Faça o controle da jornada de trabalho de forma automática!

Sempre proporcionando inovação para a sua empresa a RotaExata traz o novo módulo Automação facilitando ainda mais a sua gestão de frota e operações em campo!

Home / Faça o controle da jornada de trabalho de forma automática!

Se a sua empresa não realiza o controle da jornada de trabalho dos colaboradores, seu negócio pode estar correndo riscos muito graves.

De fato, registrar as informações relacionadas ao horário de expediente dos motoristas - os quais atuam majoritariamente em campo - é uma forma de manter a operação organizada e a sua empresa longe do prejuízo.

Se não há esse controle, sua corporação pode cair em um processo trabalhista, como a recorrência de carga horária em excesso, por exemplo.

Em adição, o controle da jornada de trabalho é uma forma de garantir a produtividade do motorista, que precisa render conforme o esperado pela sua empresa. 

Portanto, trata-se de uma forma de evitar a perda operacional e financeira.

No presente artigo, vamos te mostrar a solução ideal para realizar o controle de jornada de trabalho, de forma automática e simples, o que facilita o seu dia a dia.

Acompanhe com a gente!

Índice:

  1. Os problemas da falta de controle da jornada de trabalho
  2. Consequências para o seu negócio 
  3. Controle a jornada de trabalho por meio de uma ferramenta inovadora e automática!

Os problemas da falta de controle da jornada de trabalho

Devemos ressaltar que, sendo você o gestor de uma frota veicular, você tem a responsabilidade de gerenciar tudo o que acontece em campo também. Isso inclui o expediente dos motoristas!

De acordo com a Lei 12.619/2012, os colaboradores que trabalham no ambiente rodoviário possuem direitos que devem ser respeitados pela corporação empregadora, proprietária da frota veicular.

Dentre eles, estão cláusulas que estabelecem normas a serem seguidas diariamente. São essas:

  • Máximo de 8 horas trabalhadas;
  • Obrigatoriedade de 11 horas de descanso entre uma jornada e outra;
  • Limite de 2 horas extras por dia, no caso de o motorista desejar/precisar fazer.

Além disso, vale lembrar que o motorista tem direito às pausas de descanso e de refeições, conforme determina o tribunal do trabalho.

De acordo com o órgão, esses períodos durante a rotina correspondem a:

  • Em qualquer trabalho contínuo, cuja duração seja de 6 horas, é obrigatório um período de descanso - o qual deve ter no mínimo 1 hora de duração.

Dessa forma, ressaltamos a obrigatoriedade desse fator na rotina do motorista, cujo direito deve ser assegurado pelo empregador.

O que acontece muito na realidade das empresas que gerenciam o trabalho em campo dos motoristas é a desorganização desse processo, visto que as horas não são registradas adequadamente.

Por conta disso, as horas extras são feitas em excesso - o que não é permitido pela lei - ou os motoristas acabam nem trabalhando em todas as horas do seu expediente, sem que você - como gestor - saiba disso.

Em outros casos, os motoristas trabalham em todo o expediente, mas não tiram momentos de descanso e intervalos de folga, conforme previsto pela legislação vigente.

Consequências para o seu negócio

De fato, além da perda de controle sobre a própria frota, sua empresa fica suscetível a muitos reflexos no âmbito financeiro e também no jurídico.

Isso porque você pode estar perdendo dinheiro, sem saber que isso está acontecendo pela falta de controle de jornada de trabalho.

Perda de dinheiro

O fato é que por não controlar devidamente o expediente dos motoristas e nem ao menos saber se eles estão - realmente - trabalhando durante todas as horas pode gerar ociosidade.

Por conseguinte, o planejamento de itinerários não ocorre conforme o planejado, o que gera um grande desfalque financeiro.

Controlar a jornada dos colaboradores vai muito além de exercer uma supervisão sobre eles. Pelo contrário, é um fator necessário para o cumprimento de uma boa operação de campo, cada vez mais eficiente.

Complicações jurídicas

Outro problema causado pela falta de controle da jornada de trabalho é o processo trabalhista, como já mencionamos.

prejuizo na jornada de trabalho

Como a carga horária é controlada e regulamentada por lei, como mostramos acima, o descumprimento dessas cláusulas leva a sua empresa a processos.

Com a sua empresa sendo julgada em tribunal, a imagem do seu negócio é extremamente manchada, além de você ficar submetido a algumas multas.

Inclusive, a multa por jornada de trabalho em excesso pode chegar a 4 mil reais. Sendo assim, exercer o controle da jornada de trabalho é imprescindível!

Controle a jornada de trabalho por meio de uma ferramenta inovadora e automática!

A jornada de trabalho pode ser controlada por meio de funcionalidades tecnológicas e modernas, as quais garantem a exatidão das informações e simplificam o seu cotidiano, proporcionando a economia de tempo.

O sistema RotaExata possui uma funcionalidade que automatiza os processos que antes demandavam tempo por parte de um colaborador ou até mesmo o seu, enquanto gestor.

Trata-se do módulo de automação, que em conjunto ao rastreamento veicular, dá a você a oportunidade de coletar informações diretamente dos motoristas que estão em campo.

Ou seja, há uma maior comunicação entre esses polos, e você ainda garante a exatidão das informações, a qual, no caso, pode ser referente à jornada de trabalho dos colaboradores.

Como funciona?

Como já comentamos, em relação à jornada de trabalho dos motoristas, pode-se dizer que esse processo pode ser feito em colaboração - a parceria do colaborador (em campo) com o gestor (na empresa).

A ferramenta é eficiente pois retira a necessidade de você mesmo estar monitorando e se esforçando para registrar os horários de expediente e se esses estão sendo respeitados e devidamente cumpridos.

Em resumo, o módulo de automação trabalha com duas coisas que são personalizáveis, ou seja, você mesmo pode criar conforme as necessidades da sua empresa: são as regras de rastreamento e os formulários automáticos.

Como você já sabe, essa ferramenta trabalha com o embasamento nas informações geradas pelo rastreador veicular

Sendo assim, é possível criar as chamadas regras, as quais você determina com foco nos processos da sua  frota veicular.

Essas regras, por sua vez, funcionam como gatilhos para o envio dos formulários, que aparecem automaticamente no smartphone do motorista, para que ele responda.

automação controle de jornada de trabalho

Na prática:

Por exemplo, para ter controle sobre o horário de início e de fim de expediente dos colaboradores, você pode criar uma regra de rastreamento que é disparada todas as vezes que o motorista ligar o veículo para sair da empresa.

Assim, o formulário é enviado a ele automaticamente, possibilitando que ele mesmo registre seu horário de início de trabalho - por meio do sistema, que ele pode acessar pelo navegador do celular, ou deixar salvo por PWA, com o seu usuário motorista criado por você.

É importante ressaltar que os formulários são flexíveis, podem ser desenvolvidos da maneira que você preferir. As questões podem ser em formato de botão simples, checklists, checkbox, solicitação de foto, texto e assim por diante.

 Início e fim de expediente

Nesse caso que estamos abordando, a sugestão que damos é de você criar um simples botão, de início e de fim de expediente, os quais devem ser apertados pelos motoristas, no início do expediente e no final.

Dessa forma, por ser vinculado ao sistema, você recebe o horário exato e pode registrar essa informação vinculada ao motorista específico.

Hora extra

Por meio dos formulários também é possível controlar e registrar as horas extras para que isso não venha a ser uma problemática para o seu negócio no futuro.

Quanto aos horários de descanso e almoço, você pode criar outro formulário: esse pode ser o botão também, ou até mesmo um questionário que deve ser respondido por texto, no qual o motorista deve colocar a localização do almoço ou outra informação que te interesse.

Outra possibilidade é ainda solicitar uma foto do local em que o colaborador está realizando seu período de descanso. 

Dessa forma, você tem o registro completo e exato, com todas as informações que precisa para realizar um bom gerenciamento.

Por ser uma ferramenta simples de usar e fácil de acessar, o controle que antes levava tempo e exigia esforço pode ser realizado de maneira prática!

Assim, você garante que os itinerários sejam controlados, evita o ócio, previne a perda de dinheiro, elimina o risco dos processos trabalhistas e alcança objetivos ainda maiores!

O RotaExata proporciona soluções inovadoras para a sua empresa!

O que achou? Conta pra gente aqui nos comentários! Você já conhecia uma forma tão fácil de realizar o controle de jornada de trabalho dos seus motoristas?

Aplique o controle total na sua frota e evite prejuízos!
VER O SISTEMA NA PRÁTICA

Tag: , ,






O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *








RotaExata rastreamento e gestão de frota

RotaExata é uma plataforma de gestão veicular que ajuda empresas a alavancar suas entregas e serviços.


Redução de custo com rastreamento Redução de Custos Aumento de produtividade com rastreamento Aumento de Produtividade Segurança da frota com rastreamento Segurança e
Organização
Conteúdo exclusivo RotaExata Conteúdos
Exclusivos
Como RotaExata resolve seus problemas Como RotaExata
Ajuda sua empresa
Clientes e resultados Clientes e Resultados

Fique atualizado

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!