O que todo motorista de entregas grandes precisa saber?

Se você é motorista de entregas grandes, existem #6 dicas que você precisa saber, para melhoras suas operações. Confira!

Home / O que todo motorista de entregas grandes precisa saber?

Se você é um motorista de entregas grandes, certamente sabe das responsabilidades que esse cargo traz. Ele exige um bom desempenho da sua parte, tanto como colaborador da empresa - responsável pela entrega - quanto como condutor do veículo da frota.

Neste sentido, como a empresa onde você trabalha é uma realizadora de entregas, é sua responsabilidade entregar não apenas o produto demandado. É seu dever entregar uma boa imagem da sua corporação e uma boa experiência para a clientela.

Além disso, na maioria das vezes, o fato de essas entregas serem de grande porte pode revelar que a maioria dos clientes também são empresas. Isso caracteriza um serviço B2B (de empresas para empresas).

Todavia, nada impede de os clientes serem pessoas físicas também.

Em todo o caso, é indispensável que a sua operação de entrega seja produtiva e bem sucedida, além de econômica e segura em relação à carga que você está transportando.

Preparamos #6 dicas essenciais para que esses objetivos sejam alcançados.

Acompanhe com a gente!

Índice:

  1. Como devem funcionar as operações de entregas grandes?
  2. Dica #1: Atente-se à maneira e ao local que você irá estacionar!
  3. Dica #2: Atualize sua documentação!
  4. Dica #3: Como você gostaria de receber uma entrega? Reproduza-a exatamente assim!
  5. Dica #4: Otimize o tempo de carregamento e de realização da entrega!
  6. Dica #5: Grandes cargas exigem grandes responsabilidades!
  7. Dica #6: Como sair do estágio de “apenas mais um motorista”?
motorista de entregas grandes

Como devem funcionar as operações de entregas grandes?

Como a sua empresa realiza entregas de grande porte, isto é, que exigem um grande espaço no veículo e uma boa capacidade de carga, é natural que o veículo escolhido para esse tipo de operação seja maior. Podendo se enquadrar à categoria de picape e furgão.

Sendo assim, alguns cuidados com o veículo precisam ser aplicados, tais como o modo como você o estaciona, a maneira como carrega a picape/furgão com as mercadorias e até mesmo a sua condução - que deve ser sempre defensiva.

Ademais, por se tratar de uma operação com um consumidor final - no caso, o cliente que irá receber a entrega - você precisa se atentar à qualidade e ao desempenho da sua visita.

É com base em todos esses pontos - e mais alguns, como: a segurança da carga e a economia da operação - que desenvolvemos #6 dicas que você pode aplicar em seu cotidiano.

Dica #1: Atente-se à maneira e ao local que você irá estacionar!

De fato, o modo como você estaciona o veículo e o local em que você o deixa são de extrema importância para o sucesso da operação e para o seu desempenho como motorista de entregas grandes.

A relação do estacionamento não tem a ver apenas com as infrações decorrentes dos locais proibidos. Também tem a ver com os riscos que a região onde você estacionou o veículo podem apresentar.

Como se trata de uma entrega grande, o valor dela pode ser bastante elevado. Portanto, mantê-la em segurança é crucial e deve ser uma prioridade. 

Ao estacionar, verifique se a vaga é segura e se o veículo estará protegido enquanto você descarrega as mercadorias para posteriormente entregá-las. 

Além disso, caso você descarregue os produtos em etapas (ou seja, não os leve para a entrega de uma só vez), é essencial que o veículo esteja em segurança durante a realização da entrega em um dos clientes.

Sendo assim, certifique-se, garanta e observe bem, só assim: estacione.

Dica #2: Atualize sua documentação!

Como motorista de entregas grandes, sua responsabilidade também está no âmbito burocrático.

Em suma, é importantíssimo que você atualize sua documentação a fim de se manter legalizado como motorista corporativo.

Por conta disso, lembre de verificar - e atualizar, quando necessário - os seguintes documentos:

  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH)

A ausência ou desatualização desse documento - considerado obrigatório - gera uma multa de caráter gravíssimo e 7 pontos na carteira, além de um prejuízo financeiro para a empresa, proprietária do veículo.

  • Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV)

Esse comprovante relacionado ao veículo é de porte obrigatório também. Em sua ausência - ou porte com vencimento - a multa é de caráter gravíssimo também.

Por meio de um sistema de gestão de frotas, a administração burocrática da frota é muito mais prática e simplificada, já que o software armazena os documentos e mantém você informado acerca das datas de vencimento. 

Ademais, o sistema também possui uma ferramenta de “controle de multas”, visando diminuir a ocorrência delas.

Dica #3: Como você gostaria de receber uma entrega? Reproduza-a exatamente assim!

Na posição de cliente, de que maneira você gostaria de receber uma entrega?

Certamente, sua preferência seria por uma empresa humanizada, excelente em suas operações e formada por colaboradores educados, respeitosos, simpáticos e cordiais, não é mesmo?

Se a sua resposta para a pergunta foi positiva, se porte exatamente desse jeito e zele para ser da exata maneira que você gostaria!

Segundo um artigo da Revista Forbes: “a experiência do cliente é a percepção que ele tem de sua marca”. Ou seja, a forma como você realiza a entrega faz toda a diferença na fidelização do cliente, bem como na forma que ele enxerga a empresa onde você trabalha.

Dica #4: Otimize o tempo de carregamento e de realização da entrega!

Se a sua empresa possui uma política de frotas, você já deve seguir uma norma determinada acerca do tempo essencial de carregamento do veículo e o período certo para a realização da entrega.

De fato, esses fatores são fundamentais para a eficiência da operação e para o seu desempenho, enquanto motorista de entregas grandes.

Por conta disso, se a sua empresa já tiver essas predefinições inseridas na política de frotas, é crucial que você as siga. Dessa forma, você estará alinhado com as expectativas dos seus gestores e estará se destacando por estar seguindo a política.

Caso a sua empresa ainda não tenha essas regras determinadas, fica uma recomendação: um sistema de rastreamento e gestão veicular é uma boa ferramenta para isso. Por meio dela, é possível colocar esses valores para que você siga em campo.

Dica #5: Grandes cargas exigem grandes responsabilidades!

Como o veículo que você está conduzindo está portando uma carga de grande porte, é responsabilidade sua zelar por ela.

Sendo assim, tenha em mente que você tem o compromisso de cuidar das mercadorias, até que elas sejam entregues aos destinos.

Dirija sempre com cuidado, manuseie as entregas corretamente e seja zeloso ao realizar a entrega.

Dica #6: Como sair do estágio de “apenas mais um motorista”?

Por fim, uma dica para ser o melhor motorista de entregas grandes é essa: não se contente em ser apenas mais um!

Nesse sentido, a motivação é necessária todos os dias. Assim, cada operação será melhor do que a anterior, e você terá reconhecimento.

Faça de cada entrega uma oportunidade para mostrar seu potencial. Temos certeza que seguindo as cinco dicas anteriores você será um destaque logo logo.

Você é motorista de entregas grandes e ficou com alguma dúvida? Se sim, deixe-a aqui nos comentários! Te responderemos assim que possível.

Conheça o sistema RotaExata!

Falar com um especialista!

Tag: , , ,






O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *








RotaExata rastreamento e gestão de frota

RotaExata é uma plataforma de gestão veicular que ajuda empresas a alavancar suas entregas e serviços.


Redução de custo com rastreamento Redução de Custos Aumento de produtividade com rastreamento Aumento de Produtividade Segurança da frota com rastreamento Segurança e
Organização
Conteúdo exclusivo RotaExata Conteúdos
Exclusivos
Como RotaExata resolve seus problemas Como RotaExata
Ajuda sua empresa
Clientes e resultados Clientes e Resultados

Fique atualizado

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!