Controle os sinistros com a frota por meio de formulários automáticos!

Home / Controle os sinistros com a frota por meio de formulários automáticos!

Os sinistros com a frota, os imprevistos - que podem ser acidentes no trânsito ou outras causas que geram perdas materiais - infelizmente são bastante comuns e ocasionam muitas consequências negativas.

Eles geralmente causam danos às peças dos veículos, riscos ao próprio colaborador - que está conduzindo o veículo - e obviamente muito prejuízo financeiro para a sua empresa.

Dessa forma, é fundamental aplicar métodos para garantir a segurança das operações em campo e zelar pela economia da sua empresa, já que os gastos para reparos e manutenções corretivas são bastante elevados.

Aqui te mostraremos soluções práticas e tecnológicas para isso. Primeiro é preciso reduzir ao máximo todas as possibilidades dessas situações acontecerem, e posteriormente criar métodos de registro e análise dos eventuais sinistros que possam vir a acontecer.

Acompanhe com a gente!

Índice:

  1. Os impactos dos sinistros com a frota para a sua corporação
  2. Os 3 principais sinistros
  3. O prejuízo causado pelos sinistros
  4. Administre e evite os sinistros com a frota de maneira inovadora!
  5. Rastreamento e módulo de automação

Os impactos dos sinistros com a frota para a sua corporação

Como mencionamos no início deste conteúdo, os sinistros são os imprevistos que causam danos e afetam diretamente os veículos - e seus motoristas - no trânsito, durante as operações de campo.

Em sua maioria, eles são causados por:

  • Condição do veículo (estado precário das peças);
  • Uso indevido do veículo por parte dos motoristas;
  • Má conduta no trânsito;
  • Condições naturais.

Com base nisso, pode-se dizer que os sinistros com a frota que acontecem com uma maior frequência são os 3 citados abaixo:

#1 Furtos: veículo e carga

O roubo é um dos principais sinistros que atinge as frotas, visto que um veículo é um bem de alto valor agregado.

No caso das empresas que trabalham com entregas ou distribuição de mercadorias, o risco do furto da carga em si também é bastante recorrente.
Em todos os casos que envolvem esse sinistro, o prejuízo financeiro é muito grande, ainda mais se a carga é valiosa ou se o veículo não possui um seguro, ou não é devidamente monitorado por meio de um rastreador (o que diminui a chance de ele ser recuperado).

 #2 Saída da pista e consequente colisão

Outro sinistro que costuma impactar a frota com bastante frequência é a saída de pista.

Essa situação está intimamente ligada à conduta do motorista, direções agressivas, alta velocidade são condutas que tendem a gerar mais sinistros. Outro fator também está no não descanso do motorista, horas de trabalho em excesso o que gera cansaço, desatenção, sono, acarretando muitas vezes em acidentes. 

Por isso, suas consequências são tanto em relação à segurança, quanto à economia.

 #3 Aquaplanagem

O terceiro sinistro com a frota mais frequente é a aquaplanagem, um dos sinistros que é ocasionado por uma combinação de dois fatores: condições naturais + falta de manutenção.

De maneira geral, a aquaplanagem é um fenômeno que acontece em dias de chuva, quando a pista fica molhada.

sinistros com a frota

Por causa da água, o veículo transita sobre uma fina camada de água na estrada, a qual gera instabilidade para o deslocamento, se os pneus estiverem gastos, em más condições ou não estiverem calibrados corretamente eles não terão aderência ao solo, essa falta de tração terá enormes consequências para a segurança do veículo e motorista. 

Esses são apenas alguns dos vários sinistros que podem acontecer no trânsito.

Abaixo, você vai conferir alguns desses impactos e de que maneira eles podem ser maléficos para o desempenho e até mesmo o crescimento da sua empresa.

 O prejuízo causado pelos sinistros com a frota

Para iniciar, devemos ressaltar que no caso dos furtos e roubos, o prejuízo vai tanto para a empresa, como também para o cliente que receberia a carga que estava sendo transportada.

Nesse sentido, os riscos chegam ao âmbito jurídico, pois a sua corporação fica submetida a processos trabalhistas. 

Esses podem ser abertos justamente pelo cliente que deveria receber a carga, mas que por falta de cuidado - de sua corporação e a organização em relação à frota - foi furtada.

O desgaste financeiro nessa situação já está presente: os processos geram multas.

Ademais, o prejuízo se encontra na necessidade de manutenções corretivas, que são bastante caras e devem ser realizadas em casos de colisões e avarias causadas pela má conduta ou falta de manutenção preditiva.

Por fim, caso o sinistro seja grave - e chegue à perda total do veículo - sua corporação terá que gastar muito dinheiro na aquisição de um novo.

Para evitar que o seu negócio sofra com eles, é fundamental que você administre corretamente as operações de campo e controle esses riscos.

Administre e controle os sinistros com a frota de maneira inovadora!

m síntese, para evitar de sofrer com todos os impactos que apresentamos, o essencial é administrar as operações de campo por meio do monitoramento e do controle total sobre os processos.

O RotaExata é uma ferramenta completa para isso! No sistema é possível monitorar e controlar tudo relacionado ao veículo da sua frota como: a localização em tempo real, os percursos que ele transitou, a conduta do motorista, plano de manutenção e diversas outras informações pertinentes para manter a sua frota sob controle. 

Havendo o módulo de rastreamento veicular como base no sistema, com as informações proporcionadas pelo rastreio são enviadas ao sistema em tempo real, você pode acompanhar tudo o que acontece em campo, inclusive os possíveis sinistros.


Em adição a esses dados, os outros módulos, como o Automação, dá a você o controle sobre todos os detalhes da operação de campo, por meio de dois componentes - personalizáveis por você - as regras e os formulários automáticos.

Como funciona o módulo de automação?

Em resumo, as regras são relacionadas ao rastreamento veicular. Portanto, você mesmo pode cadastrá-las de acordo com as medidas de prevenção aos sinistros com a frota.

Em adição, as regras vinculam-se aos formulários, ou seja, servem como gatilhos para os formulários serem enviados automaticamente para o motorista responder, por meio do sistema mobile ele pode acessar pelo navegador do celular, ou deixar o sistema salvo por PWA, com o seu usuário motorista criado por você.

As regras podem ser criadas de acordo com o que a sua frota precisar, ou seja, elas são flexíveis para as necessidades da sua empresa. Isso também ocorre com os formulários.

Ao criar um formulário, você mesmo escolhe as questões. Por exemplo, se a regra cadastrada determinar que a cada vez que ocorrer um sinistro deve ser emitido um formulário, ele é enviado automaticamente para o motorista.

As questões podem ser:

  • Local onde ocorreu o sinistro;
  • Horário do ocorrido;
  • Quem estava junto?
  • Qual foi o motivo?
  • Veículos envolvidos?
  • Consequências do sinistro, estragos e danos.

Outro exemplo importante seria relacionado aos cuidados com a manutenção que o motorista deve se atentar. Além de haver o módulo de gestão de frotas, que auxilia o gestor a controlar e manter em dia um plano de manutenção, é possível também delegar aos motoristas algumas responsabilidades quanto a manutenção e checagem do veículo periodicamente. 

Tudo por meio de regras e envios de formulário onde é possível coletar qualquer tipo de informação!

Ademais, devemos ressaltar que você pode inserir campos em que o tipo da resposta é apenas um botão para o colaborador apertar, registrando assim o horário.

Outra opção - em casos de colisões e avarias aparentes - é a solicitação de uma foto desse dano.

solicitar foto sinistro com a frota

Assim, você fica por dentro de tudo o que aconteceu e pode ter o controle total da sua gestão com o registro de todas essas ocorrências. 

Mantendo tudo isso organizado, você vai perceber que as medidas para redução do número de sinistro serão muito mais viáveis.

O monitoramento e a automação de processos simplificam tudo para você!

Conta pra gente! O que achou?

Saiba como você pode aplicar o monitoramento e automação nos processos da sua frota e economizar muito!
Converse com um de nossos especialistas!

Tag: , , ,






O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *








RotaExata rastreamento e gestão de frota

RotaExata é uma plataforma de gestão veicular que ajuda empresas a alavancar suas entregas e serviços.


Redução de custo com rastreamento Redução de Custos Aumento de produtividade com rastreamento Aumento de Produtividade Segurança da frota com rastreamento Segurança e
Organização
Conteúdo exclusivo RotaExata Conteúdos
Exclusivos
Como RotaExata resolve seus problemas Como RotaExata
Ajuda sua empresa
Clientes e resultados Clientes e Resultados

Fique atualizado

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!