Dicas de manutenção da frota: manutenção interna X terceirizada

Você sabe qual o melhor tipo de manutenção para a sua frota? De fato, tanto a manutenção interna quanto a terceirizada possuem suas vantagens e desvantagens. Confira quais são elas!

Home / Dicas de manutenção da frota: manutenção interna X terceirizada

Como líder de uma empresa, você deve saber que a manutenção da frota é muito recorrente, uma vez que os veículos corporativos circulam o dia inteiro, na prestação de serviços ou na realização de entregas.

Dessa forma, as manutenções ocorrem frequentemente, pois englobam diversos fatores e variadas peças dos veículos.

O questionamento de muitos gestores e empresários é o seguinte: vale mais a pena investir em uma manutenção interna da frota, ou em uma terceirização desse serviço?

De fato, ambos os casos possuem suas vantagens e desvantagens. Antes de tomar essa decisão, é importante que você leve em consideração o segmento de mercado no qual a sua empresa está inserida. A quantidade de veículos em sua frota, e o porte do seu negócio também devem ser levados em consideração.

Neste conteúdo, vamos te dar algumas dicas de manutenção da frota. Também iremos te auxiliar a decidir qual das modalidades é mais benéfica para o seu caso!

manutenção da frota

Manutenção da frota: qual a importância?

Antes de qualquer coisa, é essencial que você saiba da importância da manutenção, principalmente para a produtividade do seu negócio, e a redução de custos.

Segundo os dados da empresa de fiação e frotas, Ouro Verde, os diretores de empresa/gestores de frota gastam cerca de 2,4 mil reais em manutenção anualmente, para cada veículo.

Ou seja, a manutenção é um aspecto indispensável e de grande peso para uma empresa dependente de frota veicular. Por isso, deve ser devidamente calculada, planejada e analisada.

Assim, se você costuma levar os seus veículos apenas para reparos e consertos - ou seja, para uma manutenção corretiva - você pode estar gerando gastos desnecessários.

Para entender isso melhor, confira abaixo os dois tipos de manutenção:

Manutenção Corretiva:

Como já mencionado, a manutenção corretiva é aquela realizada apenas quando necessário. Ou seja, em casos de acidentes, imprevistos e mau funcionamento, esse tipo de manutenção é realizada.

No geral, o objetivo dela é a resolução de um problema pontual, e não a prevenção de posteriores complicações.

Manutenção Preventiva:

Já a manutenção preventiva possui outro objetivo. Diferentemente da anterior, ela visa a prevenção de possíveis danos.

Por isso, antes mesmo de ocorrer um problema com alguma peça do veículo, essa já foi testada e verificada. As manutenções preventivas possuem datas predeterminadas, e por prevenirem riscos mais graves, são consideradas muito mais econômicas.

Sendo assim, para quem deseja potencializar a produtividade e reduzir os custos, recomendamos a manutenção preventiva!

Mas, mesmo que você decida isso, outra coisa que precisa escolher é o modo que essa manutenção será realizada: Interna ou terceirizada?

Acompanhe com a gente!

Manutenção interna X Manutenção terceirizada

Agora que você já sabe da importância da manutenção da frota, e os dois tipos possíveis, você vai conferir as vantagens e desvantagens da manutenção interna e da terceirizada.

De acordo com os dados da ABRAMAN, cerca de 33% das equipes de manutenção são terceirizadas atualmente. Ou seja, é uma opção que está crescendo muito atualmente.

Em contrapartida, a manutenção interna ainda é a possibilidade escolhida por muitas empresas, que preferem ter autonomia em todas as etapas e processos da corporação. Porém, essa forma é viável principalmente para frotas maiores, pertencentes às grandes empresas, que têm recursos e infraestrutura para realizar as manutenções dos veículos internamente.

1. Manutenção Interna

Como já sugere o nome, a manutenção interna é realizada dentro da própria empresa, onde há uma equipe especializada, e designada a essa tarefa.

Desvantagens:

Tendo em vista que é necessária uma equipe própria para isso, além de um estoque com ferramentas e todos os suprimentos específicos, a manutenção interna não é uma opção muito viável para pequenas empresas, portadoras de frotas com poucos veículos.

Vantagens:

Em contrapartida, a maior vantagem da manutenção interna é a autonomia a agilidade na tomada de decisões. Por ocorrer dentro da propriedade da empresa, o processo ocorre com uma velocidade muito maior, e não depende de prazos externos.

2. Manutenção terceirizada

Ao contrário da interna, a manutenção terceirizada não é realizada pela empresa. E sim, por um prestador de serviços contratado, como diz o próprio nome.

Geralmente, os gestores de frota escolhem oficinas especializadas, e assim deixam os veículos para manutenção.

Desvantagens:

Em suma, a principal desvantagem é a falta de controle que o gestor terá sobre a frota, bem como a falta de supervisão durante o processo.

Ademais, por ocorrer em outro local e depender do prazo e do período estabelecido pela empresa terceirizada, a manutenção terceirizada tende a demorar mais.

Vantagens:

Todavia, essa forma de manutenção também tem muitas vantagens, em especial para frotas menores.

Já que a manutenção não ocorre em estabelecimento próprio e com equipe interna, há uma economia maior em processos burocráticos. Para frotas pequenas, essa é a opção mais viável, em especial se a manutenção preventiva for praticada.

Qual escolher, então?

Como já mencionamos, essa decisão depende de diversos fatores, que são subjetivos para cada empresa.

No geral, você deve levar em consideração o tamanho da sua frota, o porte e os recursos da sua empresa, a qualidade da assistência oferecida pela marca correspondente aos veículos, e por fim, qual o segmento que você está inserido.

Entendendo todos os conceitos que te mostramos, fica muito mais fácil decidir, concorda?

#5 dicas rápidas para a manutenção da frota

Para finalizar esse conteúdo, te daremos 5 dicas rápidas sobre a manutenção, para que você comece a praticar hoje mesmo!

  • #1 Crie um planejamento de manutenção preventiva - estabeleça datas exatas para o checape dos veículos.
  • #2 Evite danos, preserve a qualidade dos veículos - a manutenção corretiva pode ser evitada se você investir em um bom treinamento para os motoristas.
  • #3 Troque o óleo e verifique a água - esses cuidados rotineiros fazem toda a diferença no dia a dia.
  • #4 Não esqueça dos pneus - os pneus carecas são uma grande causa de acidentes de trânsito, poupe imprevistos e seja consciente.
  • #5 Preserve a aparência da frota - a imagem da sua empresa depende muito da forma como os seus clientes observam os veículos. Tome cuidado!

Se você ficou com alguma dúvida, deixe aqui nos comentários. Iremos te responder com prazer!

Além disso, se você deseja saber mais sobre a manutenção preventiva, temos um artigo específico sobre isso, boa leitura!

O RotaExata possui um módulo de gestão de frotas composto por ferramentas essenciais para simplificar seu cotidiano, como o Plano de Manutenção e a Checklist, que vão organizar seu cronograma de manutenções e assim, resultar em uma redução dos gastos com a frota.


Fale com um dos nossos especialistas!

Tag: , ,






O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *








RotaExata rastreamento e gestão de frota

RotaExata é uma plataforma de gestão veicular que ajuda empresas a alavancar suas entregas e serviços.


Redução de custo com rastreamento Redução de Custos Aumento de produtividade com rastreamento Aumento de Produtividade Segurança da frota com rastreamento Segurança e
Organização
Conteúdo exclusivo RotaExata Conteúdos
Exclusivos
Como RotaExata resolve seus problemas Como RotaExata
Ajuda sua empresa
Clientes e resultados Clientes e Resultados

Fique atualizado

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!