5 sinais que há desvio de rota em suas operações de campo

O desvio de rota é uma atitude bastante praticada pelos motoristas, os quais praticam o uso indevido do veículo. Saiba como evitar essa atitude!

Home / 5 sinais que há desvio de rota em suas operações de campo

Quando se fala do uso indevido do veículo, geralmente pensamos na dirigibilidade inadequada dos motoristas, que cometem infrações de trânsito. No entanto, o desvio de rota configura uma das maiores problemáticas relacionadas a esse tema, tendo em vista suas consequências.

De fato, os desvios em relação aos trajetos demonstram irresponsabilidade por parte dos colaboradores, cujo foco não está totalmente no trabalho.

Em se tratando das consequências dessa atitude, pode-se dizer que a principal é o prejuízo financeiro em sua empresa, tendo em vista que uma frota veicular gera muitos custos.

Nas operações de campo, estão envolvidos fatores como o combustível, as manutenções e consertos das peças e as despesas dos motoristas que, na maioria das vezes, realizam as refeições na estrada.

No entanto, quando esses custos passam a ser gastos excessivos, alguma coisa está desregulada em suas operações, e uma das possibilidades é o desvio de rotas.

Neste artigo, separamos 5 sinais que podem indicar que está ocorrendo desvio de rota em seu cotidiano. Confira!

Índice:

  1. O que é um desvio de rota?
  2. 1° sinal: Sua frota acumula muitos gastos com combustível
  3. 2° sinal: Você percebe uma redução das mercadorias
  4. 3° sinal: Seus motoristas levam muito tempo para concluir um atendimento
  5. 4° sinal: Desproporcionalidade de desempenho entre os motoristas
  6. 5° sinal: Má conservação dos veículos

O que é um desvio de rota?

Resumidamente, o desvio de rota pode ser definido como um trajeto ou parada - realizados pelo motorista - que não deveriam ter ocorrido, ou seja, não estavam no planejamento da operação.

Nesses casos, é comum que o motorista esteja desviando a rota para utilizar o expediente para fins pessoais, como ir para casa ou parar em locais para conversar.

Além disso, os desvios podem se dar como uma desobediência ao roteirizador, caso a sua empresa utilize essa ferramenta.

Como o roteirizador aponta os melhores trajetos, aqueles que são mais rápidos e irão proporcionar economia, pode ocorrer de os condutores estarem escolhendo suas próprias rotas, comprometendo assim o seu planejamento.

Esses são apenas alguns exemplos que demonstram o desvio de rota, o qual pode ocorrer por inúmeros motivos.

Nos tópicos abaixo, você pode identificar se isso ocorre em sua empresa. Acompanhe:

1° sinal: Sua frota acumula muitos gastos com combustível

Como já mencionamos, toda operação de campo acarreta gastos com combustível, visto que os veículos precisam disso, é uma necessidade básica.

No entanto, quando esses custos passam a gerar prejuízo financeiro para a sua empresa e estão sendo acumulados exageradamente, essa situação passa a ser anormal.

Nesse cenário, se a sua corporação nem ao menos registra os custos com combustível, o prejuízo pode estar sendo ainda mais grave.

Para controlar esse insumo e, assim, identificar se está ocorrendo o desvio de rota, é fundamental que você pratique um bom gerenciamento financeiro.

Um sistema de gestão de frotas é a ferramenta ideal para isso. Por meio dela, você pode registrar, armazenar dados e acompanhar todas as despesas da frota, a fim de evitar que se tornem prejuízo.

desvio de rota

2° sinal: Você percebe uma redução das mercadorias

Outro sinal que pode apontar que a sua empresa está passando por desvio de rota é quando você percebe que há a redução das mercadorias.

Nesse caso, estamos nos referindo às empresas que realizam entregas. Por fazerem parte desse segmento, os veículos da frota estão sempre transportando cargas, a fim de distribuí-las.

Quando há o desvio de rota, pode ocorrer de você perceber a falta de algumas mercadorias, que parecem ter “desaparecido” durante o trajeto.

Como a RotaExata atende diversos clientes, já observamos casos em que o motorista desviava a rota para tomar uma parte da mercadoria para si. 

Quando o gestor de tal empresa passou a usar o sistema de rastreamento veicular e, consequentemente, passou a visualizar as paradas no itinerário, logo ligou esse dado à redução das mercadorias, percebendo assim o que o colaborador estava fazendo.

Esse exemplo real reflete um risco ao qual todas as corporações de entregas estão submetidas.

Sendo assim, o ideal é estar sempre monitorando os trajetos dos motoristas e o volume de mercadorias, a fim de evitar prejuízo.

desvio de rota

3° sinal: Seus motoristas levam muito tempo para concluir um atendimento

Se os seus motoristas levam muito tempo para concluir uma visita, uma entrega, serviço ou atendimento, preocupe-se! 

Esse pode ser um sinal de que o condutor está realizando desvio de rota.

Por conta disso, é fundamental que você acrescente em sua política de frotas um período de tempo ideal para a conclusão de cada operação.

Determine qual deve ser a quantidade de tempo certa para uma entrega, para uma assistência e para uma reunião de negócios, por exemplo.

Se o seu colaborador estiver ultrapassando esse limite, pode ser que o seu tempo de expediente esteja marcado por desvios, paradas sem finalidades ou ociosidade.

4° sinal: Desproporcionalidade de desempenho entre os motoristas

Se você porta mais de um veículo e, consequentemente, mais de um motorista, há um ponto importante no qual você deve focar.

Nesse sentido, quando o gerenciamento das operações se dá por estratégias, certamente há uma distribuição igual de destinos a serem visitados. Você deve prestar atenção justamente nisso e se questionar:

O motorista X realiza o mesmo número de visitas do que o motorista Y?

Se não, por que há essa desproporcionalidade de desempenho entre os colaboradores?

O motivo para essa diferença pode ser o desvio de rota.  Caso um dos seus motoristas esteja desviando rotas, a sua produtividade pode estar sendo afetada por isso.

Sendo assim, é necessário que você esteja sempre monitorando e verificando o número de atendimentos realizados por cada um dos motoristas.

5° sinal: Má conservação dos veículos

Para finalizar, tem-se a questão da conservação dos veículos da frota.

Em alguns casos em que há desvio de rota, os veículos podem voltar da estrada com danos, fatores que comprometem a conservação da frota.

Portanto, o número de manutenções corretivas é diretamente proporcional à forma que os condutores tratam os veículos.

Se essa conservação não é realizada, tenha certeza que o veículo não está sendo utilizado apenas para fins operacionais.

Quer saber mais sobre o desempenho das operações e o uso indevido do veículo?

Conheça o RotaExata!

Tag: , , ,






O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *








RotaExata rastreamento e gestão de frota

RotaExata é uma plataforma de gestão veicular que ajuda empresas a alavancar suas entregas e serviços.


Redução de custo com rastreamento Redução de Custos Aumento de produtividade com rastreamento Aumento de Produtividade Segurança da frota com rastreamento Segurança e
Organização
Conteúdo exclusivo RotaExata Conteúdos
Exclusivos
Como RotaExata resolve seus problemas Como RotaExata
Ajuda sua empresa
Clientes e resultados Clientes e Resultados

Fique atualizado

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!