Frota própria ou terceirizada? Entenda qual é melhor para sua empresa!

Opte por uma frota própria de veículos e tenha uma gestão centralizada nas necessidades e demandas específicas da sua empresa

Home / Frota própria ou terceirizada? Entenda qual é melhor para sua empresa!

Decidir entre uma frota própria ou terceirizada é mais complicado do que parece. Gestores de frotas de empresas dos mais diversos tipos têm muitos questionamentos acerca deste assunto, e por isso, ficam com muito receio de decidir a melhor forma de conduzir sua gestão de frotas.

Está formando sua frota e ainda não decidiu entre frota própria ou terceirizada? Tem uma frota terceirizada, mas considera ter uma frota própria? Esta incerteza é muito comum, mas para sanar cada uma delas é necessário considerar as demandas de cada negócio.

Ao longo deste texto, entenda todas as vantagens e desvantagens de ter uma frota própria para sua empresa. Boa leitura!

Qual a diferença entre frota própria e frota terceirizada?

Quando falamos em frota própria de veículos, isso significa que a empresa centralizou a logística, controlando todos os processos. Sendo assim, todos os direitos e deveres em relação ao veículo também são de responsabilidade da companhia.

No caso da frota terceirizada, a empresa não possui os veículos, mas apenas contrata o serviço de empresas que possuam seus veículos. Isto significa que a empresa fica à mercê de um contrato restrito, um custo mensal fixo.

Frota própria: conheça as vantagens em ser dono da própria gestão de frotas!

Frota própria: conheça as vantagens em ser dono da própria gestão de frotas!

Ter uma frota própria significa controle centralizado, aumentando a confiabilidade dos processos. As entregas são feitas segundo a demanda, além de reduzir os custos, visto que não é preciso pagar outra empresa para realizar o serviço. E por ser dona de seus veículos, não existe limitador de carga. 

Gestão centralizada

Na frota própria, todos os aspectos que envolvem as operações de campo, como custos, desempenho e manutenções — preventivas e corretivas —, são organizadas e geridas por profissionais da própria empresa.

Isso torna todos os processos ligados a frota mais confiáveis, gerando uma gestão de frotas com maior imparcialidade nos processos decisórios ligados ao cuidado e preservação dos veículos.

Ganho a longo prazo (redução de custos)

Manutenções preventivas e corretivas, além de processos de documentação, por exemplo, são de responsabilidade da empresa, com a liberdade de gerir seus custos e demandas da maneira que mais faça sentido naquele momento.

Possuir uma frota própria também é vantagem para quem deseja fazer um melhor controle do fluxo de caixa; um exemplo disso é a parte de compra e venda dos carros.

Caso você decida que seus veículos devem ser trocados, você poderá revendê-los e usar esse dinheiro para outros investimentos. No caso de uma frota terceirizada, isso é impossível, pois os veículos não são, de fato, seus.

Flexibilidade no atendimento

É muito comum demandas inesperadas durante as rotas, onde os gestores precisam encaixar coletas ou entregas não planejadas. Ter o controle da frota em mãos, permite as mudanças de rota, quando houver veículo disponível para atendimento ao cliente.

Quilometragem ilimitada

Ao contratar uma empresa terceirizada, é determinado o limite de carga para transporte. Essa é uma prática utilizada para que a organização das demais empresas não fique comprometida com os prazos de entrega ou até mesmo outros problemas que possam acontecer em rota. 

Padrão de qualidade

Quando o gerenciamento acontece pela própria empresa, o padrão de qualidade é estabelecido e mantido em todas as etapas do processo, além do controle da prestação de serviço. Já o serviço terceirizado é difícil de acompanhar, a operação fica estabelecida pelo padrão da empresa contratada.

Atualmente, com a existência de empresas que criam soluções tecnológicas para gestão de frotas, como a RotaExata, saiba que se tornou muito mais simples centralizar, planejar e gerir uma frota própria.

DESVANTAGENS DA FROTA PRÓPRIA

Apesar das inúmeras vantagens é necessário conhecer os pontos negativos. Selecionamos as principais desvantagens de ter uma frota própria, para que você possa analisar os dois aspectos e escolher o que será melhor para sua empresa.

Entre os pontos negativos, listamos os que podem influenciar na escolha do tipo de frota:

Investimento inicial: Sem dúvida é a principal desvantagem no início das operações da frota própria. Afinal, a empresa terá que dispor de um custo na aquisição dos veículos, além de treinamentos para seus funcionários. 

Custos operacionais e manutenção da frota: Alguns dos maiores custos que uma frota gera é com combustível, porém é considerado um custo fixo e planejável. Já outros gastos variam e podem trazer problemas, como reparo por falta de manutenção, acidentes, roubo e multas.

Responsabilidade sobre as operações: A autonomia sobre o gerenciamento da frota própria é uma vantagem, mas se for visto, por outro lado, pode acabar se tornando um problema. Para ter uma gestão eficiente é preciso entender que a empresa precisará de colaboradores especialistas nesse tipo de gestão, além do compromisso com os eventuais erros nas operações. 

QUANDO ESCOLHER A FROTA PRÓPRIA

Caso a intenção da empresa seja manter o controle, agilidade, diminuição de custo, a melhor escolha com certeza é uma frota própria. Assim como, planejar manutenções, compra de novos veículos, gerenciar os custos da frota com mais liberdade.

COMO FAZER UMA GESTÃO DE FROTA

Depois de entender as vantagens e desvantagens, é necessário realizar a gestão de frota com eficiência. 

Planejamento: o planejamento é indispensável para enfrentar imprevistos, algumas particularidades são importantes para que a operação funcione da melhor forma, entre elas estão: planejamento de rotas e veículos, prevenção de problemas e análise de riscos.  

Análise de dados: O monitoramento dos dados é importante para estratégias de negócio assertivas. Análise de quantidade de veículos tem a frota, gastos mensais, frequência de manutenção e outras informações.

Monitoramento da frota: É importante saber fazer o rastreamento dos veículos, além de acompanhar a conduta de cada motorista, para evitar danos à frota e à empresa.

Realização de manutenção: Invista na manutenção preventiva, pois é a única forma de evitar problemas maiores no futuro. Sem contar que o custo de uma manutenção preventiva é mais barato que a corretiva

Uso da tecnologia: Adquira um software de gestão de frota, pois ele facilitará o gerenciamento e otimização da frota, serviço de campo, além de melhorar os processos logísticos.     

Gestão de frotas: mantenha sua frota super produtiva!

Com base no rastreamento veicular, foi desenvolvido o módulo de Gestão de Frota RotaExata. Nele, é possível acessar um painel de gestão completo e personalizável.

Você pode criar alerta para manter o plano de manutenção da sua frota própria em dia, personalizar seu painel com informações que fazem mais sentido para sua realidade e sempre estar atualizado e seguro sobre a organização da sua gestão.

Esse módulo permite que seja feito o controle dos custos facilmente. Como uma visão interativa, é possível registrar e acompanhar os custos da frota no geral, mas também custos específicos.

Para acompanhar os indicadores do Gestão de Frotas, foram feitos gráficos automatizados que facilitam a visualização, mensal e anual, da média de custos da frota.

Também se torna muito mais simples fazer a gestão de manutenções, com registros de prazos de manutenções de fábrica, visualização de quais são as manutenções pendentes de cada veículo e o controle do plano de manutenções, onde é possível registrar diversas informações ligadas ao que precisa ser arrumado no veículo.

A parte de gerenciamento de documentações e multas se tornou muito mais prático! Como o módulo de gestão da RotaExata, você gerencia as etapas de cada multa, retira pontos no ranking de motoristas de acordo com o ranking, verifica se a multa pode ser contestada. 

Tudo feito para que você reduza custos e tempo, gerenciando suas pendências de maneira inteligente para evitar prejuízos. Em um só lugar tudo o que você precisa para gerenciar com sucesso a sua frota!

 

Tag: , , , , , , , ,






O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *








RotaExata rastreamento e gestão de frota

RotaExata é uma plataforma de gestão veicular que ajuda empresas a alavancar suas entregas e serviços.


Redução de custo com rastreamento Redução de Custos Aumento de produtividade com rastreamento Aumento de Produtividade Segurança da frota com rastreamento Segurança e
Organização
Conteúdo exclusivo RotaExata Conteúdos
Exclusivos
Como RotaExata resolve seus problemas Como RotaExata
Ajuda sua empresa
Clientes e resultados Clientes e Resultados

Fique atualizado

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!