Por que contratar monitoramento veicular e rastreamento?

A resposta para essa pergunta vai de encontro a algumas questões culturais e econômicas, vivenciadas no início dessa atividade.

Home / Por que contratar monitoramento veicular e rastreamento?

A resposta para essa pergunta vai de encontro a algumas questões culturais e econômicas, vivenciadas no início dessa atividade.

Afinal, quando foi que contratar monitoramento veicular se tornou tão necessário?

Infelizmente, nos dias atuais, os gestores acabam relacionando um pequeno investimento como uma grande despesa, esquecendo-se completamente de todos os benefícios decorrentes desse serviço.

Por conta disso, resistem em adquirir esse serviço, o que gera muito prejuízo financeiro e consequências às operações de campo.

Nesse conteúdo, vamos te explicar a importância de contratar monitoramento veicular, para que você tenha êxito em seus deslocamentos e aumente a produtividade da sua frota.

Afinal, por que contratar monitoramento veicular?

Para iniciar, é importante que você entenda um pouco a respeito da história e da origem.

Em síntese, o rastreamento de frota e o monitoramento de veículos desembarcaram no Brasil na década de 90, tendo como alvo empresas de transporte. 

O investimento nesse tipo de serviço soava “proibitivo” aos ouvidos do público em geral devido ao alto custo.

Justificava-se o valor do serviço relacionando ao alto custo dos equipamentos e da transmissão de dados, ambos dependentes de tecnologia importada, com locação de comunicação de satélites, coisas que para o mercado nacional eram absurdamente caras.

Mas vamos lá, na década de 1990 quem tinha um telefone celular também era considerado pelo menos, uma pessoa “muito bem de vida” correto?

Então, o que mudou de lá para cá?

Praticamente tudo! Desde o tamanho, origem e tecnologia dos equipamentos – o que por sua vez reduziu drasticamente o valor deste item, até mesmo o cenário da comunicação nacional.

Hoje em dia, todo mundo que opta por um telefone celular acaba escolhendo um smartphone com acesso a internet.

Essa é a mesma tecnologia que hoje é utilizada para a comunicação de dados dos rastreadores veiculares, ou seja, contratar monitoramento veicular tornou-se algo acessível.

O custo é baixo e os benefícios são importantes, principalmente para as empresas.

Para quem busca contratar esse serviço de rastreamento/monitoramento, existem alguns itens fundamentais a serem avaliados, são eles:

  • Custos;
  • Benefícios;
  • Formas de Contratação;
  • Tecnologias Envolvidas.

Ao contratar monitoramento veicular, avalie os custos!

Em síntese, o investimento inicial em equipamentos e instalação caiu para praticamente 80% do que era praticado em 1990.

Quanto ao custo com comunicação, pode-se encontrar um rastreamento por até 60% do que custava nesse mesmo período, ou seja, tornou-se algo considerável para o orçamento familiar e muito interessante para empresas de forma geral.

Quais são os benefícios?

Quanto às vantagens que sua empresa alcança ao contratar monitoramento veicular, pode-se dizer que são inúmeros.

Para iniciar, destaca-se o controle total sobre a utilização do veículo, levando em conta quem dirigiu, quando, como e onde esse veículo andou, até mesmo o retorno financeiro direto.

Essas informações são importantes pois proporcionam uma perspectiva sobre a economia de combustível e o aumento - ou diminuição - da produtividade das operações logísticas.

Além disso, o rastreamento é imprescindível para que você realize um gerenciamento efetivo sobre os veículos, de forma a avaliar o que precisa ser melhorado e o que precisa ser extinto em relação à frota.

Como contratar monitoramento veicular?

Como em todo mercado, existem empresas e “empresas”. O que isso quer dizer é o seguinte: desconfie quando existe muito, por muito pouco.

Normalmente, empresas sérias irão expor claramente a forma de trabalho, serviços cobertos pelo contrato, custos de manutenção, trocas e principalmente, o tempo de contratação e custos para um eventual rompimento de contrato.

Em resumo: transparência nesse momento é essencial.

Tecnologias de rastreamento

De forma geral, o que deve-se observar e pedir da empresa que será contratada é a procedência do equipamento, quanto a sua fabricação e aprovação pelos órgãos responsáveis no Brasil, como o registro junto a ANATEL.

De fato, as tecnologias evoluíram muito desde o início dessa atividade, o que antes era feito apenas por satélite hoje pode ser coberto com uma vasta rede de comunicação GSM (celular).

Cabe a você fazer a escolha que melhor se encaixe ao seu perfil financeiro e de utilização do veículo.

contratar monitoramento veicular

#3 Benefícios de contratar monitoramento veicular

Para finalizar, separamos os principais benefícios que a contratação de um sistema de rastreamento veicular pode te proporcionar.

Como já comentamos, ter um sistema para acompanhar a sua frota e gerir os custos traz diversas vantagens para a sua corporação, que tenderá a crescer cada vez mais.

Confira:

#1 Eliminação do uso indevido do veículo

De modo geral, a má conduta dos motoristas não é identificada facilmente, pelo contrário, apenas exercendo um monitoramento veicular integral que certas atitudes são reveladas.

Algumas delas são:

  • Desvio de rota;
  • Uso do veículo para fins particulares;
  • Desrespeito às leis de trânsito.

#2 Ganho operacional

Ao exercer um monitoramento veicular em sua frota, o ganho operacional é uma das consequências.

De modo geral, trata-se do alto rendimento dos veículos, ao passo que os custos são baixos, o que não gera prejuízo.

Por conta do rastreamento, as operações podem ser planejadas devidamente. Quanto maior o planejamento, melhor o resultado!

#3 Satisfação dos clientes

Para finalizar, pode-se dizer que a satisfação dos clientes é um outro benefício de contratar monitoramento veicular.

Quando as operações são bem sucedidas, a sua clientela aproveita os resultados disso. Como as operações serão controladas por você, não haverá mais o perigo dos atrasos nos atendimentos.

Portanto, as vantagens não vão apenas para a sua empresa, mas para os seus clientes também.

Desenvolvemos um novo conceito para gerenciar sua frota de forma mais eficiente e automatizada, integrando rastreamento, gestão de veículos e controle de entregas e serviços de campo.

Conheça o RotaExata!

Tag: , , , , ,






O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *








RotaExata rastreamento e gestão de frota

RotaExata é uma plataforma de gestão veicular que ajuda empresas a alavancar suas entregas e serviços.


Redução de custo com rastreamento Redução de Custos Aumento de produtividade com rastreamento Aumento de Produtividade Segurança da frota com rastreamento Segurança e
Organização
Conteúdo exclusivo RotaExata Conteúdos
Exclusivos
Como RotaExata resolve seus problemas Como RotaExata
Ajuda sua empresa
Clientes e resultados Clientes e Resultados

Fique atualizado

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!