Operações de coleta de resíduos: como o sistema facilita nesses casos?

As operações de coleta de resíduos precisam desempenhar de uma forma bastante específica, por serem realizadas rua por rua. Para descobrir como otimizar suas operações de campo, confira este conteúdo!

Home / Operações de coleta de resíduos: como o sistema facilita nesses casos?

As operações de coleta de resíduos são serviços que dependem diretamente de uma frota veicular para a sua realização. 

Sendo assim, os itinerários realizados pelas empresas desse segmento precisam ser bem organizados e produtivos, visto que o planejamento dos trajetos determina a qualidade da prestação desse serviço.

Por isso, planejar é um dos fundamentos necessários nas operações de coleta de resíduos, que são realizadas em setores, na modalidade “rua por rua”

Além disso, como a coleta acontece em dias específicos em cada região, os itinerários precisam ser bem executados, sem atrasos e finalizados conforme o cronograma.

Em alguns casos, por conta de alguns problemas enfrentados pelas empresas desse segmento, as operações não são finalizadas de acordo com o planejado, o que gera prejuízos e um rendimento desfavorável.

Esses problemas podem ser: Improdutividade dos motoristas, ausência de monitoramento dos deslocamentos, atendimento não realizado em toda a região requisitada, por exemplo.

Se você identificou alguma dessas dores em sua empresa, ou está notando um baixo desempenho nas suas operações de coleta de resíduos e não sabe exatamente o porquê, este conteúdo vai te ajudar com isso. 

Saiba como o sistema de rastreamento e gestão de frotas pode facilitar seu serviço!

OS PRINCIPAIS PROBLEMAS NAS OPERAÇÕES DE COLETA DE RESÍDUOS

Como mencionamos, existem alguns problemas que comprometem a qualidade da sua prestação de serviços e geram outras consequências nada favoráveis para a sua imagem e muito menos perante à concorrência.

Neste sentido, é importante que você saiba identificar quais são eles, uma vez que cada empresa tem sua singularidade e seu cenário específico.

Entretanto, como o RotaExata é um sistema especializado em empresas - portadoras e dependentes de veículos para a realização dos seus serviços - sabemos quais são os problemas mais recorrentes e as dores que mais interferem os gestores.

No seu segmento em específico, que realiza operações de coleta de resíduos, o que pode estar acontecendo é:

Itinerário não concluído

 

Como as operações de coleta de resíduos são realizadas na modalidade popularmente conhecida como “pac man”, isto é, rua por rua, concluindo um setor por vez, a não finalização da coleta em cada rua pode ser uma realidade.

Inclusive, já ouvimos situações em que o motorista acabava “pulando” uma ou outra rua. Essas práticas traziam muito prejuízo para a empresa, já que clientes acabavam não sendo atendidos.

Ademais, caso não haja um monitoramento das suas operações e você nem ao menos consiga se certificar que a coleta foi realizada adequadamente, seus motoristas podem visitar as ruas de forma incompleta.

Por conta dessa má conduta por parte do motorista, os clientes ficarão insatisfeitos, tendo em vista a importância que a coleta tem e o fato de ela ser realizada periodicamente. 

Assim, além da experiência desfavorável para o cliente, essa atitude inadequada pode denegrir a imagem do seu negócio, que não está sendo produtivo o bastante.

Entretanto, uma outra situação pode ser a não conclusão dos itinerários por falta de tempo

Nesses casos, os motoristas possuem uma boa conduta e não são eles a causa dos serviços incompletos. 

Ainda assim, os itinerários não são finalizados no dia específico para isso, muitas vezes por conta da má organização ou falta de planejamento.

Neste cenário, você deve ter bastante cuidado! 

O “tempo insuficiente” para a conclusão da sua prestação de serviços pode indicar que você está tendo perda operacional. Isto é, sua frota não está sendo eficiente o bastante, e os custos são desproporcionais à sua produtividade.

Essa perda operacional é resultado de um gerenciamento não compatível ao que a sua empresa realmente precisa 

Gastos com combustível

 

Outro problema que pode estar ocorrendo são os gastos elevados em combustível, resultados da falta de planejamento dos trajetos ou do uso inapropriado dos veículos.

Nesses casos, os motoristas não seguem uma estratégia na escolha das rotas e, por isso, passam pelas mesmas ruas desnecessariamente para chegar no próximo setor de coleta. 

Assim, por conta dos trajetos mais longos, os gastos com combustível acabam ficando bastante altos e incontroláveis, sem que você ao menos tenha ciência disso.

A má conduta do motorista também pode ser uma causa de gastos elevados com combustível. 

Um exemplo da conduta inadequada é a utilização do veículo para outras finalidades, como para fins particulares. Assim, o combustível é consumido em situações fora do expediente ou para finalidades que não tem diretamente a ver com o trabalho. 

Ademais, a má conduta também pode ser observada em infrações às leis de trânsito, como a ultrapassagem do limite de velocidade e a falta de cautela na condução do veículo.

Tenha em mente que quando não há controle dos gastos, sua empresa pode enfrentar muitos problemas econômicos posteriormente, em especial nos casos em que você ainda não identificou a fonte desses custos elevados!

Paradas em excesso

 

Por fim, um problema que pode estar atrapalhando e impedindo a excelência da sua coleta de resíduos são as paradas em excesso.

Sabe-se que as paradas são necessárias por parte dos veículos coletores, uma vez que os resíduos, lixo, materiais entre outros precisam ser compactados, levados ao destino e separados adequadamente.

Entretanto, o problema existe quando essas paradas são realizadas excessivamente, muitas vezes por conta da má conduta do motorista, que pratica ociosidade em seu horário de expediente.

Se você não possui uma maneira de verificar e assegurar que as paradas em excesso não ocorram, se preocupe! Quando a situação em campo não é monitorada, suas operações tendem a gerar resultados negativos.

#5 FERRAMENTAS QUE IRÃO OTIMIZAR SUA OPERAÇÃO DE COLETA DE RESÍDUOS

Agora que você já sabe quais são os problemas que podem estar atrapalhando as suas operações de coleta de resíduos, vamos te mostrar ferramentas que auxiliarão no desempenho do seu serviço!

Todavia, antes de tudo, é fundamental que você identifique a origem desses problemas. 

Se você não sabe exatamente o que está acontecendo, nenhuma ferramenta será eficiente o bastante para extinguir a improdutividade e os resultados prejudiciais à sua empresa.

Como identificar os aspectos que estão desfavorecendo as operações de coleta?

 

Para identificá-los, você precisa exercer um monitoramento veicular

Monitorar diz respeito a ter o controle e a ciência do que realmente acontece quando os veículos estão em campo para a prestação do serviço, e acompanhar esse processo em tempo real

Realizando o monitoramento, você consequentemente identifica os problemas e pode resolvê-los o quanto antes!

Neste contexto, o sistema de rastreamento veicular é a forma mais recomendada de adquirir e exercer o monitoramento integral da sua frota. 

Por meio da captação dos dados de localização, a exatidão dos trajetos desenhados no mapa, o histórico de deslocamentos, média de velocidade e a identificação do motorista, você monitora com totalidade todas as suas operações.

Assim, sabendo a causa dos problemas, você pode resolvê-los de forma efetiva! 

Abaixo, você vai conferir algumas ferramentas internas do sistema de rastreamento RotaExata, as quais são responsáveis pela resolução de cada um dos problemas que citamos.

#1 Relatório de deslocamento rua por rua

 

O relatório de deslocamento rua por rua foi desenvolvido exclusivamente para empresas do seu segmento, que precisam realizar o serviço concluindo o itinerário em todas as ruas do setor designado.

Dentro do sistema de rastreamento, você tem acesso a diversas análises e relatórios que o próprio sistema gera para você, com base nas informações e dados de localização captados por meio do rastreador veicular. 

Dentre eles, o relatório de deslocamento rua por rua pode ser emitido, dando a você o acesso a todo o trajeto realizado em um dia determinado.

É por meio desses registros de deslocamento que você pode assegurar que os motoristas concluam totalmente os itinerários, não deixando a coleta de resíduos incompleta nas ruas.

Como exemplo, temos o caso da Verde Logística, nossa empresa cliente. 

A Verde realiza serviços de locação de veículos e equipamentos para a coleta de resíduos, por isso, precisa assegurar que os trajetos sejam concluídos de maneira integral. 

Essa foi, inclusive, a motivação para a contratação do RotaExata, que atendeu a sua necessidade por meio do relatório de deslocamento rua por rua.

Ademais, no relatório, você pode visualizar as seguintes informações: horário de chegada e saída em cada rua, endereço exato, identificação do veículo e do motorista, velocidade máxima e eventos.

Você também tem acesso às paradas realizadas pelo motorista, o que te possibilita ter controle sobre a má conduta e o uso indevido do veículo da frota.

operações de coleta de resíduos

#2 Análise de dirigibilidade

 

A segunda ferramenta é a análise de dirigibilidade, uma ferramenta pela qual você pode identificar - e resolver as falhas - no comportamento dos motoristas.

Por meio dela, o que poderia estar causando gastos elevados - por conta da má condução - e até mesmo prejudicando a imagem da sua empresa, pode ser resolvido! Assim, sua operação de coleta de resíduos será mais econômica.

A análise de dirigibilidade pode ser segmentada para cada motorista e para ações específicas, dependendo do que você quiser identificar. 

Nesse relatório, você tem acesso aos eventos praticados pelo motorista, tais como: freadas e acelerações bruscas, curvas excessivamente acentuadas e colisão, aspectos que vão contra a sua política de frotas.

O sistema também te mostra qual foi o motorista responsável pelo desrespeito à norma, qual o evento, o período de tempo que isso levou e a posição exata em que ele estava.

Ter acesso a essas informações é de extrema importância, tendo em vista que a forma inadequada de conduzir o veículo pode ocasionar alto consumo de combustível e prejuízos à conservação do veículo.

operações de coleta de resíduos

#3 Lançamento de custos

 

Outra ferramenta do sistema RotaExata se encontra no módulo de gestão, e é por meio dela que o controle de custos pode ser uma realidade.

O lançamento de custos permite que você lance todas as situações em que houve investimento, ou mesmo os gastos indesejados. Eles podem ser lançados, registrados e organizados por categorias, conforme você desejar.

Inclusive, você pode cadastrar subtipos de custos, a descrição deles e a modalidade em que estão inseridos. Assim, você terá controle se os custos não forem correspondentes ao que você precisa para as operações de coleta de resíduos.

#4 Regras de rastreamento

 

As regras de rastreamento são uma ferramenta bastante eficiente para quem deseja assegurar que os itinerários sejam realizados de acordo com a política de frotas da empresa, evitando paradas em excesso e gastos elevados.

No RotaExata, é você mesmo quem escolhe quais são as normas que serão cadastradas como “regras de rastreamento”. 

Elas podem ser: tempo de permanência em um destino, cercas virtuais - delimitação de locais até onde os motoristas podem ir - e limite de velocidade.

Cadastrando-as, o próprio sistema automatiza o monitoramento e te notifica caso elas sejam desrespeitadas. Assim, sua operação de coleta de resíduos será conduzida de maneira adequada.

#5 Formulários no módulo de automação

 

Para finalizar, uma ferramenta eficaz é o módulo de automação do RotaExata, do qual o próprio motorista participa.

Dentro dele, o motorista pode lançar e preencher formulários que você acompanhará em tempo real, como o registro (check in e check out) das coletas, fotos para comprovação da finalização do serviço em cada setor, e o que mais você desejar monitorar.

É você quem cria os formulários, da forma mais viável para a sua empresa, particularmente.

Como o módulo é de automação, é o próprio sistema que registra e armazena as informações lançadas pelo condutor automaticamente, gerando assim uma análise completa para você.

É a ferramenta mais elaborada para quem quer gerenciar detalhadamente suas operações de coleta de resíduos!

operações de coleta de resíduos

DIFERENCIAIS DO ROTAEXATA: PERSONALIZAÇÃO SEGUNDO O SEU SEGMENTO DE COLETA

Em meio a um mercado em que existem tantos sistemas de rastreamento e gestão veicular, por que o RotaExata é ideal para a sua empresa de coleta de resíduos? Esse pode ser um questionamento seu.

Caso você ainda não saiba, o Rota é criado e atualizado internamente, por nossa própria equipe de desenvolvimento de software. 

Por conta disso, buscamos oferecer ferramentas que atendam exclusivamente o seu segmento; no caso, uma empresa prestadora de serviços que precisa garantir a completude dos itinerários.

Ademais, existem alguns diferenciais que geram efeitos bastante vantajosos para a sua frota de veículos. São eles:

Acompanhamento para análise de resultados e melhorias

 

Como nosso sistema é personalizado, criamos um plano de acompanhamento da sua operação, desenvolvido pelo nosso time de CS (Customer Success).

Por meio de treinamentos e reuniões, os nossos profissionais do setor de CS verificam quais as ferramentas que estão dando certo nas suas operações de coleta de resíduos, para que assim possam ser feitos ajustes e melhorias.

Exatidão das informações

 

Outro diferencial do nosso sistema é que realmente te proporcionamos uma Rota Exata!

Como a captação dos dados de localização do sistema se dá por meio das variáveis: angulação, tempo de posicionamento e manobra de pátio, os desenhos ficam bastante exatos no mapa, para que você saiba de forma realista quais foram os trajetos.

Para exemplificar, confira a operação de coleta de resíduos de uma empresa cliente, Ecovale, a qual contratou o sistema RotaExata para garantir a segurança dos veículos e para otimizar as coletas, garantindo que elas sejam econômicas e produtivas.

operações de coleta de resíduos

Como você pode observar, o sistema registra o deslocamento rua por rua, possibilitando que você monitore de forma exata tudo o que ocorre em campo.

Flexibilidade e personalização

 

Por fim, ressaltamos que o RotaExata tem desenvolvimento próprio e, por causa disso, o sistema é flexível e pode ser personalizado segundo uma necessidade particular da sua empresa!

Para saber mais sobre essa possibilidade, você pode entrar em contato com a nossa equipe de consultores!

No mais, nos despedimos por aqui. Se você ficou com alguma dúvida, deixe aqui nos comentários! Iremos te responder o quanto antes!

Veja na prática as ferramentas de otimização para as operações de coleta de resíduos!

Facilite as suas operações e tenha o controle total da sua frota!
Converse com um de nossos especialistas!

Tag: , , ,






O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *








RotaExata rastreamento e gestão de frota

RotaExata é uma plataforma de gestão veicular que ajuda empresas a alavancar suas entregas e serviços.


Redução de custo com rastreamento Redução de Custos Aumento de produtividade com rastreamento Aumento de Produtividade Segurança da frota com rastreamento Segurança e
Organização
Conteúdo exclusivo RotaExata Conteúdos
Exclusivos
Como RotaExata resolve seus problemas Como RotaExata
Ajuda sua empresa
Clientes e resultados Clientes e Resultados

Fique atualizado

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!