Economizador de combustível: Funciona ou é mito?

Os aparelhos prometem uma economia de até 50% no consumo de combustível

Home / Economizador de combustível: Funciona ou é mito?

Com a oscilação dos preços dos combustíveis nos últimos tempos, empresas vêm optando por equipamentos -economizador - para reduzir gastos com a frota. A grande maioria dos aparelhos disponíveis no mercado prometem uma economia de 30 a 50% de combustível.

Neste artigo você vai entender que esses aparelhos não fazem mágica, se todas essas promessas de economizar essa quantidade de combustível fosse real, as montadoras seriam as primeiras a fazerem fila na porta para comprar e aplicar em seus veículos. 

Além disso, vamos te dar dicas de como realmente economizar combustível com ajuda de um rastreador veicular. Boa leitura!

O que é um economizador de combustível? 

Um dispositivo ou sistema economizador de combustível, são formas que as montadoras ou empresas especializadas (conhecidas como aftermarket) encontram para reduzir o consumo dos veículos através de novas tecnologias. Veja abaixo alguns exemplos:

  • Desenvolvido pelas montadoras de automóveis: A evolução dos veículos permitiu que os próprios fabricantes encontrassem soluções que contribuíssem diretamente para um melhor consumo, como o sistema StartStop que desliga o motor dos veículos quando estão parados, por exemplo.  Outra solução adotada é o shift-light, cujo objetivo é informar ao motorista o momento ideal para efetuar a troca da marcha (em veículos com câmbio manual). Essas novas soluções podem trazer uma economia de até 20% para o bolso do proprietário.
  • Criados por terceiros: Uma das soluções mais comuns adotadas hoje por terceiros, é o remapeamento da central eletrônica do veículo, algumas vezes sendo substituídas por outras que oferecem maior liberdade de reprogramação, outras vezes apenas reprogramando a própria central original do veículo. Essa nova programação pode ser voltada à economia ou performance, mas atenção, por não serem fiscalizados como uma fabricante, o desconhecimento ou abuso pode comprometer a vida útil do motor e até mesmo perder a garantia do veículo.

Tipos de economizador disponíveis

Hoje o mercado oferece diversas opções milagrosas, mas vamos listar os quatro redutores mais conhecidos, vamos entender cada um deles e seu funcionamento.

Eco Chip

Ecochip

O dispositivo promete uma economia de 30 a 50% de combustível, esse chip altera a calibragem original da mistura de ar e combustível no motor, deixando-o mais “magro”, mas lembre-se, que o desempenho do veículo também pode ser reduzido.

Economizador magnético

Economizador-magnético

O economizador magnético, promete trazer uma economia entre 12 e 20%. Em resumo, esse economizador nada mais é que duas placas de ímã instaladas ao redor da mangueira de combustível, onde o magnetismo reorganiza as moléculas do combustível, aumentando o desempenho do motor, com mais economia e menos poluentes.

Chip OBD2

Chip OBD2

Para quem quer além de um milagre, algo fácil, há o dispositivo economizador via porta OBD2 do veículo, onde basta plugar aparelho que imediatamente a central eletrônica do veículo, faz a nova regulagem do motor, entregando até 15% de economia. 

Kit de hidrogênio

Kit-de-hidrogênio

O Kit de Hidrogênio, defendido por muitos, também promete uma grande redução de combustível, separando através de uma reação química o oxigênio e o hidrogênio. Ao separar, o hidrogênio é injetado no motor junto ao combustível, aumentando a eficiência e contribuindo inclusive para a redução de poluentes.

Será que funciona mesmo? 

Antes de tudo, é importante saber que esses novos produtos são cercados de promessas, na grande maioria irreais, e ainda há muitas dúvidas em torno destes equipamentos.

As práticas adotadas pelas montadoras, de fato, são testadas e aprovadas pelos órgãos regulamentadores, o que comprovam sua eficácia, gerando comprovadamente uma economia de combustível

Já as soluções milagrosas do mercado, escondem diversos riscos para a sua segurança e para o seu veículo. Ao modificar os parâmetros de mistura ar/combustível, você pode estar comprometendo outros componentes, a lubrificação ideal do motor e até mesmo a parte elétrica, responsável por gerar a faísca para a queima correta do combustível.

Bem como, colocando em risco sua própria vida ao misturar hidrogênio, com outros inflamáveis, podendo inclusive levar o motor à quebra, sem contar diversos outros dispositivos que além de não ajudar na economia podem acabar atrapalhando o fluxo de combustível, fazendo gastar ainda mais.

Como economizar combustível da minha frota  

Agora que você já entendeu que o economizador de combustível não passa de uma trapaça, vamos dar algumas dicas para que de fato haja economia de combustível na sua frota.

Manutenção preventiva

Quando falamos de manutenção e economia de combustível, a atenção precisa estar principalmente ao estado e funcionamento das velas, pois são elas as responsáveis pela queima de combustível dentro do motor. Quando estão gastas comprometem a performance e claro, aumentam o consumo de combustível.

Verifique a pressão, o alinhamento e o balanceamento dos pneus 

É importante orientar os motoristas sobre calibragem dos pneus com uma frequência semanal. Os pneus com pouca ou baixa pressão, aumentam o atrito com o chão, dificultando a rolagem e aumentando o arrasto e consequentemente o consumo, podendo esse aumentar até 4% de aumento. Sem contar que manter o alinhamento e balanceamento em dia contribui para um aumento da vida útil dos pneus.

Ar condicionado

O uso do ar condicionado é importante para um conforto térmico para os condutores em dias quentes, mas o uso exacerbado acaba causando desperdício de combustível. Por isso, o gestor precisa estar preparado para orientar os funcionários quanto ao uso do ar condicionado.

Evite acelerar e frear bruscamente

Essa é uma excelente dica para economizar combustível, acelerar e frear de forma brusca, além de perigoso, é um comportamento que exige muito do motor, o que justamente aumenta o consumo do combustível.  

Otimize as rotas

Um dos motivos para o aumento de custos com combustível da frota é a falta de controle das rotas diárias. Muitas vezes os condutores escolhem rotas ineficientes, fazendo com que o trajeto seja muito maior, aumentando significativamente o consumo. Saber escolher a rota mais rápida e tranquila é um aspecto importante para ter redução no consumo e maior produtividade da frota. 

Monitoramento

Monitorar as operações é essencial para entender melhor o que acontece na rotina da empresa. Através do monitoramento é possível identificar qual veículo está consumindo mais combustível, por quais vias tem passado, qual motorista, como está dirigindo e se o abastecimento condiz com o gasto.

Tecnologia para economizar combustível na frota

A melhor maneira de reduzir custos da sua frota é sempre ter um planejamento. E para economizar combustível não seria diferente. Por isso a RotaExata tem o melhor software de gestão de frota para gerenciar seus gastos e economizar de verdade.  

Com o sistema de Gestão da RotaExata, você tem em mãos tudo que acontece em tempo real em todas as operações de campo. Uma excelente forma de acompanhar as operações mais de perto e ter certeza que os processos estão ocorrendo de forma correta.

Gerenciar-os-custos-com-IPVA

Tendo em vista os problemas por más condutas no trânsito, o que gera gastos desnecessários e que podem ser evitados, a RotaExata possui o módulo de Automação.  

Ter informações como aceleração, frenagem e curvas bruscas, excesso de velocidade entre outras é essencial e somente o módulo de automação tem esses dados de forma exata. Além de captar essas informações, ele possibilita a criação de regras para que o sistema fiscalize e notifique quando elas forem violadas. 

São elas:

  • Limite de velocidade
  • Tempo de parada
  • Parada proibida
  • Direção agressiva

Sem contar os formulários e checklist que auxiliam os condutores na verificação de tudo o que precisa ser feito antes de começar a rota, como registros de entrega, justificativas de paradas proibidas, registros de serviços realizados, desvio de rota e muito mais.

Formulário de Automação no aplicativo do celular EuRota

Do mesmo modo, a manutenção da frota assegura que os custos com a frota sejam reduzidos. No módulo de gestão, os agendamentos das manutenções preventivas são feitos por tempo ou quilometragem. É possível programar as peças que precisam ser verificadas. Assim, quando estiver próximo do vencimento, uma notificação automática é emitida pelo sistema.

Do mesmo modo é possível controlar o abastecimento da frota, como os dados ficam todos salvos no sistema, você pode sempre verificar os gastos com combustível, evitando qualquer tipo de fraude, como desvio de combustível. 

Vale ressaltar que o rastreamento veicular foi desenvolvido para solucionar a primeira etapa da redução dos elevados gastos com combustível e identificação de uso indevidos dos veículos. 

Não basta escolher o combustível certo. É preciso fazer o controle de combustível!

São muitos os benefícios do sistema de rastreamento Rota Exata, pare de recorrer a equipamentos que não trazem nenhuma vantagem a sua empresa e pode colocar em perigo toda sua frota.

 Além disso, se você ficou com alguma dúvida, deixe aqui nos comentários. Você também pode entrar em contato conosco para esclarecer tudo o que precisar. 

Tag: , , , , , , , , , ,






O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *








RotaExata rastreamento e gestão de frota

RotaExata é uma plataforma de gestão veicular que ajuda empresas a alavancar suas entregas e serviços.


Redução de custo com rastreamento Redução de Custos Aumento de produtividade com rastreamento Aumento de Produtividade Segurança da frota com rastreamento Segurança e
Organização
Conteúdo exclusivo RotaExata Conteúdos
Exclusivos
Como RotaExata resolve seus problemas Como RotaExata
Ajuda sua empresa
Clientes e resultados Clientes e Resultados

Fique atualizado

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!