10 facilidades proporcionadas pela automação para o gestor

Saiba como simplificar os processos da sua frota por meio do novo módulo do RotaExata!

Home / 10 facilidades proporcionadas pela automação para o gestor

Com a modernização dos processos, a economia de tempo e de esforço são os principais desejos por parte dos gestores. A RotaExata, observando isso, possui um sistema que gera inúmeras facilidades proporcionadas pela automação.

Isso é, nosso sistema desenvolve ferramentas focadas na inovação e na simplificação do seu dia a dia, como gestor de uma frota.

Sendo assim, o chamado módulo de automação disponibiliza funcionalidades que cumprem as funções que você precisa automaticamente.

Ou seja, as ferramentas do sistema - em conjunto à mais nova, a automação - simplificam as operações de campo, possibilitando a você um cotidiano mais prático e intuitivo.

Nesse artigo, você vai conhecer as especificações deste módulo, suas ferramentas práticas e modernas, bem como as facilidades proporcionadas pela automação.

Confira!

#10 facilidades proporcionadas pela automação: a ferramenta que vai revolucionar sua frota!

Como comentamos no início, certamente a modernização dos processos é uma tendência e continuará ocorrendo, em proporções cada vez maiores.

Nesse sentido, o que anteriormente você fazia manualmente - e que levava muito tempo para ser concluído - pode ser facilitado!

É justamente com esse objetivo que desenvolvemos os nossos produtos: estamos buscando te proporcionar um cotidiano de trabalho mais prático, para que você se concentre em outras atividades.

Quanto à gestão da frota e do trabalho dos motoristas, o software permite que você gerencie todas as operações de uma forma muito mais dinâmica e rápida, o que gera economia de tempo e de esforço.

Confira as facilidades proporcionadas pela automação do RotaExata:

#1 Colaboração com a equipe de campo

Também conhecido como módulo de colaboração, a ferramenta de automação tem como um dos objetivos gerar uma gestão colaborativa entre você - enquanto gestor da frota - e os motoristas (a equipe de campo).

Isso acontece pois para realizar a coleta e o registro das informações relacionadas às operações, você depende do retorno dos colaboradores, que também portam o sistema RotaExata em seus smartphones.

No geral, a automação é formada por três componentes: as regras, os formulários e o ranking de motoristas.

Sendo assim, para que o processo aconteça com sucesso integral, é necessário que o motorista participe.

Por isso, pode-se dizer que essa ferramenta é interativa e promove colaboração!

#2 Embasamento no rastreamento veicular

Mais uma dentre as facilidades proporcionadas pela automação é o fato de esse módulo ter uma base completa no rastreamento.

Por conta disso, o gerenciamento da equipe de campo, bem como o monitoramento veicular, ocorre perfeitamente, já que as informações são exatas e fornecidas em tempo real.

Inclusive, é no rastreamento que as regras são criadas. Elas, por sua vez, servirão como “gatilhos” para o envio automático dos chamados formulários, documentos que objetivam coletar informações diretamente dos motoristas.

Tela de regras - Facilidades proporcionadas pela automação

Sendo assim, as regras de rastreamento podem ser relacionadas às problemáticas que você quer resolver, podendo elas serem de uso indevido do veículo, falta de detalhes sobre a operação realizada ou o controle de rotinas.

Você pode estabelecer como regras, por exemplo:

  • Entrada e saída de uma cerca virtual;
  • Aceleração do veículo acima da velocidade desejada;
  • Parada em clientes ou pontos de interesse;
  • Início e fim de um expediente;
  • Horários de almoço e descanso.

Dessa forma, todas as vezes que o rastreamento captar as situações mencionadas acima, o sistema automaticamente envia um formulário para o colaborador responder.

#3 Personalização do controle

Em se tratando dos formulários, um dos benefícios deles é o fato de serem personalizáveis.

Isto é, é você quem decide o formato das questões e o conteúdo dessas.

Como eles são enviados quando uma regra é acionada, cabe a você desenvolver questões relacionadas às situações cadastradas no sistema como regras.

GIF criação de formulário - Facilidades proporcionadas pela automação

Na prática funciona assim:

Se o motorista iniciou o expediente e você havia cadastrado essa regra no software - um disparo quando a ignição do veículo é ligada ou quando bate o horário de início de jornada - o RotaExata realiza o envio automático de um formulário para ele.

Esse pode ser, por exemplo, uma checklist, a qual contém diversos cuidados que ele deve verificar antes de iniciar a operação.

Ademais, o formulário também pode conter a solicitação de uma foto do motorista, para comprovar que ele estará de fato iniciando a sua jornada.

A personalização disponibilizada pela automação possibilita que você crie regras e formulários da maneira que for necessário para a sua frota. 

Inclusive, esses últimos podem ser nos formatos:

  • Solicitação de foto;
  • Assinatura digital;
  • Checklist;
  • Checkbox;
  • Caixa de texto.

Você escolhe, o RotaExata automatiza!

#4 Medidas de prevenção e redução de custos

A quarta dentre as facilidades proporcionadas pela automação para você, gestor, é a prevenção que o sistema possibilita.

Essa prevenção está relacionada principalmente às situações prejudiciais à sua empresa, como os processos trabalhistas, complicações jurídicas e prejuízo financeiro.

Como o módulo de automação monitora completamente as operações e coleta informações para saber exatamente o que está acontecendo, você se livra do risco do uso indevido do veículo.

Isso é, os motoristas passam a não realizar o desvio de rotas, não utilizam mais o veículo da empresa para uso pessoal, passam a ter um cuidado maior com a carga e assim por diante.

Inclusive, uma regra que você pode criar diz respeito à ociosidade do colaborador.

Assim, cada vez que o sistema identificar que o motorista parou onde não deveria, a regra disparada faz com que um formulário seja enviado. Esse pode conter um campo de texto, para que o colaborador justifique a ação.

#5 Registros em ambiente digital

Pode-se dizer que um dos maiores benefícios do módulo de automação é o fato de os seus documentos, custos e informações importantes serem registradas em um ambiente seguro.

Se as checklists, fotos e assinaturas não são gerenciadas corretamente, você pode sofrer com isso!

Sendo assim, realizar os registros em ambiente virtual é a opção mais segura e adequada.

No Rota, esse registro é protegido e zelado ao máximo!

#6 Humanização da sua empresa

A sexta dentre as facilidades proporcionadas pela automação é na realidade uma consequência do uso desse módulo.

Ao controlar as operações de forma colaborativa - com a participação dos motoristas - você está aumentando a comunicação com eles.

Por conseguinte, se a comunicação e o coletivismo aumentarem, sua empresa se tornará ainda mais humanizada!

De fato, essa é uma tendência que deve estar presente em todas as corporações, visto que só traz benefícios, para todas as esferas!

#7 Correção do uso indevido do veículo

Como já comentamos, uma das finalidades das regras e formulários automatizados é a correção do uso indevido do veículo.

Tome como exemplo a seguinte situação:

Se um motorista da sua frota costuma realizar eventos de telemetria muito bruscos - o que causa danos ao veículo - você pode cadastrar uma regra para ser disparada sempre que isso ocorrer.

Quanto ao formulário nesse caso, ele pode ser feito de várias formas:

  • Campo de texto para justificativa da ação;
  • Checkbox de recibo de advertência;
  • Solicitação de uma imagem das avarias do veículo.

Assim, temos certeza que sua empresa não sofrerá mais com esse problema!

#8 Praticidade na prestação de serviços e entregas

Outra consequência causada pela automação é a praticidade que os serviços e entregas passam a ter.

Como já mencionamos, os formulários podem ter formato de checklists e assinaturas digitais.

Essas duas opções são ideais para cadastrar informações relacionadas ao cumprimento de um serviço ou à realização de uma entrega.

Imagem da assinatura digital no aplicativo - Facilidades proporcionadas pela automação

Após finalizar o contato com o cliente, o motorista pode responder uma checklist de todas as exigências da sua empresa e pedir a assinatura do consumidor, que é lançada automaticamente no sistema.

Essa é apenas uma das várias situações que você pode criar!

#9 Maior segurança durante as operações

A segurança está certamente entre as facilidades proporcionadas pela automação.

Inclusive, um foco no qual você pode investir é a segurança do trabalho!

Tendo em vista que esse é um requisito para todas as corporações, no caso das portadoras de frota isso se torna ainda mais necessário, visto que os motoristas estão em campo e precisam se manter seguros no local onde estiverem.

Nossa sugestão é que você crie uma checklist para todas as vezes que o motorista sair, para que esse cumpra cada passo que visa a segurança.

Por exemplo, o uso de um equipamento de proteção, o cinto de segurança, a velocidade adequada, e o que você desejar!

#10 Classificação e análise do desempenho dos motoristas

Para finalizar, devemos ressaltar o terceiro componente do módulo de automação: o ranking de motoristas.

Em resumo, essa ferramenta trata-se da classificação automática dos motoristas, realizada pelo sistema. 

Essa classificação se dá de acordo com as regras respeitadas, as quais cumulam em pontos. Dessa forma, os motoristas recebem pontos positivos e negativos. 

Por meio dessa disposição, você pode acompanhar qual dos seus colaboradores está desempenhando de melhor forma, bem como qual dos motoristas precisa de um treinamento.

O ranking é uma forma de aumentar a qualidade da sua equipe!

Imagem do ranking de motoristas - Facilidades proporcionadas pela automação

Todas essas funcionalidades e ferramentas que discorremos neste conteúdo são de desenvolvimento próprio do RotaExata, que está fazendo aniversário de 10 anos no mercado!

Esperamos que você comemore conosco melhorando a qualidade das suas operações e exercendo o controle sobre elas.

A automação é uma forma de facilitar seu cotidiano e proporcionar uma maior inovação na sua realidade!

RotaExata 10 anos - A inovação é a rota do nosso crescimento!

Você ficou com alguma dúvida? Se sim, deixe aqui nos comentários! Estamos sempre à disposição para você.

Quer saber mais sobre o módulo de automação e o ranking de motoristas?

Ver sistema na prática agora mesmo!

Tag: , ,






O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *








RotaExata rastreamento e gestão de frota

RotaExata é uma plataforma de gestão veicular que ajuda empresas a alavancar suas entregas e serviços.


Redução de custo com rastreamento Redução de Custos Aumento de produtividade com rastreamento Aumento de Produtividade Segurança da frota com rastreamento Segurança e
Organização
Conteúdo exclusivo RotaExata Conteúdos
Exclusivos
Como RotaExata resolve seus problemas Como RotaExata
Ajuda sua empresa
Clientes e resultados Clientes e Resultados

Fique atualizado

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!