Rastreamento nas coletas de resíduos: quais os impactos?

Se a sua empresa realiza a coleta de resíduos, o rastreamento veicular pode auxiliar na otimização desse serviço.

Home / Rastreamento nas coletas de resíduos: quais os impactos?

Em suma, aplicar o rastreamento nas coletas de resíduos é garantir que esse modelo de operação tenha sucesso e eficiência, em todos os âmbitos.

De modo geral, esse modelo de operação exige certas especificações. Essas, por sua vez, compreendem a organização dos pontos de coleta e o planejamento apropriado das regiões que serão atendidas.

Neste sentido, são necessárias maneiras de otimizar essa organização. O objetivo é manter uma ordem, logística e eficiência nas coletas, para que a sua corporação não seja prejudicada.

No presente artigo, separamos algumas ferramentas e recomendações para você aplicar nas operações de coleta de resíduos da sua frota veicular. 

Você vai conferir algumas funcionalidades do rastreamento e de que maneira ele pode auxiliar no rendimento dos veículos.

Acompanhe conosco!

Índice:

  1. Operações de coletas de resíduos: quais as necessidades?
  2. Desafio 1: Atendimento de todas as ruas de determinado setor
  3. Desafio 2: Treinamento de motoristas
  4. Desafio 3: Economia e ganho operacional

Operações de coletas de resíduos: quais as necessidades?

Resumidamente, pode-se dizer que as operações de coletas de resíduos demandam um gerenciamento específico, para que sejam de fato produtivas.

Nesse sentido, é necessário ressaltar o modelo que essas operações de campo geralmente seguem, por conta do serviço que realizam.

Modalidade “rua por rua”

Antes de mais nada, deve-se ressaltar que as operações de coleta seguem a modalidade chamada de “rua por rua”, a qual consiste em realizar a coleta em cada setor, seguindo uma ordem de ruas.

Por conta disso, o tipo de serviço também foi apelidado de “modelo pac man”, visto que o objetivo é finalizar cada trecho de cada setor, esses que são atendidos em dias específicos.

Dias da semana selecionados

Falando em dias específicos, outra característica das operações de coleta de resíduos é o atendimento em dias de semana já selecionados.

Na maioria das vezes, essa seleção de dias acontece para que todos os “setores” - os quais podem ser bairros, quarteirões ou regiões de território, no geral - sejam visitados e submetidos à coleta.

Sendo assim, podemos dizer que a principal necessidade desse modelo de operação é a organização dos setores, já mencionados, o planejamento e treinamento dos motoristas, para que cada rua seja atendida de forma integral.

Confira agora os principais desafios do rastreamento na coleta de resíduos e saiba como otimizar ainda mais o serviço da sua frota!

rastreamento nas coletas de resíduos

Desafio 1: Atendimento de todas as ruas de determinado setor

Como já mencionamos, uma das necessidades desse modelo de operação de campo é o atendimento de todas as ruas de determinada região, de forma integral.

Todavia, apesar de ser um dos aspectos fundamentais da coleta de resíduos, muitas empresas têm dificuldade para regular e organizar apropriadamente a ordem dos itinerários.

Por conta dessa falta e desorganização, algumas ruas do setor ficam sem ser atendidas, sem que o gestor da frota saiba disso.

Pelo contrário, a informação só vem à tona quando a clientela passa a reclamar e tem sua experiência desfavorecida.

Falta de atendimento em algumas ruas: qual é a causa?

Nesse sentido, é necessário que você analise corretamente o que está causando o prejuízo, se é mesmo a falta de gerenciamento do processo ou se é o uso indevido do veículo, por parte dos motoristas da sua empresa.

Caso seja a segunda situação, sua empresa precisa de uma maneira de monitorar os veículos durante as atividades em campo, para se certificar que os condutores estão tendo uma boa conduta.

O rastreamento veicular é eficaz nesses dois cenários: ele resolve a falta de gerenciamento das operações e também monitora os condutores em campo.

Por meio das informações de localização, eventos de telemetria e identificação do motorista, você pode controlar tudo o que acontece nas estradas, mantendo assim a ordem e a organização.

Ademais, por meio dos históricos de deslocamento, você pode conferir se o motorista cobriu todas as ruas do setor. Assim você assegura que todas as casas sejam submetidas à coleta de resíduos.

 

Desafio 2: Treinamento dos motoristas

Como já mencionamos, a conduta dos motoristas pode culminar na improdutividade das operações de coleta também.

Nesse sentido, um desafio é corrigir o uso indevido dos veículos por parte dos colaboradores, a fim de gerar um padrão de obediência à política de frotas da sua empresa.

Na política em questão, pode conter as regras de trânsito a serem seguidas, as normas de uso do veículo durante as operações, os horários específicos para determinadas paradas, entre outros.

Dessa forma, você estará direcionando os seus colaboradores para operações mais organizadas e regradas, as quais gerarão produtividade e um bom desempenho nas coletas de resíduos. Aliando o rastreamento nas coletas de resíduos a essas mentorias, você verá muitas melhorias!

Como realizar os treinamentos?

Em suma, os treinamentos com os motoristas podem ser realizados da forma que mais "combina" com a sua empresa.

Na hora de planejá-los, leve em consideração a dinâmica e os valores da sua corporação: como se dá o relacionamento com os colaboradores?

Se você - como gestor - preza pela aproximação com os motoristas, preze por reuniões periódicas, a fim de ouvir as dificuldades  e desafios dos colaboradores, os quais os levam, muitas vezes, a um desempenho desfavorável.

Caso a sua empresa não tenha uma relação tão direta com os condutores da frota, tente estabelecer uma rotina de reuniões também, humanizando mais os aspectos relacionados às operações.

Dessa forma, você vai perceber que não só as operações irão render mais, mas também o comportamento e a motivação dos motoristas.

Nas reuniões, sempre ressalte a importância de seguir as regras e zelar pela melhor experiência do cliente. Se possível, lembre-os que estão sendo monitorados pelo rastreamento nas coletas de resíduos!

Desafio 3: Economia e ganho operacional

Para finalizar, um desafio relacionado ao rastreamento nas coletas de resíduos diz respeito à economia das operações.

Por se tratarem de operações que realizam diversos deslocamentos (visto que são realizados rua por rua) o cuidado com a economia é fundamental.

Referente a esse âmbito financeiro, deve-se ressaltar o conceito de “ganho operacional”.

O que é o ganho operacional?

Resumidamente, pode-se definir o ganho operacional como o alto desempenho aliado aos baixos custos.

Ou seja, sua frota veicular rende bastante, sem acumular muitos gastos! Você pode cobrir todos os setores de coleta, sem ter desperdício e prejuízo.

De fato, esse ganho é um reflexo de uma economia saudável. Essa, por sua vez, depende de uma operação bem-sucedida.

O rastreamento nas coletas de resíduos pode proporcionar exatamente isso. Por meio das chamadas regras de rastreamento, você pode delimitar atitudes que evitam gastos desnecessários.

Por exemplo, você pode determinar o limite de velocidade (visando a redução de custos com combustível). Além disso, os locais em que o motorista pode ir (a fim de evitar riscos com acidentes de trânsito, que causam gastos) e até mesmo o turno dos motoristas. Isso porque essa regra evita processos trabalhistas por carga horária.

Ao solucionar todos esses desafios, você vai perceber que a coleta de resíduos se tornou uma atividade econômica. Também pode ser considerada bem-sucedida, tanto para a sua empresa quanto para o cliente.

Conta para a gente! Qual ferramenta do rastreamento nas coletas de resíduos mais te interessou?

rastreamento nas coletas de resíduos

Quer saber mais sobre o rastreamento veicular?

Conheça o sistema RotaExata!

Tag: , , ,






O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *








RotaExata rastreamento e gestão de frota

RotaExata é uma plataforma de gestão veicular que ajuda empresas a alavancar suas entregas e serviços.


Redução de custo com rastreamento Redução de Custos Aumento de produtividade com rastreamento Aumento de Produtividade Segurança da frota com rastreamento Segurança e
Organização
Conteúdo exclusivo RotaExata Conteúdos
Exclusivos
Como RotaExata resolve seus problemas Como RotaExata
Ajuda sua empresa
Clientes e resultados Clientes e Resultados

Fique atualizado

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!