Dúvidas de gestão: como realizar treinamentos com os motoristas?

Realizar treinamentos com os motoristas é necessário para que eles tenham êxito nas operações de campo. Saiba como fazer isso!

Home / Dúvidas de gestão: como realizar treinamentos com os motoristas?

Em relação à temática da gestão de frotas, os treinamentos com os motoristas tratam-se de uma pauta que muitos gestores têm dúvidas.

Como colaboradores da sua empresa, cabe a cada motorista o cumprimento de todas as normas de trânsito, além de muito comprometimento com os objetivos da sua corporação.

Sendo assim, atitudes que não correspondam a essa intenção devem ser evitadas.

O uso indevido do veículo, a improdutividade, o ócio e a visão divergente à visão do seu negócio são falhas inaceitáveis, que podem ser corrigidas por meio de um treinamento com os motoristas.

Para que você coloque isso em prática, preparamos esse conteúdo completo sobre a conduta dos motoristas e os possíveis treinamentos, bem como fatores relacionados a isso.

Confira!

O problema do uso indevido dos veículos

O chamado uso indevido dos veículos trata-se de práticas inadequadas por parte dos colaboradores, o que gera consequências para a empresa.

No cenário de frota veicular, esse conjunto de práticas prejudiciais deve ser extinto, para que você tenha um controle integral sobre a frota.

Antes de tudo, é imprescindível que você identifique essas atitudes, para que posteriormente possa solucioná-las.

Sendo assim, vamos listar algumas atividades que demonstram um uso indevido do veículo da frota, para que você saiba no que se atentar e por onde começar o planejamento dos treinamentos com os motoristas.

Desvio de rotas

Em alguns casos, os motoristas podem utilizar o veículo da empresa para irem até lugares que não deveriam, realizando paradas desnecessárias.

Além da questão das paradas, o desvio de rotas pode se dar por meio da escolha de rotas mais distantes e que não são compatíveis ao objetivo da empresa, que é a agilidade e a velocidade.

Quanto às causas disso, na maioria dos casos isso se dá por falta de treinamento com os motoristas - os quais não sabem escolher os trajetos e por isso geram esse prejuízo - ou por ausência de monitoramento das operações.

Por não estarem sendo acompanhados apropriadamente, os seus motoristas podem aproveitar para conduzir da maneira que bem entenderem, inclusive parando em locais para fins pessoais.

treinamentos com os motoristas

Desrespeito às leis de trânsito

A desobediência às regras do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) também caracteriza o uso indevido dos veículos da frota.

Nesse sentido, pode-se dizer que as principais infrações cometidas são as seguintes:

  • Limite de velocidade;
  • Estacionamento em locais proibidos;
  • Documentação atrasada;
  • Uso do celular em meio ao trânsito;
  • Cinto de segurança.

Em alguns casos, torna-se necessário realizar uma reciclagem das informações e leis relacionadas à condução de um veículo.

Nesse sentido, unir os motoristas para reuniões periódicas é uma boa maneira de relembrar essas normas, ouvir as dificuldades dos colaboradores e acompanhar seu desempenho.

treinamentos com os motoristas

Atendimentos mal executados

A má execução de atendimentos - que contam com a frota veicular - é outro exemplo de uso indevido do veículo e reflete a necessidade de treinamentos com os motoristas.

Se os seus motoristas possuem contato direto com os clientes, isso é ainda mais prejudicial, visto que a experiência da clientela faz toda a diferença na forma que a sua empresa é vista.

Por conta disso, cabe aos seus colaboradores realizar uma boa abordagem e manter o veículo o mais conservado possível, para que as a clientela tenha uma boa imagem da sua corporação.

Caso a abordagem e o atendimento em si - seja ele a realização de uma entrega ou a prestação de um serviço - forem desfavoráveis, é sinal que você precisa investir em um treinamento relacionado a isso.

Lembre-se que os seus motoristas precisam estar alinhados aos seus valores, objetivos, missão e política de frotas.

Política de frotas: o que é e qual a sua importância?

A política de frotas é o conjunto de normas e regras da empresa, referentes aos veículos e o modo como eles devem ser conduzidos.

Apesar de não ser composto necessariamente pelas regras de trânsito, a política envolve esses fatores também, juntamente com os pontos específicos que a própria empresa institui como importantes.

É por meio dela que você exerce autoridade para posteriormente treinar seus colaboradores. E mais: os treinamentos são embasados em algo!

Portanto, se você ainda não possui uma política de frotas, é fundamental que ela seja criada.

Para desenvolvê-la, você pode começar identificando quais são os pontos-base da sua corporação, bem como os objetivos da sua frota veicular.

Posteriormente, estabeleça as atitudes que você não quer que sejam praticadas, a fim de criar normas.

Dessa forma, todos os colaboradores da sua frota terão uma base para seguirem.

Treinamentos com os motoristas de acordo com o seu segmento

Após a criação da política de frota, você pode analisar o seu segmento, para assim desenvolver os treinamentos com os motoristas.

Nesse sentido, pode-se dizer que os treinamentos de empresas que fazem entregas e de empresas que prestam serviços devem ser bem diferentes.

Por exemplo, como gestor de uma frota que realiza distribuições, cabe a você treinar o colaborador em relação ao carregamento da carga, na entrega em si e no cuidado com os produtos.

Em contrapartida, se a sua empresa é uma prestadora de serviços, o treinamento deve ter enfoque na experiência do cliente, na maneira que o colaborador irá carregar as ferramentas e na manutenção ou assistência, por exemplo.

Portanto, cada treinamento deve ser personalizado segundo o seu segmento e as necessidades da sua corporação.

Alie os treinamentos ao monitoramento!

Para finalizar, como já mencionamos, o monitoramento é essencial para que você garanta que os treinamentos estão fazendo a diferença.

Além disso, por saberem que estão sendo vistos, os motoristas automaticamente mudam a sua conduta, tornando-a mais adequada.

Sendo assim, exercer um monitoramento - através do sistema de rastreamento - é de extrema importância para o desempenho da frota.

Aliando essas duas coisas: os treinamentos com os motoristas e o monitoramento da conduta desses, o sucesso das suas operações está garantido!

Quer saber mais sobre otimização de operações e rastreamento veicular?

Conheça o sistema RotaExata!

Tag: , , ,






O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *








RotaExata rastreamento e gestão de frota

RotaExata é uma plataforma de gestão veicular que ajuda empresas a alavancar suas entregas e serviços.


Redução de custo com rastreamento Redução de Custos Aumento de produtividade com rastreamento Aumento de Produtividade Segurança da frota com rastreamento Segurança e
Organização
Conteúdo exclusivo RotaExata Conteúdos
Exclusivos
Como RotaExata resolve seus problemas Como RotaExata
Ajuda sua empresa
Clientes e resultados Clientes e Resultados

Fique atualizado

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!