Os benefícios do rastreador veicular: o que é esse aparelho e como funciona?

O rastreador veicular é o equipamento que capta e transmite os dados de localização ao sistema. Saiba como ele funciona e quais são seus principais benefícios!

Home / Os benefícios do rastreador veicular: o que é esse aparelho e como funciona?

Os benefícios do rastreador veicular são vários, quando se trata do funcionamento de um sistema de rastreamento. No geral, o aparelho é responsável pela captação e transmissão dos dados advindos do satélite.

Por meio desse aparelho, colocado em cada veículo da frota, as informações - como a localização - são enviadas ao software, possibilitando que você realize o monitoramento das operações.

Para as empresas que dependem de frota veicular, ter o conhecimento do melhor equipamento e do melhor software é de extrema importância.

É o aparelho certo de rastreamento veicular que oferece inúmeras vantagens na produtividade dos trajetos e na correção de inadequações na direção dos condutores.

Neste conteúdo você aprenderá sobre o funcionamento e os benefícios do rastreador veicular, bem como os tipos de equipamentos no mercado e algumas vantagens disso para o seu negócio. Acompanhe com a gente!

OS BENEFÍCIOS DO RASTREADOR VEICULAR: COMO ELE FUNCIONA?

Para iniciar, você precisa saber que os rastreadores podem funcionar a partir de diferentes sistemas de navegação, os quais captam as informações e as transmitem posteriormente. 

Alguns desses sistemas de navegação são: o GPS e a radiofrequência.

Vamos te explicar esses dois meios de captar e transmitir dados de forma aprofundada nos próximos tópicos.

Atualização da geolocalização

Apesar de todos os rastreadores realizarem o trabalho da captação e transmissão de dados, não são todos que proporcionam um monitoramento rápido.

Isso porque as atualizações acontecem com uma frequência menor, resultando em um longo período de tempo sem novos dados.

Ao escolher um meio de rastrear os veículos - isto é, tanto o equipamento quanto o software - leve em consideração esses

dois fatores: a exatidão das informações, e quanto tempo o sistema leva para oferecer uma atualização.

INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DO RASTREADOR VEICULAR

A instalação e a posterior configuração do equipamento são processos decisivos e que fazem toda a diferença nos benefícios do rastreador veicular.

Nesse sentido, algumas empresas de rastreamento oferecem um rastreador veicular plugável, com entrada obd, e por isso, não é necessária a mão de obra para isso. 

Entretanto, tendo em vista que o equipamento pode ser desplugado a qualquer momento, esse modelo não é o mais recomendado.

Além disso, por conta das inconstâncias nas estradas em áreas rurais, há o risco de o rastreador sair do lugar, ou de haver falhas no sinal.

Sendo assim, o ideal é que você priorize rastreadores que sejam instaláveis fixamente, já que esses podem ser colocados em lugares estratégicos.

Dessa forma, você não correrá o risco de ser roubado, ou até mesmo ter o aparelho retirado por algum motorista.

Adicionais e especificidades

No equipamento instalado de maneira fixa, pode-se colocar o chamado buzzer, um alerta sonoro responsável por te notificar no caso de quebra de regras da política de frota. 

Esse buzzer é blindado, o que mostra ainda mais a segurança da preparação do aparelho; essa blindagem previne que alguém retire a peça propositalmente.

Portanto, se você deseja exercer um monitoramento integral, e quer ser notificado segundo às regras que criar, esse adicional é a opção ideal!

Quanto às especificidades que geram com ainda mais volume os benefícios do rastreador veicular, é importante ressaltar os detalhes da instalação.

De modo geral, o equipamento fixo deve ser instalado por um profissional capacitado, já que esse zelo garante a eficiência do aparelho, bem como das informações que o rastreador veicular estará emitindo.

Tenha em mente que o local de instalação envolve partes elétricas e mecânicas do veículo, por esse motivo, busque empresas que ofereçam a mão de obra desses profissionais capacitados.

De preferência, escolha oficinas e estabelecimentos que disponibilizam profissionais em vários lugares; assim você conta com a mão de obra do que estiver mais próximo da sua empresa.

Logística e entrega do rastreador veicular

A maneira que o rastreador veicular chega até você - isto é, a logística - também merece uma certa atenção. 

Como o RotaExata atende todo o país, sabemos da realidade do transporte do equipamento, e zelamos para que ele ocorra da forma mais segura possível.

Assim, nossa equipe de logística e agendamentos trabalha especificamente com isso, e o modo como esse processo ocorre não é regido apenas pela segurança, mas também pela agilidade e eficiência. 

O nosso objetivo é que você receba o equipamento em uma ótima qualidade, e no menor período de tempo.

Para isso, o rastreador veicular é conservado em uma embalagem resistente e personalizada, contendo o aparelho e todos os apetrechos necessários para a instalação.

Inserimos também o nosso manual, composto por detalhes e especificações, para que a configuração do rastreador aconteça perfeitamente e os benefícios do rastreador veicular sejam aproveitados ao máximo.

Atente-se à forma que a empresa cuida do processo de instalação, configuração e logística!

Ao conhecer a empresa de rastreamento, busque perceber como acontece o processo de logística, instalação e configuração do equipamento.

Esse conhecimento deve ocorrer pois essas etapas são essenciais e inclusive mostram diversos valores da empresa que você está contratando.

Além disso, o modo como eles conduzirão a parceria com o seu negócio também pode ser determinado por esse contato inicial.

Lembre-se: a qualidade do serviço de rastreamento não está apenas no funcionamento do sistema ou na marca do rastreador veicular, mas na maneira que a empresa conduz todo o processo e proporciona a você essa experiência.

TIPOS DE RASTREADOR: QUAL É O IDEAL PARA A MINHA FROTA?

De forma geral, existem dois tipos de tecnologia que norteiam o funcionamento dos aparelhos e proporcionam os benefícios do rastreador veicular, sendo elas:

1. GPS

O aparelho que capta informações via satélite, é regido pela tecnologia do GPS.

Essa é a tecnologia utilizada pelo RotaExata, que funciona da seguinte forma: O GPS, que é o sinal do satélite, e é responsável por captar os dados de localização do veículo em questão. 

Para uma boa captação, é necessária uma triangulação de satélites, para que as informações sejam colhidas de forma perfeita.

Posteriormente, o sinal de GPRS, que é o sinal do celular - disponível em áreas de cobertura - realiza a transmissão das informações para o software.

É a tecnologia que, por sua vez, irá interpretá-las e disponibilizá-las de forma organizada, a fim de que você tenha uma boa visualização.

Com esses dois processos acontecendo, o equipamento está diretamente ligado com o sistema, e consequentemente, você está conectado a cada um dos veículos da sua frota.

Como funcionam com uma ampla cobertura, dificilmente há a perda do sinal, e a localização dos seus veículos pode ser acompanhada em tempo real, com uma ótima qualidade.

2. Radiofrequência

O outro tipo de tecnologia utilizada pelos rastreadores, é a radiofrequência.

Diferentemente do GPS, a radiofrequência funciona a partir de antenas e a frequência entre elas e cada aparelho rastreador.

Todavia, a comunicação com antenas ocorre de maneira inconstante, e consequentemente há a perda do sinal, repetidas vezes. 

Com essa perda, alguns dados de localização não são emitidos, e alguns deles são transmitidos com atraso.

Sendo assim, o rastreador veicular por radiofrequência não proporciona um acompanhamento em tempo real, e é considerado uma forma mais simples de rastrear.

Nesse caso, os benefícios do rastreador veicular não são alcançados.

Em síntese, se a sua frota é qualificada e presta serviços e entregas importantes - como imaginamos que seja - o ideal é investir em um rastreador mais sofisticado e completo, que é por GPS.

Contando com esse aparelho, o acompanhamento de cada um dos seus veículos é garantido, e você poderá visualizar esse processo no momento em que estiver acontecendo, sem perder nenhum detalhe.

Se esse é o seu caso, conte com o RotaExata para te proporcionar a melhor experiência!

MONITORAMENTO X RASTREAMENTO X TELEMETRIA

Afinal, qual a diferença entre o tão mencionado rastreamento veicular, o monitoramento e a telemetria?

Ao escolher um rastreador, é importante que você saiba qual a função que ele está desempenhando.

Por esse motivo, preparamos algumas características de cada uma das modalidades, para que você entenda a diferença entre elas. Confira:

Rastreamento

Em primeiro lugar, tem-se o rastreamento. 

O ato de rastrear se diferencia do monitoramento, pois trata-se de captar e armazenar dados de localização de alguma operação de campo.

A partir das informações coletadas, você poderá verificar se tudo ocorreu conforme o planejado, e terá em suas mãos o registro completo, cheio de detalhes e dados exatos.

Monitoramento

Apesar de muito confundido, o monitoramento não é a mesma coisa que o rastreamento, e na realidade possui uma função complementar a esse.

Ao monitorar as operações, você está acompanhando todo o processo em tempo real, e não somente coletando e armazenando os dados. 

Aliás, essas informações precisam ser simples, fáceis de interpretar e apresentadas a você de uma forma dinâmica.

Lembre-se que o monitoramento eficaz é aquele que facilita o seu trabalho e a sua visualização, de modo a simplificar o processo e possibilitar uma maior rapidez ao monitorar.

Sendo assim, monitorar é estar presente em todas as etapas, e caso ocorra algo no momento da operação, você poderá resolver em tempo real.

Telemetria

O terceiro conceito, também muito confundido com os dois primeiros, trata-se da telemetria.

A telemetria é a tecnologia da medição e da comunicação entre dispositivos, sem fio. 

Ou seja, trata-se da captação de todos os eventos que ocorrem em meio aos trajetos, como: curvas, acelerações e desacelerações, angulação.

É por meio dos eventos de telemetria, que pode-se ter uma exatidão nos dados de localização.

AFINAL, O QUE PRECISO TER EM MINHA FROTA?

Após descobrir a diferença entre esses três conceitos, muitos se perguntam qual deles deve ser aplicado em seu negócio, e qual será mais eficaz na resolução dos problemas da frota.

Além disso, qual deles irá proporcionar um maior número de benefícios do rastreador veicular?

Temos uma boa notícia: você pode ter os três!

O rastreador e o sistema do RotaExata trabalham com esses três conceitos, e te proporcionam o processo completo: rastreamento, monitoramento e telemetria.

Ou seja, o rastreamento ocorre por meio do software, que interpreta todos os “rastros”, enviados pelo rastreador, e os armazena. 

A telemetria também é feita de forma perfeita, já que o sistema RotaExata trabalha com duas variáveis no processo de coleta dos eventos de telemetria: tempo e angulação.

É essa angulação que garante que as informações sejam reais integralmente, sem qualquer ruído.

Quanto ao monitoramento, saiba que é o próprio software que fornece! 

A ideia do RotaExata é entregar em suas mãos o poder de controlar e monitorar totalmente a frota, bem como as operações de campo. 

Por isso, o sistema possui diversos módulos e ferramentas que possibilitam que você mesmo monitore os veículos.

É por meio dessa integração que a sua visão em relação à frota se torna ideal!

COMO ADQUIRIR O RASTREADOR VEICULAR?

Em relação à compra desse equipamento, muitos se perguntam o que vale mais a pena.

De fato, diversas lojas vendem os rastreadores veiculares separadamente, para que você instale - ou contrate alguém de fora para realizar essa instalação.

Porém, isso caracteriza um custo a mais, especialmente se o sistema que você escolher não for compatível ao aparelho.

Sendo assim, o ideal é iniciar a busca pelo sistema de rastreamento, avaliando os pontos de qualidade dele, e posteriormente, adquirir o rastreador veicular disponibilizado pela empresa portadora do sistema que você contratou. 

Dessa forma, você estará economizando e ainda terá a garantia de que a mão de obra para instalação é confiável, e mais do que isso, que as informações do aparelho e do software estarão alinhadas e que os benefícios do rastreador veicular serão alcançados!

Lembretes para levar em consideração

Não se esqueça de alguns pontos, para que na hora de adquirir o produto e contratar o sistema, você faça a escolha certa!

  • Atenção com os contratos - lembre-se que diversas empresas disponibilizam contratos maliciosos, e por isso, podem estar te prendendo em negociações caras, uma taxa altíssima na hora de cancelar a contratação, e muitos outros malefícios, que só te trarão dores de cabeça!
  • Priorize o comodato - uma boa ideia é investir em equipamentos que tenham essa garantia, já que em caso de algum dano no rastreador, a própria empresa - como é no nosso caso - realiza a troca.
  • Leve em consideração o tamanho do equipamento - não só por questão estética, mas pela praticidade e discrição que essa característica possibilita. Aparelhos menores são eficientes para serem instalados em locais que o motorista não terá acesso cotidiano, assim, não haverá riscos de danificações propositais.

Com esses lembretes em mente, a compra dos rastreadores será muito mais fácil!

5 BENEFÍCIOS DO RASTREADOR VEICULAR ALIADO A UM BOM SERVIÇO DE RASTREAMENTO 

Por fim, separamos #5 benefícios da união infalível: um bom sistema de rastreamento e um bom equipamento rastreador, e iremos te explicar quais os benefícios de se ter as informações proporcionadas por eles.

Tenha em mente que ter um equipamento de qualidade, mas um software ruim, ou seja, que não disponibiliza um fácil acesso aos dados, não oferece uma boa usabilidade e nem exatidão nas informações, é apenas um gasto a mais!

O rastreador veicular só funcionará corretamente se estiver transmitindo as informações para um bom sistema de rastreamento, que interprete, processe e disponibilize qualificadamente.

Por exemplo, mesmo que o equipamento funcione com a tecnologia de GPS e a captação dos dados seja excelente, ainda assim o processo pode ser interrompido se não houver uma recepção, interpretação e visualização dessas informações por meio do software.

Sendo assim, o sistema faz toda a diferença! Opte por escolher sistemas que portam um bom painel, um mapa dinâmico agradável e informações corretas.

Ao escolher dessa forma, 5 vantagens são garantidas:

#1 Exatidão nos dados de localização

Como já comentamos, a união entre um rastreador de qualidade e um bom sistema, acaba resultando na exatidão dos dados de localização e na conquista dos benefícios do rastreador veicular.

Isso ocorre tanto nas informações de endereço, quanto no desenho dos trajetos, que mantêm a exatidão e uma organização visual.

benefícios do rastreador veicular

#2 Atualização imediata de todos os eventos de telemetria

A segunda vantagem é a rápida atualização, que também já mencionamos nos tópicos anteriores. 

O que você ainda não sabe é que é apenas por conta da união entre o sistema e o rastreador, que essa atualização ágil pode ocorrer.

De nada adiantaria uma captação veloz das informações, se o sistema não as recebesse rapidamente também, não é mesmo?

Esse benefício é de extrema importância para o monitoramento da frota, que como você aprendeu hoje, é o acompanhamento integral dos itinerários.

#3 Captação e interpretação das informações sem ruído

A terceira vantagem é a finalização de todo o processo, sem ruído algum!

De fato, esse benefício diz respeito aos outros dois já citados, uma vez que é somente por meio da exatidão dos dados e da rápida atualização, que tem-se um rastreamento veicular sem ruídos.

Ao participar desse processo integral, acontecendo de forma constante e estável, o monitoramento, o rastreamento e a telemetria performarão perfeitamente!

#4 Identificação da má conduta dos motoristas

Outra vantagem é a identificação do uso indevido dos seus veículos, uma vez que o rastreador estará captando todos os dados de localização e eventos de telemetria.

Então, caso haja uma aceleração exacerbada da velocidade, uma curva ou comportamento que caracterize uma direção ofensiva, ou um período de tempo muito grande em que o veículo está parado, você saberá!

Ao identificar esses problemas, você poderá aplicar advertências e assim corrigir o comportamento dos condutores.

#5 Redução de gastos e economia garantida

Por último, um dos benefícios do rastreador veicular, que certamente te agradará bastante, é a redução de gastos!

O rastreador veicular e o sistema de rastreamento solucionam diversos problemas que anteriormente te davam gastos a mais, como os acidentes, multas, gastos excessivos em combustível e também em manutenções corretivas.

Ao ter acesso às informações de localização, status dos veículos e detalhes dos itinerários, a economia da sua frota estará garantida!

Você pode saber mais sobre a redução de gastos em nosso artigo sobre custos!

Nos despedimos por aqui! Se você ficou com alguma dúvida sobre os benefícios do rastreador veicular, deixe nos comentários, responderemos o quanto antes! Conte com o Rota!

Conheça o sistema Rota e as especificações do rastreador, com a nossa equipe de suporte!

FALE COM UM DOS NOSSOS ESPECIALISTAS AGORA MESMO!

Tag: , , ,






O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *








RotaExata rastreamento e gestão de frota

RotaExata é uma plataforma de gestão veicular que ajuda empresas a alavancar suas entregas e serviços.


Redução de custo com rastreamento Redução de Custos Aumento de produtividade com rastreamento Aumento de Produtividade Segurança da frota com rastreamento Segurança e
Organização
Conteúdo exclusivo RotaExata Conteúdos
Exclusivos
Como RotaExata resolve seus problemas Como RotaExata
Ajuda sua empresa
Clientes e resultados Clientes e Resultados

Fique atualizado

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!