

De modo geral, isso pode indicar que os gastos não estão programados e ultrapassam o essencial, ou seja, poderiam ser evitados. É ideal que você fique atento pois esses valores podem ser relacionados a gastos de combustível.

O recomendado a se fazer é realizar uma gestão efetiva todos os meses, sempre lembrando de registrar os custos relacionados à frota e a origem de cada um deles, a fim de evitar que você perca o controle sobre as próprias operações.

5° Sinal: suas operações tem se tornado mais improdutivas

Um sinal que também aponta para altos gastos de combustível é a improdutividade das operações em campo.

Se sua frota realizava uma certa quantidade de entregas ou atendimentos no dia, e a partir de um certo ponto passou a ser menos produtiva, fique atento. Seus motoristas podem estar desviando das rotas e atrasando visitas ou entregas.

As consequências disso são sentidas não apenas nos altos gastos de combustível, mas também no caixa do seu negócio. Preste atenção a todos os sinais apresentados aqui, pois eles fazem toda a diferença no desempenho da sua frota!

Rastreamento Veicular: acompanhe os gastos de combustível da sua frota!

Muitas pessoas, erroneamente, afirmam que é impossível ter um controle total do que acontece com uma frota em campo. Porém, já existem tecnologias que possibilitam um acompanhamento total de veículos empresariais.

Ter acesso a diversas informações dentro de um sistema facilita a vida de quem faz a gestão de frotas. Nesse sentido, a RotaExata criou o módulo de rastreamento veicular para fornecer dados sobre tudo o que acontece durante as operações.

Quando você consegue ver qual motorista está usando o veículo, a quantidade de serviços que já foram feitos e quais ainda precisam ser feitos, você evita inúmeros usos indevidos, incluindo aqueles que geram altos gastos de combustível.

Ao ter o rastreamento veicular RotaExata como base da sua gestão, você tem as ferramentas necessárias para descobrir usos indevidos e, consequentemente, acabar com os altos gastos de combustível de uma vez por todas!

Agora que você já aprendeu a observar os sinais, saiba como reduzir os gastos de combustível na realidade da sua frota.
Tenho interesse!

Tag: , , , , , , , , ,






O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *








RotaExata rastreamento e gestão de frota

RotaExata é uma plataforma de gestão veicular que ajuda empresas a alavancar suas entregas e serviços.


Redução de custo com rastreamento Redução de Custos Aumento de produtividade com rastreamento Aumento de Produtividade Segurança da frota com rastreamento Segurança e
Organização
Conteúdo exclusivo RotaExata Conteúdos
Exclusivos
Como RotaExata resolve seus problemas Como RotaExata
Ajuda sua empresa
Clientes e resultados Clientes e Resultados

Fique atualizado

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!