Gestão - Um item fundamental para reduzir os custos com a frota!

Uma gestão de frotas bem controlada é a base da eficiência, permite otimizar os custos de funcionamento além de maximizar o seu rendimento.

Home / Gestão – Um item fundamental para reduzir os custos com a frota!

A gestão de frotas em uma empresa é essencial e, como muitos já sabem, está relacionada a veículos alugados ou comprados, os quais são utilizados por agências governamentais ou negócios empreendedores. Ela é, de fato, imprescindível para a realização das operações de campo, e principalmente para a redução de custos com a frota.

Em síntese, gerir os veículos proporciona uma visão ampla do que de fato está acontecendo quando os motoristas estão realizando seus trajetos. Observar e acompanhar fatores como as multas, manutenções, abastecimentos, pneus, documentação e custos, é algo fundamental para a boa gestão do veículo.

Neste artigo, te mostraremos os principais benefícios garantidos pela gestão de frotas. Em especial, no quesito financeiro, visto que a principal vantagem deste módulo é a redução de custos com a frota.

Ademais, se a gestão não é realizada, não se tem o conhecimento se o processo está sendo rentável. Dessa forma, você pode estar tendo prejuízos nas operações, sem nem saber disso. Os custos com a frota podem variar desde aspectos comuns como combustível e manutenções, como também em gastos desnecessários com multas, acidentes e sinistros.

Abaixo, separamos alguns tópicos para que você entenda quais são as vantagens dessa gestão. Confira e perceba como elas podem te ajudar na redução dos custos com a frota:

Maior controle de gastos

De fato, a gestão eficiente dos veículos fornece uma visão mais abrangente sobre os gastos. Como e onde estão ocorrendo os maiores desperdícios, por exemplo, e o que facilitará a criação de medidas com foco no seu controle. É claro, com o objetivo de reduzir os custos com a frota.

Dentre esses desperdícios, estão o desgaste dos veículos por conta do mau uso, o combustível em excesso, o pagamento de multas por limite de velocidade e desrespeito às outra regras de trânsito. Quando eles se acumulam frequentemente, até mesmo a imagem da sua empresa fica comprometida, tanto por conta da aparência dos veículos, quanto no quesito burocrático.

Redução de custos com a frota

O ato de gerenciar manutenções preventivas resulta na redução do desgaste do veículo. Assim, sua vida útil é aumentada e problemas com os custos desnecessários são evitados.

Controlar e fiscalizar o excesso de custo por KM rodado é uma prática que gera vários parâmetros para a tomada de decisões como por exemplo, o momento ideal para troca do veículo, para troca de certas peças e a revisão de outras.

Aumento de Produtividade

Além de reduzir os custos com a frota, a gestão também reduz o tempo e esforço de trabalho, potencializa o serviço dos seus colaboradores e organiza as operações a ponto de aumentar o número de entregas, serviços e visitas.

A produtividade é essencial para a garantia de uma boa experiência do cliente, já que é o fator determinante na fidelização de cada consumidor do seu serviço. Para isso, não é somente o comportamento do motorista que deve ser otimizado, e sim todo o processo que envolve as operações e a frota; para isso, precisa-se da gestão.

Outrossim, quando o tempo para a realização das entregas e serviços é diminuído, há ganho operacional, e você finalmente pode dar adeus a alguns custos com a frota.

Organização da Frota

Por fim, a gestão permite que você controle os documentos do veículo e do condutor (CNH), já que isso pode ser um desafio quando sua frota começa a crescer. Realizar este controle é fundamental para não ter problemas futuros com multas ou até implicações jurídicas e processos trabalhistas, em caso de acidentes.

Além disso, quando uma frota veicular é bem organizada e há o cronograma para todas as operações e serviços, não há como o ócio continuar sendo um hábito. A ociosidade dos motoristas é um caso determinante para o perfil do seu negócio e a qualidade da sua prestação de serviço. Por isso, preze pela organização!

Conclusão

Uma gestão bem controlada é a base da eficiência, permite otimizar os custos com a frota e melhorar o funcionamento dela, além de maximizar o rendimento da sua empresa.

Além do mais, caso você não saiba, a gestão da frota proporciona a automatização de muitos processos relacionados a ela. No caso do sistema RotaExata, o agendamento das manutenções - regido pelo Plano de Manutenções - é feito pelo próprio sistema, de acordo com sua política de frotas. Isso ocorre também com os relatórios e análise dos custos com a frota, já que basta lançar os gastos que o próprio software organiza as informações e te oferece um relatório completo, inclusive com gráficos e tabelas.

Para proporcionar uma visão ampla e detalhada ao gestor, por meio da geração de relatórios e do vínculo direto ao módulo de rastreamento veicular, é possível ter o acompanhamento de perto de como cada veículo está sendo conduzido durante as operações, como ilustra a imagem abaixo:

gestão dos custos com a frota

A gestão de veículos da frota é muito mais do que uma opção. E, se você deseja facilitar as suas operações e reduzir os custos com a frota, essa é a solução que apresentamos.

Quer melhorar a produtividade da sua frota?

Desenvolvemos um novo conceito para gerenciar sua frota de forma mais eficiente e automatizada, integrando rastreamento, gestão de veículos e controle de entregas e serviços de campo.

Conheça o RotaExata

Tag: , ,



2 Comentários

  • rodrigo maciel klein says:

    Excelente colocação Pedro.

    Obrigado por compartilhar sua experiência conosco.

    Um grande abraço.

  • Pedro Montenegro says:

    A máxima economia é alcançada com uma correta prática de procedimentos e técnicas de condução, num veículo pesado ou ligeiro. A principal razão deste argumento é que o consumo de combustível representa mais de 30% dos custos duma frotas de transporte de mercadorias ou passageiros.




O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *








RotaExata rastreamento e gestão de frota

RotaExata é uma plataforma de gestão veicular que ajuda empresas a alavancar suas entregas e serviços.


Redução de custo com rastreamento Redução de Custos Aumento de produtividade com rastreamento Aumento de Produtividade Segurança da frota com rastreamento Segurança e
Organização
Conteúdo exclusivo RotaExata Conteúdos
Exclusivos
Como RotaExata resolve seus problemas Como RotaExata
Ajuda sua empresa
Clientes e resultados Clientes e Resultados

Fique atualizado

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!