Quais os problemas que aumentar a frota pode causar?

Ao contrário do que muitos pensam, aumentar a frota nem sempre causa benefícios. Na realidade, pode gerar muitos problemas! Descubra quais são eles!

Home / Quais os problemas que aumentar a frota pode causar?

Aumentar a frota pode causar problemas?

Por mais estranho que seja, sim!

Com o crescimento da empresa e a prospecção de cada vez mais clientes, você - como gestor - pode chegar à uma conclusão - a qual parece correta e incontestável - que esse é o momento e o cenário para aumentar a frota.

Nesse sentido, portando um maior número de veículos, é automático o pensamento de que a produtividade também vai aumentar, gerando assim um bom rendimento da sua empresa.

No entanto, não é bem assim que acontece. Em alguns casos, aumentar a frota pode gerar mais malefícios do que benefícios.

Sendo assim, se você deseja atingir grandes resultados com a sua frota, a resposta não é tão simples e não se resume em apenas aumentar a frota.

Pelo contrário, é necessária uma análise completa sobre os objetivos da sua corporação e os melhores caminhos até chegar lá.

Assim, após uma avaliação, você verá o que é melhor para o seu negócio e poderá tomar decisões posteriores.

Nesse artigo, vamos abordar sobre os riscos de aumentar a frota e quais os cuidados que você deve tomar.

Acompanhe conosco!

Aumentar a frota ou não aumentar?

Não é em todas as situações que o ato de aumentar a frota vai causar problemas. Todavia, em alguns casos isso pode acontecer.

Como já comentamos, é necessária uma avaliação antes de tomar qualquer decisão, tendo em vista que se trata de um custo bastante elevado para a empresa.

Em relação à essa avaliação, ela deve ser realizada criteriosamente, levando em consideração aspectos como:

  • Distância da sua empresa até cada um dos destinos;
  • Planejamento das rotas;
  • Quilometragem geralmente percorrida;
  • Número de clientes a serem visitados;
  • Frequência das operações de campo;
  • Custos e despesas relacionados aos veículos.

Depois de avaliar cada um desses fatores, deve-se medir a produtividade que as operações de campo estão tendo. 

Os veículos estão gerando resultados? Os custos relacionados às operações são muito elevados? A frota está alcançando ganho operacional?

Se você perceber que todos esses aspectos estão desorganizados, provavelmente não é o momento certo de aumentar a frota. Pois isso te traria apenas mais custos e prejuízo financeiro, por falta de gerenciamento.

No tópico abaixo, vamos te mostrar quais são os principais problemas que aumentar a frota pode causar, para que você tome uma decisão embasada adequadamente.

Confira:

O principal risco de aumentar a frota

Se a sua frota está desorganizada, isto é, não há um gerenciamento efetivo sobre os veículos e nem um controle sobre os motoristas, existe um grande perigo em aumentá-la.

Como os veículos envolvem diversas despesas essenciais, como o combustível, conservação e manutenção, por exemplo, a desorganização pode levar esses custos ao nível de gastos exacerbados.

Dessa forma, a sua empresa pode passar a ter prejuízos financeiros muito grandes, os quais impedem o crescimento da marca e sua visibilidade no mercado.

Nesse contexto, você corre o risco de estar tendo perda operacional, sem que perceba isso.

O que é a perda operacional?

Em síntese, a perda operacional é um acúmulo de altos custos que envolvem uma operação. Como o combustível, manutenções das peças, conservação e remuneração dos motoristas, como mencionamos. Ao passo que o rendimento não é compatível com isso.

Ou seja, perder operacionalmente é acumular muitos gastos e mesmo assim ser improdutivo.

A decisão de aumentar a frota entra nesse quesito: ao adquirir mais veículos, sua frota pode passar a perder ainda mais, acometendo a saúde financeira da empresa.

Se as suas operações de campo não forem devidamente organizadas, você pode perceber tarde demais que aumentar a frota não era uma necessidade para aprimorar a produtividade.

Pelo contrário, uma quantidade bem menor de veículos seria o suficiente para atender todos os clientes rapidamente, contanto que a operação fosse planejada.

Sendo assim, antes de decidir adquirir mais veículos, pense se a quantidade que você já tem não é o suficiente para cumprir todo o trabalho pendente.

Dessa forma, você poupará custos na aquisição de novos automóveis, caminhões ou motos e todas as despesas de cada um deles, como combustível e manutenção.

Portanto, ganhar operacionalmente consiste em utilizar um menor número de veículos e alcançar bastante produtividade.

aumentar a frota

Desorganização das operações de campo

Como já mencionamos, a perda operacional é causada pela desorganização das operações de campo e a falta de planejamento das rotas.

Quando a escolha dos trajetos é aleatória, ou seja, fica a critério dos motoristas, os gastos já começam a aparecer.

Além de ser uma atitude que demonstra falta de controle por parte do gestor, ela ainda abre brechas para o uso indevido do veículo por parte dos motoristas.

Assim, eles podem praticar o desvio de rotas - causando gastos com combustível - uma má dirigibilidade - o que traz como consequência riscos à segurança - e outras atitudes não correspondentes à política de frotas do seu negócio.

Portanto, se você decidir aumentar a frota, o primeiro passo é organizar as operações de campo.

Como crescer de forma saudável?

Agora que você já sabe quais são os fatores que podem impactar o aumento da frota e quais os problemas causados, vamos te dar algumas sugestões para um crescimento saudável.

Apesar de termos abordado sobre os malefícios de aumentar a frota, o crescimento é sim importante, quando feito do jeito certo.

Nesse contexto, a primeira atitude que você deve tomar é identificar a situação atual da sua frota e das operações. Visualize se elas estão sendo produtivas e qual é o volume de gastos.

Se você notar que o cenário é negativo, o segundo passo é organizar as operações, cuidando com todos os fatores que cumulam na desorganização, como o uso indevido do veículo por exemplo.

Para te ajudar nisso, vamos te apresentar 2 ferramentas inteligentes, cujo objetivo é facilitar esse processo para você.

Rastreamento veicular + roteirização

O sistema de rastreamento possibilita que você monitore as operações em tempo real, a fim de identificar possíveis falhas, como a má conduta dos motoristas, o desvio de rotas e as infrações às leis de trânsito.

Em conjunto a esse monitoramento, tem-se a ferramenta de roteirização

O roteirizador tem como objetivo automatizar a escolha das rotas, de forma inteligente.

Dessa forma, os itinerários passam a ser organizados e planejados - com base em velocidade - e não mais aleatórios.

Unindo essas duas funcionalidades, você evita que a improdutividade apareça, bem como a perda operacional.

Assim, você consegue aumentar a frota do jeito certo!

aumentar a frota

Quer saber mais sobre o rastreamento e a roteirização?

Conheça o RotaExata!

Tag: , ,






O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *








RotaExata rastreamento e gestão de frota

RotaExata é uma plataforma de gestão veicular que ajuda empresas a alavancar suas entregas e serviços.


Redução de custo com rastreamento Redução de Custos Aumento de produtividade com rastreamento Aumento de Produtividade Segurança da frota com rastreamento Segurança e
Organização
Conteúdo exclusivo RotaExata Conteúdos
Exclusivos
Como RotaExata resolve seus problemas Como RotaExata
Ajuda sua empresa
Clientes e resultados Clientes e Resultados

Fique atualizado

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!