Entregas contaminadas? Mantenha a segurança durante a pandemia!

Em meio à pandemia do Coronavírus, é fundamental que você mantenha as suas entregas seguras, zelando pela saúde dos motoristas e dos clientes, e mantendo a higiene em seus veículos.

Home / Entregas contaminadas? Mantenha a segurança durante a pandemia!

Por conta da pandemia do novo Coronavírus (COVID-19), o cuidado com a contaminação se tornou indispensável, uma vez que há grandes possibilidades de realizar entregas com o vírus sem que seja percebido isso.

Sendo assim, a segurança é um requisito essencial e no qual você deve se atentar, para que os clientes da sua empresa se livrem dos riscos de contaminação.

A fim de zelar pelo cuidado, pela higiene e pela responsabilidade social, algumas medidas precisam ser aplicadas, para que a sua empresa não corra riscos decorrentes da falta de segurança e proteção à saúde.

Nesse artigo, vamos te mostrar uma solução que assegurará o cuidado em seus serviços e entregas, além da produtividade e do rendimento potencial que a sua empresa tem. Você vai passar por esse período com sucesso!

Confira:

Evite entregas contaminadas durante a pandemia!

Para iniciar, devemos ressaltar que para extinguir os riscos de realizar entregas contaminadas, toda a sua equipe deve estar engajada nesse objetivo.

Isso porque empresas que trabalham com entregas de mercadorias e o contato direto com o cliente geralmente possuem diversos colaboradores, para cada uma das etapas do processo.

Sendo assim, em cada uma das etapas devem ser aplicados cuidados e medidas para evitar a contaminação das mercadorias.

Abaixo, você vai conferir algumas dicas práticas que preparamos para você aplicar a partir de hoje mesmo!

#1 Priorize a higiene!

A higiene é um dos principais pontos que devem ser observados em se tratando de medidas para a contenção da transmissão. 

Ela deve ser prezada tanto no âmbito pessoal, quanto a nível de produtos, e é claro, dos veículos. O vírus pode se instalar em qualquer superfície, sem que as pessoas se deem conta, por isso, todo cuidado é pouco!

Confira a nossa checklist!

Higiene pessoal...

Em primeiro lugar, os motoristas devem se atentar à higiene pessoal.

- Lavagem das mãos com água e sabão/álcool em gel: 

A lavagem deve ser feita prioritariamente antes das refeições, após ir ao banheiro e ao sair de transportes coletivos. 

Também é interessante sempre levar um frasco de álcool em gel no veículo, para quando finalizar a entrega, higienizar as mãos.

- Uso de lenço ou papel higiênico: 

O uso desses materiais deve ocorrer ao tossir ou espirrar. Isso porque o risco de contaminação pode aumentar facilmente se você não conter as secreções.

- Uso de máscaras: 

O uso de máscaras é fundamental e obrigatório, de acordo com os órgãos da saúde e do governo.

Ao trabalhar no ambiente da empresa mesmo, ou durante uma entrega, quando de fato há o contato com o cliente, não deixe de usar a máscara de proteção!

Dessa forma, você evita de realizar entregas contaminadas, as quais são prejudiciais ao cliente que a receber, à reputação da sua empresa e à saúde coletiva, em um geral.

Higienização dos veículos e produtos...

Para de fato reduzir a proliferação e o risco da exposição ao COVID-19, o que causaria as entregas contaminadas, algumas medidas precisam ser adotadas, a fim de as operações de campo serem seguras.

As nossas dicas são as seguintes:

- Limpe o painel, o volante e a alavanca de câmbio: 

Segundo os especialistas, essas áreas devem ser higienizadas diariamente com álcool isopropílico. Esse produto não danifica o material e mata todos os microorganismos!

- Verifique periodicamente a situação do ar-condicionado:

A proliferação de vírus e bactérias pode ocorrer no filtro de ar. Por isso, é essencial que a limpeza aconteça. Assim, enquanto o condutor estiver no veículo, não haverá riscos de contaminação.

- Dê atenção às maçanetas e puxadores de portas: 

Essa é uma orientação que não deve ser levada em consideração apenas nos veículos, mas em todos os lugares. 

Devido ao contato de várias pessoas nessas áreas, a higienização precisa ser constante; geralmente, produtos desinfetantes e detergentes são eficazes para a limpeza.

Mantenha seus produtos lacrados, e não os manuseie sem necessidade: 

Não queremos que as entregas venham com o vírus junto, certo? Então é de extrema importante que você tome esses cuidados, e mantenha sua higiene pessoal na hora que for realizar entregas.

O que achou das nossas dicas? Confira o Manual de Higienização da equipe e da frota e aplique aí na sua empresa!

Manual de Higienização

#2 Evite o contato físico no momento da entrega!

Segundo as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), até mesmo um aperto de mão pode ser o responsável pela contaminação do Coronavírus. 

Por isso, até mesmo esse simples gesto - e todos aqueles que envolvem contato físico - devem ser estritamente evitados.

Porém, como a prestação de serviços e entregas podem ocasionalmente envolver contato - se não físico, um contato próximo - deve-se tomar algumas medidas e cuidados nesse processo.

entregas contaminadas

Interação com o cliente...

Primeiramente, é imprescindível que haja o mínimo de interação entre o funcionário que realizará a operação, e quem irá receber a entrega, por motivos já citados.

No entanto, apesar de não ser possível o contato físico, não deixe de realizar uma entrega humanizada e calorosa, com o máximo de atenção que você conseguir dar.

Experiência do consumidor...

Como já mencionamos, não deixe que a ausência de contato físico te afaste de seu consumidor.

Por isso, procure maneiras - mesmo que virtuais - de tornar a entrega agradável e bem qualificada. Lembre-se: a experiência do cliente é sempre prioridade para quem quer manter o negócio vivo e bem posicionado!

O contato físico é algo proibido apenas nesse momento delicado. 

Fique tranquilo! Logo você poderá realizar as suas entregas sem preocupações. Poderá encerrá-las com o aperto de mão costumeiro, com muita gratificação e o alívio de quem teve seu dever cumprido com excelência!

entregas contaminadas

#3 Acabe com o risco de entregas contaminadas e otimize as suas operações!

Para finalizar, devemos afirmar que além de manter suas entregas em segurança, você pode otimizá-las! 

O RotaExata deseja melhorar a qualidade dos seus serviços e entregas, e por isso, nosso sistema foi desenvolvido com as funcionalidades certas para que isso ocorra!

A iniciar pelos problemas que devem ser resolvidos para que a sua operação seja potencializada, devemos nos atentar ao uso indevido do veículo.

Uso indevido do veículo da frota...

Como todas as outras empresas que dependem de suas frotas veiculares, você deve ter problemas com o gasto excessivo de combustível, desvios de rota e uso inadequado do veículo, não é? 

Em conjunto ao zelo pela segurança dos seus clientes - isso é, as medidas para a prevenção das entregas contaminadas - você também deve ter zelo pela economia da sua empresa.

Nesse sentido, o sistema RotaExata possui um sistema de rastreamento com precisão, e os dados de localização em tempo real. 

Assim, você saberá onde estão os seus veículos, o andamento das entregas, e terá o controle das rotas traçadas. Dessa forma, além de seguras as suas operações, elas também serão produtivas!

Quanto ao uso indevido do veículo, é por conta das informações fornecidas pelo rastreio que você identifica as atitudes inadequadas e pode corrigi-las!

Gerenciamento financeiro...

Além disso, a ferramenta de gestão veicular também pode ser um meio de otimizar suas entregas! 

Através dela, você pode registrar o custo médio de combustível e definir requisições de abastecimento. Assim, ao organizar as suas rotas, não haverá desvios e paradas desnecessárias!

Administração automática das entregas...

Por fim, devemos destacar a funcionalidade do módulo de automação.

No RotaExata, essa ferramenta proporciona um gerenciamento completo de tudo o que acontece em campo, de forma automática!

Com o intuito de evitar entregas contaminadas e proporcionar segurança e produtividade para as suas operações, você pode criar checklists automáticos!

Funciona da seguinte maneira: você pode cadastrar regras dentro do sistema, as quais são personalizáveis e podem ser criadas da forma que você desejar e que for melhor para as necessidades da sua frota.

Essas regras funcionam como gatilhos para o envio dos formulários automatizados, que os colaboradores devem responder, por meio do seu smartphone, no sistema RotaExata para motoristas.

Esses formulários também são personalizáveis, por isso, a ideia do checklist é apenas uma possibilidade!

Sendo assim, se a regra for que o motorista responda o formulário sempre que chegar no cliente, todo esse processo é automático!

Utilizando um checklist, você pode garantir que os condutores estão de fato cumprindo e praticando todas as medidas de segurança e higiene. Muito bom, não é mesmo?

entregas contaminadas

Cuide-se!

Nossa equipe deseja que você tenha o máximo de produtividade durante esse período.

Por isso, zelamos pela segurança e proteção dos seus processos de entrega. Além de te proporcionarmos oportunidades de melhorar suas operações através do nosso sistema!

O período da pandemia em breve vai passar, e queremos que você saia dele ainda melhor. 

Cuide-se, trabalhe com dedicação e mantenha as suas entregas com excelência! 

Assim, você se manterá longe da contaminação com certeza terá muito destaque e sucesso! Conte com a RotaExata nesse processo, juntos podemos ser mais produtivos!

CONHEÇA O ROTAEXATA

Tag: , , , ,






O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *








RotaExata rastreamento e gestão de frota

RotaExata é uma plataforma de gestão veicular que ajuda empresas a alavancar suas entregas e serviços.


Redução de custo com rastreamento Redução de Custos Aumento de produtividade com rastreamento Aumento de Produtividade Segurança da frota com rastreamento Segurança e
Organização
Conteúdo exclusivo RotaExata Conteúdos
Exclusivos
Como RotaExata resolve seus problemas Como RotaExata
Ajuda sua empresa
Clientes e resultados Clientes e Resultados

Fique atualizado

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!