Falta de manutenção é a quinta maior causa de acidentes de trânsito

De acordo com relatórios, mais de 1,5 mil sinistros foram causados por falta de manutenção

Home / Falta de manutenção é a quinta maior causa de acidentes de trânsito

Segundo relatório Status Report on Road Safety, da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o terceiro país com mais mortes no trânsito em todo o mundo, o que representa a oitava maior causa de mortes no país. Isso corresponde uma média de 1,35 milhões de vítimas por ano.

Apesar das inúmeras campanhas de conscientização que o Brasil realiza, infelizmente, os números continuam crescendo. De acordo com as últimas atualizações do DataSUS em 2022, houve um aumento de 3,5% de acidentes em comparação com o mesmo período dos anos anteriores. 

Conforme dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF), cerca de 77% das causas dos acidentes foram por negligência dos motoristas.

As 5 principais causas de acidentes

1- Falta de atenção;

2- Desobediência à sinalização;

3- Alta velocidade;

4- Ingestão de álcool;

5- Defeito mecânico.

De acordo com relatório da PRF, só no ano de 2022, mais de 1,5 mil sinistros foram causados por falta de manutenção, resultando em 36 óbitos. 

Manutenções preventivas, preditiva e corretiva, conheça a diferença entre elas  

A grande maioria priorizam a manutenção corretiva, ou seja, quando seus veículos já apresentaram algum defeito mecânico, sem se importar com a manutenção preventiva. A falta de conservação do veículo é uma escolha muito perigosa. Problemas silenciosos podem acarretar falhas e resultar em acidentes graves.

É fundamental entender os processos de manutenção para um controle maior do veículo e garantir que esteja em condições de uso, evitando gastos com manutenções imprevistas.

O que é manutenção preventiva? 

A manutenção preventiva é a verificação e substituição das peças do veículo dentro do prazo recomendado pelo fabricante. Com objetivo de conter a possibilidade de falhas ou corrosão de equipamentos que possam resultar em problemas maiores. Por exemplo, revisar o veículo a cada 10 mil quilômetros, para verificação de freios, fluídos, filtros, entre outros.

O que é manutenção preditiva?

Na manutenção preditiva, embora o nome seja bem semelhante à preventiva, os componentes são testados com muito mais frequência e detalhamento (com ferramentas específicas), a fim de identificar redução no desempenho desses componentes. Por exemplo, um bico injetor que está deixando passar mais combustível do que o recomendado, um rolamento que apresenta um aquecimento ou ruído maior do que deveria, entre outros. Esse tipo de manutenção diminui ainda mais as chances de um efeito “bola de neve”, que é quando um problema acaba dando origem a outros problemas.

O que é manutenção corretiva?

Como o próprio nome sugere, refere-se a correção de falhas no veículo. A manutenção corretiva é necessária quando a manutenção preventiva é ignorada, acarretando o mau funcionamento das peças. Sem contar que esse tipo de manutenção é imprevisível e gera um custo alto para a recuperação ou substituição do componente com defeito de maneira que volte a funcionar.     

Veja alguns cuidados que você precisa ter diariamente para colaborar com um trânsito mais seguro.  

Direção (alinhamento e balanceamento): É de extrema importância manter o alinhamento e balanceamento do veículo em dia. É indicado que seja feito regularmente a cada 10 mil km ou a cada troca de suspensão e pneus. O alinhamento evita desgaste irregular dos pneus e contribui para uma condução mais segura. Já o balanceamento garante o melhor ajuste das rodas e não causa vibrações internas no veículo ao alcançar certa velocidade. Vale ressaltar que pneus bem alinhados e balanceados ajudam a diminuir o consumo de combustível.  

Freios: O sistema de freio é um dos componentes de segurança mais importantes do veículo. Fique atento a qualquer ruído sempre que acionar os freios, talvez esteja na hora de substituir as pastilhas, discos ou as lonas de freio. Porém, não somente as pastilhas precisam dessa atenção, mas existe todo um conjunto para que o freio funcione de forma correta, incluído o fluido de freio, a recomendação é que uma vez por ano seja trocado. Não realizar a manutenção dos freios pode impedir o funcionamento correto do sistema.  

Amortecedores: Os amortecedores são responsáveis pela estabilidade do carro, a falta de manutenção dessas peças podem acarretar perda de controle e a eficiência em frenagens, curvas ou manobras, aumentando o risco de acidentes. 

Pneus: É importante manter a calibragem regular, indicada pelo fabricante. Lembrando que pneus com calibragem a mais ou a menos deformam e desgastam mais rápido. Além disso, forçam as suspensões e amortecedores, causando outros problemas. A calibragem deve ser realizada com os pneus frios a cada 15 dias, para veículos que rodam grandes percursos diariamente a calibragem deve ser feita a cada 500 quilômetros. Do mesmo modo, os rodízios devem ser feitos sempre, para que o desgaste dos pneus seja uniforme, já que os pneus dianteiros tendem a desgastar mais que os traseiros.

Limpador de para-brisa: Um acessório ignorado pelos motoristas e que muitas vezes não entra na lista de manutenção preventiva. Mas, o limpador de para-brisa é um item essencial para a visibilidade e segurança do condutor, principalmente em dias de chuva. Por isso, é fundamental analisar se as palhetas estão limpando os vidros corretamente. Checar as hastes pode evitar que o mesmo se solte durante o uso. E não se esqueça de repor sempre que necessário, água no reservatório para facilitar a limpeza dos vidros.

Sistema de iluminação: Não deixe de verificar diariamente as luzes internas e as de sinalização como a de ré, lanternas, faróis e setas. Além de ser uma infração média, andar com veículos fora dos parâmetros, são essenciais para que os motoristas que estão trafegando sejam orientados pela sinalização do que está acontecendo no trânsito.

Outros pontos importantes que não devem ser ignorados ao realizar as manutenções são:

  • Correias do motor;
  • Fluídos (Motor, Arrefecimento, Transmissão, Freios, entre outros)
  • Fusíveis;
  • Bateria;
  • Vazamentos (retentores, coifas, etc);
  • Filtros (de ar, de combustível, de óleo, de cabine, etc)
  • Sistema de resfriamento do motor

A manutenção e prevenção regular garante segurança, redução de falhas mecânicas, melhora o desempenho do veículo, além de identificar e corrigir problemas antes que se transformem em defeitos graves.  

Como a RotaExata colabora para redução de acidentes?

Como podemos ver a manutenção dos veículos é de suma importância, peças danificadas colocam em risco a vida do motorista e de terceiros. No módulo Gestão do RotaExata, é possível controlar e programar manutenções preventivamente. Podendo identificar e corrigir falhas, antes que se torne uma complicação maior, bem como, reduzir os custos com reparos corretivos.

Do mesmo modo, a manutenção da frota assegura que os veículos estejam conforme a lei. Reduzindo custos com infrações e evitando possíveis acidentes que podem resultar em problemas com multas e penalidades que geram custos altos para as empresas.

No módulo de gestão, os agendamentos das manutenções preventivas são feitos por tempo ou quilometragem. É possível programar as peças que precisam ser verificadas. Assim, quando estiver próximo do vencimento, uma notificação automática é emitida pelo software.  

Bem como, prevenir que a sua frota fique ociosa, ocasionando a perda da produtividade. O que gera custos extra para a empresa, visto que carro parado significa despesas com outros meios de transporte, além do valor com a manutenção.  

Com o rastreador da RotaExata, você pode controlar o excesso de velocidade de maneira automatizada, além de identificar comportamento inadequado dos motoristas, recebendo alerta de mau uso do veículo, sempre que ultrapassar limite de segurança estabelecido, com aceleração, freada e curvas bruscas

Por isso, é importante que cada gestor identifique na sua operação todos os pontos que podem gerar risco pessoais ou para o patrimônio. Fazendo esse diagnóstico preventivo da operação, o gestor perceberá um ganho considerável em segurança e consequentemente menos acidente e outros sinistros.

Diante dessa situação que é o trânsito brasileiro, é extremamente necessário que sua empresa tenha uma política de frota consistente. A RotaExata, se orgulha em contribuir para que os números de acidentes de trânsito diminuam. 

Veja muito mais conteúdo no nosso blog sobre gestão de frotas, roteirização, rastreamento e automação. Tenha um maior desempenho de sua frota, venha para a RotaExata.

Tag: , , , , , , , , ,






O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *








RotaExata rastreamento e gestão de frota

RotaExata é uma plataforma de gestão veicular que ajuda empresas a alavancar suas entregas e serviços.


Redução de custo com rastreamento Redução de Custos Aumento de produtividade com rastreamento Aumento de Produtividade Segurança da frota com rastreamento Segurança e
Organização
Conteúdo exclusivo RotaExata Conteúdos
Exclusivos
Como RotaExata resolve seus problemas Como RotaExata
Ajuda sua empresa
Clientes e resultados Clientes e Resultados

Fique atualizado

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!