Quer saber como reduzir os gastos com a frota e ampliar sua operação logística?

Saiba como a empresa Roll.it conseguiu em pouco tempo reduzir os gastos da frota e ampliar sua operação comercial controlando seus veículos e roteirizando.

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Então confira o caso dessa empresa de São Paulo!

A empresa Roll.it, especializada na fabricação de ferragens e tecnologia para criações arquitetônicas, obteve uma redução significativa nos gastos e expandiu suas operações em apenas dois meses, graças à implementação do sistema da RotaExata.

Desafios da Roll.it

A operação comercial da Roll.it deu início a uma nova fase, buscando expandir seus negócios. Para alcançar esse objetivo, tornou-se evidente a necessidade de implementar um sistema de monitoramento e roteirização. 

Essa decisão foi motivada por experiências passadas que resultaram em gastos significativos com combustível, devido à ausência de rotas definidas e acompanhadas.

A Roll.it reconheceu essa necessidade em primeira mão e optou por otimizar sua operação com a solução oferecida pela RotaExata.

frota controlada com gastos reduzidos

RESULTADOS COM A ROTAEXATA: 

Com uma frota composta por 4 veículos, Caio Andrade, gestor de frotas da Roll.it, logo percebeu nas primeiras semanas de implementação do módulo de rastreamento o uso indevido dos veículos.

Os motoristas, ao saírem com os veículos da empresa para realizar entregas ou visitas, também aproveitavam para realizar atividades pessoais, resultando em prejuízos significativos para a empresa, tanto em termos de combustível quanto de tempo improdutivo.

Ao perceber esse uso inadequado da frota, o gestor iniciou um processo de aplicação de advertências verbais aos motoristas. Isso fez com que eles compreendessem que estão sendo monitorados constantemente.

“Quando o carro parava em algum ponto desconhecido, ou seguia por uma rota que não era a planejada, eu ligava e perguntava: por que você está nessa rua tal? Ou, não era para você seguir esse trajeto, por que foi? Então, os motoristas começaram a se policiar, e mudar sua conduta.” relata Caio, sobre suas primeiras experiências com o sistema.

O sistema de rastreamento desempenha um papel fundamental não apenas na segurança, mas também na promoção de uma educação comportamental entre os motoristas. 

É comum ouvirmos relatos de que os gastos com combustível, multas e sinistros foram significativamente reduzidos, uma vez que os condutores estão cientes de que estão sendo monitorados constantemente. 

Essa consciência cria uma cultura de responsabilidade e cuidado, resultando em uma operação mais eficiente e econômica para a empresa.

ROUBO: CARRO É RECUPERADO EM MENOS DE 1H

Outra vantagem de se ter o rastreamento veicular, é com a questão de segurança tanto para o veículo quanto para o motorista. Embora ninguém esteja imune a situações de roubo, é possível adotar medidas preventivas e facilitar a recuperação em caso de incidentes, como o que ocorreu com a Roll.it.

Uma conduta incomum foi identificada em um dos veículos da frota. Pouco depois, o motorista entrou em contato para informar que o veículo havia sido roubado. Felizmente, graças ao sistema de rastreamento, foi possível localizar e recuperar o veículo rapidamente, minimizando os danos e prejuízos para a empresa.

Essa poderia ser uma situação de pânico, porém como o carro estava rastreado isso tranquilizou a equipe.“Roubaram o veículo às 10h40 da manhã e às 11h20 o veículo já estava na empresa recuperado. Foi tudo muito rápido, nós acompanhamos a movimentação dos ladrões, onde eles haviam parado para descarregar a mercadoria, e um pouco mais a frente encontramos o carro abandonado”, conta o gestor sobre o ocorrido.

A vantagem de se ter um rastreamento veicular, é que além de você poder recuperar rapidamente o veículo e as mercadorias perdendo menos tempo da sua operação, você não precisa ter os gastos em acionar o seguro e exerce proteção aos seus colaboradores.

Operação - Agendamento por Região

Para impulsionar as vendas, era essencial segmentar as regiões atendidas, definir os dias da semana para cada visita e otimizar as rotas de atendimento. Essa abordagem detalhada só se tornou viável com a implementação do sistema RotaExata.

Na RotaExata, garantimos o sucesso do cliente com uma equipe de suporte e uma área de Customer Success dedicadas, auxiliando na implantação do sistema e no uso máximo de suas funcionalidades para obter os melhores resultados com a frota.

Durante uma consultoria com nosso time de Customer Success, identificamos alguns pontos de ajuste na configuração realizada pelo gestor, visando aprimorar ainda mais a eficiência da operação.

Além disso, implementamos algumas novas configurações no sistema, permitindo que a roteirização dos atendimentos siga a ordem dos clientes mais próximos, além da opção de nomear a região por dia da semana. Essas melhorias visam tornar a operação da Roll.it mais eficiente e econômica.

Após essa etapa inicial, o gestor recebeu um planejamento detalhado para implementar a nova metodologia de atendimento da frota. O Customer Success Felipe acompanhou de perto todo o processo, garantindo que tudo funcionasse conforme o esperado.

“O Felipe me liga toda semana para acompanhar como está funcionando, isso é uma experiência muito legal.” diz Caio Andrade.

Na prática

Para implementar sua estratégia de ação com a frota, a Roll.it tem utilizado o módulo de roteirização do sistema RotaExata. Com esse recurso, é possível realizar o planejamento da operação, cadastrar visitas e visualizá-las no mapa, agendar atendimentos por região, acompanhar itinerários em execução, acessar o histórico de cada atendimento e muito mais.

Segundo Caio, tudo isso pode ser acompanhado e garantido:“Eu gostei muito por ser em tempo real, a gente sabe o tempo inteiro onde eles estão, se o carro está ligado ou não está.”

Com o sistema de rastreamento e roteirização, o gestor da Roll.it tem controle total sobre sua frota, garantindo sua produtividade. Antes da implementação dessas ferramentas, os motoristas muitas vezes partiam sem um destino definido, resultando em desperdício de combustível e tempo.

Caio conta que: “Hoje com o RotaExata isso não acontece mais, é organizado por rotas, e quando solicitado o cliente é agendado para atendimento.”

Com a implementação das soluções de rastreamento e roteirização, a Roll.it, que já era reconhecida pela qualidade, agora se destaca pela agilidade e pontualidade em suas entregas e visitas. Isso certamente contribuirá para o crescimento de sua base de clientes.

“É um sistema que vale muito a pena, funciona!"- Caio Andrade

Isso é o RotaExata, conectando o veículo ao seu negócio, simplificando a gestão veicular e operações logísticas, promovendo resultados significativos na sua frota! 

Se você também quer ter sucesso na sua operação assim como fez a Roll.it, facilitar sua gestão de frota e reduzir gastos, marque uma conversa com a nossa equipe de especialistas:

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