Como saber qual a rota mais rápida até o cliente?

Escolher a rota mais rápida gera eficiência e um rendimento muito maior das operações.

Home / Como saber qual a rota mais rápida até o cliente?

Se você gerencia uma empresa que depende de veículos, certamente o seu objetivo é a máxima produtividade e bastante agilidade por parte dos motoristas. Escolher a rota mais rápida até o cliente faz parte disso!

Para que isso ocorra, diversos fatores precisam ser colocados em prática, a fim de que as suas operações rendam conforme o esperado.

Neste sentido, muitos gestores se perguntam: “qual é a rota mais rápida até o cliente?”, pois não sabem como identificá-la e nem de que maneira devem ser planejados os itinerários.

De fato, saber como planejar as rotas e determinar quais são as mais rápidas evita que muitas consequências negativas atinjam a sua empresa, além de proporcionar benefícios como o ganho operacional.

Neste conteúdo, vamos abordar sobre os principais pontos relacionados à escolha de rotas para uma operação de campo.

Dessa forma, você saberá como deve ser organizada uma operação de campo e poderá aplicar em sua rotina de trabalho, que se tornará ainda mais eficiente e econômica.

Acompanhe conosco!

A importância do planejamento das rotas: por que escolher a rota mais rápida?

Para iniciar, queremos destacar qual é a importância do planejamento das rotas.

Em síntese, podemos afirmar que quanto mais prática e ágil a operação de campo até o cliente, mais agradável será a sua experiência com a sua marca.

Além desse quesito, o ato de planejar as rotas reflete organização e pensamento estratégico, o que já mostra que a sua empresa está trabalhando de acordo com objetivos específicos, como a redução de custos e o aumento de produtividade.    

Ou seja, os resultados não são vistos apenas externamente, mas principalmente em ambiente interno, na sua economia e condições para mais projetos futuros de evolução.

Nesse sentido, pode-se dizer que reduzindo as distâncias e acelerando processos, o destaque será uma consequência rápida para a sua corporação, que irá prospectar ainda mais clientes e terá um grande crescimento.

Ademais, o planejamento das rotas evita que muitos danos sejam acumulados, tais como as práticas de uso indevido do veículo por parte dos motoristas e a ociosidade da frota, no geral.

Isso porque quando as operações são organizadas, a visibilidade por parte do gestor aumenta, o que resulta em os motoristas não poderem mais ter uma má conduta, por estarem sendo monitorados.

Portanto, podemos afirmar que organizar os trajetos e saber qual a rota mais rápida até o cliente traz diversos benefícios para a sua corporação, em muitas facetas.

Quais as consequências da desorganização dos trajetos?

Ao contrário dos resultados da boa organização, a desorganização gera consequências bastante graves e negativas para o seu negócio.

Além de reflexos negativos em âmbito financeiro, esses resultados impactam outras esferas também, como problemas judiciais e até mesmo riscos à segurança do veículo.

Vamos explanar cada uma dessas consequências abaixo:

Gastos elevados com as despesas da frota

Quando não há o planejamento efetivo das rotas a serem percorridas, os próprios motoristas escolhem os trajetos até os clientes que devem ser visitados.

Combustível

Por conta dessa aleatoriedade dos itinerários, os colaboradores podem traçar rotas mais longas do que poderiam ser, o que causa gastos elevados com combustível.

Os custos com esse insumo também podem ser acumulados por conta dos desvios de rota, praticados devido à falta de organização das operações de campo.

Manutenção

Além do combustível, o prejuízo financeiro pode estar atrelado às manutenções corretivas, por conta da má conservação dos veículos.

Ou seja, se os motoristas transitarem por rotas perigosas ou que geram danos às peças do veículo, as manutenções serão necessárias posteriormente.

Multas

Outro fator que pode gerar gastos desnecessários devido à desorganização das rotas é o acúmulo de multas de trânsito.

Por não haver um planejamento efetivo e, consequentemente, um controle sobre o trabalho dos motoristas, as infrações tendem a se tornar frequentes, o que gera prejuízo financeiro.

Problemas judiciais

Outro nicho de consequências da desorganização e da falta de conhecimento sobre qual é a rota mais rápida é o âmbito judicial.

De modo geral, a desorganização das rotas pode ocasionar riscos de acidentes de trânsito, os quais cumulam em processos trabalhistas.

Nesse quesito, sua empresa pode ter o nome manchado por conta de sinistros com os veículos, além de complicações por conta da jornada de trabalho do motorista.

Em relação a isso, o que pode ocorrer é os colaboradores se aproveitarem da desorganização para não cumprir o expediente integral, ou exigir o pagamento de horas extras que eles nem realizaram.

Entretanto, como você não possui uma forma de planejar as operações e não possui dados para comprovar ou discordar de algo, sua empresa corre o risco de sofrer com processos.

Improdutividade das operações

Por fim, uma consequência da desorganização dos trajetos é a diminuição da produtividade por parte dos colaboradores, que passam a desempenhar de uma forma negativa.

Além disso, quando eles não sabem qual é a rota mais rápida, os itinerários percorridos são mais longos e geram mais gastos, causando improdutividade.

Os trajetos longos também desencadeiam uma má experiência para os clientes, que não irão gostar dos atrasos em seus atendimentos.

Sendo assim, os reflexos dessa improdutividade podem gerar gastos à sua corporação e danos à clientela.

rota mais rápida

Como melhorar o planejamento das rotas?

Agora que você já sabe qual é a importância da descoberta da rota mais rápida, bem como da organização das operações de campo, vamos te apontar uma solução.

O roteirizador trata-se de uma funcionalidade que aponta para você as melhores rotas até o destino.

Nesse sentido, o critério para a escolha desses trajetos depende de você: selecione a roteirização por distância ou por tempo até o destino.

Dessa forma, a ferramenta aponta as rotas para o motorista, e basta ele segui-las corretamente.

Por meio dessa organização, todos os motoristas seguem um padrão, o qual você, como gestor, determinou e está ciente.

Contando com essa tecnologia, você pode usufruir de agilidade, produtividade, controle sobre a frota e sobre a conduta dos motoristas e muito rendimento!

rota mais rápida

Quer saber mais sobre a ferramenta de roteirização?

Conhecer o sistema RotaExata!

Tag: , , ,






O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *








RotaExata rastreamento e gestão de frota

RotaExata é uma plataforma de gestão veicular que ajuda empresas a alavancar suas entregas e serviços.


Redução de custo com rastreamento Redução de Custos Aumento de produtividade com rastreamento Aumento de Produtividade Segurança da frota com rastreamento Segurança e
Organização
Conteúdo exclusivo RotaExata Conteúdos
Exclusivos
Como RotaExata resolve seus problemas Como RotaExata
Ajuda sua empresa
Clientes e resultados Clientes e Resultados

Fique atualizado

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!