Planejar as rotas com o roteirizador: saiba como a empresa VI Fiberglass otimizou suas entregas

Em nosso novo case, você vai descobrir como a VI Fiberglass alcançou ganho operacional e reduziu os custos com os veículos ao planejar as rotas por meio da roteirização do sistema RotaExata.

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Neste artigo, vamos te mostrar como as operações de campo da nossa empresa cliente, VI Fiberglass, foram otimizadas a partir do momento em que o gestor passou a planejar as rotas por meio do roteirizador!

A VI Fiberglass é uma empresa de distribuição de resinas e fibras de vidro, composta por polos em diversas cidades do Brasil. A corporação está instalada no mercado há 27 anos, e realiza a distribuição de mais de 15 tipos de produtos cuja matéria prima é o plástico reforçado.

Como a VI depende de uma frota veicular de caminhões para a realização das entregas - as quais são realizadas por demanda - o desejo de melhorar a qualidade da distribuição é constante, e é por esse motivo que a empresa está sempre buscando ferramentas e métodos para otimizar seu trabalho e entregar a melhor experiência para os seus clientes.

Todavia, antes de começar a planejar as rotas efetivamente, o principal problema da frota era a falta de produtividade dos veículos, que apesar de realizarem as entregas adequadamente, não performavam com todo o seu potencial. Essa improdutividade foi identificada pois alguns caminhões retornavam das distribuições sem ter conseguido finalizar as entregas.

Isso se dava pelo fato que as rotas eram livres, cada motorista escolhia o trajeto para o destino. Assim, não havia um planejamento dos itinerários.

Notando isso, o gestor resolveu organizar os trajetos e montá-los com uma estratégia, por meio do roteirizador. Assim, as distribuições que antes não eram concluídas dentro do período de tempo esperado, agora são realizadas com sucesso antes mesmo do prazo!

Ao contratarem o Rota, diversos benefícios foram conquistados na frota veicular. Veja como a VI reduziu custos e aumentou seu rendimento rapidamente e descubra se as suas operações estão sendo realizadas do jeito certo!

Desafios e problemáticas da frota da VI Fiberglass

De modo geral, a contratação do sistema se deu primeiramente para a utilização do rastreamento veicular apenas, com o objetivo ter acesso aos dados de localização dos veículos, tendo em vista que as mercadorias são de alto custo e precisam ser mantidas em segurança.

Diante da problemática da improdutividade e a falta de rendimento das distribuições - que não eram concluídas no período de tempo estimado - o gestor de frotas da VI marcou um treinamento com a nossa equipe. Dessa maneira, ele pode aprender sobre o funcionamento e as vantagens da roteirização.

Como os colaboradores do time comercial e de CS auxiliaram o gestor a estudar a situação da frota e identificar os pontos que precisavam melhorar, ele acabou percebendo que a roteirização poderia ser a solução.

Além da questão da improdutividade, por conta do retorno de caminhões com cargas não entregues, a VI Fiberglass notou que havia uma certa perda econômica nas operações, já que algumas vezes mais de um veículo eram enviados para distribuírem o produto na mesma região, sendo que apenas um veículo poderia realizar o trabalho.

Além disso, como a frota é terceirizada, a empresa paga pela saída dos caminhões; e diante da dinâmica de operação de campo não planejada e nem roteirizada, ocorriam mais saídas de caminhões do que de fato seria necessário, gerando assim custos elevados para a empresa, além de desperdício de tempo, caracterizando assim a perda operacional.

Para entender mais esse conceito, vamos te explicar abaixo:

Ganho operacional X Perda operacional

De modo geral, o ganho operacional é caracterizado por uma maior produtividade e menores custos - de tempo e dinheiro - nesse processo.

Segundo a linguagem de vendas, esse ganho é o desenvolvimento inteligente de atividades semelhantes, de maneira competitiva e que se sobressaia da concorrência. Ou seja, é a diferença entre ser eficaz e ser eficiente: ganhando operacionalmente, sua empresa está praticando a eficiência!

Quanto à perda operacional, trata-se do oposto. Uma empresa que está perdendo operacionalmente não realiza grandes rendimentos, e nesse processo há gastos consideráveis. Dessa maneira, a corporação não consegue se diferenciar da concorrência, e acaba ficando para trás.

No caso da frota da VI, essa perda era caracterizada por altos custos e um rendimento não proporcional a isso, já que muitas das vezes as operações demandavam bastante tempo, e o motorista não conseguia realizar todas as distribuições designadas para aquele dia, como já mencionamos.

O que a VI Fiberglass queria alcançar ao planejar as rotas?

Por conta das problemáticas relatadas acima e o desejo de melhorar ainda mais as suas entregas e o desempenho para com os clientes, o gestor, Sérgio de Santana, entendeu que por meio do planejamento das rotas, as operações poderiam ser melhoradas.

Assim, o que impulsionou a vontade de planejar as rotas foi o desejo de tornar essas operações mais eficientes e as entregas mais ágeis, além de diminuir os custos advindos da rotação de diversos veículos, quando na prática apenas um caminhão poderia atender de 3 a 4 regiões.

Como o modelo de negócio da empresa consiste em “vender hoje e entregar amanhã”, isto é, uma distribuição bastante rápida, são necessários veículos também rápidos e eficientes, levando em consideração que a economia deve ser zelada: o objetivo é render mais e gastar menos!

O roteirizador

De modo geral, o roteirizador organiza as rotas baseado em informações exatas, tais como: horários estabelecidos pelo gestor, início e fim previstos da operação, pontos de atendimento e até mesmo a lista de clientes importada no sistema pelo gestor. Assim o planejamento se torna verdadeiramente preciso.

Depois disso, o aparelho está programado com os dados que você mesmo estabeleceu, e já está pronto para calcular e monitorar o cumprimento das rotas, por meio das informações fornecidas pelo rastreamento veicular.

Um dos objetivos da roteirização de entregas é a redução de tempo das operações e a diminuição dos custos relacionados, não só com combustível, mas também por conta do uso de diversos veículos para a conclusão das operações, ao passo que elas poderiam ser realizadas com um número bem menor de veículos.

Inclusive, o gestor nos contou que muitas vezes os veículos voltavam para a empresa com a carga, pois o motorista não conseguia concluir as operações de forma produtiva. com a implantação do roteirizador na gestão da frota e o cumprimento do planejamento por parte dos motoristas, esses gargalos não aconteceram mais, e a produtividade faz parte da rotina!

Como a roteirização aponta os trajetos mais rápidos e designa a ordem dos destinos estrategicamente, além de planejar os itinerários por região, a perda operacional é extinta. Gastos anteriormente muito elevados e o longo período de tempo para a realização dos trajetos são reduzidos consideravelmente.

Desempenho da roteirização

“Anteriormente tínhamos que enviar todos os dias todos os caminhões para a realização das operações, agora enviamos 5 ou 6, e todos os trajetos são concluídos”. Se o caminhão sai com 21 entregas, ele consegue distribuir todas elas! - Sérgio, gestor da frota.

Assim, a problemática anteriormente enfrentada de não dar tempo de concluir todos os trajetos e as entregas acabarem ficando pendentes, foi resolvida graças à inteligência do sistema em programar as rotas de maneira eficiente, ao invés dessa atividade ficar por conta do próprio motorista, que determinava seus trajetos independentemente.

Quais os resultados de planejar as rotas?

Ao planejar as rotas e conseguir o ganho operacional, nossa empresa cliente percebeu que os veículos retornavam à empresa, no final do expediente, com todas as entregas concluídas, ou seja, sem carga alguma.

Nas palavras do gestor: “Hoje em dia, com o uso do sistema, é raro voltarem entregas por falta de tempo. Todas as entregas são feitas no dia, tranquilamente!”. Ou seja, além de haver êxito nas entregas, o número de veículos para isso é reduzido, caracterizando assim um ganho operacional gigantesco!

Segundo o gestor, isso se dá pois os trajetos são planejados no roteirizador conforme as regiões, o que possibilita que haja a distribuição dos veículos em áreas preestabelecidas, pensadas estrategicamente com foco na redução de tempo e distância.

como planejar as rotas com o roteirizador

Outras vantagens

Além disso, ao planejar as rotas, a VI teve resultados que vão muito além da produtividade e do aumento da velocidade das entregas.

Como o sistema RotaExata é “3 em 1”, ou seja, integra três módulos em uma plataforma só (rastreamento veicular, gestão de frota e roteirização), algumas outras vantagens foram alcançadas empresa, que passou a otimizar o trabalho dos veículos e identificar problemas antes não notados.

Mudança cultural

Um exemplo disso é a denominada “mudança cultural”, relatada por Sérgio. Segundo o gestor, os motoristas dos veículos não são colaboradores da empresa, e sim agregados, portanto, seu trabalho é terceirizado. Sendo assim, os motoristas não eram alinhados aos objetivos e à política de frotas da empresa anteriormente.

Com a aplicação do roteirizador, a empresa pode estabelecer uma política de frotas e aplicá-la na rotina dos condutores, que passaram a agir em alinhamento com a VI, e não mais independentemente, seguindo uma conduta coerente com os objetivos estabelecidos pelo gestor da frota.

Assim, não só as entregas foram organizadas, como também a direção dos motoristas, alinhada de acordo com o apropriado para a garantia da segurança, economia e conservação dos veículos.

Nesse contexto, até mesmo a comunicação entre o âmbito interno e os colaboradores em campo melhorou, tendo em vista que o gestor apenas lança os pontos de atendimento no sistema, e o roteirizador sugere as melhores rotas. Como esse processo se tornou mais simples, não há problemáticas e confusões acerca dos itinerários, por parte dos motoristas.

Aumento das vendas

Outra vantagem alcançada foi a possibilidade de aumentar as vendas da VI. Como os trajetos e as distribuídas são concluídas mais rapidamente, a empresa pode se tornar parceira de mais clientes, o que gerará mais receita para ela.

Ademais, como os trajetos são bem executados, há grande satisfação por parte dos clientes, que podem divulgar e recomendar o serviço da Fiberglass.

RotaExata e VI Fiberglass: uma parceria de resultados

A contratação do RotaExata pela VI Fiberglass é de fato, uma parceria.

Como nosso sistema é desenvolvido especificamente para empresas, nosso desejo e principal objetivo é extinguir os problemas relacionados à frota e garantir eficiência das operações de campo.

Assim, nós buscamos compreender as necessidades da empresa e oferecemos as nossas alternativas de melhorias. A parceria está no desejo mútuo pelo crescimento: a VI Fiberglass desejava melhorar ainda mais as suas entregas, beneficiando assim os clientes.

Diferenciais do RotaExata

Existem alguns diferenciais do nosso sistema, os quais garantem uma maior praticidade do uso da plataforma, bem como resultados realmente efetivos e permanentes, que geram melhorias para a empresa como um todo e na hora de planejar as rotas.

De fato, o sistema é desenvolvido com o intuito de simplificar a sua gestão de frota, tornando-a prática e acessível. Segundo o gestor Sérgio de Santana: “A plataforma é bem intuitiva e prática de usar, não há dificuldades”. Essa praticidade fez com que os resultados da VI fossem alcançados mais rápido!

Ademais, em função dos objetivos que traçamos com a VI, nosso time de CS (Customer Sucess) realizou treinamentos para que o gestor aprendesse e explorasse o máximo do potencial que as ferramentas do sistema possuem, e assim usufruisse das vantagens que o Rota traz.

Nesse contexto, o gestor Sérgio afirmou “O treinamento de vocês foi muito bom para a nossa empresa, pois antes não sabíamos como usar para o nosso benefício. Agora que estamos usufruindo das vantagens, acho que foi bastante interessante participar do treinamento.”

E é justamente esse o nosso objetivo: apontar as possibilidades e os caminhos que você pode seguir por meio do sistema. Planejar as rotas é um deles! No caso da nossa cliente - cujo trabalho é a realização de entregas - o roteirizador foi um caminho que levou a empresa ao sucesso!

Resultados

Para finalizar este artigo, ressaltamos que as vantagens conquistadas pela VI Fiberglass fizeram toda a diferença em suas operações, que passaram a ser mais produtivas e rápidas, além de gerarem custos bem menores.

Como as entregas são de mercadorias nobres - preparadas e transportadas perfeitamente pela empresa - a segurança desses produtos também foi um ponto favorável, garantido pelo uso do sistema.

Com toda a certeza, atos como planejar as rotas e realizar um bom monitoramento veicular fazem toda a diferença!

Se você ficou com alguma dúvida, deixe aqui nos comentários, responderemos o mais rápido possível!

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