Frota própria ou terceirizada? Entenda qual é melhor para sua empresa!

Opte por uma frota própria de veículos e tenha uma gestão centralizada nas necessidades e demandas específicas da sua empresa

Home / Frota própria ou terceirizada? Entenda qual é melhor para sua empresa!

Decidir entre uma frota própria ou terceirizada é mais complicado do que parece. Gestores de frotas de empresas dos mais diversos tipos têm muitos questionamentos acerca deste assunto, e por isso, ficam com muito receio de decidir a melhor forma de conduzir sua gestão de frotas.

ÍNDICE

A curto prazo, a frota terceirizada pode parecer a melhor escolha por ser mais barata para quem deseja começar a operar em campo, porém, como diz o ditado popular, “o barato sai caro”.

Está montando sua frota e ainda não decidiu entre frota própria ou terceirizada? Tem uma frota terceirizada mas considera ter uma frota própria? Independente do seu cenário, é importante entender que, a curto prazo, a frota terceirizada pode parecer a melhor escolha.

Porém, a longo prazo, ela pode se tornar um problema. Na frota própria, por exemplo, os veículos são ativos da empresa, enquanto na terceirizada, você sempre terá que gastar um valor fixo mensal.

Essa é apenas uma das vantagens da frota própria. Ao longo deste texto, entenda porque ter uma frota própria é vantagem para sua empresa. Boa leitura!

Qual a diferença entre frota própria e frota terceirizada?

Quando falamos em frota própria de veículos, isso significa que a empresa é dona dos veículos utilizados, ou seja, são ativos da empresa. Sendo assim, todos os direitos e deveres em relação ao veículo também são de responsabilidade da companhia.

No caso da frota terceirizada, a empresa não possui os veículos, mas apenas os usam enquanto durar o contrato com a locadora. Isto significa que a empresa fica à mercê de um contrato restrito, um custo mensal fixo e veículos que nunca serão ativos da empresa.

Frota própria: conheça as vantagens em ser dono da própria gestão de frotas!

Frota própria: conheça as vantagens em ser dono da própria gestão de frotas!

Na frota própria, todos os aspectos que envolvem as operações de campo, como custos, desempenho e manutenções — preventivas e corretivas —, são organizadas e geridas por profissionais da própria empresa.

Isso torna todos os processos ligados a frota mais confiáveis, gerando uma gestão de frotas com maior imparcialidade nos processos decisórios ligados ao cuidado e preservação dos veículos.

Manutenções preventivas e corretivas, além de processos de documentação, por exemplo, são de responsabilidade da empresa, que tem a liberdade de gerir seus custos e demandas da maneira que mais faça sentido naquele momento.

Possuir uma frota própria também é vantagem para quem deseja fazer um melhor controle do fluxo de caixa; um exemplo disso é a parte de compra e venda dos carros.

Caso você decida que seus veículos devem ser trocados, você poderá revendê-los e usar esse dinheiro para outros investimentos. No caso de uma frota terceirizada, isso é impossível, pois os veículos não são, de fato, seus.

Atualmente, com a existência de empresas que criam soluções tecnológicas para gestão de frotas, como a RotaExata, saiba que se tornou muito mais simples centralizar, planejar e gerir uma frota própria.

Gestão de frotas: mantenha sua frota super produtiva!

Com base no rastreamento veicular, foi desenvolvido o módulo de Gestão de Frota RotaExata. Nele, é possível acessar um painel de gestão completo e personalizável.

Você pode criar alertas para manter o plano de manutenção da sua frota própria em dia, personalizar seu painel com informações que fazem mais sentido para sua realidade e sempre estar atualizado e seguro sobre a organização da sua gestão.

Esse módulo permite que seja feito o controle dos custos facilmente. Como uma visão interativa, é possível registrar e acompanhar os custos da frota no geral, mas também custos específicos.

Para acompanhar os indicadores do Gestão de Frotas, foram feitos gráficos automatizados que facilitam a visualização, mensal e anual, da média de custos da frota.

Também se torna muito mais simples fazer a gestão de manutenções, com registros de prazos de manutenções de fábrica, visualização de quais são as manutenções pendentes de cada veículo e o controle do plano de manutenções, onde é possível registrar diversas informações ligadas ao que precisa ser arrumado no veículo.

A parte de gerenciamento de documentações e multas se tornou muito mais prático! Como o módulo de gestão da RotaExata, você gerencia as etapas de cada multa, retira pontos no ranking de motoristas de acordo com o ranking, verifica se a multa pode ser contestada. 

Tudo feito para que você reduza custos e tempo, gerenciando suas pendências de maneira inteligente para evitar prejuízos. Em um só lugar tudo o que você precisa para gerenciar com sucesso a sua frota!

Confira agora mesmo como funciona o melhor sistema de gestão de frotas, na prática!
Converse com um de nossos especialistas!

 

Tag: , , , , , , , ,






O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *








RotaExata rastreamento e gestão de frota

RotaExata é uma plataforma de gestão veicular que ajuda empresas a alavancar suas entregas e serviços.


Redução de custo com rastreamento Redução de Custos Aumento de produtividade com rastreamento Aumento de Produtividade Segurança da frota com rastreamento Segurança e
Organização
Conteúdo exclusivo RotaExata Conteúdos
Exclusivos
Como RotaExata resolve seus problemas Como RotaExata
Ajuda sua empresa
Clientes e resultados Clientes e Resultados

Fique atualizado

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!