Reduzindo custos com a manutenção da frota

A gestão da manutenção desempenha um papel crucial para a redução de custos operacionais e potencializar a vida útil dos equipamentos

Home / Reduzindo custos com a manutenção da frota

A gestão da manutenção desempenha um papel crucial para a redução de custos operacionais e potencializar a vida útil dos equipamentos 

Sem dúvidas, uma das questões mais recorrentes na gestão de frotas diz respeito à redução de custos. 

Seja relacionada ao consumo de combustível ou à manutenção de veículos, essa tarefa representa um desafio significativo, especialmente pelo fato de que esses veículos são utilizados por uma equipe composta por diversos colaboradores.

E uma das maiores preocupações dos gestores de frotas são os custos que envolvem a manutenção dos veículos, uma vez que os gastos podem oscilar significativamente devido à forma de utilização dos veículos.

Entretanto, é possível evitar essas despesas com o controle e planejamento das manutenções. Neste artigo, exploraremos estratégias práticas e eficazes para reduzir os custos de manutenção da frota, o que pode resultar em economias significativas a longo prazo. Boa leitura!

Definição de custos de manutenção

custos manutenção

Os principais custos associados à manutenção de veículos incluem mão de obra, peças de reposição, depreciação de equipamentos e, talvez o mais significativo, os custos decorrentes da frota parada.

Qualquer impacto na empresa devido a falhas nos veículos e nas operações de campo resulta em despesas operacionais. 

Portanto, a manutenção preventiva regular é de extrema importância para prevenir imprevistos que, por sua vez, podem ser muito mais desagradáveis.

Por que fazer manutenção da frota

Por que fazer manutenção da frota

Recorrentemente, observa-se a tendência de alguns gestores evitarem a realização das manutenções, considerando um gasto dispensável. 

No entanto, o que é indispensável é manter as manutenções em dia, uma vez que isso se torna uma estratégia essencial para o funcionamento eficaz das operações.

Empresas que possuem frotas próprias e implementam uma gestão eficaz tendem a gastar menos em manutenções, o que as torna mais competitivas no mercado. Portanto, uma manutenção de frota eficaz é aquela que otimiza seus processos e reduz seus custos.

Quais os tipos de manutenção

Existem diferentes tipos de manutenção, sendo as principais: manutenção preventiva, manutenção preditiva e manutenção corretiva

A manutenção preventiva inclui verificações de rotina, troca de óleo, inspeções de freios, alinhamento e balanceamento, além da manutenção de pneus. Investir em manutenção preventiva ajuda a evitar avarias caras e aumenta a vida útil dos veículos.

Por sua vez, a manutenção preditiva, embora o nome seja parecido com a preventiva, é uma manutenção realizada antes mesmo da orientada pelo fabricante e envolve o uso de tecnologias como análise de vibração, termografia e análise de óleo para monitorar o desempenho e a condição dos componentes do veículo. Com base nos dados coletados, as ações corretivas são tomadas quando necessário, permitindo uma abordagem mais precisa e economia de custos em relação à manutenção preventiva.

Já a manutenção corretiva ocorre quando há falhas ou problemas que surgem nos veículos. Nesse caso, as peças com defeitos são substituídas ou reparadas. Geralmente, a manutenção corretiva é a mais cara e pode causar paradas não planejadas.

A escolha entre esses tipos de manutenção depende de diversos fatores. Em muitos casos, uma combinação de manutenção preventiva e preditiva é adotada para garantir a eficiência da frota, ao mesmo tempo em que diminui os custos e as interrupções.

Quais são os principais gastos de manutenção?

gestão de risco na manutenção da frota

Os custos de manutenção podem impactar significativamente a eficiência operacional e as finanças da empresa. Para gerenciar essas despesas, é fundamental compreender os principais fatores que contribuem para esses gastos.

Mão de Obra

Custos com a equipe de mecânicos ou técnicos encarregados de realizar as tarefas de manutenção, reparos e inspeções nos veículos.

Peças 

Despesas com a aquisição de peças e componentes necessários para substituir peças desgastadas ou danificadas nos veículos.

Combustível

Mesmo que não seja um gasto direto da manutenção, você pode economizar combustível por meio de manutenção, um veículo em má conservação pode consumir mais combustível. 

Pneus

Custos associados à compra, montagem e alinhamento de pneus, bem como à substituição de pneus desgastados.

Óleos e fluídos

Custos associados a serviços programados, como troca de óleo, filtros, lubrificantes, e ajustes de componentes.

Manutenção programada

Isso envolve todas as inspeções e trocas que o fabricante recomenda, como a substituição de correias e velas de ignição.

Alinhamento e balanceamento

Manter alinhamento, balanceamento e calibragem correta dos pneus é importante para garantir que os pneus tenham desgaste de maneira uniforme e para garantir a segurança do motorista.

Como reduzir os custos de manutenção

O objetivo da manutenção da frota é economizar. O gestor deve se concentrar em fazer mais com menos, o que significa que cada decisão que ajuda a evitar problemas nos veículos contribui para reduzir os custos de manutenção.

Cada detalhe da manutenção, desde o cuidado com os pneus até a escolha do óleo certo, deve ser pensado e incluído em um plano de gestão da frota.

Além disso, manter um programa de manutenção regular para cada veículo na frota garante que todos funcionem bem e economizem em reparos não planejados.

Com certeza existem várias formas de reduzir esses custos, seguindo algumas práticas é possível evitar gastos desnecessários. Veja algumas delas:

Escolha do veículo: É fundamental selecionar o veículo mais adequado para as necessidades da sua frota. Aqui estão algumas opções mais comuns:  

  • Motos: pequenas entregas e serviços que usem poucas ferramentas apenas de um prestador;
  • Veículos de passeio: servem para equipes de campo e serviços mais como manutenção elétrica ou pequenas obras;
  • Vans: são indicados para itens de médio porte e para serviços que precisem de pequenos grupos de prestadores;
  • Caminhões: servem para transportes de grande volume.

Treinamento de motoristas: Oferecer treinamento aos motoristas sobre boas práticas de direção, como aceleração suave, frenagem moderada e distâncias seguras. Isso não apenas reduz o desgaste dos veículos, mas também economiza combustível.

Gestão de frota eficiente: Implemente um sistema de gestão de frota eficaz que permita o acompanhamento regular dos veículos, a programação de manutenção, o registro de manutenções realizadas e monitoramento do desempenho. Isso ajuda a tomar decisões informadas e otimiza a manutenção.

Ao adotar essas práticas, é possível reduzir os custos de manutenção, manter a eficiência da frota e garantir que os veículos estejam em boas condições de funcionamento.

Como um sistema e gestão de frota pode reduzir seus gastos com as manutenções

O sistema de gestão de frotas da RotaExata vai além de apenas armazenar informações. Ele se transforma em uma maneira inteligente de otimizar o trabalho do gestor. 

Como podemos perceber, a manutenção dos veículos é de extrema importância, com módulo de Gestão do RotaExata, é possível controlar e agendar manutenções. Ou seja, estabelecer um planejamento com dias específicos e determinar quais peças serão revisadas é a melhor maneira.

sistema manutenção

Além da automação, o sistema de rastreamento da RotaExata, possibilita o acompanhamento da sua frota e a identificação de motoristas que possam estar agindo de forma inadequada. Evitando assim, situações que possam levar a reparos ou manutenções devido ao mau uso.

Dentro do módulo de gestão de frotas, você pode facilmente cadastrar documentos, como notas fiscais ou ordens de serviço. Isso significa que, ao avaliar os custos e o desempenho do seu negócio, você terá um registro completo de todas as informações necessárias.

lançamento de custos no gestão de frotas rotaexata

Essa abordagem garante que suas operações de manutenção tenham todos os recursos necessários para serem realizados. Você pode começar a aplicar o rastreamento veicular nos serviços de manutenção a partir de agora mesmo!

Tenha um maior desempenho de sua frota, venha para a RotaExata.

Tag: , , , , , , , , ,






O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *








RotaExata rastreamento e gestão de frota

RotaExata é uma plataforma de gestão veicular que ajuda empresas a alavancar suas entregas e serviços.


Redução de custo com rastreamento Redução de Custos Aumento de produtividade com rastreamento Aumento de Produtividade Segurança da frota com rastreamento Segurança e
Organização
Conteúdo exclusivo RotaExata Conteúdos
Exclusivos
Como RotaExata resolve seus problemas Como RotaExata
Ajuda sua empresa
Clientes e resultados Clientes e Resultados

Fique atualizado

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!