Qual o momento certo de trocar os veículos da frota?

Trocar os veículos da frota é necessário, para que ela renda do jeito certo e na proporção que você deseja. Qual é o momento certo?

Home / Qual o momento certo de trocar os veículos da frota?

Em suma, trocar os veículos da frota trata-se de realizar uma renovação dos fatores essenciais para a realização das entregas e prestação de serviços.

Apesar de muitos gestores acharem que não, essa atitude é de extrema importância para as companhias que dependem de frota, tendo em vista que os veículos precisam estar sempre gerando o melhor desempenho possível.

Por conta disso, realizar uma análise da condição da frota  e das necessidades das suas operações de campo é uma boa forma de avaliar o momento certo de trocar os veículos da frota.

Para te auxiliar nesse processo, preparamos algumas dicas de como você pode fazer essa avaliação, bem como trataremos sobre a importância de realizar a renovação da frota.

Acompanhe conosco!

Por que trocar os veículos da frota?

Resumidamente, o ato de trocar os veículos reflete bastante cuidado e constante evolução por parte da sua frota veicular, que está sempre buscando a melhor performance.

Inclusive, de acordo com a Icetran, veículos em má qualidade - sem conservação e com muito tempo de uso - correm o risco de acidentes de trânsito em um percentual de 30% a mais do que os veículos que estão conservados e “em dia”.

Ou seja, realizar a renovação da frota é importante para evitar que maiores consequências ocorram, como danos à segurança das operações ou prejuízo financeiro.

Além disso, ao trocar os veículos, você aprimora ainda mais a imagem da sua empresa, visto que os veículos refletem muitas qualidades acerca da sua marca.

Se a sua frota está nova, bem preservada, com a manutenção em dia e transparecendo uma boa conservação, os clientes terão uma boa imagem da sua empresa e, por conseguinte, passarão a divulgar o seu serviço.

Ou seja, para além de reduzir gastos - em possíveis acidentes de trânsito e em manutenções corretivas - a troca dos veículos ainda possibilita um melhor rendimento das suas operações e crescimento para sua empresa.

Para que você passe a aproveitar esses benefícios da renovação da frota, separamos 3 dicas que irão te ajudar a identificar o momento certo.

Assim, você não precisará sofrer com problemas decorrentes dessa necessidade, por não ter o conhecimento de que é a hora certa.

Confira:

#1 Verifique os sinais!

Os veículos apresentam muitos sinais quando estão deteriorando-se.

Por esse motivo, é necessário que você fique atento a cada um deles, a fim de não perder o momento certo da troca.

Para iniciar, há os sinais relacionados à manutenção:

Sons e barulhos peculiares

Se os veículos da frota estão entoando sons esquisitos, agudos e muito altos, esse pode ser um sinal de falta de conservação.

Todavia, não se engane: em alguns casos, os sons podem indicar apenas que o veículo está precisando de uma revisão.

O problema está quando mesmo que sejam realizadas revisões periódicas, o veículo continua apresentando tais barulhos.

Isso pode indicar que o veículo está velho e precisa ser substituído, uma vez que nem mesmo as manutenções preventivas são capazes de extinguir esse problema.

Atente-se: eles podem vir do motor, dos pneus, do sistema de suspensão ou dos freios. São várias as possibilidades!

Nesse cenário, o ideal é encaminhar os veículos da frota para uma oficina, para que seja feito um check up.

Número de manutenções corretivas

Outro sinal de que pode ser o momento de trocar os veículos da frota é o número de manutenções corretivas pelas quais o automóvel/caminhão/moto está passando nos últimos dias.

Resumidamente, as manutenções corretivas são necessárias quando ocorrem danos que precisam imediatamente de reparos, para que os veículos voltem a desempenhar suas funções.

Na maioria dos casos, quando é preciso que elas sejam feitas, os veículos ficam em desuso por alguns dias, até ficarem prontos (até que a oficina finalize o trabalho).

Aliás, esse é um ponto bastante desfavorável para a sua empresa, já que a produtividade passa por uma queda.

trocar os veículos da frota


Consumo elevado de combustível

Os gastos elevados em combustível são outro sinal de que pode ser o momento certo de trocar os veículos da frota.

O desperdício em excesso pode ser um indicativo de problemas no filtro de combustível ou em outra peça relacionada a isso.

Quando o consumo do veículo passa a ser maior do que o regular, é preciso prestar atenção. As peças podem estar desgastadas.

trocar os veículos da frota

#2 Avalie o tipo de transporte que você está realizando!

Além de ficar atento aos sinais - relacionados à conservação - que o veículo dá, uma outra forma de saber o momento certo de trocar os veículos da frota é avaliando o tipo de transporte.

Por exemplo, se a sua empresa realiza entregas, pode ser que a carga seja pesada ou tenha dimensões muito grandes, que não pode ser comportada adequadamente pelo veículo que você porta.

Sendo assim, considere trocar o veículo por um modelo diferenciado, que seja desenvolvido especialmente para esse objetivo: o transporte de produtos.

Uma sugestão é o uso de picapes para entregas pequenas e de furgões para entregas grandes, por exemplo.

#3 Analise a tecnologia em detrimento às demandas da atualidade!

Por fim, deve-se destacar o impacto que as mudanças da tecnologia e as novas necessidades que cada ano traz.

Mesmo que o veículo da sua frota esteja bem conservado e não apresente grandes problemas, pode ser o momento de trocá-lo, sim!

Isso porque para um bom desempenho das suas operações e para o sucesso da sua economia, a tecnologia do veículo deve ser compatível com o momento atual.

Portanto, se os seus automóveis são ultrapassados nesse sentido, talvez seja a hora de trocar os veículos da frota.

O ideal para que todas essas coisas sejam efetivas é aplicar na sua empresa um sistema de gestão de frotas, o qual irá cuidar dessa parte de manutenção e irá objetivar a produtividade das operações.

Assim, será muito mais fácil ter uma visão abrangente da sua frota e suas necessidades.

Saiba mais sobre como gerir a sua frota!

Conhecer o RotaExata!

Tag: , , ,






O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *








RotaExata rastreamento e gestão de frota

RotaExata é uma plataforma de gestão veicular que ajuda empresas a alavancar suas entregas e serviços.


Redução de custo com rastreamento Redução de Custos Aumento de produtividade com rastreamento Aumento de Produtividade Segurança da frota com rastreamento Segurança e
Organização
Conteúdo exclusivo RotaExata Conteúdos
Exclusivos
Como RotaExata resolve seus problemas Como RotaExata
Ajuda sua empresa
Clientes e resultados Clientes e Resultados

Fique atualizado

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!