Manutenção do veículo da frota: controle esse processo de uma maneira muito mais simples!

O plano de manutenção do veículo da frota da sua empresa pode ser muito mais fácil e eficiente utilizando uma ferramenta inteligente para isso!

Home / Manutenção do veículo da frota: controle esse processo de uma maneira muito mais simples!

A manutenção de frota é uma medida que deve ser praticada por todas as empresas que dependem de veículos. Caso contrário, os veículos ficam mal conservados e outros problemas mais graves aparecem, juntamente com o prejuízo financeiro.

De acordo com os dados da Polícia Rodoviária Federal, em dois anos (de 2017 a 2019) mais de 12 mil acidentes de trânsito ocorreram por consequência de defeitos mecânicos do veículo. Ou seja, por conta da má condição das peças.

Portanto, percebe-se que a falta de manutenção pode levar a sua frota a riscos gravíssimos, que não interferem somente no desempenho da sua empresa, mas até mesmo na segurança do motorista.

Além disso, a ausência de manutenção nos veículos da frota acarreta desafios em outras esferas, tais como o  rendimento e a velocidade das operações.

Os custos relacionados à substituição de peças, o consumo excessivo de combustível e o acúmulo de multas também são consequências decorrentes dessa falta de manutenção.

Para que você controle os sinistros e avarias, bem como aplique as manutenções preventivas adequadas, a ferramenta de automação é a ideal, visto que você poderá tornar esse processo automático deixando a sua gestão de frotas mais eficiente e econômica.

Confira!

Índice:

  1. #3 sinais que indicam que os seus motoristas estão prejudicando a conservação dos veículos e gerando gastos
  2. Faça um controle automatizado da manutenção do veículo da frota por meio de ferramentas inteligentes!
  3. Veja como é fácil tornar o processo de manutenção automático

 #3 sinais que indicam que os seus motoristas estão prejudicando a conservação dos veículos e gerando gastos

É fato que muitos gestores tentam administrar de forma manual o processo de manutenção, utilizando planilhas ou nem mesmo isso, sendo realizado o encaminhamento dos veículos para a revisão apenas quando esses apresentam problemas.

Porém, esse tipo de controle não é verdadeiramente efetivo, visto que por conta da desorganização do processo, pode ocorrer esquecimento ou erro nas informações e registros.

Para que a manutenção preventiva dê resultados concretos, é ideal que você garanta que os processos sejam seguidos corretamente, caso contrário, a prevenção não durará o tempo previsto, e assim você passará a fazer mais manutenção corretivas do que de preventiva. 

Separamos #3 condutas que podem interferir na validade das manutenções preventivas. Todas estão relacionadas ao uso indevido do veículo, caracterizado pelo desrespeito por parte do colaborador, às regras de trânsito e à política de frotas da empresa que, infelizmente, é o caso com maior recorrência no setor de frotas empresariais.

#1 Dirigibilidade brusca

O contrário da direção defensiva é a direção agressiva, ou seja, as ações como acelerações repentinas, freadas bruscas e realizações de curvas em alta velocidade entre outras ações de condução sem cuidado por parte do condutor.

Atitudes como essas podem gerar como consequência desgastes ao veículo, danos aos pneus (o que denominamos como “pneus carecas”), estragos na lataria e outras avarias que comprometem a conservação do automóvel.

#2 Falta de higienização

Outro aspecto que pode levar à má condição do veículo é a falta de higienização, muitas vezes devido à negligência do motorista. 

A ausência de limpezas periódicas pode transformar o veículo em um detrator da imagem da sua empresa, causando uma má impressão aos olhos dos clientes.

#3 Ausência de revisões frequentes

Por último, uma causa para o estado desfavorável do veículo é a ausência de revisões periódicas.

Se o motorista não realiza verificações periódicas, como do nível de óleo, dos fluidos, e tampouco calibra os pneus, a conservação do automóvel é prejudicada.

De fato, zelar por esses detalhes cotidianos faz toda a diferença.

Faça um controle automatizado da manutenção do veículo da frota por meio de ferramentas inteligentes!

Diante das consequências negativas decorrentes da falta de conservação dos veículos da frota, é responsabilidade sua implementar ações que aprimorem o comportamento dos motoristas, visando preservar a eficácia da manutenção preventiva.

No sistema RotaExata, todas as ferramentas são integradas, o que envolve a gestão de frotas quanto a funcionalidade do módulo de automação.

A automação funciona com base em dados fornecidos pelo rastreamento veicular, o qual oferece a você a chance de realizar o monitoramento integral - em tempo real - das operações, te dando visibilidade necessária para corrigir os erros de uso indevido.

A automação opera com base nos dados fornecidos pelo rastreamento veicular, proporcionando a oportunidade de realizar monitoramento abrangente em tempo real das operações. Oferecendo a você a visibilidade necessária para corrigir eventuais erros ou uso indevido.

Esses erros podem ser a dirigibilidade brusca, as paradas em excesso, a alta velocidade e assim por diante, fatores que prejudicam a conservação dos veículos da sua frota.

Após identificar todos os erros de conduta por meio do rastreio, o que você precisa fazer é aplicar a manutenção preventiva de forma efetiva, o que é possível por meio da ferramenta de automação.

Como funciona?

Sendo uma tecnologia que visa a colaboração entre gestor e motoristas, é a forma mais moderna de ter exatidão nos dados.

No caso que estamos abordando neste conteúdo, a ferramenta possibilita que você automatize o controle de manutenção e dos sinistros e avarias ao veículo, durante uma operação.

Para que isso ocorra, o sistema trabalha com dois fatores, os quais são você quem cria: as regras e os formulários automáticos.

Em síntese, as regras são totalmente vinculadas ao rastreamento. Portanto, você pode criá-las com base nos problemas que deseja resolver.

freada brusca

Por exemplo, se você sofre com a dirigibilidade brusca por parte dos motoristas, você pode criar uma regra que será disparada todas as vezes que o sistema de rastreamento identificar essa problemática.

A regra, por sua vez, funciona como um gatilho para o envio de um formulário, o qual deve ser respondido pelo motorista, em seu smartphone, onde ele pode acessar o sistema pelo navegador do celular, ou deixar o sistema salvo por PWA, com o seu usuário motorista criado por você.

O aplicativo EuRota Motorista disponibiliza dados detalhados que possibilitam uma gestão mais eficaz, permitindo tomadas de decisões embasadas e estratégias de aprimoramento contínuo. Identificar quem levou multas e quais condutores necessitam de orientação e treinamento nunca foi tão fácil. 

Tanto os formulários quanto as regras são totalmente personalizáveis, para que você os desenvolva com base em suas necessidades e objetivos.

manutenção automatizada

Aplicação

Exemplificando, podemos citar alguns casos em que as regras e os formulários de automação podem ser aplicados.

São eles:

  • A cada vez que o motorista parar no endereço de um posto de combustível e precisar fazer um trajeto longo, a regra pode ser disparada. 

Em seguida, um formulário será enviado automaticamente, o qual pode exigir de uma foto para comprovar a verificação do óleo, da água e a calibração de pneus;

  • Se ocorrer um sinistro durante um itinerário, o sistema de rastreamento vai identificar, podendo assim disparar uma regra. Essa serviria como gatilho para o envio de um formulário, o qual pode conter um pedido de foto para registrar a avaria no veículo.

Essa é uma das situações que você pode automatizar a fim de favorecer a conservação dos veículos, além disso, você pode criar diversos outros processos internos automatizados que irão contribuir para a gestão de manutenção dos veículos da sua empresa.

Esse ponto é o mais interessante: todos os formulários de automação são flexíveis para você coletar as informações que precisar.

Inovador, prático e eficiente!

Conta pra gente! Você já tinha ouvido falar do uso da automação para essa finalidade?

Quer saber como automatizar as manutenções na sua frota?
Converse com um de nossos especialistas!

Tag: , ,






O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *








RotaExata rastreamento e gestão de frota

RotaExata é uma plataforma de gestão veicular que ajuda empresas a alavancar suas entregas e serviços.


Redução de custo com rastreamento Redução de Custos Aumento de produtividade com rastreamento Aumento de Produtividade Segurança da frota com rastreamento Segurança e
Organização
Conteúdo exclusivo RotaExata Conteúdos
Exclusivos
Como RotaExata resolve seus problemas Como RotaExata
Ajuda sua empresa
Clientes e resultados Clientes e Resultados

Fique atualizado

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!